Convenção BarbieBrasil 2015: entrevista exclusiva com Linda Kyaw

Na tarde de sexta-feira (6), atendendo um convite da organização da V Convenção BarbieBrasil de Colecionadores, entrevistei com exclusividade Linda Kyaw, que faz parte do principal time de designers da linha Barbie Collector. Na oportunidade, Linda me contou sobre seu trabalho no perfil Barbie Style no Instagram, a próxima coleção que assina – a primeira boneca representará uma personalidade e será lançada em dezembro desse ano -, além de curiosidades sobre produções passadas. Quer conferir um pouco da nossa conversa? Então vem comigo!

Crédito da imagem: Gilberto para www.mybarbiedoll.com.br
Crédito da imagem: Gilberto para http://www.mybarbiedoll.com.br

Humilde e simpática, Linda respondeu as perguntas com carisma e uma sinceridade que transpareceu em vários momentos da entrevista. Entre as curiosidades sobre ela, uma chama a atenção: diferente de outros colegas designers ela não coleciona Barbie, mas dedica sua paixão pela boneca por meio de seu trabalho diário.

Blog My Barbie Doll: Quando você começou a trabalhar na Mattel?

Linda Kyaw: Quando eu estava no ensino médio, talvez com 17 anos de idade, minha irmã trabalhava na Mattel; ela era face painter (fazia repaint), e eu queria trabalhar junto. E como eu gostava da Mattel, porque eu amava e ainda amo Barbie, ela me ensinou como pintar. Então, eu ainda estava indo na escola, e “pintar” para a Barbie com dezessete anos? Aceitei o trabalho! Fui muito sortuda por minha irmã trabalhar lá. Ela trabalhou lá por aproximadamente quinze anos.

Blog My Barbie Doll: Por ser um país grande, no Brasil coexistem várias representações culturais. E a baiana é uma delas. Em 2012 o Brasil foi homenageado na coleção Dolls of the World com uma baiana. Como foi a escolha do tema e o processo criativo para criar essa boneca?

Linda Kyaw: Houve uma aproximação do time criativo brasileiro com o time de profissionais da Mattel nos EUA para pensar a respeito. Eles me apresentaram uma ideia e me ajudaram a criar um sonho. Era o meu sonho, era a minha visão, mas em alguns momentos outros designers também puderam colaborar comigo.

Blog My Barbie Doll: No caso da Fan Bingbing Doll, como foi feito o processo de transformar um fashion de tamanho real para a escala Barbie? Como funcionou?

Linda Kyaw: É diferente. Eu penso que cada equipe que trabalha com Barbie, especialmente os que criam/produzem versões de personalidades/estilo de vida, quando recebemos uma proposta assim temos que mudar, porque as técnicas de produção mudam por conta do tamanho da boneca que é menor. Quando nos reunimos com os parceiros que irão auxiliar no processo, possuimos respeito mútuo para com a marca. E por conta da pequena escala da Barbie, temos que usar tecidos diferentes, enfim, alterar o processo de produção para se adequar à realidade.

Blog My Barbie Doll: Apesar de haver uma série de face molds diferentes na linha Collector, a fabricante pensa em fazer algo semelhante na linha colecionável como feito com as Fashionistas atuais, coleção em que se privilegiou aspectos étnicos diferentes?

Linda Kyaw: Na linha Barbie Collector nós sempre fizemos diferentes face sculpts, penteados diferentes, corpos diferentes… Os colecionadores já veem essa diversidade que habita a linha Collector. Eu penso que pela primeira vez Barbie, enquanto a marca grande que conhecemos, na linha Playline, recebe o crédito por isso. Mas na Collector sempre fizemos. A coleção Barbie Basics foi um bom começo, mas nós sempre tivemos a diversidade. Ela sempre esteve lá.

Blog My Barbie Doll: Haverá alguma boneca nova para a coleção Global Glamour?

Linda Kyaw: Fiz a Tribal Beauty, a Venetian Muse, e outro designer, Carlyle, muito talentoso, fez a Filipina Mutya. Ele já está fazendo a próxima (para o ano que vem). Irei fazer um breve sneak peek dela amanhã na convenção.

Blog My Barbie Doll: Nós colecionadores veremos alguma nova boneca assinada por você ano que vem?

Linda Kyaw: Sim. Há uma boneca chamada Moschino; acho que vocês já devem ter visto. E também há outra que será lançada em dezembro, feita por mim, que vocês verão uma ou duas a mais com o tempo. Eu não tenho feito muitas bonecas, porque minha função tem sido modificada ao longo do tempo na empresa. Agora estou trabalhando com a equipe responsável pelo perfil Barbie Style no Instagram, mas sempre farei parte do time de designers. Para nós é algo grandioso saber que temos mais de um milhão de seguidores no Instagram; não esperávamos alcançar mais de um milhão em tão pouco tempo. Temos uma equipe pequena responsável por isso, com fotógrafo e um stylist. Algumas vezes criamos locações em Los Angeles e trabalhamos com três ou quatro pessoas, mas é uma equipe pequena que a fotografa [a Barbie]. Embora a equipe por trás de tudo isso seja em si grande – temos uma equipe de marketing, uma equipe responsável pela parte digital, uma agência – quem faz a fotografia para o perfil no Instagram são, talvez, três ou quatro pessoas. Nós estamos bem orgulhosos com o trabalho.

Blog My Barbie Doll: Em um video feito anos atrás para o Barbie Fan Club você disse que dentre as bonecas recentes assinadas por você, a Barbie as Medusa era sua favorita. Há alguma outra boneca que você já criou que também seja a sua preferida entre todas já feitas?

Linda Kyaw: Para ser honesta, a minha próxima preferida é a que será lançada em dezembro. Ela foi feita com uma parceria importante, que estávamos tentando dialogar há muito tempo, e quando ela for lançada você entenderá porque é uma das minhas favoritas. É uma personalidade já falecida, mas não posso falar mais a respeito. [Suspense].

Blog My Barbie Doll: Você foi responsável por fazer bonecas que hoje são raras entre colecionadores, como a Medusa e a Aphrodite. Como é saber que seus trabalhos são prestigiados dessa forma pelos colecionadores?

Linda Kyaw: Para ser honesta, eu compreendo o que a Barbie significa para cada um e o que significa pra mim. Fico lisonjeada, me sinto honrada, mas não me sinto mais especial que ninguém, porém agradeço esse reconhecimento. Sei que não é apenas um trabalho, pois quando converso com as pessoas e consigo ver em seus olhos, o retorno é muito sincero. Eu sei que o significa pra elas, o que Barbie significa, estou aqui representando a marca, e fico feliz com a alegria das pessoas. É um pequeno trabalho que traz alegria a muitas pessoas, e isso é muito importante.

Blog My Barbie Doll: Quer deixar uma mensagem aos colecionadores brasileiros?

Linda Kyaw: As pessoas são incríveis, tão carinhosas, tão calorosas… conheci pessoas tão legais aqui. Agradeço por serem apoiadores da Barbie.

*****

A entrevista contou ainda com a participação do colecionador Fabrício Longo, a quem agradeço pela colaboração e apoio. Agradeço também a Sarah, da assessoria, por sua atenção e recepção. E à organização do evento por ter me dado a oportunidade de conversar tão pertinho com a Linda. Muito amor, gente! ❤

Para quem for à convenção, se prepare pois Linda trouxe muitas novidades e apresentará tudinho durante o evento.

Mas para quem não pode ir, acompanhe alguns flashs que vou tentar dar durante esses dois dias, pelo Facebook do blog (clique aqui para acessar) e também pelo Twitter. E, claro, semana que vem vocês vão conferir uma cobertura especial aqui no blog. Não perca! 😉

Anúncios

20 comentários sobre “Convenção BarbieBrasil 2015: entrevista exclusiva com Linda Kyaw

  1. Olá Sam!
    Amei a entrevista. Muito simples e me surpreende que ela não colecione alguma boneca. Curiosa por essa Barbie de personalidade… será uma nova Marilny Monroe? :3
    Beijos e ansiosa pelas atualizações da convenção!

    1. Confesso que fiquei chocada quando ela disse que não coleciona, porque a gente sempre tem em mente que esse povo que tem tanta boneca à disposição assim acabe colecionando alguma coisa. Mas ela disse que não é de ter muitos objetos em casa e opta por manter as produções e algumas preferidas no próprio escritório dela, no Design Center.
      Sobre a personalidade, ela foi irredutível e não contou quem, mas acho difícil ser a MM por já ter sido homenageada outras vezes. Isso porque ela disse que foi difícil conseguir a autorização pra fazer essa parceria. Então… não sei. O jeito é aguardar.

  2. Parabéns pela entrevista! Convite merecido para quem, por hobbie, acaba divulgando a marca com capricho e consistência.
    Já pensou conviver com uma face painter profissional, assim?
    Mas ela deu uma aula em aproveitar a oportunidade, porque mesmo com as técnicas “de mão beijada”, não acredito que face paints sejam fáceis.
    Quanto a diversidade, acho que em algumas linhas esse conceito deveria ser estendido. A “Style Luxe” geralmente tem face molds parecidos, Barbie-Raquelle-Teresa, e poderia vir com upgrades de algumas propostas apresentadas na linha “Fashionistas”, que é mais básica, mas se tornou mais estimulante esteticamente.
    Muito bom ter uma cobertura da convenção, tomara que te animes a contar tu-do aos alienados!

    1. Que bom que curtiu Berto. Para mim foi algo muito importante, sem dúvida! Foi meio de surpresa, descobri mais perto do evento, então, foi ótimo ter tido essa oportunidade.
      Ela é bem humilde, demonstrou muito amor pelas origens, pela oportunidade que a irmã dela lhe ofereceu. Está há 14 anos na empresa, e demonstra muito amor pelo trabalho e pela marca.
      Obrigada por comentar e por acompanhar a cobertura 🙂

  3. Barbie de personalidade já falecida? Que os deuses permitam que seja uma Frida Kahlo! Kkkkkk Mas aposto algumas fichinhas rosa numa Whitney Houston…

    Beeeeijos Saaaam!

  4. Gostaria que essa personalidade já falecida que será lançada como boneca em Dezembro fosse alguém como Greta Garbo ou Marlene Dietrich, mas sei que eles adoram um clichê então aposto minhas fichas em Marilyn Monroe

  5. Amei a entrevista! Foi você quem formulou as perguntas Samira? 🙂 . O que mais me chamou a atenção foi essa Barbie de celebridade morta..podia ser a Frida Kahlo né, mas acho difícil. To enjoada de Marilyn.

    1. Grande parte sim, mas o Fabrício também colaborou na conversa 🙂
      Também acho difícil ser a Frida. Amo a história e trajetória dela, enquanto artista e mulher, mas não sei… acho que seria uma escolha complicada. Porém convenhamos que seria muito legal se a fabricante apostasse em algo surrealista, que refletisse a obra dela. Algum dia, quem sabe? Já fizeram a série The Museum, podiam homenagear ela ao menos em outra ocasião.

  6. Acaba de me ocorrer que se fosse a Marilyn mesmo ela não iria agir com tanto suspense e entusiasmo e não diria que eles estão tentando “dialogar” há tento tempo com a marca, já que foram feitas algumas outras versões dela ao longo dos anos. Minhas apostas agora são Coco Chanel ou a Princesa Diana

    1. Sim, também não acho que seria uma personalidade que já foi homenageada outras vezes. Das suas duas sugestões, apostaria na Coco Chanel. Mas não sei de que modo eles poderiam ser fieis à ela, se na fase jovem ou madura, ou se ainda fariam algo mais atemporal, com o próprio rosto da Barbie. Um mistério…. rs

    1. E não é? A gente tá cheio de ideia na cabeça. Olha, com essa questão de que para Barbie tudo é possível, e esse emponderamento feminino que a marca está propondo, chutaria a Hedy Lamarr (clique aqui para ler mais sobre ela), não tanto pela carreira, embora ela tenha sido uma atriz norte-americana que ganhou destaque na década de 1940, mas pelo lado inventivo dela. Afinal de contas, a mulher criou o protótipo da Internet, né? Sei lá. Chutaria essa. Sei que a fabricante aposta mais na questão do glamour de suas homenageadas, mas chutaria essa, apesar das polêmicas envolvidas.
      Digo isso pois Linda disse que demoraram certo tempo para terem a permissão de produção dessa parceria. Então não acredito que seja alguém que já foi homenageada, como a Marilyn Monroe por exemplo. Enfim, tudo pode acontecer! O jeito é aguardar!

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s