Barbie Romero Britto e outras inspiradas por pintores

Inspirada pela obra do mais pop artista plástico brasileiro de todos os tempos, Barbie usa um uniforme da seleção brasileira de futebol (bem estilizado, é claro), com estampas inspiradas por obras e peças publicitárias e outras obras criadas por Romero que é embaixador da Copa do Mundo 2014, como recentemente vimos em detalhes aqui.

Crédito das imagens: worldredeye.com e www.barbiecollector.com.

Porém há muitos anos Barbie se inspira em obras de arte por alguns dos mais inusitados (e belos) figurinos já utilizados por ela. Vamos acompanhar algumas das bonecas que já encantaram inúmeros colecionadores e fãs dos grandes mestres da pintura através dos tempos.

Water Lily Barbie (1997): Simplesmente deslumbrante, Barbie trouxe a leveza da obra do pintor impressionista Claude Monet com seus jardins e lagos para o seu traje.

Crédito das imagens: www.barbiecollector.compainting.about.com.

Sunflower Barbie (1998): Batizada de Artist Series a coleção trouxe para seu segundo exemplar uma das pinturas mais conhecidas de todos os tempos assinada por Vincent Van Gogh.

Crédito das imagens: www.barbiecollector.com e www.allposters.com.

Reflections of Light Barbie (1999): Inspirada nas obras de Pierre Auguste Renoir, Barbie usa uma estampa que lembra os céus e mares das pinturas de Renoir, nesta que é a última boneca desta coleção.

Crédito das imagens: www.barbiecollector.com e www.wikipaintings.org.

Lighter Than Air Barbie (2001): A Prima Ballerina Collection trouxe Barbie novamente para o mundo do balé, porém diferente de bonecas lançadas em coleções anteriores, esta nova trouxe poses inusitadas inspiradas nas obras de Edgar Degas, famoso por sua visão particular do universo das bailarinas.

Crédito das imagens: www.barbiecollector.com e www.edgar-degas.org.

Classic Grace Barbie (2002): Mais uma maravilhosa Barbie em porcelana foi lançada inspirada nos quadros de Degas, encerrando esta coleção.

Crédito das imagens: www.barbiecollector.com e www.edgar-degas.org.

Marie Antoinette Barbie (2003): Poucos sabem que as maravilhosas monarcas representadas na coleção Women of Royalty Series foram inspirados nos mais famosos quadros ao retrata-las. Maria Antonieta, uma das mais polêmicas governantes da França, teve sua versão Barbie inspirada no quadro assinado por Elisabeth Vigee-Lebrun. Veja que até as rosas em sua mão foram mantidas na boneca.

Crédito das imagens: www.barbiecollector.com e wikipedia.org.

Queen Elizabeth I Barbie (2004): Vários foram os pintores a retratar a Rainha Elizabeth I com o extravagante traje usado por Barbie. Um dos mais conhecidos quadros que homenageiam a monarca com este vestido foi assinado por Robert Peake.

Crédito das imagens: www.barbiecollector.com e wikipedia.org.

Empress Josephine Barbie (2005): Outra governante a ter vários retratos com o traje usado na Barbie em sua homenagem foi a Imperatriz Josefina de Beauharnais. Um que impressiona pela semelhança com o de Barbie foi pintado por Robert Lefèvre por volta do ano 1805. Comparem:

Crédito das imagens: www.barbiecollector.com e www.firstempire.0catch.com.

Barbie Inspired by Vincent Van Gogh (2011): Outra importante coleção a trazer o universo da pintura para o dos colecionadores da Barbie foi The Museum Collection. Neste exemplar, Vincente Van Gogh, que já havia sido homenageado em 1998, retorna com uma obra diferente: A Noite Estrelada. E com um cuidado surpreendente Linda Kyaw, além de estampar o vestido da boneca com a ilustração da tela, ainda criou sapatos e brincos exclusivos para esta Barbie com motivos semelhantes aos apresentados na pintura; até os cabelos receberam ondulações semelhantes às retratadas por Van Gogh.

Crédito das imagens: www.barbiecollector.com e www.etsy.com.

Barbie Inspired by Gustav Klimt (2011): Surpreendentemente parecida com o quadro Retrato de Adele Bloch-Bauer I, esta incrível Barbie encanta os fãs da obra de Gustav Klimt.

Crédito das imagens: www.barbiecollector.com e www.wallartshopping.com.

Barbie Inspired by Leonardo da Vinci (2011): Simplesmente inspirada no quadro mais famoso de todos os tempos, fica até difícil entender como demorou tanto para alguém ter a ideia de unir Barbie e Mona Lisa. O quadro foi criado entre 1503 e 1506 por Leonardo da Vinci, uma das figuras históricas mais importantes e conhecidas de todos os tempos e que além de pintor era cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Muito válida a homenagem; sem falar que a boneca amada por muitos colecionadores encontra-se bem valorizada atualmente.

Crédito das imagens: www.barbiecollector.com e monalisa.org.

Outra coleção que vale a pena ser citada neste post é a Portrait Collection (2002 a 2004), onde as belíssimas Mademoiselle Isabelle, Lady Camille e Duchess Emma vêm emolduradas em caixas que mais parecem quadros, inspiradas em diversas pinturas nos estilos rococó e neo-clássico.

Crédito da imagem: seller supergirl1066/eBay
Crédito da imagem: seller supergirl1066/eBay

Seja lá qual for o seu estilo favorito de arte, se clássica ou moderna, certamente alguma Barbie que representa algum mestre da pintura irá te encantar. Comente abaixo sobre as suas preferências em relação a estas obras de arte!

***

Observação importante: os créditos das imagens estão na legenda de cada uma; ao clicar, as imagens/links redirecionam para suas páginas de origem. Se você é autor de alguma imagem, por favor, leia nossa página sobre uso de conteúdo.

Anúncios

14 comentários sobre “Barbie Romero Britto e outras inspiradas por pintores

  1. Todas simplesmente maravilhosas,tenho as três da coleção The Museum Collection, mas claro gostaria de possuir todas, belo post parabéns pelas informações adoro o blog de vocês
    Um grande Abraço

  2. André e Sam, sendo franco, acho a Barbie do Romero uma piada, fiquei decepcionado com a grande oportunidade de criação resultar em uma boneca nem um pouco refinada, somente aplicação de uma estampa gráfica do artista num vestido de corte simples e fim, até parece um descaso com os colecionadores.
    Na minha opinião poderiam chamar outros artistas renomados para poder representar justamente a cultura Brasileira como Ronaldo Fraga e Isabela Capeto.
    bjo

    1. Concordo em partes com você Marlon, convenhamos que a boneca não é “o melhor dos mundos”; mas no geral gostei do resultado. Está na mesma vibe dos ensaios de moda publicados nas revistas (ver link abaixo), e a Barbie é uma eterna representante de todas as tendências através dos tempos. Na minha opinião os pontos fracos são o molde repetitivo e esse mesmo cabelo liso, loiro e reto. http://www.bloginvoga.com/2014/04/06/marie-claire-brazil-april-2014-kamila-hansen-fabio-bartelt-editorial/

  3. Lindas, lindas, lindas !!! Verdadeiras obras de arte ! Tenho muita vontade de ter todas ! Mas falta $$$….tenho as dolls Portrait, e são maravilhosas…as camadas diferenciadas de tecidos e os acabamentos são fabulosos…bem diferente do que andamos vendo últimamente por aí…

  4. André, se a Barbie Britto tivesse qualquer um desses looks da Marie Claire, seria outra coisa. OK, o Romero deve entender nada de moda (duvido) aí que entra o talento do time da Mattel pra fazer uma coisa mais fashion e interessante, menos literal do que uma simples estampa (cansada) que já vemos nas tantas coisas que o artista assina. Já imaginou se a ankle boot dela, em vez desse branco/rosa tedioso, fosse toda estampada com os desenhos dele?

    Sobre as outras Barbies do post, são irretocáveis! Me arrependo de não ter comprado a Da Vinci quando pude, já que, como você falou, agora custa caríssimo. E a Klimt eu acho, até hoje, o melhor uso do face mold Aphrodite! Bem podiam estender a série, imagina uma Barbie Abaporu!!! (brincadeirinha).

    1. Adoro as obras da Tarsila, incluindo o Abaporu, mas confesso que não consigo nem imaginar uma Barbie como o quadro, seria bizarro hehehehe só em brincadeira mesmo (mas com o colorido menos “cheguei” e o estilo de desenho das obras dela dariam estampas lindas!

  5. Olá, gostaria de saber se existe algum grupo do site no facebk, pois já procurei grupos de Barbie’s, onde colecionadores possam ficar postando fotos de sua coleção e recebendo dicas de pessoas com o mesmo gosto que o seu e nunca achei 😦 Seria muito importante pra mim, já que não conheço nenhum colecionador para conversar e discutir sobre o assunto… Por que o site não cria um e divulga na página? 😀

    1. Olá Mari!
      No meu blog eu recomendei alguns grupos de colecionadores que gosto muito. Neles você vai conhecer muita gente legal (ou não kkk). Segue a listinha:

      https://www.facebook.com/groups/431706213517715/ (Dolls Maniacs)

      https://www.facebook.com/groups/482184508565548/ (Barbie, amigos e afins)

      https://www.facebook.com/groups/282679318531306/ (Compra, venda e troca de Barbies, Susis e bonecas em geral)

      São apenas alguns deles, mas assim que entrar nestes, acabará encontrando outros relacionados 😉

      Espero vê-la por lá!

      Magda Amaral

  6. Sou do time que não se encantou com a Barbie Britto, ainda mais depois de ver esse post e relembrar que bonecas luxuosas e maravilhosas inspiradas em pintores já foram feitas. Como as obras do pintor brasileiro são super coloridas e vivas, além de trabalhar com diversas formas, acredito que um trabalho de apliques ao longo de um vestido longo como foi feito com a Generation of Dreams ficaria ótimo. Mas nesse caso quem está sonhando sou eu. Adorei o post.

  7. André parabéns pelo post .Você como sempre arrasando na qualidade das pesquisas e na forma simples e direta de compartilhar informações do mundo barbistico .Você é demais!!! Desde o anuncio da barbie Britto no ano passado.Eu ficava imaginando como ela seria .Usando como inspiração esses lançamentos tão maravilhosos que você compartilhou conosco.E torcendo para ela fosse tão incrível e ao mesmo tempo tão espetacular quanto essas.Mas sinceramente quando vi o resultado final dessa ai me senti extremamente desapontado. Tah ai ela até pode ser bonitinha e ter como inspiração esse estilo mais despojado .Mas ela esta longe de ser uma obra de arte.Das bonecas compartilhadas no post as minhas favoritas são a Water lili,a Maria Antonieta ,a Monalisa ,e toda coleção Portrait Collection .Pra mim elas são um grande referencial de qualidade e de luxo.Meu querido abraços !!!!!!!:)

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s