Barbie 58 anos: The Barbie Collection entrevista Carol Spencer sobre um dos seus ícones

A lendária estilista Carol Spencer, uma das primeiras designers contratadas pela Mattel e que trabalhou durante 35 anos na empresa, concedeu uma entrevista exclusiva para o The Barbie Collection neste 9 de março, dia em que Barbie completou 58 anos de existência, para falar sobre uma de suas produções que entrou para a história da boneca: a Totally Hair Barbie Doll.

c7dc221b-c892-48d6-b8e6-90303c0bbc56.Large
Crédito da imagem: divulgação The Barbie Collection | http://www.thebarbiecollection.com/

Lançada em 1992 e ostentando o cabelo mais longo jamais visto, a Totally Hair Barbie Doll entrou para a história e para o Guinness Book por ter sido a boneca mais vendida no mundo inteiro até aquele ano. Uma das bonecas mais bem sucedidas da história da Barbie, portanto, e que agora está de volta em uma reprodução assinada por Bill Greening em comemoração aos seus 25 anos.

Veja a entrevista, originalmente publicada no The Barbie Collection:

“Lembro-me de adquirir e colecionar a versão original quando ela foi lançada pela primeira vez. Eu a amava”, diz Greening. “De um modo geral, há muito interesse na era SuperStar [molde usado na boneca], e a Totally Hair™ 25º Anniversary Barbie Doll é a primeira boneca de 1990 a ser reproduzida”.

A versão original da Barbie Totally Hair foi projetada por Carol Spencer, que acabou de ganhar o prestigiado prêmio emérito 2017 Women in Toys. Ela conversou com o The Barbie Collection para falar sobre a popularidade fenomenal da Totally Hair Barbie Doll.

The Barbie Collection: Parabéns pelo prêmio conquistado pelos 35 anos dedicados na criação de bonecas incríveis! Qual foi sua inspiração para criar a Totally Hair Barbie Doll?

Carol Spencer: Obrigada! Totally Hair Barbie Doll foi uma extensão de uma longa carreira trabalhando com bonecas e “brincadeiras com cabelo”, o que me faz voltar à década de 1960. Tudo começou com Elliot Handler, o fundador da Mattel. Foi ideia dele produzir bonecas e bonecos cujo foco de brincadeira fossem os cabelos. Passamos horas discutindo possibilidades que resultaram na Color Magic ™ Barbie Doll em 1967 e continuamos com a Magic Curl® Barbie Doll em 1982.

photo Jeff O'Brienstylist Beverly Elam
A versão original, lançada em 1992 | Crédito da imagem: divulgação Mattel

The Barbie Collection: Mas a Totally Hair Barbie Doll levou as brincadeiras com cabelo de bonecas a outro nível. Como isso aconteceu?

Carol Spencer: Foi um processo longo, porque eu estava trabalhando na Ásia, e quando voltei havia cinco designers na Mattel tentando descobrir novas maneiras de incorporar bonecas e brincadeiras com cabelo. Nenhuma das ideias funcionou. Tivemos pouco tempo para planejar antes que a boneca tivesse que entrar em produção. Foi quando eu percebi que a melhor maneira de avançar era “vestir” a boneca com seus cabelos.

The Barbie Collection: Isso é brilhante! Então você simplificou, e a melhor forma de brincar com os cabelos era torná-los mais longos, para baixo?

Carol Spencer: Bem, ela tinha que ser muito bonita para começar, e se você irá vestir alguém em seus cabelos, o melhor é torná-lo longo!

The Barbie Collection: Como o comercial que anunciava a boneca, “Totalmente quente, totalmente legal, Totally Hair Barbie, o cabelo é tão longo, é totalmente WOW!”

Carol Spencer: Exatamente! Eu dei os cabelos longos e frizados, além de elásticos para estilizar os cabelos, juntamente com outros acessórios. Tratava-se de experimentação. Vimos mães e crianças experimentando penteados no cabelo da Barbie antes que elas repetissem em seu próprio cabelo. Tudo o que tínhamos de fazer era dar à boneca a roupa perfeita.

The Barbie Collection: Ninguém que viu Totally Hair Barbie esqueceu seu mini-vestido icônico.

Carol Spencer: Isso é porque em 1992 houve um ressurgimento de impressões inspiradas em [Emilio] Pucci no mercado, mas nenhum dos padrões das estampas eram pequenos o suficiente para trabalhar na Barbie, então criamos nosso próprio padrão e o mantivemos simples. Um mini-vestido curto com redemoinhos da cor favorita de Barbie: o rosa!

The Barbie Collection: A boneca foi uma sensação internacional. Quando você percebeu que tinha um verdadeiro hit em suas mãos?

Carol Spencer: Quando [os jornais] The Wall Street Journal e Los Angeles Times começaram a escrever sobre as vendas incríveis, e eu finalmente vi o relatório anual.

The Barbie Collection: A quantidade astronômica em vendas globais em apenas um ano é surpreendente!

Carol Spencer: Foi um ótimo momento para mim porque, além da Totally Hair Barbie, tive dois outros hits durante esse período.

The Barbie Collection: Quais foram?

Carol Spencer: Fizemos a Classique Benefit Ball™ Barbie em 1992 e eu concebi a Baby Sister Kelly® no mesmo ano. Mas a Totally Hair Barbie era, definitivamente, a boneca que todo mundo estava falando. É incrível pensar que eu fui capaz de chegar com o conceito na última hora, e acabei por marcar um home run [rebatida fenomenal feita por um jogador de beisebol, marcando um ponto perfeito]!

Captura de Tela 2017-03-09 às 22.22.53
A Classic Benefit Ball Barbie Doll | Crédito da imagem: divulgação The Barbie Collection/Mattel

Totally Hair Barbie Doll tornou-se uma das bonecas best seller [mais vendida] na história da Barbie! Parabéns, Sra. Spencer, e obrigado!”

Se quiser saber mais sobre Carol, clique aqui e leia este outro post do My Barbie Doll sobre a designer.

Aproveitando ainda o clima de comemoração, deixo outros posts aqui para vocês com mais curiosidades a respeito de Barbie e do Ken; afinal de contas, no sábado serão celebrados os seus 56 anos!

Mais fatos sobre Barbie (09/03/1959):

Mais fatos sobre Ken (11/03/1961):

Parabéns casal de vinil!

*** 

Observação importante: os créditos das imagens estão na legenda de cada uma, com link para os sites de origem de divulgação. Se você é autor de alguma imagem, por favor, leia a página sobre uso de conteúdo.

img_1355

Anúncios

Um comentário sobre “Barbie 58 anos: The Barbie Collection entrevista Carol Spencer sobre um dos seus ícones

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s