Video & Review: Andy Warhol Barbie Doll

Eita que essa aquisição é fresquinha: chegou hoje! E tudo graças a dica de uma leitora e colecionadora do blog (Obrigada Neuma!) que me avisou. A compra ocorreu de uma forma bem curiosa, porque a boneca já havia esgotado em lojas de brinquedos brasileiras, como é o caso da Ri Happy, onde comprei (apenas para informar, não estou fazendo publi ou nada parecido para a loja). Mas eis que do nada ela apareceu novamente à venda.

Neuma havia me enviado um e-mail avisando e quando vi a Andy realmente estava lá. Não pensei duas vezes e a comprei. Por alguns fatores: gosto desse movimento de Pop Art; a Barbie em si já o representa mas gostei dessa leitura, embora simples, do artista que é considerado um dos expoentes do movimento. Segundo fator, o preço. Ela saiu por um valor que geralmente investiria numa Gold Label. Terceiro: amei os acessórios! (Cês sabem que sou a louca das miniaturas, né?). Enfim, para quem gostou e também para quem não curtiu a boneca, deixo o convite de leitura para discutirem a respeito 🙂

aNDY 018.jpg
Crédito da imagem: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br

De fato a boneca é muito simples. Mas tanto caixa quanto acessórios compensam essa versão simplificada do Andy Wharhol. Já falei dele algumas vezes aqui no blog e mais recentemente quando mostrei o protótipo dela (clique aqui para ler). Diferente de homenagens de Barbie à figuras masculinas como foi o caso do Elvis Presley e do Frank Sinatra, ambos homenageados com uma boneca em 2011 também sob a assinatura de Linda Kyaw, a Andy foi mais masculinizada, com a ausência de uma maquiagem ousada ou mesmo acessórios como joias, por exemplo. Mas acho que a intenção aqui foi retratar o lado mais andrógino do próprio artista; ao notar imagens dele na internet, vocês poderão notar esse quê de androginia no aspecto visual e estético dele. Bem, essa é a leitura que fiz a respeito.

O traje em si é bem simples, composto por jaqueta que imita couro – e que muito provavelmente irá craquelar em questão de anos -, calça  “jeans” modelo skinny, blusa listrada em preto e branco e par de botas de cano curto pretas. Penteado também simples, reproduzindo o corte usado por Andy quando em vida e make nude. Aliás, um dos pontos negativos nela na minha opinião é o excesso de goma nos cabelos. Já que o penteado do Andy, em grande parte das fotos que há disponíveis na web, é bagunçadinho, por que então não diminuíram o uso da goma para deixar os cabelos mais soltinhos? O próprio protótipo está com os cabelos mais bagunçados.

A parte ótima da boneca fica por conta da caixa e dos acessórios de pintura. A embalagem em si é linda! Vem com uma parte externa feita em acrílico com uma frase do artista que, diga-se de passagem é um contrassenso, já que a boneca sendo Platinum não será de fácil acesso a todos, ou seja, a Pop Art nesse caso não foi pra todos; e a parte interna da caixa possui outra frase dele em uma aba que esconde os acessórios de pintura, deixando a boneca visível do outro lado, sob uma fina folha de acrílico transparente.

Já os acessórios, super fofos (sou suspeita!): oito pincéis de pintura sujinhos de tinta fake, copo para colocar os pincéis, quatro bisnagas de tinta, paleta também sujinha com tinta fake, óculos de sol, três fotos em formato Polaroid, uma máquina fotográfica e a reprodução em miniatura do quadro feito pelo próprio Andy homenageando Barbie em 1986, um ano antes da morte do artista. Aliás, o quadro parece ser feito em tela de pintura mesmo, mas na verdade é um papel plastificado com a mesma textura do tecido cru usado em telas.

Assinada por Linda Kyaw, a boneca pertence ao selo Platinum, e vem acompanhada ainda de stand e certificado de autenticidade. É a minha primeira Platinum!

Para quem prefere ver o review em vídeo, veja abaixo. E se gostar do vídeo, dê um joinha lá 😉

O que acharam?

Anúncios

14 comentários sobre “Video & Review: Andy Warhol Barbie Doll

  1. Comparada com as platinuns de anos recentes do BFC, está é bem caprichada. Claro que para quem retira da caixa ela perde seu grande trunfo, mas ainda assim é bonito de ver o capricho nos acessórios e acabamento (a tela me enganou direitinho!). Parabéns pela aquisição e que venham outras platinuns.

  2. Adorei o review, amo pop art e essa boneca soube apresentar o estilo do Andy Warhol, se eu a tivesse eu ficaria tentado a fazer boil. E esse quadro?? Lindo ♡

  3. Olá Sam!
    Achei a boneca em si muito singela, mas como ela é baseada no Andy, dá para deixar passar.
    O que me atraiu mesmo foram os acessórios e a caixa bem bolada (como diria Silvio Santos srrs).
    Parabéns pela aquisição!
    bjs Sam 😀

  4. UAU, simples e ousada !!! De fato é isso que vc disse, ela remete um ar bem andrógino, então pra que feminilidade a flor da pele né ?
    Parabéns Sam 😀

  5. Oi!
    Eu gostei bastante da boneca acho que foi bom utilizarem uma barbie (feminina) mais passarem para o ar mais masculino, da a transmissão de que interpreta o pintor mas no estilo da Barbie mesmo!
    Gostei da roupa e do sapato embora serem simples eles são bastante realísticos!
    Os acessórios são muito bem feitos e caprichosos sem falar na caixa que é linda!
    Parabéns pela aquisição!
    PS: sei que aqui não é adequado para tirar dúvidas mas vou aproveitar o comentário rsrs! você sabe onde ainda se vende online a boneca katniss de A Esperança? já procurei em várias lojas físicas e site e não acho queria pelo menos uma “esperança” de ter ela!

  6. Maravilhosa ♥_♥ , esse sapatinho é uma graça, tenho um em uma doll minha porém o salto dele fic todo torto conforme passa o tempo 😦 . Não sei se na sua vai ficar… Por ser platinum acho que não…

  7. Aaah Sam, ela é sua, você tá feliz, coisa e tal, e é o que importa. Mas continuo achando ela muito pobre, para uma platinum bem que podiam ter buscado uma inspiração melhor no Andy Warhol que esse visual simplista. Talvez uma blusa com gola rulê, uma capa, uma pele mais pálida e um cabelo mais bagunçado. Os acessórios são 10 e a caixa tá linda, mas não se compra uma doll só por isso, especialmente sendo tão cara.

    Beijo pra você!

  8. Queria tanto essa doll pelo simples fato de eu trabalhar com Arte e ter visto muitas coisas sobre ele nas aulas de História da Arte, só que ela é muito cara! acho que 400 reais tava bem pago.

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s