Problemas em itens colecionáveis

Já havia sido alertada anteriormente sobre um possível problema com uma das Silkstones da nova coleção, a Bouclé Beauty, pelo Alex, colecionador e leitor do blog. Acompanhando os fóruns de discussão na web, mais uma vez essa suspeita aparece.

Crédito da imagem: via https://www.facebook.com/TheDollGenie
Crédito da imagem: via https://www.facebook.com/TheDollGenie

Notem nas imagens (acima e abaixo) que a pintura do olho da boneca foi feita de forma incorreta, deixando torta a linha inferior dos olhos. Em outros casos é possível notar problemas na parte superior da pintura.

Bouclé Beauty™ Barbie® Doll

Imagem via Lisa/Flickr

Espero que se trate de casos isolados.

Não é a primeira e talvez não seja a última vez que falarei sobre a questão da qualidade tanto em itens da linha Playline quanto da linha Collector. Ora, quando compramos uma boneca, e ainda mais quando pagamos caro por um item (essa em questão custa cem dólares na loja oficial), o que se espera? Que venha com qualidade. Mas o fato é que vez ou outra nos deparamos com testemunhos de colecionadores que se deparam com itens defeituosos. E quanto a isso infelizmente não temos o que fazer já que, enquanto colecionadores do Brasil, não dispomos de um canal com a fabricante pelo qual seja possível devolver um item defeituoso e troca-lo por outro. Eu pelo menos desconheço que haja tal possibilidade. Se houver, me informem por favor.

Problema semelhante aos wonky eyes (com olhos muito separados, estrábicos ou um maior que o outro), que já aconteceram uma penca de vezes com outras bonecas, tanto em itens Collector quanto em Playlines também, como nos exemplos abaixo (para ver imagens maiores de cada foto, basta clicar sobre cada uma e você será redirecionado para a página de origem delas):

New lady and the fancy dress squad

Imagem via Elizabeth Plaid/Flickr.

No caso abaixo, o problema está na imagem da esquerda. A colecionadora fez um repaint para corrigir:

Before and After Holiday Visions Barbie

Imagem via Elizabeth AE OOAK Dolls/Flickr.

Para ver outros exemplos, basta jogar no Google ou Flickr que aparecem alguns casos.

E como evitar? Ai a coisa complica. O ideal é tentar de algum modo observar se a boneca a ser comprada possui o defeito ou não, antes de adquirir. Como encontrar itens colecionáveis em lojas físicas daqui do Brasil é mais complicado, o jeito é solicitar fotos do item antes da aquisição caso vá comprar pela internet.

Se alguém aqui do Brasil já conseguiu trocar um item defeituoso diretamente com a fábrica, ou se tiveram alguma experiência de possibilidade de troca por outro meio, peço que me informem por favor, até para que os demais colecionadores saibam os caminhos de como se proteger e não ter uma supresa desagradável ao comprar um item com defeito.

E você, já adquiriu algum item com defeito? O que fez para contornar a situação? Deixe seu comentário!

*** 

Observação importante: Os créditos das imagens estão na legenda de cada uma; ao clicar, as imagens/links redirecionam para suas páginas de origem. Se você é autor de alguma imagem, por favor, leia nossa página sobre uso de conteúdo.

Anúncios

13 comentários sobre “Problemas em itens colecionáveis

  1. Samira, esse defeito foi o fim da picada, eu depois de algumas decepções, só decido se vou ter ou não tal boneca depois de ver as imagens reais, as diferenças entre protótipo e realidade estão sendo muito grandes! Mas no caso da Boucle Beauty, já saiu com defeito do protótipo, e ninguém viu isso na Mattel? A Fashionably Floral também não escapa, ela tem a cabeça um pouco mais escura que o corpo, e todas que vi, da para notar isso, e outra, ela tem diferença na cor da sobrancelha entre uma boneca e outra, já vi Fashionably Floral com a sobrancelha quase apagada e outras com a sobrancelha escura, e a cor variando entre um marrom clarinho até um acinzentado! Um horror! Um vendedor me deu um conselho e acho que foi o mais acertado, a qualidade tem caído e muito, então eu deveria me concentrar nas mais antigas que a qualidade era outra, e é isso que tenho feito!

    1. A Delphine teve esse problema de Silkstone de tonalidade diferente rosto/corpo. Não sei se fizeram recall, mas uma que teve problemas e teve recall na época foi a The Siren (o colar ou joias estavam oxidando facilmente o Silkstone, ou algo semelhante). Acho que falei disso em algum momento no blog, teria que procurar. Se encontrar coloco aqui.
      Mas enfim, eu no caso, que compro mais pela web que pessoalmente, fico bem receosa de comprar algo que, em muitos casos, posso não ter a possibilidade de ver o produto. Dá medo né?

    1. O problema é que mesmo que haja recall com esses itens defeituosos, os casos isolados que aparecerem, provavelmente o recall não atingirá os colecionadores brasileiros. Pelo menos acho isso. Se ocorrer e fizerem por aqui também demonstrarão respeito ao consumidor. Senão… É se moer de raiva.

      1. Li por aí que a Mattel declarou publicamente que não há defeitos nela, pois a maquiagem foi aplicada exatamente conforme o croqui de Robert Best (com direito a zoom pixelado). Então temos duas hipóteses: 1. Ela é moderna demais, está à frente do seu tempo e tem inspirações cubistas; ou 2. Estamos diante da primeira Silkstone da história que não sabe se maquiar!!!

        1. Kkkkkk Picasso na veia ou um lance surrealista a La Salvador Dali. Ah, por favor né? Inaceitável essa resposta. Se for assim mesmo continua parecendo defeito e não algo elegante como a boneca propõe com seu traje.
          Eu passo completamente, quero não.

  2. Lamentável esse descaso com o consumidor. Já não basta uma boneca caríssima, ainda sem qualidade. Por isso que sou bastante receosa em comprar em lojas que fornecem apenas fotos dos protótipos.
    No caso dessa doll, eu até tinha gostado dela, mas levando em conta o custo e agora essas imperfeições, não dá mesmo 😦

  3. Verdade Samira, a Delphine, que é uma das minhas favoritas, tem a cabeça mais escura, assim como a Lingerie #4, a Trench Setter e algumas outras! O recall que teve em 2007 não foi por causa das jóias, mas por que a cabeça de 4 modelos da época mudam de cor, ficando esverdeadas, amareladas e com o vinil oleoso, que é a The Siren, Red Hot Reviews, The Ingenue e Hollywood Bound, procure fotos delas na net, tem casos horríveis! Por isso qualquer um que for comprar uma dessas 4 bonecas, tem que procurar a versão replacement, que é a corrigida e está sem o defeito! No caso da Boucle Beauty ou a Matell vai fazer recall, que eu duvido muito, ou ela vai encalhar e depois entra em liquidação!

  4. A The Siren é a que menos sofreu, a cabeça dela não fica verde ou amarelada, só fica oleosa, como se ela estivesse transpirando! As outras 3 ficam horríveis!

  5. Eu já tinha ouvido falar desses problemas inclusive com a Fiorella,da coleção do ano passado.Tenho a The Siren e a Fashionably Floral e elas felizmente não apresentaram nenhum problema,graças a Deus ! 🙂

  6. Hello from Spain: I bought a fashionista Barbie with bad glued eyelashes. I tried to change the doll but I could not. I opened the box and the store did not change my fashionista doll. A pity. I think Mattel has to look more quality.We keep in touch

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s