Barbie Entrepreneur

Enquanto aparentemente não há mais novidades – pelo menos neste mês – na linha colecionável, na Playline a fabricante lança mais um produto, apresentado anteriormente na NY Toy Fair: a Barbie Entrepreneur, uma empresária empreendedora que faz parte da série I Can Be… Em quatro etnias diferentes, a boneca já está sendo comercializada no exterior, porém ainda não a vi por aqui (se alguém viu, comente!). Inclusive está entre as novidades do site Barbie Collector que, aliás, apresentou recentemente uma enxurrada de Playlines em sua loja, jogando para escanteio as colecionáveis, algo não muito comum até um tempo atrás. Quer dizer, é verdade que vez ou outra se via Playlines por lá, mas não tantas de uma vez só.

Junto com o lançamento das bonecas, a Mattel continua investindo na campanha Barbie #Unapologetic. Dessa vez, a mensagem levada aos consumidores é a de que se você pode sonhar, você pode ser (implicitamente, o que se sonha). A imagem abaixo ilustra, inclusive, a nova etapa da campanha, sendo difundida com destaque em vários pontos dos EUA, como na badalada Times Square, em Nova Iorque.

A imagem em questão foi transformada, inclusive, em outdoor para o lançamento da boneca | Crédito da imagem: divulgação Mattel/www.barbiemedia.com
A imagem em questão foi transformada, inclusive, em outdoor para o lançamento da boneca | Crédito da imagem: divulgação Mattel/www.barbiemedia.com

Porém não é a primeira vez que Barbie “trabalha” no mundo dos negócios. Talvez a primeira em que assume a dianteira como uma verdadeira mulher de negócios, líder em seu ramo; por enquanto, ainda no ramo dos brinquedos, quando se pensa em boneca, Barbie certamente é o nome que vem à cabeça.

Vejamos algumas delas. Em 1963 foi lançada a Barbie Career Girl que, ao menos visualmente, remete ao ambiente profissional de negócios. Boneca semelhante foi reproduzida em 2006. Abaixo, à esquerda, a boneca lançada na década de 1960 e, à direita, a reprodução:

Aproximadamente duas décadas depois, especificamente em 1984, surge mais uma Barbie com traje que possui clara inspiração no ambiente executivo. Com a Day-to-Night Barbie, os consumidores mais uma vez notam o tailleur característico de uma executiva ou secretária, porém com a vantagem de ser um traje reversível, que serviria tanto para o trabalho durante o dia quanto para uma saída com o namorado à noite.

E o comercial da boneca:

Em 1999 surge a Working Woman Barbie Doll, que já vinha com celular (lembra do famoso Motorola que mais parecia um tijolo? Pois então…), notebook, entre outros acessórios. Dessa vez a boneca até falava algumas frases, como “Eu amo ir trabalhar” ou “Eu tenho um e-mail”, num momento em que a Internet ainda estava iniciando sua popularização (pelo menos aqui no Brasil não eram todos que possuíam a incrível – SQN – Internet discada, quanto mais um e-mail ou computador). E mais uma vez seu traje era reversível, como se a roupa de “trabalho” fosse tão incomum para um happy hour.

Já na linha colecionável, uma Barbie que poderia estar facilmente inserida no ramo dos negócios seria a The Secretary, lançada  em 2007 na Barbie Fashion Model Collection. É claro que não possui um papel de liderança ou um cargo elevado, porém fundamental para que a empresa e seus gestores possam organizar e otimizar a administração. A boneca é acompanhada de um bloco de notas, um mini lápis e uma pasta, além do óculos “de grau” (a tenho por sinal e é bem elegante).

Crédito da imagem: divulgação www.barbiecollector.com/Mattel
Crédito da imagem: divulgação http://www.barbiecollector.com/Mattel

E agora em 2014 o empreendedorismo volta a aparecer entre as carreiras de Barbie, desta vez enraizado no universo empresarial. A Entrepreneur Barbie Doll é moderna e acompanha a tecnologia, possuindo, também, seus gadgets como um smartphone e um iPad, além da maletinha e necessaire. Possui quatro versões: loira, latina, asiática e afro-americana.

Crédito da imagem: divulgação www.barbiemedia.com
Crédito da imagem: divulgação http://www.barbiemedia.com

Ainda com relação à campanha de divulgação, a fabricante presta homenagem a dez mulheres empreendedoras, conforme lista abaixo. Há, inclusive, um site no qual as mães possam, junto com seus pequenos empreendedores, conferir ideias a respeito do tema, além de jogos e outras novidades (mas curiosamente não consegui acessar o site por aqui; vai ver está disponível apenas para os norte-americanos ou ainda será oficialmente lançado, embora conste na peça de divulgação da campanha).

Crédito da imagem: divulgação www.barbiemedia.com
Crédito da imagem: divulgação http://www.barbiemedia.com

Faltou a própria Ruth Handler nessa lista, que possui uma história incrível como executiva, conseguindo superar problemas pessoais e transformá-los em inovação (o livro “Barbie & Ruth“, escrito por Robin Gerber, traz uma série de fatos históricos a respeito da carreira dela e vale a pena ser lido).

E vocês, se pudessem indicar uma brasileira empreendedora para integrar essa lista, quem indicariam? Conhecem ou possuem alguma outra Barbie que também faz parte da carreira de negócios e não foi citada aqui? Comente!

***

Observação importante: os créditos das imagens estão na legenda de cada uma; ao clicar, as imagens/links redirecionam para suas páginas de origem. Se você é autor de alguma imagem, por favor, leia nossa página sobre uso de conteúdo.

Anúncios

16 comentários sobre “Barbie Entrepreneur

  1. Sou doido pela Day To Night. Amo essa fase dos anos 80, acho que por ter sido a época em que fui apresentado à Barbie.

    Um empreendedora brasileira que certamente merecia uma Barbie é a Gisele Bündchen, que soube administrar a fama conquistada nas passarelas e virou mulher de negócios.

  2. Hello from Spain: I like the new Barbie businesswoman. In my country, this new collection is not for sale in stores. There are many women entrepreneurs in Brazil, especially top models. Keep in touch

  3. Pensei que empresária seria uma carreira nova da Barbie eu não sabia que a Day-to-Night Barbie tinha haver com isso,a Barbie que está entre a versão AA enfermeira e a astronauta é nova porque eu já tinha visto a mais nova da piloto de avião e ela tá de branco.

  4. Nossa adorei essa linha da Barbie entrepeneur e acho muito inspirador essa frase “If you can dream it you can be it ” . É assim mesmo que devemos viver a nossa vida e é bom ver a Barbie seguir esse caminho. Gosto especialmente da astronauta!

  5. Samira andei pesquisando muito sobre Barbie(s) Silkstone e encontrei várias que até então desconhecia! que existem variações de Silkstone já existentes, diferentes em cabelos e até roupas. Pesquise por:
    *Barbie Silkstone Convention Doll
    ( variation 2014 Fiorella Barbie doll) Fiorella ruiva e com fashion preto!!!
    *2014 Silkstone Barbie Doll
    Convention – Dulcissima Blonde
    Dulcíssima LOIRA, porém com o mesmo fashion 😦 Mas prefiro ela à versão comum!
    Tem também de outros anos:
    *2013 Silkstone Milan Boater Ensemble Barbie NRFB IDC Italian Doll Convention
    Boater Ensemble LOIRA, o mesmo fashion, mas também prefiro ela!!!!
    *Barbie Silkstone
    Convention Doll (variation 2013
    Happy New Year Barbie Doll)
    Happy New Year com cabelos ruivos mais sóbrios e escuros e com uma roupa BEM DIFERENTE da comum!
    Além da Luncheon Ensemble Blonde, que você já mostrou aqui!
    Peço que faça um post, com imagens comparativas e informações sobre essas Silkstone(s)! Se tiver dificuldades para encontrar imagens de qualidade, coloquei as palavras-chave principais de cada uma, Seguida de “Flickr” as imagens que encontrei dessa forma são de ótima qualidade!!!
    Enfim peço que faça esse post, no intuito de ajudar a vários outros colecionadores a conhecer e ter a opção de escolher as dolls que realmente querem!
    Beijos e Abraços 😉
    OBRIGADO!!!!

  6. Também acho que faltou a Ruth, poxa! A linha é bem interessante, mas nunca me interessei por nenhuma. Na verdade não tenho nenhuma I can be XD~
    Por acaso esta tida por asiática é o mould face da Raquelle playline?
    Abraços!

  7. Adorei o Post! Muito bacana! Mas sendo sincero, essas novas Entrepreneur, são tão feinhas e sem novidades. E sim, o molde usado na asiática é o Raquelle, apesar de achar um erro. Deveria usar o molde Lea/kayla que representaria bem mais uma asiática! =]

  8. A muito tempo não via uma playline com tamanha divulgação. No Instagram da Barbie (@barbie) esta cheio de fotos de divulgação, vale a pena conferir. Adoro essa imagem de mulher poderosa e inteligente que ela passa, realmente é um dos melhores lançamentos esse ano.

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s