BRITTO Barbie Doll

Há alguns dias acompanhamos diversos sites, tanto de vendas quanto blogs e fóruns de discussão, apresentando imagens reais da boneca criada pelo artista plástico brasileiro Romero Britto em parceria com a Mattel. E, como tem sido comum entre os últimos lançamentos (lembram que o mesmo aconteceu com a Dulcissima e a Principessa?), com certo atraso a fabricante iniciou a divulgação oficial da BRITTO Barbie Doll (já disponível no site Barbie Collector).


Crédito da imagem: divulgação Mattel | Photographer Paul Jordan | Stylist Mary Jordan
Crédito da imagem: divulgação Mattel | Photographer Paul Jordan | Stylist Mary Jordan

A boneca, que carrega os desenhos multicoloridos característicos do trabalho do pintor e escultor pernambucano radicado nos EUA, representa ainda um dos momentos nos quais o Brasil ganha destaque na imprensa mundial: a realização da Copa do Mundo em solo brasileiro. É claro, de um jeito mais extravagante de ser.

Com uma bola nas mãos e usando um par de saltos (super apropriado #SóQueNão), com meiões característicos do esporte, ela tem como destaque o vestido com uma ilustração especial de Britto em comemoração ao futebol. A Barbie da vez também é a camisa dez da seleção, usada geralmente pelo jogador mais talentoso do time. O traje possui aplicações de corações na saia, bem como o uso de tela que, além de conferir certa transparência, também é um material usado em alguns trajes esportivos. No desenho, destaque também para pipas, flores, bolas de futebol e, claro, a palavra “Brasil”, em homenagem ao país sede do evento. Como acessórios, pulseira e óculos. A caixa vem com uma imagem do artista no verso e informações sobre a boneca em dois idiomas: inglês e português. O selo é Pink e foi desenhada em conjunto com Linda Kyaw.

A boneca já está sendo comercializada no Brasil por preços que partem da casa dos 99,99 reais (como na Semaan e na Kids e Cia, por exemplo). Mas é bem provável que será vendida em outras lojas de brinquedos e departamentos.

O brasileiro concedeu, ainda, uma entrevista falando a respeito de suas inspirações para a criação da boneca. Diz que sua inspiração veio de várias fontes: de coisas que ele ama e que são especiais para ele, que o deixa alegre, que lembre a alegria, e que ele jamais havia imaginado fazer algo para Barbie. Para ele, é um sonho realizado. Veja na íntegra abaixo:

Mas… vamos aos comentários sobre a boneca. Gosto muito do trabalho do Romero; já acompanho há algum tempo e curto alguns itens com suas ilustrações divertidas e lúdicas. Porém confesso que me causou estranheza o conjunto vestido + meiões de futebol. Durante a convenção brasileira ela nos foi apresentada, mas de forma tão rápida que, sinceramente, nem me recordo de como era. Só que pelo que me lembro, possuía um rabo-de-cavalo como penteado, ao invés dos cabelos soltos.

Entendo que Barbie é, originalmente, loira. Porém acredito que uma boneca versão Afro-American ficaria bem mais vistosa. Acho que o tom destacaria ainda mais o colorido da ilustração no traje, como esse usuário do Flickr demonstrou. Ou, ainda, uma versão brunette.

Parece que houve uma tentativa de fugir do senso comum do uniforme de futebol e optaram por um vestido, mas acho que não ornou. O meião terrivelmente me incomoda junto desse vestido. Poderiam ter optado por um uniforme mais feminino, uma saia (ao invés de um short) + a camisa, meiões e uma chuteira. Barbie, por favor, sabemos que o salto é um dos seus melhores amigos, mas não força a barra! Imagino até alguém tentando jogar futebol com salto e indo parar no pronto-socorro… Tá, tá, o brinquedo é uma leitura da realidade e as obras do artista fogem do comum, mas o salto já foi demais.

Apesar de tudo isso, gostei da boneca, embora sinta certo desconforto quando a vejo em um primeiro momento (não sei se vocês me entendem, mas bato o olho e uma estranheza me salta os olhos, sabe? Pode ser que, com o tempo, me acostume). Mas as obras do Britto também são assim: há quem ame e há quem não. O seu jeito singular de promover a arte não agrada a todos, mas me encanta muitas vezes. De qualquer forma, é legal ver o Brasil sendo mais uma vez lembrado no universo Barbístico (nesse caso, não iriam deixar de perder a oportunidade, né?) e, mais ainda, ver um brasileiro se destacando lá fora.

E vocês, o que acharam?

Imagem via Barbie Media e vídeo divulgação Barbie Collector/Mattel via Una Vitrina Llena de tesoros.

***

Observação importante: os créditos das imagens estão na legenda de cada uma; ao clicar, as imagens/links redirecionam para suas páginas de origem. Se você é autor de alguma imagem, por favor, leia nossa página sobre uso de conteúdo.

Anúncios

24 comentários sobre “BRITTO Barbie Doll

  1. Eu honestamente não sei se oq me encomoda mais é o meião horrendo ou se é os “dentes” pintados nos labios já que o rosto dela é mackie…

    Engraçado como o protótipo sempre é bem mais bonito do que o original…

    Mas vou comprar ela sim, mas vou apagar esses dentes com certeza!

  2. Curto muito o trabalho do Brito .Ele é incrível !!É um otimo exemplo do nosso povo lá fora.Mas particularmente esse projeto para barbie num contexto geral me parece uma boa forma de homenagear um artista tão importante.Mas pra mim não me sinto a vontade com essa boneca.Confesso que desde que fiquei sabendo da iniciativa na epoca da convenção fiquei super empolgado e ansioso com o lançamento ,mas imaginava uma outra realidade totalmente diferente dessa.O que foi essa ideia de misturar salto ,meião e ainda pra fechar o kit sem noção ósculos escuro ??Mas fazer o que né?? O importante mesmo é que estão olhando mais para o Brasil.Agora um duvida elá exclusiva só daqui ou o mundo inteiro esta de olhos voltados para ela???Abraços

      1. Valeu Sam pelo retorno.Mas uma duvida que mais bonecas que você lembra que foram comentadas na convenção para serem lançadas esse ano.Eu ainda puxo da memoria que eu ouvi falar que vai ter uma releitura do clássico do cinema E o vento levou certo?? 🙂

  3. Ah legal,eu acho que eles vão fazer no mesmo estilo que o Magico de Oz ,caixas separadas e com o rosto dos atores.Você lembra de mais outras bonecas que estão prometidas para esse ano??

    1. Não me lembro, Rô, só me lembro das The Look (que mostrei tempos atrás), Romero, Oz, E o vento levou e as Silks. Não consigo me lembrar de outros, tudo passou muito rápido, nem dava pra ver direito. Uma pena. O jeito é aguardar mesmo.

      1. Tranquilo Sam !! Pergunto por que a gente sempre tem sede por mais novidades né??E também por que eu to achando esse ano tão fraquinho.Mas muito obrigado sempre pela sua atenção !!! 🙂

  4. Tinha certeza que o mold era Aphrodite!! XD~
    Essa boneca não me agradou em nada, nada mesmo, esperava uma homenagem ao Brasil, que não representasse futebol, é tão difícil pensar em Brasil sem futebol?? Gostei das cores, afinal nada mais justo para representar nosso país, acho que ficaria linda em uma versão AA, porém com o mold GG, já que é pouco usado na collector e como nosso país é misto seria interessante uma doll negra com traços caucasianos, enfim não gostei!!

  5. Um equívoco dos pés à cabeça. To começando a me repetir: cada novidade de 2014 é mais um balde de água fria. Até entendo que não é uma “barbie brasileira” (apesar de termos loiras belíssimas), e sim uma “barbie celebra” o futebol e a copa. Mas, na boa, o Britto podia ter dado força numa direção menos bisonha. Ou alguém podia ter dado força pro Britto num design melhor pro vestido e meiões dessa coitada. É a perfeita gringa sem noção que vai assistir a um jogo de futebol… difícil engolir tamanha aculturação vinda de um brasileiro/pernambucano.

  6. A ideia foi ótima, mas o produto final ficou meio….. blé
    Eu esperava ver a Barbie vindo para o Brasil, trazendo aquela sua elegância, mas esse conjunto não me proporcionou isso, o vestido me parece estranho, a estampa é linda mas ele em si, não me agrada, já as meias com salto, não gostei, as meias são estranhas caídas, e pra completar o salto é feio, essa bola playline não ajudou em nada, e esses óculos (óculos??) são dispensáveis…. eu passo rçrç

  7. Olá Samira,

    Vi essa doll na Semaan ontem e o pior não é a ideia em si do meião com salto ou do vestido com isso tudo é a apresentação. A roupa ficou muito malfeita, pior que das últimas fashionistas.
    Se você vai homenagear o país, com uma criação de um artista tão famoso, não se deve pecar qualidade dessa forma

  8. Mieke, concordo plenamente. Ri muito.” É a perfeita gringa sem noção que vai assistir a um jogo de futebol”. Exatamente. Achei que ela tem muita informação visual, muito poluída. Fica difícil saber ao certo o que está se celebrando, se Romero, o Brasil, o futebol, o verão ou o mau gosto? Talvez todos juntos! Meu sonho para essa doll teria sido uma versão “gown”, tipo Generation of Dreams, que teria “espaço” suficiente pro Romero “criar” a vontade. E ainda com direito a versões AA e Oriental, celebrando a faceta multicultural do nosso país! Sonha não custa nada, ou custa?

    1. Pois é, Gigio. Todos sabem que Barbie é um ícone de estilo, mas com essa roupinha aí ela apanharia sem dó do Fashion Police. Não me incomoda o fato de ela ser loira, e a estampa é até bonita. Mas se fosse um longo – ou pelo menos um vestido mais ajustado ao corpo dela – seria outro nível! Umas chuteiras estilizadas (mesmo que fosse uma maluquice com salto) e um óculos mais esportivo, uma pele bronzeada (ela está no Brasil, minha gente!)… Sei lá. Ela precisaria de mais uns três estágios de planejamento antes de ser lançada. Como você disse, rola uma celebração ao mau gosto aí.

  9. Um lixo completo que eu não teria nem se a Mattel me pagasse uma mensalidade pra manter aqui.

    É raro eu me expressar nesses termos em relação a uma Barbie, mas realmente, não dá! Não gosto muito do trabalho do Britto, mas é um artista brasileiro de renome e acho legal que exista uma Barbie dele. Talvez eu tivesse gostado muito se fosse uma boneca com partes pintadas ao estilo dele (sei que muitos odiariam uma boneca assim, mas acho que faria mais o estilo) e uma roupa condizente. Misturando com o tema Copa do Mundo, parece que o futebol foi “forçado” na coisa, sabe? Coloca umas bolas no vestido, uma bola na mão dela e o meião e pronto, está homenageando o futebol! Fora que o vestido é pobre.

    Enfim, acho que a Mattel teria sido mais feliz com uma linha de bonecas para a Copa que mostrasse elementos da cultura brasileira e do futebol, talvez com uma boneca loura, uma morena e uma negra. Assim, uma Barbie celebrando a arte do Britto poderia vir em separado.

  10. Pra falar a verdade eu gostei do resultado, a combinação meião+vestido fica um tanto diferente feito as obras de Britto, e acho que o propósito foi esse. Gostei da escolha em relação ao face mold, coloração do cabelo, bem Barbie mesmo, e prefiro assim, do que se fosse uma versão Afro.

  11. Ficou estranho porque o look achatou a silhueta. Há a linha horizontal da barra da saia, a do joelho, as três linhas dos meiões e mais os ankleboots com a linha rosa – e ainda por cima nada a ver! – A estampa graúda se somou á todo esse desastre, achatandoá ainda mais! E custa ter uma versão AA?

  12. Eu não vi erro nenhum!
    O meião lembra polainas e o salto da um glamour que chuteiras não dariam (fora que já temos Barbie de chuteiras)

  13. Nao sei bem o que pensar , mas não compraria (preferia uma brunette).
    Quanto ao meião de futebol (com as listras) …agora é moda … lembro que vi esta semana mesmo no editorial de moda da revista “Marie Claire” edição especial . Algo como moda “Esporte Chic ou Esporte Luxo ” . Não lembro direito termo usado , mas é MEDONHA as fotos da revista (essa Barbie tá divina se comparada com as fotos do editorial de moda mostrando as fotos roupas com as meias ….)

  14. OLÁ SAM , VOU CONCORDAR COM O FABRICIO , REALMENTE FALTOU MUIIIITTOO PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO DESSA DOLL , SINTO MUITO EM DIZER A MINHA OPINIÃO QUE ESTA BONECA ESTÁ TOTALMENTE CRIADA SEM NOÇÃO, AS PRESSAS E SEM CONTEÚDO ,ÁNALISEI NA MINHA VASTA EXPERIÊNCIA COMO DESIGNER , QUE HÁ MUITA POLUIÇÃO VISUAL , COMEÇANDO COM A CAIXA QUE É UM EXAGEIRO SÓ ,A DOLL FICARIA LINDA SE FISESSEM A PARTE DE CIMA A CAMISETA COMO ESTÁ , COLOCASEM UM SHORTINHO BRANCO (SEM DETALHES), ASSIM FICARIA MAIS ARMÔNICO COM AS MEIAS RASTÃO , SEGUNDO ,O MOLDE DELA NÃO CONVENÇEU,,, FALTA A MORENA , E CADÊ A NEGRA MINHA GENTE ????.
    MESMO NO MUNDO DA MODA O VESTIDO COM ESSE TIPO DE MEIA , É O TERROR , E NÃO SEI QUEM É O PRODUTOR DE MODA DA MATTEL , QUE DEIXOU UMA BIZARRICE DESSAS SAIR NO MERCADO ??? CADÊ O BOM GOSTO DO ROBERT BEST DIRETOR DESSA LINHA NA MATTEL..??? OUTRA DICA PARA A MATTEL , O FUNDO DA CAIXA PODERIA SER NO TOM AMARELO MESMO MAIS SÓ A COR , DEIXASEM A ESTAMPA DO BRITO FORA , PARA A BONECA ORNAR MUITO BEM E COMBINAR COM A RIQUEZA DA EMBALAGEM , PENSANDO ASSIM NOS COLECIONADORES COMO EU QUE NUNCA RETIRA DAS CAIZAS SUAS DOLLS .. ENFIM UMA PENA E BOLA MURCHA DA MATTEL COM O BRASIL , MAIS COMO A BREGUISE TEM GENTE QUE AMA , ENTÃO VAI VENDER MUITO MESMO …FAZER O QUÊ …!!! TEM GOSTO PARA TUDO ,NEH FAZER O QUÊ??? MAIS NA MINHA COLEÇÃO JAMAIS.! SINTO MUITO.!

  15. Sam, essa foi a única boneca que achei à venda na viagem, no aeroporto e, sinceramente, ficou simples e feia na minha opinião. Não gostei, me pareceu uma boneca simples demais pra ser collector, além da mistureba nonsense. abraço!

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s