Skipper 30º e 50º Aniversário: saiba as diferenças

Apesar de eu ser um grande fã de edições comemorativas dos aniversários de Barbie e seus amigos, relutei em comprar a versão em comemoração aos 50 anos de Skipper, exatamente pelas fotos apresentadas mostrarem praticamente a mesma boneca em comemoração aos 30 anos. Ao ver que a pequena estava ficando rara e que possivelmente seria difícil (e bem caro) compra-la depois, resolvi arriscar e comparar as duas e caso eu não gostasse do resultado venderia futuramente. Obviamente ainda não sabia do lançamento da versão brunette! Mas revolta à parte, comparei as duas versões que apesar de terem as mesmas roupas e acessórios, tem algumas diferenças, e notei que valia a pena ficar com estas “gêmeas”. Veja a seguir um comparativo com as duas versões e vejam se concordam comigo que elas não são tão parecidas assim.

Crédito das imagens: Skipper  e roupas via divulgação http://www.barbiecollector.com/Mattel e acessórios via breakfastclubandfries/eBay.

Como a maioria já deve saber, a Skipper que comemorou o 30º aniversário é feita em porcelana, portanto a primeira diferença que se nota é que a versão em vinil apresenta movimentos de cabeça o que é impossível nas bonecas de porcelana, já que tem a cabeça moldada ao corpo. A versão em porcelana também tem a pele bem mais clara em comparação com a versão de 50º aniversário. A Skipper de porcelana é levemente maior que a versão em vinil da boneca, cerca de 1 centímetro maior (isso acontece também com Barbie, Ken e Midge cujas versões em porcelana são maiores que suas versões em vinil).

As etiquetas que elas trazem presas ao pulso direito, são feitas em papel fosco na versão de 30 anos e de papel laminado na versão 50 anos. Em relação ao traje, apesar de aparentemente iguais, apresentam várias diferenças. Clique nas imagens para ampliar:

A começar pelo arco que segura os cabelos, na versão em porcelana é de metal prateado enquanto na versão vinil é de plástico dourado. Os tecidos usados na versão de 50º aniversário são num geral mais finos que os usados na versão mais antiga, até pelas fotos fica nítido. As linhas usadas para os bordados de flores são bem mais nítidos na versão de 30 anos, na de 50 em alguns pontos é usada uma linha branca então lgumas pétalas ficam praticamente imperceptíveis a uma certa distância. Algo que eu havia percebido no protótipo porém acreditava que seria diferente na boneca real, é o tamanho das anáguas que Skipper usa sob a saia. Na versão de 30 anos elas ficam totalmente evidentes enquanto na de 50 anos só se percebe que existem se a saia for levantada, percebi que na versão de 50 anos ela é bem mais curta que a saia, realmente impossibilitando que seja percebida.

Os cabelos da versão em porcelana apresentam um tom uniforme de um loiro tendendo para o tom mel com uma franja irregular e que não fica “grudada” à testa. Já a versão em vinil tem cabelos em vários tons de loiro misturados (eu consigo perceber pelo menos 3 tons diferentes); como já citado pela Sam na sua review os cabelos são milimetricamente cortados e a franja bem rente à testa e sem nenhum fio fora do lugar. A maquiagem é muito simples, resumindo-se em uma sombra leve num tom marrom claro em ambas as versões, e um batom em tom tomate na versão de 30º aniversário e coral na versão de 50º aniversário. Os olhos e sobrancelhas também apresentam diferenças de tonalidade, sendo mais claros na versão em vinil. Skipper não tem as unhas pintadas, percebam que a versão de 30 anos está sem as luvas pois tirei para mostrar que não eram pintadas e esqueci de recolocar! Rsrsrsrsrs. As caixas de ambas tem praticamente a mesma altura, porém a versão antiga é bem mais larga pois as bonecas de porcelana produzidas pelo Barbie Collector vinham com uma caixa interna totalmente em isopor protegendo a boneca de possíveis quebras.

No verso da caixa da versão atual é apontada a quantidade produzida: 4.600 unidades. Enquanto na versão de 30 anos, há uma etiqueta apontando o número da boneca produzida (foram disponibilizadas 8.000 unidades). Outro diferencial presente na versão em porcelana é o certificado de autenticidade; em formato de livreto conta a história de Skipper e mostra importantes modelos lançados durante seus 30 anos de história, assim como acontece com as Platinum Label’s o certificado vem numerado individualmente. Abaixo o link para o certificado, dividido em três partes (o formato do arquivo é em PDF; para visualizar, clique em cada link).

Certificado 1 (PDF)

Certificado 2 (PDF)

Certificado 3 (PDF)

Os acessórios de ambas também trazem diferenças, a começar pelos stands: branco na versão de 30º aniversário com um adesivo em formato que lembra a bandeja de papel para ser colocada sob o bolo. Já na versão de 50º aniversário é preto com o nome Skipper em relevo. O chapéu da boneca de 30 anos é feito de um tecido fino e tem 2 “presilhas” para garantir que fique firme na cabeça da boneca enquanto na versão “cinquentinha” é feito de um material mais resistente cuja aparência lembra palha. Os bolos também são bem diferentes, sendo que na versão porcelana ele é bem grosseiro, com formas menos harmoniosas e pintura pouco vistosa. O bolo da versão de 50 anos é bem mais detalhado, com acabamento mais delicado, pintura de flores bem chamativa e enfeites ao redor do bolo em relevo, este bolo também é totalmente fechado por baixo enquanto o outro é oco. Ambos tem velas removíveis.

Pelas fotos que encontrei dos acessórios que acompanhavam o traje original lançado em 1965, aparentemente nenhuma das duas versões é fiel ao bolo vintage no qual se inspiraram. Os presentes também trazem diferenças, o da Skipper de porcelana é um pedaço de isopor embrulhado em papel laminado dourado, enquanto a Skipper em vinil traz uma caixa feita de plástico cromado, acho flor da versão mais antiga super delicada ao contrário da atual e notem que as fitas não ficaram na mesma posição. Os bombons (ao menos acredito que seja isso…) na versão de 30º aniversário são rolinhos embrulhados com papel crepom e amarrados com linhas enquanto na versão de 50º aniversário são moldados em plástico. Os acessórios feitos em papel são muito parecidos e optei por não menciona-los já que não notei diferenças muito significativas, principalmente que ficassem visíveis em fotos.

Espero que tenham gostado da comparação entre estas “quase gêmeas” e não esqueçam de comentar qual a favorita de vocês e se acham que vale a pena ter ambas versões.

Anúncios

14 comentários sobre “Skipper 30º e 50º Aniversário: saiba as diferenças

  1. Amei a comparação. Era exatamente a informação que eu estava buscando. 🙂

    Sinceramente? Não compraria as duas! Ou compraria a morena da segunda versão, para ter diferenças maiores. Pela roupa e detalhes, a versão em porcelana é melhor, mas isso já era esperado.

    Mas adorei o post! Serve para consultas futuras! Obrigada!

  2. Oi André, adorei essa comparação detalhada que vc fez, são dolls lindíssimas mesmo.Embora não seja foco de minha coleção, adorei a versão brunette dessa Skipper, achei muito fofa e sofisticada, parece uma criança de verdade…rssssss…Parabéns pelo post…Abraços.

  3. Puxa muito bem feito esse post! Pra quem ama a Skipper vale a pena adquirir as duas e combinar o que cada uma tem de melhor de acessórios e vestimenta numa doll só…Pra quem procura fidelidade à boneca original a de vinil ainda é a mais indicada, até porque no geral as reproduções estão ficando cada vez mais fiéis. Concordam?

    1. As repros realmente são muito bonitas. Apesar de não serem foco da minha coleção, me encanto com os detalhes e como elas conseguem ser fieis às originais e ao mesmo tempo mantendo algumas características atuais.

  4. Post maravilhoso, André!! Comparação perfeita e de muita utilidade aos que tem ou pretendem adquirir essa mocinha!!
    Eu prefiro mil vezes a versão de 50 anos.. muito mais linda. E vc? rs
    Beijos :*

  5. Oi André !!Eu gostei muito da comparação.Mas ser sincero eu prefiro muito mais a segunda versão.Eu gosto desse rostinho que ela tem.Abraços!!!!

  6. Pelas fotos posso concordar que a Skipper 50 é mais delicada que a Skipper 30. A de 50 tem um rostinho muito mais delicado, e os cabelos alinhados vão bem com a proposta “bonequinha”, já que ela representa uma menina. A de 30 não gostei pelo simples fato de que bonecas de porcelana tem uma aparência sinistra. Esta mesma de tão branca tem um semblante fantasmagórico, além do cabelo desalinhado. Me lembra palhacinhos de circo dos horrores.

    1. Ri aqui com os palhacinhos (tinha alguns de porcelana, com pinturas esquisitas, e realmente davam medo… Me desfiz logo Rsrs).
      Engraçado que, ao menos para mim, parece que a Mattel só “acertou” a mão com a pintura facial nas bonecas de porcelana mais recentes. As duas bailarinas da coleção Prima Ballerina, as Fabergé, por exemplo, são lindíssimas! E há outras. Não sei se pelo fato desta Skipper e de outras de sua série representarem itens vintage e, portanto, eles tentaram ser fiéis às bonecas reproduzidas, o que acarretou, com isso, pinturas do rosto mais estranhas.
      Agora, no quesito qualidade, sem dúvida a de porcelana deve ser bem melhor (embora eu não conheça pessoalmente). Mas concordo que a dos 50 anos é mais “bonequinha”. Sou suspeita pra falar; adorei a minha.

      1. Igor/Samira, eu também não achava as Barbies de porcelana bonitas, quando decidi adquirir algumas foi apenas pelo valor histórico das bonecas; mas me surpreendi com o quanto elas são diferentes “ao vivo” e em fotos. São surpreendentemente mais bonitas olhando de perto. Minhas primeiras aquisições foram uma Barbie e um Ken, após constatar que eram bem lindos, me animei e comprei Skipper e Midge.
        Não sei o que acontece nesses casos de bonecas que não são fotogênicas o suficiente, mas não é algo tão anormal assim. Um exemplo bem recente é a Dorothy Glamour que nenhuma foto faz jus a beleza dela.

  7. apesar de gostar de reproduções, não pretendo adquirir a Skipper cinquentinha. De um modo geral prefiro a de comemoração aos 30 anos, acho mais luxuosa e gosto mais dos acessórios, mesmo alguns acho ”meio brutos”.

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s