Great Fashions of the 20th Century Series

Já apresentamos diversas vezes aqui no MBD o quanto Barbie representa a moda e a história presentes ao longo das décadas – e até séculos! – desde sua criação no final dos anos 1950. A coleção Great Fashions of the 20th Century é um exemplo disso. Na oportunidade, a boneca celebrou os principais estilos e tendências que marcaram alguns momentos do século XX. Para quem ainda não conhece a série, confira as dolls lançadas, comparando-as com cada estilo retratado.

1998 Promenade in the Park Barbie Doll: a primeira boneca da série usa um traje comumente utilizado pelas mulheres em meados da década de 1910. Consiste em um casaco usado sobre uma blusa de gola alta branca, decorado com detalhes em preto. Usa, ainda, saia com duas camadas de tecido e uma faixa na cintura. Como acessórios, chapéu preto com penas e guarda-sol. A imagem comparativa representa, especificamente, um traje usado na década anterior, em 1890, porém este mesmo estilo ainda foi utilizado no início do século XX.

1998 Dance ‘til Dawn Barbie Doll: enquanto aqui no Brasil a conhecemos como melindrosas, em outras partes do globo terrestre este estilo feminino típico dos anos 1920 é chamado de Flapper. Plumas, peles, muitos canutilhos e miçangas ricamente adornavam os vestidos, mais curtos se comparados com a década anterior. Outro detalhe importante é o abandono gradual do espartilho, peça herdada pelo vestuário feminino de épocas anteriores, como a era Vitoriana. Pouco a pouco a mulher conquistava mais liberdade, fugindo do excesso de tecidos que marcaram as roupas femininas ao longo dos últimos séculos e do acessório que, muitas vezes, a deixavam sem ar. A segunda boneca da série usa vestido que mescla as cores lavanda, rosa e roxo, com babados. Uma fita acetinada foi usada como cinto; colar de contas e brincos são alguns dos acessórios, além de uma tiara com plumas, que ajeitava o penteado nos cabelos em corte chanel (febre à época). Um boá, igualmente de plumas, finaliza o traje.

1999 Steppin’ Out Barbie Doll: mesmo com a Grande Depressão econômica, pós-quebra da bolsa de Wall Street, Nova Iorque, em 1929, o glamour continuou sendo acentuado na moda, refletindo também na terceira Barbie da série, que celebra uma das tendências presentes na década de 1930. O vestido com modelagem sereia em tecido acetinado preto possui, ainda, peças metalizadas costuradas em um tecido, também prateado, na parte superior; tais detalhes foram inspirados no movimento art deco, presente não só na moda, como na decoração, arquitetura, arte, etc. Um marabú de plumas brancas e chiffon preto, além de par de luvas e joias de strass completam o look. Os cabelos lisos platinados também são outro destaque deste fashion que acentua a feminilidade, com cintura e quadris marcados.

2000 Fabulous Forties Barbie Doll: o mundo vivia um momento turbulento, marcado, sobretudo, pela Segunda Guerra Mundial, iniciada no final dos anos 1930 e que perdurou na década seguinte. O estilo fabuloso continua, porém mais sóbrio, mas sem perder o estilo (embora inovações que revelavam mais partes do corpo, como o biquini de duas peças, já causassem um verdadeiro frisson nas praias). A quarta boneca da série usa um conjunto de casaco e saia feito em charmeuse (tecido derivado da seda) em vermelho, estola de pele falsa preta, chapéu com pena igualmente preta e rosa vermelha. Brincos, pulseira, broche de libélula e bolsa-carteira finalizam o look.

2000 Nifty Fifties Barbie Doll: no final dos anos 1940, prosseguindo nos anos 1950 e décadas posteriores, o rock and roll e seus subgêneros como o Rockabilly (popularizado por fenômenos musicais como Elvis  Presley e Johnny Cash) também influenciaram a moda. No caso das mulheres, saias rodadas eram uma ótima opção para garantir um movimento interessante na dança deste gênero musical, considerado polêmico à época. E muitas dessas saias eram bordadas com motivos diferentes. O mais popular deles foi o cachorrinho poodle, incorporado nesta Barbie, a quinta da série. Veste suéter preto personalizado com a letra “B” sobre uma camisa branca com bolinhas rosa. Além da poodle skirt cor de rosa, usa anágua de tule branco, ambos acinturadas por um cinto preto. Nos pés, sapatos com meias soquete rendadas. O rabo de cavalo loiro é amarrado com um lenço rosa. Como acessórios, bolsa preta, colar de pérolas falsas, brincos prateados e pulseira com um pingente em forma de flor.

2000 Groovy Sixties Barbie Doll: antes da coloridíssima década de 1980, tivemos os vanguardistas anos 1960, marcados por uma explosão de cores, estampas, estilos no vestir e quebra de paradigmas entre gêneros. A mini saia e as referencias da subcultura do modernismo (era MOD) nas roupas foram uma das febres desta década, referenciada também pela liberalização feminina de algumas amarras machistas. A famosa queima de sutiãs (Bra-Burning) e o uso de hormônios sintéticos em forma de pílula anticoncepcional são alguns exemplos. Na música, o famoso festival de Woodstock foi um dos momentos memoráveis desta época. O groovy que dá título à boneca era usado como sinônimo para falar sobre algo legal, na moda. Outra característica deste tempo é a modelo sensação à época Twiggy (que já ganhou boneca e da qual falamos aqui), um dos ícones desse estilo.

Para homenagear esses anos liberais, a sexta Barbie desta coleção usa casaco curto com camadas de pelúcia em rosa e um mini vestido super colorido feito com tecidos diferentes nas partes superior e inferior, acinturado por cinto branco. Entre os acessórios, boné branco, meias arrastão brancas e go-go boots, bolsa branca e óculos.

2000 Peace and Love 70’s Barbie Doll: a sétima e última boneca da coleção retrata os anos setenta que, a exemplo da década anterior, também marcou a moda com cores e irreverência, vindos, sobretudo, dos movimentos de contracultura e o comportamento Hippie, estilo de vida que pregava entre outras coisas a paz, o amor, a luta contra a guerra, o autoritarismo e o capitalismo, e a liberdade entre gêneros. Flores e misto de estamparias, calças boca de sino e recursos naturais como sementes na elaboração de acessórios são alguns dos exemplos. A cantora Janis Joplin foi um dos símbolos desta época e estilo. Esta Barbie também homenageia este momento: nos cabelos, lenço estampado com flores; colete marrom, calça boca de sino, sapatos plataforma, óculos, bolsa e colar de contas.

Infelizmente a coleção, aparentemente, foi concluída com essas sete (ao menos o site Barbie Collector apenas dá conta delas nessa série). Certamente ficaria incrível uma boneca representando um dos inúmeros fashions ousados, combinando com um cabelão armado, típicos da década de 1980 (#MadonnaFeelings), apesar de Barbie já ter representado inúmeras e irreverentes vezes esse tempo. E a década de 1990 também (imaginei uma Barbie grunge, já pensou?). É claro que há inúmeras possibilidades para ambas as décadas, mas deixo abaixo duas sugestões, uma menos arriscada e outra mais ousada: à esquerda, um look assinado por Gianni Versace e, à direita, o estilo grunge, uma das apostas de Marc Jacobs em um desfile de 1992:

O tema do post surgiu a partir de uma sugestão (valeu Fabrício!) e vez ou outra recebo sugestões de posts de vocês (leio e anoto grande parte delas). Há temas mais difíceis, alguns impossíveis de mapear dada a quantidade de bonecas lançadas, o que demandaria muito tempo e espaço; há casos, porém, onde a pesquisa flui de forma mais fácil. Mas tento pesquisar cada um e quando dá certo, apresento por aqui como foi o caso desse.

E você, se pudesse, qual fashion indicaria para uma das décadas retratadas (incluindo as faltantes)? Alguma boneca favorita desta coleção?

***

Observação importante: os créditos das imagens estão na legenda de cada uma; ao clicar, as imagens/links redirecionam para suas páginas de origem. Se você é autor de alguma imagem, por favor, leia nossa página sobre uso de conteúdo.

Anúncios

7 comentários sobre “Great Fashions of the 20th Century Series

  1. Já namorei algumas destas meninas, especialmente a Groovy e a hippie, mas não cheguei a comprar nenhuma. Se fosse pra continuar a coleção, eu radicalizaria com uma 80’s na vibe da Madonna (quem mais?) em Lucky Star, e uma 90’s à la Courtney Love, toda trabalhada no brechó. Dos anos 2000 é que não consigo imaginar algo icônico o suficiente pra continuar a coleção…

    Beijos, Sam

  2. Parabéns pela pesquisa, adorei a comparação entre as bonecas e os trajes verdadeiros. Pena não terem continuado a coleção pois ainda teria bastante material como vc cita no final do post.

    1. Concordo inteiramente com o André .Gostei muito da pesquisa e da comparação que foi feita .Gosto muito dessa coleção .Tenho um carinho especial pela Peace and Love e pela linda representante dos anos 50.Acho essa coleção muito rica em detalhes que hoje faz tanta falta .E não consigo entender por que eles não continuaram com ela.Teria sido bem legal mesmo se eles tivessem explorado o estilo Madonna pra representar o anos 80 . Agora André estou sentindo falta dos seus post aqui no MBD !! Volta logo !! Abraços 🙂

  3. Valeu Sam! Adorei a matéria. Essa é uma das minhas coleções preferidas.

    Minha única crítica é a Groovy Sixties, que é maravilhosa, mas infelizmente o tecido de “vinil” branco do boné, da bolsa e das botas, assim como o azul da saia, craquela todo.
    Tive uma fora da caixa que essas partes viraram pó, e hoje tenho uma NRFB que está perfeita, mas dá para ver que está craquelado e que se um dia eu resolver abrir vai ficar tudo no ar mesmo. 😦

    Não tinha pensado no Grunge como possibilidade dos anos 90, é uma boa sacada. A evolução da moda no século 20 foi tão marcante que dava para fazer dez bonecas por década!

  4. Quando falamos em moda é impossível não associa-lá a Barbie, já que a mesma é de suma importância no ramo. Acho bacana ver o deslanchar da moda, através desse ícone fabuloso, é uma série que não devia ter sido ”partida”. Um retorno seria bacana, renderia mais umas bonecas interessantes.

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s