Review: BFMC Lady of the Manor Barbie Doll + Papo sobre consumo consciente

Lembram-se da enquete que fiz com vocês para escolher quais bonecas queriam ver primeiro na série de reviews com nove bonecas NRFB? Pois é, eis a primeira delas. A mais votada foi a Lady of the Manor Barbie Doll, da Barbie Fashion Model Collection de 2006.

Crédito da imagem: Samira | www.mybarbiedoll.com.br
Crédito da imagem: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br

Mas calma que as outras bonecas também serão revisadas com o tempo, das mais votadas as menos votadas. Vamos conferir a primeira? Com direito a vídeo!

Aproveito também para bater um papo rápido sobre consumo consciente, algo que veio a tona em razão do review da Lady. Vem ver 😉

A enquete foi realizada tanto aqui no blog quanto no canal do MBD no YouTube. Foram contabilizados 119 votos no total. Cada boneca recebeu a seguinte quantidade de votos, das mais votadas as menos votadas:

  1. 2006 BFMC Lady of the Manor Barbie Doll = 26 votos
  2. 2002 BFMC Fashion Designer Barbie Doll = 21 votos
  3. 2015 Tokidoki Barbie Doll = 19 votos
  4. 2012 Let’s Play Barbie Doll = 11 votos
  5. 2015 BFMC Fashionably Floral Barbie Doll = 11 votos
  6. 2006 BFMC The Teacher Barbie Doll = 9 votos
  7. 2003 BFMC Trench Setter Barbie Doll = 9 votos
  8. 2013 BFMC Boater Ensemble Barbie Doll = 8 votos
  9. 2008 BFMC Tout de Suite Barbie Doll = 5 votos

Lançada em 2006, a Lady of the Manor Barbie Doll foi produzida em 6.300 unidades sendo, portanto, do selo Gold. Inspirada no antigo estilo britânico, a Lady of the Manor, algo como a senhora da casa ~ bela, recatada e do lar ~ usa um vestido feito em tecido acetinado perolado, ou seja, nem branco, nem bege. A modelagem é marcada pelo tomara-que-caia lembrando um coração, e o vestido rodado na parte da saia composto por duas camadas: uma do mesmo tecido do vestido e outra feita de um tecido transparente sobre o qual foram lindamente bordados ramos e flores.

Para dar estrutura à saia e deixa-la bem armada, a boneca usa duas anáguas diferentes: uma com um tule mais delicado e outra por baixo, feita de um tule mais duro. Aliás, a costura do vestido é algo que me chamou a atenção já que nas últimas produções é comum ver trajes com problemas de costura. No caso da Lady, a costura foi feita de forma refinada.

Clique nas imagens para ampliar:

Os bordados, a cereja do bolo dessa boneca na minha opinião, foram feitos com o apoio de linhas, fitilhos, mini pérolas falsas e miçangas bem pequeninas. Lindo de ver pessoalmente!

Como acessórios um par de luvas de festa em tom perolado, uma echarpe em seda perolada, um bracelete em metal dourado com cristais Swarovski, um pingente costurado ao laço que ornamenta a cintura da boneca e um par de brincos de pérola falsa. Nos pés scarpins brancos. O penteado é simples, semi preso com madeixas onduladas. A make também é simples, com o predomínio do cinza azulado e a boca rosada.

Essa boneca era um dos meus desejos desde que comecei a colecionar em 2009. Quando vi o protótipo abaixo à época no antigo site Barbie Collector, pirei. Mas sendo uma boneca antiga, o preço nunca foi algo bom e barato. Logo, fui deixando esse desejo de lado. Até que na última convenção, realizada em 2015, eis que surgiu a oportunidade de adquiri-la. Pelo preço – não direi, acho que não vem ao caso – dava para comprar tranquilamente umas cinco Silks. Portanto, não levei logo de cara não. Foi meu marido quem resolveu me presentear, com a ajuda do André, que junto com meu mozão foram pechinchar a boneca, pedindo um descontinho. E valeu a pena, a trouxe pra casa comigo!

Crédito da imagem: Divulgação Mattel / www.thebarbiecollection.com
Crédito da imagem: Divulgação Mattel / http://www.thebarbiecollection.com

Diferente de outros colecionadores procuro não fazer wish lists, pois sei que dificilmente irei concluir. E pra não ficar ansiosa com esse lance de completar a lista, prefiro nem listar as que desejo e quero comprar um dia. Aliás, esse foi um dos pontos que debati no vídeo, o qual deixo aqui para vocês assistirem, se quiserem.

Sobre consumo consciente no hobby

Quando comecei a colecionar, era uma vontade incontrolável de comprar tudo o que eu via pela frente. Teve momentos que comprei entre seis e oito bonecas por mês. Quem coleciona sabe o quanto nosso hobby é caro aqui no Brasil, em virtude da importação, somada a impostos e a concorrência entre lojistas. Logo, gastava horrores!

Com o tempo, e com a verticalização da coleção ao determinar um foco, passei a consumir melhor, visando não a quantidade, mas sobretudo a qualidade. Antes de comprar essa e outras bonecas na convenção passada, estava há um ano sem comprar nada. Um misto de economia – pois havia acabado de me mudar para uma casa nova e precisava, portanto, aplicar o dinheiro em outras demandas – e de desmotivação com as bonecas que apareciam nas coleções; não me agradava com nada. E como comprar as antigas Silks é algo que mescla não apenas preços altos mas a raridade, dependendo da boneca, deixei a aquisição de novos itens de lado por um tempo.

A Lady foi até o momento a boneca mais cara que já paguei. E desde a convenção até hoje não comprei nenhuma outra boneca (já se vão sete meses!). Não que eu não tenha vontade de adquirir, tenho sim! Mas sei que como quero seguir meu foco, a escolha tem que ser voltada ao tema que predomina na minha coleção.

Isso tudo para lembrar que é importante que a gente consuma de forma consciente, responsável, sem colocar o carro na frente dos bois. Sei que para quem tem grana pra gastar isso é pouco levado em conta. Mas reflitam ao comprar; pensem se aquele item realmente é necessário e importante para sua coleção. Não compre apenas por comprar, para disputar com outros colecionadores – sim, isso acontece! – ou para satisfazer uma vontade que pode ser facilmente transformada em arrependimento depois.

Mesmo que o consumismo seja algo selvagem ele pode ser utilizado ao nosso favor, de forma responsável. O foco é o primeiro caminho pra investir na coleção de forma consciente. Sei que tudo é lindo e as dolls nos encantam, mas é preciso ter consciência. Pesquise muito antes de comprar, barganhe com os vendedores, peça desconto, não compre por impulso. Às vezes vale a pena, às vezes não.

Mas e ai, gostaram da Lady? Calma que as outras oito dolls também serão revisadas, aguarde! A próxima será a Fashion Designer.

Bom final de semana pra vocês 😀

Anúncios

18 comentários sobre “Review: BFMC Lady of the Manor Barbie Doll + Papo sobre consumo consciente

  1. Palmas/ e vou por etapas rs:
    1 Essa boneca realmente é linda, parabéns pela aquisição, coloca qualquer boneca lançada atualmente no chinelo. É colírio aos olhos.
    2 A respeito do consumo consciente (e desenfreado) dou testemunho, quando comecei fazia a mesma coisa, comprava toda e qualquer boneca que aparecia, collector ou não, tive maior problema com cartão de crédito justamente por achar que tinha muita grana pra isso. Fique muito tempo sem comprar nenhuma boneca, por motivos simples, falta de dinheiro e falta de objetivo na coleção, além dos estudos.Ter foco é algo que tem que se levar a sério no Brasil justamente por tudo que vc já disse. Recentemente troquei algumas, vendi outras (até te mandei e-mail né Sam ? rs), decidi focar em um tipo de doll, porque acaba que a gente perde uma grana nisso, digo, de ter que vender barato, porque algumas dolls nem são tão desejadas ou raras e talz …
    Mais uma vez, parabéns pela aquisição e pelo blog impecável! Bj

    1. Isso também já aconteceu comigo Abel, de comprar uma Doll no impulso, porque queria ter e tal, mas depois de um tempo vi que não curtia tanto ela e o jeito foi vender pra outro colecionador. Infelizmente acontece e é mais comum que se pensa.
      Eu prefiro hoje optar pela qualidade mesmo, pra algo que eu realmente queria há muito tempo ou que realmente chamou minha atenção. Mas dentro do meu foco.
      Tipo, amei as novas Fashionistas com corpos diferentes. Mas na minha cidade elas ainda não estão sendo vendidas em lojas. Dai ao invés de comprar pela internet, pensei bem e vi que por mais que eu tenha gostado, foge do meu foco. Então não vale a pena nesse sentido.
      Se um dia eu ver elas sendo vendidas por aqui, quem sabe acabe até comprando. Rsrs
      Por enquanto, vou esperando aquela boneca que dá aquele tchum na gente, que encanta, que tira o fôlego sabe? Mas ainda não rolou.
      Beijos

  2. Que saudade dos seus textões Samira 😀 essa do consumo consciente é realmente mt importante, eu mesmo no inicio não tinha um foco e saia comprado bonecas de todo tipo, hj olho para elas e nem sei pq tenho kk por sinal já penso em vender algumas a um tempo. em relação a boneca, achei ela belissima e extremamente elegante, eu n curto mt bonecas com vestido grandes e rodados apesar de achar todas lindas, quando vc coleciona as bonecas de certa forma acabam virando item de decoração da casa/quarto e ter varias bonecas assim é mesmo cafoninha kk mas eu achei essa incrivel e eu super compraria.

  3. Eu tbem vendi minha coleção inteira (designer) , nem me acho mais colecionadora, mas tenho ainda as silks lady , in The pink, provencale, maria therese, e dahlia, alem das silks lingerie. As silks são joias. Mas por enqto não compro mais , nem mesmo as slks novas não estão me encantando. E Barbie tem q ter magia ne?

    1. Sim, também acho. A minha coleção nunca passou muito das cem bonecas. Isso porque sempre acabei me desapegando de uma ou outra pelo caminho, então a coleção acabou não crescendo mesmo. Tem que ter encanto, tem que ter magia mesmo senão parece não fazer sentido comprar só por comprar. Afinal a gente não é acumulador né? Rs o que acaba sendo um risco no final das contas. Eu como gosto de tirar da caixa, quando compro e não consigo fazer isso por não ter um lugar totalmente adequado pra expor elas, prefiro nem adquirir. Gosto de deixar a coleção arrumada, de uma forma que eu consiga ver ou ao menos limpar com regularidade. Mas as últimas coleções estão tão sem sal que acaba facilitando pra gente hehehe
      Você é colecionadora sim, oras. Não é a quantidade que importa, não.
      Aliás você tem belos exemplares 😘

  4. Qualidade incomparável desta Barbie! Época em que as BFMC eram realmente a menina dos olhos do BarbieCollector. Nada lançado nos anos recentes chegou nem perto de tanto esmero.

  5. Parabéns pela aquisição Sam, belíssima boneca cada detalhe lindo que é de encher os olhos. Que pena que essa linha está cada vez mais declinando, essa última coleção com articulações então… vou nem comentar! Beijão.

  6. Muita lindaaaa,tbm adoro vestidos de baile ^^
    Sobre o consumo consciente,nossa eu tenho que me controlar viu,comecei a coleção no início desse ano e já tenho 25 bonecas o.O mas agora to me controlando e já tenho um foco,então vai ficar mais fácil daqui pra frente 🤗

  7. Samira, gostei muito do seu blog! Se eu conseguir um emprego que pague mais, com certeza vou comprar silks!!! São bonecas glamourosas mesmo!!! No momento compro apenas barbie anos 80 e algumas pink label. Obrigada por fazer seu hobby com dignidade!!!
    Você é uma fofa!!! Gostaria de ver seu rosto no vídeo!!!

    1. Hahahaha oi Ana, obrigada pelo carinho. Infelizmente não tá fácil com esse preço por aí haja grana pra manter a coleção. Infelizmente nosso hobby não é fácil a gente leva como pode né?
      Pode deixar que um dia mostro minha careta no vídeo 😉 Beijinho

  8. Bom dia pessoal, não sei se aqui é o local mais indicado pra postar esse recado, mas vamos lá… O site da “Ri happy” amanheceu com uma loucura de descontos(60%) em algumas bonecas da linha colecionável, inclusive Silkstones. Bonecas que chegavam a custar R$ 629.99 como a Principessa da linha BFMC está custando R$ 199.00, vale a pena conferir. Beijos!

    1. Obrigada pela dica,apesar de eu já ter a Principessa,o valor tá muito bom…acabei de comprar uma aí depois eu vejo o que faço com ela…

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s