Tipos de corpo

Confira abaixo algumas informações sobre os moldes de corpo mais famosos, usados na Barbie ao longo de sua criação. Vale lembrar que, apesar de possuírem características próprias, esses moldes são regularmente reciclados pela Mattel, possuindo variações como braços articulados, cintura móvel, etc. Conheça, portanto, suas características principais:

Vintage: usado também em reproduções, foi o primeiro corpo criado para a Barbie. É identificável em sua parte inferior, por meio do ano original de fabricação do molde. Há pouca mobilidade.

Vintage | Crédito da imagem: http://www.thebdoll.com

Twist ‘N Turn: também conhecido pela sigla TNT, foi um dos corpos mais comuns, usado desde a década de 1970 até meados da década de 1990 (mas também é encontrado atualmente em algumas bonecas, como são os casos das lançadas na série DOTW em 2012). Entre suas características estão o busto avantajado e a cintura móvel e desproporcional em comparação com o resto do corpo. Existem algumas variações entre os corpos TNT: alguns possuem os braços esticados e outros, arqueados. A mobilidade é restrita aos ombros, cintura, cabeça e pernas.

TNT | Crédito da imagem: http://www.thebdoll.com

Shany: corpo usado principalmente na Era head-mold Mackie. É identificado pelos braços que, diferente do TNT ou vintage, podem ser levantados para os lados (no caso dos corpos anteriores os braços podiam ser erguidos para a frente ou para trás). É possível notar, inclusive, que as mãos também são levemente arqueadas para os lados.

Shany | Crédito da imagem: http://www.thebdoll.com

Belly Button: a mobilidade presente neste molde se restringe a cabeça, ombros e pernas. Sua característica básica é a presença do umbigo.

Belly Button | Crédito da imagem: http://www.thebdoll.com

Model Muse: tradicionalmente encontrado entre as bonecas da linha Collector. Com a eterna pose característica das top moldels, este corpo é bem rígido, com mobilidade apenas na cabeça, ombros e pernas. Diferente de outras bonecas do passado, as pernas deste molde não possuem o recurso das Bendable Legs (ou seja, os joelhos não dobram). Os braços (ou apenas um deles) são arqueados em torno da cintura e os quadris levemente arqueados para um dos lados.

Model Muse | Crédito da imagem: http://www.thebdoll.com

Pivotal: este molde foi inicialmente introduzido nas bonecas da série Jazz Baby. Proporcionalmente, as medidas são semelhantes ao corpo Model Muse. No entanto, este molde é um dos mais articulados (mobilidade na cabeça, ombros, cotovelos, pulsos, pernas e joelhos).

Pivotal | Crédito da imagem: http://www.thebdoll.com

Fashionistas: lançado em 2009, este molde foi inicialmente introduzido na linha Playline, quando da criação das bonecas da série Fashionistas. Como características, há a presença do umbigo, além de articulações semelhantes ao molde Pivotal.

Fashionistas | Crédito da imagem: http://www.thebdoll.com

A partir de 2016, a linha Fashionistas incorporou cinco novos tipos de corpo, sendo três para as bonecas (clique aqui para saber mais) e dois para os bonecos (clique aqui para ver), além dos corpos Original, que ostentam dimensões aplicadas tradicionalmente nos últimos anos, antes da atualização para os novos modelos de corpo.

Para as Barbies:

  • Curvy: bonecas com corpos mais fortinhos/gordinhos que o Original.
  • Petite: bonecas com estatura baixa, menor que o Original.
  • Tall: bonecas com estatura alta, maior que o Original.

Para os Kens:

  • Broad: bonecos com corpos mais fortinhos/gordinhos que o Original.
  • Slim: bonecos com corpos mais magrinhos que o Original.

14 comentários sobre “Tipos de corpo

  1. Olá, Samira,
    Gostei muito da aba! O molde que mais gosto, sem sombra de dúvidas, é o Belly Button. Pra mim, a Barbie é uma mulher em miniatura e esse molde é o que mais se aproxima de uma. Não gosto muito dos primeiros e simpatizo com as articulações. rs
    Seria bem interessante se você preparasse uma outra aba sobre o molde dos rostos (que são muitos, eu sei), o que provavelmente já deve estar providenciando.
    Mais uma vez, parabéns!
    Abraço.

    1. Bem, como não mexo na boneca (deixo ela no stand ou ma caixa original) é indiferente o molde, pra falar a verdade. Ms tanto o TNT quanto o Shani são detestáveis. Porque são corpos muito desproporcionais no que diz respeito a cintura, busto… Prefiro o MM, pela pose que faz quando está no stand.

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s