[Video] Como cuidar e limpar suas bonecas?

Cada colecionador possui uma rotina diferente para cuidar das suas bonecas, levando em consideração se elas estão dentro ou fora da caixa. Embora já tenha compartilhado algumas informações aqui no blog sobre como cuidar delas e conversar com vocês a respeito, recebi uma sugestão de vídeo da Mariana Reis Marques que me pediu para mostrar como faço a limpeza. Para quem também prefere ver, assista abaixo:

Limpo as bonecas fora da caixa dessa forma, mais detalhista, a cada seis meses; se estamos no inverno, monitoro com mais frequência, e até faço uma limpeza ou outra a cada dois, três meses, mas geralmente não preciso me preocupar tanto. Não faço antes disso porque já testei várias frações de tempo (de mês em mês, a cada dois meses, etc.) e percebi que fazendo nesse espaço de tempo estava bom, no que diz respeito às condições climáticas da minha casa e do meu bairro/cidade. Não que todos devem seguir esse ritmo; cada caso é um caso, e talvez no seu caso seja necessário limpar com mais frequência. Como mantenho parte de minhas bonecas dentro de uma cristaleira (já mostrei vídeo aqui), não tenho a necessidade de limpar tanto.

Mas isso não significa que não monitoro as bonecas. A cada mês dou uma olhada geral no móvel e em cada uma. Sim, é importante limpar o móvel também, pois não adianta limpar a boneca se o móvel onde ela está estiver sujo. Se noto que é preciso limpar, mãos à obra! É um processo simples, porém cansativo, já que é necessário ver uma a uma.

Para limpar móveis (não mencionei no vídeo): tiro todas as bonecas da cristaleira; geralmente uso uma flanela macia e umedeço ela com água misturada com um pouquinho de vinagre de álcool ou branco. Por que o vinagre? Porque é um bom produto para manter o móvel livre do mofo. Deixo a cristaleira arejando até secar (costumo passar outro pano seco nela), antes de colocar todas as bonecas de volta.

Quanto as que estão nas caixas, procuro monitorar a cada dois ou três meses, vendo como está a situação da caixa e da boneca. Se tiver que limpar internamente, limpo. Atualmente mantenho minhas bonecas que estão nas caixas em armários fechados.

No vídeo também falo sobre lavar roupinhas. Apesar de não mostrar o passo a passo, indico como fazer, com base em experiência própria.

Enfim, os produtos usados são de relativo fácil acesso (pinceis de maquiagem ou aqueles de pintura mesmo; cotonete; lenço umedecido; álcool em gel ou água, quando necessário mas não em toda a boneca, só em partes pontuais; seca mofo e/ou saquinhos de sílica em gel para manter o ambiente livre de mofo).

Para ver mais dicas de como cuidar de suas bonecas, clique aqui.

Para remover manchas de boneca, sugiro este post (clique para ler), publicado aqui um tempo atrás.

Se você gostou do vídeo, deixo o convite para se inscrever no meu canal no Youtube (https://www.youtube.com/user/blogmdb), curtir e compartilhar 🙂

E vocês, possuem alguma dica diferente de como limpar suas bonecas? Comenta ai e compartilha a informação com a gente 😉

Anúncios

11 comentários sobre “[Video] Como cuidar e limpar suas bonecas?

  1. Guardo todas nuas. Até hoje não tive problemas com mofo ou oxidação. Mas o que eu queria saber MESMO é como guardar e preservar peças de couro falso. Por mais que eu guarde separadas, longe do sol, dentro de caixas, eu simplesmente perdi TODAS as peças que eu tinha desse material. Descascaram, craquelaram. Tão traumático que quando fico sabendo de dolls com roupas de couro falso, já tiro da minha wishlist. Se você, Sam, ou alguém souber de alguma dica milagrosa, por favor compartilhe.

    Falei dos meus dramas e esqueci de elogiar: mais um vídeo ótimo e super necessário. Bjos, querida!!!

    1. Oi Mieke, obrigada por ter assistido!
      Sobre as roupinhas de vinil/couro falso/afins, já li que tem que usar um spray feito especialmente para roupas de vinil, ou na falta dele, caso não encontre, pode usar óleo de silicone ou óleo mineral sem cheiro, em pouca quantidade. Dai passa um pouco na roupinha e depois use um pano seco, uma flanela, e limpe a roupinha, como se fosse lustrar sabe, pra tirar todo o produto, deixar sequinho, porém hidratado.
      De qualquer forma, essas pecinhas tem que ficar longe de calor e luz solar porque senão dá problema. Elas craquelam porque ficam ressecadas com o tempo. Dai que o calor e o sol potencializam os efeitos e os danos infelizmente são irreversíveis. Uma droga, né? Porque tem muita boneca com roupa nesse material que são lindas, mas só de pensar que as roupas vão craquelar…
      Enfim, tenta ver se encontra esses produtos pra limpar. Pode ser que ajude, eu nunca testei, só li a respeito.
      Beijão!

  2. Muito útil esse seu vídeo. Desde janeiro guardo as minha expostas em um armário que mandei fazer especialmente para elas. Ainda não abri para limpar. Foi bom você lembrar. Qualquer dia eu faço um filminho delas e mando pra você. Um beijo

  3. Amei o vídeo e as dicas, são muito úteis, acho que nesses anos de coleção noto que meio que cada um tem um cuidado e no fim se resume no mesmo, tirar o pó e ter cuidado com o mofo, adorei as dicas dos pinceis!
    Não sei fazer lavagens complicadas nos cabelos tento não mexer muito no cabelo das silks principalmente o do Ken porque só a Mattel mesmo para arrumar aquele cabelo tão perfeito! Só a Red Moon que tive que trocar o elástico porque ele ressecou e exortou, tem como evitar isso?
    E as roupinhas de “couro”? estou com um problema triste com um sobretudo de couro de meu taeyang o couro está rachando até parei de usar a peça com medo de esfarelar (como já aconteceu com uma bolsinha -choralitros)
    uma de minhas negligencias é a sílica, não uso elas por pura desatenção (morre) mas sempre tento deixar o ambiente arejado e livre de pó, mesmo sendo aquele processo complexo a limpeza…
    Das particularidades de outras coleções, você sabe que tenho Pullips xD são os cabelos, nem toda pullip vem com goma, a maioria não tem, cuido sempre escovando quando posso e quando a wig me permite (não se deve pentear cabelo com cachos em tubo) mas com cachos que posso pentear tenho que refazer cacho por cacho de tempos em tempos pq os fios tendem a sair do lugar com uma troca de lugar, uma lasca de unha, o próprio suporte ou roupas da boneca.
    Outro problema são os suportes da groove que tem uma arte metálica que infelizmente (groove melhore) enferrujam! D: ja tive um de meus vestidos favoritos com manchas de ferrugem e o pior é que ele era branco, como tirar isso?
    agora uma curiosidade das pullips que deve deixar todo mundo de cabelo em pé kkk
    o rosto delas é de vinil rígido e é fosco por vernizes, isso deixa a superfície porosa e susceptível a riscos, já tive o desprazer de uma de minhas dolls ter o rosto riscado por uma unha pintada de vermelho, serio risca com unha pintada e qualquer outro tipo de objeto que a tinta possa vir a sair, para remover vem o mais estranho, se remove com pasta de dente e uma escova macia ou cotonete, isso não danifica o verniz e remove todas as impurezas do rosto e dá um aspecto mais fosco, não é recomendado limpar com uma borracha porque ela “queima” o verniz e cria marcas brilhantes no rosto.
    Infelizmente mesmo com todos esses cuidados as pullips são pelo menos 50% mais frágeis que uma Barbie, o tempo pode vir a danificar a doll, como deixar o rosto amarelado, brilhante (até a poeira faz isso) deixa as junções da cabeça amareladas e mais visíveis, a peruca com o tempo fica seca e quebradiça devendo ser trocada, não recomendo lavar pois nem sempre ajuda, é mera ilusão, melhor comprar uma nova,certo que alguns modelos mais novos estão vindo com uma fibra de qualidade só escovando e tirando o pó já ajuda, o corpo de dolls mais velhas (2007 para baixo) pode vir com defeitos ou se danificarem, como quebrar a mão, joelho, tem dolls que já tem o histórico de virem quebradas!
    Podem falar da má qualidade da Mattel, mas sempre tem os piores kkk acho que no fim tanto a mattel como a groove estão na mesma linha de qualidade, a diferença é o acesso as dolls….

    1. Oi Osmundo! Bom te ver por aqui!
      Então, sobre as roupinhas de couro, acho que você pode testar o que indiquei ao Mieke ai em cima, acho que pode ajudar a tentar hidratar o tecido pra evitar que ele craquele. Sobre ferrugem, Vixi, ai a coisa complica. Sinceramente não me recordo de ter lido algo a respeito, mas se eu descobrir te aviso pode deixar.
      E sobre as Pullips, que interessante esse lance do rosto delas, nossa, deve dar muito receio quando alguém pega na mão então ein? Porque se o rosto risca com qualquer coisinha, até com unha, então, todo cuidado é pouco! Não sabia desse detalhe sobre elas.
      Realmente a questão da qualidade é um fator bem volátil nesse meio bonecal. Ora bonecas lindas com qualidade são produzidas e vendidas, ora é aquela coisa sem qualquer tipo de qualidade e com o preço nas alturas. Difícil pra gente ter que desembolsar tanta grana assim, né? Eu brinco com alguns amigos que ando fazendo jejum de bonecas, pois há mais de um ano e dois meses não compro nada, absolutamente. Por conta de outras demandas financeiras, acabei deixando as dolls de lado, mas quero muito quebrar esse jejum em breve, ainda mais com a convenção chegando, então pelo menos uma boneca vou ganhar hahahahahaha
      Legal saber um pouquinho mais sobre suas dolls, Osmundo. Adoro conversar com você.
      Beijão!

  4. Infelizmente ainda não tenho prateleiras disponíveis para expor as dolls, então eu as guardo nude em caixas de papelão, separadas umas das outras por papel seda. Não guardo mais com as roupas porque algumas dolls mancharam por causa disso… Mas um dia irei expô-las nos pedestais, e aí não terá jeito XD~

  5. Adorei o vídeo! Tenho uma que o vestido branco ficou cheio de manchas amarelas. Não sei como retirar, e nem como evitar que isso aconteça com as outras. Guardo todas na caixa, então como você bem lembrou, é preciso cuidar da dela também!

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s