Como transportar bonecas em uma mudança?

Basta pegar as bonecas e colocar numa caixa grande e pronto, né? Não é bem assim. O que pode parecer óbvio em determinadas situações, como com relação as bonecas que nunca foram removidas de suas embalagens (as NRFB), não é tão simples quando o assunto são as bonecas que estão fora das caixas originais. Atualmente minha coleção é dividida em bonecas que estão em suas embalagens e bonecas fora das caixas. O que fazer, então, no caso de uma mudança residencial, por exemplo? É uma situação que estou vivendo atualmente e quero compartilhar com vocês algumas possibilidades.

Crédito da imagem: Samira | www.mybarbiedoll.com.br
Crédito da imagem: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br

Grande parte das bonecas que estão fora das embalagens originais são as em corpo Silkstone, mais pesado e frágil se comparado com uma boneca em corpo feito de vinil normal. E agora estou passando por um momento feliz e complicado ao mesmo tempo: estou me mudando para um lugar maior, o que é ótimo (mais bonecas, quem sabe um dia? rs), porém transportar essas bonecas de lá pra cá é que não me parece tão simples.

Há transportadoras que fazem o serviço completo, embalando seus pertences e os transportando. Nesse caso, bem mais caro se comparado com uma mudança comum, você tem pouco trabalho. Mas fico imaginando um colecionador se vendo desesperado, já que um funcionário deste tipo de serviço pode não entender a questão sentimental em torno de bonecas, afinal de contas, pra muitas pessoas, são apenas brinquedos. Mas para nós não.

Por isso decidi eu mesma embalar meus pertences (já que optei por uma mudança comum, muito mais em conta financeiramente). E não foi diferente com minhas bonecas, em especial com as bonecas que estão fora das caixas originais – muitas caixas delas joguei fora, julguem-me! rs

Comprei então algumas caixas grandes para transportar essas bonecas em especial. Mas não as coloquei simplesmente dentro, de qualquer jeito. Comprei também folhas de papel de seda para embalar uma a uma. É trabalhoso e cansativo, mas pelo menos terei certeza que elas estarão livres de alguns problemas que por ventura surjam no caminho.

Crédito da imagem: Samira | www.mybarbiedoll.com.br
Crédito da imagem: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br

O processo antes de embalar consiste, ainda, na limpeza e inspeção de cada uma delas. É um bom momento para dar uma organizada. Para tanto, usei um pincel macio para limpar os detalhes do rosto e trajes que tivessem algum pó acumulado. E naquelas que notei algum ponto de mofo, usei lenço umedecido. Por que o lenço? Porque muitos desses lenços são produzidos sem álcool, produto abrasivo que, se não usado com cuidado, pode acabar danificando a maquiagem ou outros detalhes nas bonecas. Também usei o lenço umedecido para limpar os standsApós usar o lenço, passei papel para enxugar qualquer ponto úmido antes de embalar. Você também pode usar um pano macio de sua escolha.

Atente para o mofo: aparentemente a boneca pode estar normal, mas o mofo pode estar presente. Se você notar que o rosto dela está pegajoso ou brilhando, como se estivesse úmido, ou se ao contrário, o rosto estiver opaco, diferente do original, passe um lenço umedecido ou papel macio para testar: se ficar levemente amarelado ou esverdeado, é o maldito do mofo que estava ali.

Para embalar, fiz o movimento simples como se estivesse embrulhando elas, como um bombom (bombom gente, não vão pensar bobagem rs). Essa é a ideia e funciona. Para prender o papel, usei fita crepe nas extremidades. Não precisa usar uma folha de papel inteira para uma só boneca (só usei ali para exemplificar). Dá para cortar no meio e cada metade embala perfeitamente uma boneca. O problema é que bonecas com vestidos rodados ou trajes maiores exigirão um papel maior. Após embalar, fui colocando uma sobre as outras dentro da caixa, cuidadosamente.

É importante frisar que embora eu irei contar com um serviço de frete/transportadora para transportar os demais móveis e itens da minha casa, essas caixas de bonecas que montei e mostrei aqui, eu mesma as irei levar de carro. Não tenho coragem de deixar que levem, só as que ainda estão em suas caixas (até porque nesse caso elas estarão ainda dentro de uma outra caixa, portanto, protegidas).

E você, já passou por alguma situação parecida? O que fez na ocasião? Conta ai!

 image10

Anúncios

27 comentários sobre “Como transportar bonecas em uma mudança?

  1. Hello from Spain: I also keep the dolls in a bag and closed transparent plastic. The box with other dolls get into the locked box. It is hard work. I hope that your move is correct. Keep in touch

  2. Quando eu me mudei, levei toda a minha coleção no meu carro, tanto as que estavam na caixa, quanto as deboxed. Tenho muito ciume delas. Tudo de bom para tua nova casa!

  3. Oi Sam…outro dia vi uma colecionadora acondicionar as dolls com vestidos mais amplos e rodados dentro de garrafas pet, ela cortava as garrafas uns 10cm antes do gargalo, acomodava as dolls lá dentro , tomando o cuidado de manter um papel de seda em volta delas, bem afofado, depois fechava a garrafa com fita adesiva.Daí era só guardar uma garrafa ao lado da outra dentro de cxs de papelão maiores…assim as dolls eram transportadas na posição vertical.Uma ideia prática e ecológica…kkkk….Boa sorte na casa nova !!! Beijos

  4. Olá Sam!
    Passei por isso ano passado. Também nos mudamos para uma casa bem maior (e eu finalmente iria ter um quarto só para mim e minhas meninas rsrs). E a gente fica naquele desespero de se vai perder alguma coisa ou quebrar.
    A minha sorte é que eu tinha a caixa da maioria, então apenas as devolvi e coloquei em outras caixas de papelão grande além de sacos para finalizar o lacre de tudo. As que não tinham caixa, eu coloquei dentro de uma mala e forrei cada fileira de dolls com panos ou toalhas, ficando tudo bem fofinho e apertado sem deixar elas se moverem e bagunçar tudo dentro.
    Me lembro o quanto foi gostoso chegar na casa nova, quarto novo e finalmente minha cristaleira para dispor a coleção. Realmente um sonho depois da correria e cansaço da mudança. Uffa!
    Desejo tudo de bom para você e sua família nesse novo lar!
    Beijos!

    1. Obrigada Magda!
      Estou preparando um móvel novo pra elas no escritório da casa, que também será o canto das coleções já que eu, meu marido e filho colecionamos várias coisas (DVDs, Lego, hot wheels, selo, e por ai vai).
      Mas vai demorar um pouco. Até isso acontecer, elas ficarão na antiga cristaleira e as demais encaixotadas infelizmente. Mas espero ser igualmente gostoso quando tudo estiver devidamente arrumado.
      Beijo!

  5. Oi Sam! Eu vim para a minha casa atual faz mais ou menos uns dois anos, portanto não irei me preocupar com isso por enquanto, mas eu queria perguntar qual é o melhor jeito de se limpar as bonecas semanalmente. Eu geralmente limpo as minhas bonecas uma vez só na semana, pois estudos nos demais dias da semana e não tenho tanto tempo, o problema é que eu percebi que limpar uma só vez não parece ser suficiente porque as prateleiras onde eu coloco as bonecas criam poeira muito rápido, aí vem a minha pergunta será pelo local onde eu as coloco ou porque eu não as limpo corretamente? Eu limpo elas com um papel toalha úmido e seco elas com uma outra folha do mesmo tipo de papel. Só para ajudar na resposta, eu acomodo minhas 38 bonecas em duas prateleiras de madeira e a maioria da coleção está em suas respectivas embalagens pelo pouco espaço que tenho no meu quarto. Então, será que você pode me ajudar? Qual o melhor jeito de acomodá-las?

    1. O local onde elas estão tem janela? Você costuma abrir muito a janela? Porque o pó pode estar vindo da rua. Sem contar que pode parecer bobagem, mas mesmo não abrindo janela acumula pó. Já reparou que quando você faz o simples movimento se estender uma colcha ou lençol na cama, e que sobem no ar várias impurezas? Isso pode contribuir também para o acúmulo de po. Não estou dizendo que com isso vc vá parar de arrumar sua cama, rs, não é isso. Mas o que quero dizer é que por alguma ironia do destino alguns locais são mais empoeirados que outros, independente da quantidade de dias de limpeza que façamos.
      Meu atual apertamento vive quase fechado grande parte do dia, mas mesmo assim acumula muita poeira.
      Triste e chato, né?
      Espero que um dia vc consiga resolver esse problema.
      Beijos!

  6. Que bom que vc vai para uma casa maior. Novas dolls virão, certamente. Moro em casa e reservei uma parede da sala de TV para expor parte das minhas. Só ainda não gostei de nenhuma idéia que me sugeriram. Quando conseguir fazer, mando foto pra vc. ver. Bjs e felicidades na nova casa.

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s