Mudanças nos labels a partir de 2015

O site Barbie Collector divulgou hoje (11) um comunicado a respeito de mudanças nos rótulos das bonecas, medida esta que será colocada em prática a partir de 2015. Basicamente o novo rótulo Gold passará a ser limitado a, no máximo, dez mil bonecas (antes o antigo Gold Label ia até 25 mil exemplares) enquanto o rótulo Silver, que já existiu há alguns anos, voltará a ativa, passando a ter limitação máxima a 25 mil unidades. Saiba mais a seguir:

Crédito da imagem: divulgação www.barbiecollector.com / Mattel
Crédito da imagem: divulgação http://www.barbiecollector.com / Mattel

Tanto os selos Pink quanto o Black não possuem uma quantidade definida de exemplares, enquanto o badalado rótulo Platinum permanecerá com até mil unidades produzidas (há controvérsias, já que há quem pense que eram limitadas até 999 unidades). Abaixo as informações divulgadas pelo site:

Pink Label Dolls

  • Feitas para: Colecionadores de bonecas de todas as idades.
  • Onde encontrar: Na loja online do BC e catálogo, assim como em qualquer loja que revenda bonecas colecionáveis.
  • Quantas são? Não numeradas, mais que 25 mil unidades em todo o mundo.

Black Label Dolls 

  • Feitas para: Colecionadores adultos de boneca.
    Onde encontrar: Na loja online do BC e catálogo, assim como em qualquer loja que revenda bonecas colecionáveis.
  • Quantas são? Não numeradas, mais que 25 mil unidades em todo o mundo.

Silver Label Dolls 

  • Feitas para: colecionadores de boneca em geral.
  • Onde encontrar: Na loja online do BC e catálogo, e em vendedores especializados em itens colecionáveis.
  • Quantas são? Numeradas sequencialmente, entre 25 mil unidades ou menos de cada boneca.

Gold Label Dolls 

  • Feitas para: colecionadores de boneca dedicados.
  • Onde encontrar: Na loja online do BC e catálogo, e em vendedores especializados em itens colecionáveis.
  • Quantas são? Numeradas sequencialmente, entre dez mil unidades ou menos de cada boneca.

Platinum Label Dolls

  • Feitas para: colecionadores de boneca ávidos.
  • Onde encontrar: Na loja online do BC e catálogo, e/ou em vendedores especializados em itens colecionáveis.
  • Quantas são? Edições numeradas sequencialmente de mil unidades ou menos de cada boneca.

Agora é aguardar para ver como será essa transição do antigo selo Gold para o novo selo Gold e como serão classificadas as bonecas antigas (provavelmente serão mantidos os selos antigos, caso contrário seria uma bagunça e desvalorização de bonecas de forma generalizada).

Outro ponto importante: esse lance de “numeração sequencial”, conforme li nas infos repassadas pelo BC de forma oficial, gera certo conforto e dúvida. Entendo esse tipo de numeração como a mesma aplicada para as Platinuns, segundo as quais cada uma vem com um número (escrito a mão em casos mais antigos ou datilografados, ou impressos, porém com fonte numérica diferente, nos certificados das bonecas mais recentes). Logo, será que farão o mesmo com as bonecas dos selos Gold e Silver?

Se sim, acredito que será interessante, embora o jeito seja confiar na fabricante uma vez que é humanamente impossível identificar todas as bonecas lançadas e comercializadas para pessoas do mundo inteiro, minimizando, dessa forma, a impressão duvidosa que muitos colecionadores têm com determinadas edições que estiveram, de algum modo, como sold out no site durante um tempo e, posteriormente, voltaram a ser comercializadas.

O que vocês acham disso? É válido ou não? O que iriam sugerir, caso não concordem?

***

Observação importante: os créditos das imagens estão na legenda de cada uma; ao clicar, as imagens/links redirecionam para suas páginas de origem. Se você é autor de alguma imagem, por favor, leia nossa página sobre uso de conteúdo.

Anúncios

6 comentários sobre “Mudanças nos labels a partir de 2015

  1. Olá Samira. Penso que não houve mudanças, mas uma tentativa de organizar e definir melhor o que realmente são estes selos, já que o uso deles estava bastante bagunçado nos últimos anos. Como você mesma citou na postagem, o selo Silver desapareceu de repente, e se não estou enganado a última vez em que foi usado foi 2009, na Hershey´s Barbie Doll. Passados cinco anos a empresa resolve ressuscitá-lo, o que acho ótimo, já que até então não tinha entendido o porquê de descontinuarem ele. É engraçado que antes, o limite máximo de bonecas para o Silver label era de 50.000, enquanto que do Gold label 25.000. Trazem o selo de volta e fazem essas “adequações” de tiragem, reposicionando um e diminuindo o outro. O que faz totalmente sentido, já que das poucas bonecas Gold Label com tiragem especificada (como amostragem, refiro-me às bonecas ModelMuse dos últimos dez anos), os números oscilaram entre 1.500 (como o Tribute Giftset) até 12.500 unidades (Kimora Lee). Mas, com essas adequações, um outro ponto importante e que só saberemos no futuro é se a empresa respeitará ou não a numeração sequencial dos selos Silver e Gold a que propõe. No mais, o que entendo da diferença que se formou entre Pink e Black label é que o último traz inovações, como peitões (Bond Girls), e bundões (J Lo), enquanto o primeiro a cada dia que passa tem mais e mais características de playline. Bjo.

  2. Eu realmente nunca entendi o motivo da descontinuação do selo Silver. Gerou uma bagunça com o Gold por causa desse desaparecimento. Gosto dele estar de volta. Uma coisa é quase certa: todo esse rearranjamento encarecerá as dolls do selo Gold. E se for isso mesmo, me cheira a oportunismo da Mattel.

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s