ModelMuse Body Sculpt: dez anos e poucas comemorações

Para abrir os posts de 2015, vamos falar de uma das características da história da boneca. O corpo ModelMuse foi lançado em 2004 com a introdução da coleção Model of the Moment que apresentou as três amigas top-models de Barbie: Daria, Marisa e Nichelle. As três beldades já apresentavam as poses clássicas que facilmente identificam este corpo entre os diversos outros usados por Barbie: uma perna levemente dobrada, os braços na cintura, ou esticados.

A famosíssima grife Versace foi a primeira parceria fashion de Barbie tanto nas versões Versace quanto Versus (marca jovem da grife):

Em 2005 a coleção Model of the Moment volta com novo visual para as modelos, porém Nichelle não surgiu nesta coleção. Surgiram giftsets de novas parcerias fashion como Juicy Couture e Lilly Pulitzer:

Também foi neste ano que surgiram as primeiras edições Platinums com corpo ModelMuse:

2006 trouxe o corpo ModelMuse para a série Fantasy com a belíssima Wind Rider:

Crédito da imagem: divulgação www.barbiecollector.com / Mattel
Crédito da imagem: divulgação http://www.barbiecollector.com / Mattel

Grandes nomes da moda também trouxeram Barbies com o novo corpo, entre eles Byron Lars, Anna Sui e Zac Posen.

Nos anos anteriores limitada a bonecas dos selos Gold e Platinum, surge a primeira coleção Pink Label com este corpo, as famosas Best Models que teve três bonecas lançadas neste ano e somente uma a On Location: Barcelona em 2007.

Em 2007 segue o contrário dos anos anteriores, em que as ModelMuses eram restritas a lançamentos mais detalhados e bonecas mais caras, afinal as únicas Pink Label com este corpo era as Best Models que a despeito do selo Pink traziam roupas extras e de ótima qualidade; houve um boom em número de lançamentos. Todos os selos tiveram representantes neste ano: Pink, Silver, Gold e Platinum. As ModelMuse surgem desde edições ricas em detalhes como a Reem Acra Bride Barbie e The Pirate Barbie  até bonecas simples como a Barbie 2007 e a Pink Hope Barbie.

Com o grande número de lançamentos surgem surpresas como a primeira Holiday e a primeira Convention com corpo ModelMuse. Cher foi a primeira celebridade a apresentar esse corpo e até uma série playline surge com este sculpt; já falamos sobre ela aqui.

2008 começa e as ModelMuse vieram para ficar. Os lançamentos continuam em todas as áreas. Mas o destaque fica por conta das Fantasy com belos e desejados lançamentos como Barbie as Medusa e Scarlet Macaw Barbie:

Neste ano, muitas parcerias fashion continuam brilhando com versões lindas criadas por Bob Mackie, Tarina Tarantino e Kimora Lee Simmons e várias outras.

Em 2009 as ModelMuse continuam brilhando e surgem várias homenagens ao cinquentenário de Barbie; o molde brilha tanto em coleções novas como The Blonde Ambition Collection quanto em outras já existentes como a Amazonia Barbie da série DOTW, Harley-Davidson Barbie e Hard Rock Cafe Barbie:

Mas provavelmente a coleção que mais chamou atenção neste ano foi a bem sucedida Barbie Basics Collection com simplicidade nos trajes e muita variedade nos rostos e tons de pele:

Crédito da imagem: via zhao_sha_meng/Flickr
Crédito da imagem: via zhao_sha_meng/Flickr

2010 surpreende com novas celebridades em corpo ModelMuse, como Barbra Streisand e Die Another Day Barbie, inspirada na atriz Halle Berry. Head-mold pouco utilizados surgiram neste ano, como Dr. No Barbie, Cyndi Lauper e Barbie as Cleopatra.

Os trajes também apresentaram muita originalidade nos mais diversos lançamentos tanto nos tecidos quanto nas modelagens, como Barbie and the Rockers Reunion TourGlimmer of Gold BarbieBarbie by Christian Loubountin e Byron Lars Charmaine King Barbie:

O ano de 2011 trouxe Barbies que fizeram grande sucesso e esgotaram rapidamente tornando-se objetos de desejo de muitos colecionadores. Alguns exemplos são Tokidoki Barbie, Goddes of the Galaxy Barbie e Bob Mackie Countess Dracula Barbie. Apesar de muitas Pink Labels neste período já apresentarem uma queda de qualidade, a série The Museum Collection surpreende ao apresentar Barbies lindas e com excelente qualidade.

 

2012 foi um pouco decepcionante para os fãs da Barbie e principalmente nas de corpo ModelMuse. Grande número de bonecas simples e com trajes pouco imaginativos causou encalhes significativos no BC. Alguns exemplos foram Dancing with the Stars Samba Barbie, Shoe Obsession Barbie e até a série Basics lançada neste ano precisou baixar os preços para esgotar os estoques:

Barbies de selos mais nobres também tiveram dificuldade em deixar as prateleiras do BC: Stephen Burrows Pazette Barbie, Bob Mackie Brazilian Banana Bonanza Barbie e Pink in Pantone Barbie são alguns exemplos. Até a edição Platinum exclusiva do BFC foi duramente criticada pela sua simplicidade de trajes e acessórios, a Rush of Rose Gold Barbie:

Mas o ano trouxe alguns sucessos também como The Blonds Blonde Diamond Barbie e Haunted Beauty Ghost Barbie:

O ano de 2013 trouxe muitos lançamentos semelhantes a bonecas já existentes. Birthday Wishes Barbie, The Wizard of Oz Fantasy Glamour Dorothy e FAO Schwarz Barbie. Algumas Barbies da série Fantasy também não empolgaram tanto quanto as dos anos anteriores, alguns exemplos são Queen of the Constellations Barbie e Tribal Beauty Barbie. A coleção que tinha a responsabilidade de substituir as elogiadas Basics não agradou tanto quanto sua antecessora, e as The Barbie Look apresentaram pouca variedade de moldes e trajes simples.

A coleção 2014 foi considerada por vários colecionadores como a pior da série Collector como foi comentada aqui, mas duas foram excessões e utilizaram o molde, como foi o caso da Elf Barbie Doll e da Mistress of the Manor.

Muitos colecionadores e admiradores da Barbie esperaram ano passado uma homenagem aos dez anos das primeiras ModelMuse, mas nada foi anunciado.

E você, certamente tem alguma ModelMuse entre sua favoritas. Se sim, comente conosco!

***

Observação importante: Os créditos das imagens estão na legenda de cada uma; ao clicar, as imagens/links redirecionam para suas páginas de origem. Se você é autor de alguma imagem, por favor, leia nossa página sobre uso de conteúdo.

Anúncios

7 comentários sobre “ModelMuse Body Sculpt: dez anos e poucas comemorações

  1. Olá André! Adorei o post! Gostaria de sugerir que vocês fizessem um post das “Barbies mais raras do mundo” ou algo do tipo,adoro ler o blog de vocês. 😀
    Qual é o nome daquela barbie do figurino todo nude e detalhado do começo do post? Ela é muito poderosa,perfeita!
    Eu também tenho um blog,(http://minhasdollsbyleilacatelan.blogspot.com.br/) e me inspiro muito em vocês pra fazer meus posts… ❤
    Estou esperando o post das "Barbies mais raras do mundo",em,hehehe! bjs!

    1. Oi Leila!
      A Barbie em vestido nude do início do post é a Versace.
      Sobre os posts de Barbies raras, já publicamos alguns que exploram esse tema, veja abaixo:
      https://mybarbiedoll.com.br/2010/08/24/barbies-em-edicoes-ultra-limitadas/
      https://mybarbiedoll.com.br/2010/09/17/barbies-em-edicoes-ultra-limitadas-parte-ii/
      https://mybarbiedoll.com.br/2012/03/21/barbie-em-edicoes-extremamente-limitadas/
      Obrigada pela visita e pelo carinho, farei uma visita ao seu blog! 🙂

  2. Oi Sam!
    Tudo bem!?
    Feliz Ano Novo!!!

    Bem, quem me conhece sabe que eu não sou nada fã dos corpos mm pela questão da não versatilidade, e eu gosto de “brincar” né…rs

    Mas é fato que as Barbies ficam MUITO MAIS glamourosas e divas neste corpo.

    A que eu mais gosto é a J.LO, pelo fato dela ter um quadril maior, fazendo-a ficar mais violão e menos modelo.

    Mas é obvio que existem outras lindas e divas com esse corpo também, a Medusa, Versace, a Basic Black Negra 04, Nikki Top Model, Nichelle e etc.

    Grande beijo Sam & André!

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s