Não é Barbie, mas é demais: Garotas do Fantástico

Esse post é especial para quem já era bonequeiro no final dos anos 1980 e início dos 1990, mas também é para quem é curioso e curte história de brinquedos e afins. Não vou falar de Barbie hoje. Farei um breve parêntese e falarei das bonecas da coleção “Garotas do Fantástico”, produzida pela Brinquedos Mimo, que marcou a infância de muitos brasileiros e brasileiras. Quer saber mais? Então, senta que lá vem história!

Crédito da imagem: Vendedor Taffy/Mercado Livre
Uma das bonecas Garotas do Fantástico, fabricadas pela Brinquedos Mimo no final da década de 1980 | Crédito da imagem: Vendedor Taffy/Mercado Livre

Em 1987 a Rede Globo produziu uma nova vinheta para a revista eletrônica Fantástico, exibida desde 1973 até hoje aos domingos (clique aqui para saber quem foram os responsáveis pela criação da tal abertura). Com um clima futurístico para a época, na vinheta dançarinos emergiam da água e dançavam por paisagens presentes em várias regiões do mundo, usando trajes incomuns. Na realidade, era os cenários/locações que foram exibidos na ocasião eram uma mescla de pessoas, chroma key com imagens gravadas e maquetes, o que deixa isso mais impressionante se considerarmos a ausência de tecnologia de ponta como vemos na atualidade.

Recentemente, mostrei essa abertura para uma moça de vinte anos e ela me perguntou, intrigada: “Por que as pessoas estão usando essas roupas? Por que estão dançando e pulando por ai?”, ao passo que, gentilmente e rindo pela surpresa dela, respondi: “Miga, para a época, isso tudo era super moderno”. Nos tempos em que internet era coisa usada por militares, cientistas, pesquisadores e alguns geeks de plantão e que a TV era, via de regra, uma das nossas maiores companheiras, ver um show desses era realmente fantástico. E, confesso, até hoje me arrepio ao ver a tal abertura. Para quem não viu “ao vivo e em cores” como eu vi na infância, veja:

Crédito da imagem: divulgação Rede Globo via https://designinnova.blogspot.com.br
Isadora Ribeiro. A boneca que tive era inspirada nela | Crédito da imagem: divulgação Rede Globo via https://designinnova.blogspot.com.br

Voltando ao que interessa: já que ver a atriz Isadora Ribeiro (famosa por sua atuação nas novelas Tieta, Torre de Babel, dentre outras) saindo da água era um dos momentos mais esperados a cada semana ~ exagerada, eu ~, a Brinquedos Mimo produziu uma série de cinco bonecas chamadas Garotas do Fantástico. Cada uma trajava uma das roupas modernosas que apareciam na abertura do programa.

Tive a doll que representava a Isadora. Lembro-me com alegria dessa boneca. Mas, criança pentelhinha como fui, perdi ela e, para meu desprazer de colecionadora, nunca mais a encontrei. Somente a vi certa vez à venda no Mercado Livre, local do qual obtive as imagens abaixo. Na época não adquiri e me arrependo amargamente até hoje:

Crédito da imagem: Vendedor Taffy/Mercado Livre
Crédito da imagem: Vendedor Taffy/Mercado Livre
rara-boneca-garota-fantastico-mimo-com-parte-da-caixa_mlb-o-218853024_6072
Crédito da imagem: Vendedor Taffy/Mercado Livre

Fonte das imagens da boneca: Taffy – Mercado Livre.

Já havia falado sobre isso aqui em determinado momento e até havia me esquecido. Sempre que falava para alguém que tive uma boneca que representava uma das Garotas do Fantástico, as pessoas me olhavam com espanto e deviam pensar: “Essa garota está louca!”. Mas não, amigos e amigas, elas existiram sim!

Uma grande amiga e colecionadora, a Ana Caldatto (Beijinhos mil, Aninha!) reavivou a chama Fantástica na minha mente, ao propor que eu saísse em busca da tal boneca. E publicamos um post no grupo Dolls, Café & Custom Brasil no Facebook que, aliás, recomendo a todos e todas para participar e se deliciar com imagens e informações de brinquedos diferentes de várias gerações e fabricantes. Para minha surpresa, vários colecionadores e colecionadoras se manifestaram tentando ajudar.

Foi muito legal ver fotos das outras bonecas dessa coleção das quais nem me recordava mais e o melhor: conversar com uma das Garotas do Fantástico que aparecem na abertura, a Rita Johannsen que, inclusive, conversou a respeito:

Crédito da imagem: reprodução Fantástico/Rede Globo via Rita Johannsen
A Rita Johannsen quando participou da abertura | Crédito da imagem: reprodução Fantástico/Rede Globo via Rita Johannsen

Eu participei da abertura! Me lembro do lançamento dessa doll. Não tenho ela, porque na época, não gostamos da versão. Não era fiel á linda Isadora. Mas, juro que quero essa doll, hoje!

Rita Johannsen

Também conheci Wilson Iguti, designer que atuou na Brinquedos Mimo na produção de diversos sonhos em forma de brinquedos. Ele explicou como surgiu a ideia de criar as Garotas do Fantástico:

O diretor de marketing da Mimo Chiquinho Ponzio Filho, encontrou em um vôo o mago das vinhetas Hans Donner [um dos criadores da abertura], e daí surgiu a idéia de criar as bonecas do Fantástico. Mais uma vez, fui convidado a criar essas bonecas, que ficaram lindas, mas que não foi um sucesso de venda como foi esperado. Mas de qualquer forma, mais um trabalho realizado.

Wilson Iguti

Imagens das cinco bonecas. A que representa a Isadora Ribeiro é a terceira da esquerda para a direita, enquanto a da Rita é a quarta.

Crédito da imagem: autor desconhecido - via Gisela Castro/Dolls, Café & Custom Brasil/Facebook
Crédito da imagem: autor desconhecido – via Gisela Castro/Dolls, Café & Custom Brasil/Facebook

Gostaria de agradecer a cada um do grupo Dolls, Café & Custom Brasil que dedicou um pouquinho do seu tempo me ajudando com informações sobre as bonecas, conversando, compartilhando curiosidades sobre ou participando da busca: Ana Caldatto, Santos Ken, Claudia Elena da Silva, Soraia Veloso, Albi de Azevedo, Guilherme Borges, Maria Augusta Peterle, Rosileine Fernandes Cesar, Rita Johannsen, Gisela Castro, Wilson Iguti, Mari Monteiro e Márcia de Aguiar Giamas.

E você, já tinha visto essa abertura do Fantástico? Recorda-se dessas bonecas? Deixe seu comentário!

*** 

Observação importante: os créditos das imagens estão na legenda de cada uma, com link para os sites de origem de divulgação. Se você é autor de alguma imagem, por favor, leia a página sobre uso de conteúdo.

img_1355

 

Anúncios

11 comentários sobre “Não é Barbie, mas é demais: Garotas do Fantástico

  1. amei o post!
    amei participar da postagem e do grupo a qual foi possivel unir informações e pessoas envolvidas no assuntos como a Rita que fez participação da inesquecível abertura do Fantástico anos 80 e do “mago” criador de muitos brinquedos e Bonecas o estimado Wilson Iguti,
    Que muitas outras boas colaborações possam surgir de grupos com a finalidade de troca de informações sobre as bonecas fabricadas exclusivamente no Brasil!
    Parabéns pelo post e pela bela iniciativa!

  2. Não lembro dessas bonecas no período que foram vendidas, apesar de lembrar bem da abertura que até hoje acho linda. Me lembro de outra boneca da Mimo, a Tieta que não se parecia em nada com a Betty Faria na novela e tinha cheiro de canela!!! Lembra dela? Eu achava super bizarra à época, hoje até tenho vontade de adquirir uma.

  3. Nossa, que saudade de posts de curiosidades no blog – e não somente de lançamentos! Posta mais curiosidades barbísticas e dollísticas, Sam! Queria que desse continuidade á série de posts de Head Molds. Beijo!

    1. Oi Barbyera,
      Pode deixar que irei bolar algum sobre Head molds novos, mas é que nesses casos como esgotamos os que saiam muito, foi natural esperar que os novos aparecessem em outros modelos para não apresentar uma única boneca entende?
      Mas, tipo, o Karl e o Claudette já dá para falar sobre, como já existem algumas bonecas com eles. Pode deixar.
      Bj

  4. Eu não existia nos anos 80 (Obs: Nasci em 1992), mas recordo que já vi essa abertura em algumas reportagens e pelo que sei teve uma grande repercussão e até concurso pra eleger a “garota do fantástico “… Como diz naquela música do Cazuza,né? Hahah. Queria ter vivido essa década, Mas “atrasei” alguns anos. rs Beijos e acompanho seu blog desde 2011 !! 😘

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s