Raridades do Mundo Barbístico: Feliz Aniversário Barbie!

Hoje, 9 de março de 2014, Barbie comemora 55 anos, e para celebrar a data preparamos um post super especial com algumas das mais raras edições comemorativas dos aniversários anteriores desta eterna “diva de vinil”. São edições com tiragens pequenas, com distribuição restrita e que dificilmente os colecionadores que possuem estas raridades estão dispostos a abrir mão. Sendo assim, algumas delas atingem valores altíssimos em sites de vendas. Outras são tão raras que nem constam no site oficial da boneca. Acompanhe abaixo um pouco desta história de beleza e muito sucesso!

30 Anos

Pink Jubilee Barbie (1989): Os 30 anos de Barbie ficaram marcados por uma grande comemoração no famoso Lincoln Center em Nova Iorque. O evento, somente para convidados, contou com um mimo super especial, a bela Pink Jubilee Barbie. A caixa branca faz alusão aos 30 anos da boneca e o certificado de autenticidade constante na caixa informa a quantidade de 1.200 unidades produzidas. Com um lindo vestido prata e grandes cachos dourados esta Barbie encantou os participantes! Notem que ao lado da boneca há uma embalagem plástica, ali vinham embalados os sapatinhos e o stand; é acompanha também um pequeno manual, onde ensina a retirar a proteção plástica dos cabelos.

Crédito das imagens: divulgação Barbie Collector, seller team8587/eBay e bigpuma/eBay.

35 Anos

Happy Holidays Barbie (1994): Apesar da coleção Happy Holidays ser uma edição comemorativa das festas de fim de ano, esta versão brunette foi especialmente criada para o Barbie Festival (já falamos sobre este evento aqui) juntamente com várias outras bonecas de edições ultra-limitadas comercializadas somente no evento. Esta Happy Holidays é uma das mais caras e raras dentre as Barbies criadas para o evento. Sua tiragem foi de apenas 540 unidades. As edições regulares desta Barbie (Blonde e Afro-American) não trazem a guirlanda nas mãos; outro diferencial da versão brunette é o selo comemorativo de 35 anos de Barbie na frente da caixa.

Crédito da imagem: seller franklin200/eBay.

40 Anos

40th Anniversary Barbie (1999): Inspirada nas listras do primeiro traje usado por Barbie, a boneca comemorativa dos 40 anos é considerada por muitos a mais bela edição comemorativa já lançada. A versão regular desta Barbie (blonde e afro-american) foi vendida normalmente em lojas, porém a edição brunette foi exclusiva da convenção norte-americana de 1999 que ocorreu em Pittsburgh, Pennsylvania. Os convencionistas ganharam esta edição limitada a mil unidades. Note que houve o capricho de alterar até a foto no verso da caixa para a versão brunette. As caixas foram assinadas pela designer Ann Driskill.

Crédito das imagens: seller starlilly04/eBay e tkeeper/eBay.

45 Anos

45th Anniversary Barbie by Bob Mackie (2004): A versão brunette desta Barbie assinada por Bob Mackie também teve uma edição limitada a mil unidades. Porém neste caso a boneca só poderia ser adquirida na rede de lojas Toys ‘R’ Us e para compra-la era necessário adquirir duas Barbies da coleção Princess of the World (já falamos sobre ela aqui), ou então uma Princess of the Wolrd e uma The Bard Barbie. Quem realizava a compra, com + cinco dólares levava esta exclusividade para casa. Veja que no verso desta caixa também tomou-se o cuidado de alterar a foto, já que nas edições regulares a foto traz as versões blonde e afro-american.

Crédito das imagens: seller carmsadoll/eBay e divulgação Barbie Collector/Mattel.

50 Anos

Generations of Dreams Barbie (2009): Uma das mais conhecidas e queridas Barbies lançadas em comemoração ao cinquentenário de Barbie, a edição normal teve edições blonde e afro-american; porém uma rara versão brunette também foi produzida em quantidade de 500 unidades e doada pela Mattel para venda numa conferência de mulheres ocorrida na Califórnia. A renda obtida com a venda foi revertida para obras de caridade. Nas caixas da edição brunette consta um selo autenticando que trata-se de uma doação da fabricante da boneca.

Crédito da imagem: JennFL2/Flickr via Silvia Cafazzo Pereira/Pinterest
Crédito da imagem: JennFL2/Flickr via Silvia Cafazzo Pereira/Pinterest

Raras ou não, desejamos que Barbie ainda venha a ter muitas edições comemorativas de seus aniversários. E você leitor, conhecia estas raridades apresentadas no post? Comente conosco e feliz aniversário Barbie!

***

Observação importante: os créditos das imagens estão na legenda de cada uma; ao clicar, as imagens/links redirecionam para suas páginas de origem. Se você é autor de alguma imagem, por favor, leia nossa página sobre uso de conteúdo.

Anúncios

19 comentários sobre “Raridades do Mundo Barbístico: Feliz Aniversário Barbie!

  1. Bom dia Sam!

    Parabéns pra nossa diva! S2

    Sam…lendo o post me surgiu uma dúvida… Se a Barbie é loira, porque normalmente essas versões normais que tem blonde e aa (aniversário… Holiday e etc) eles depois lançam uma versão ultra rara BRUNETTE? (Que é a blonde com cabelos castanhos…)

    Não entendi essa ênfase na brunette… Lembrei tb daquela linda FAO com molde Carnival. (Não é holiday nem comemorativa…). Lançaram a blonde, não tem negra e depois veio uma ultra rara morena.

    🙂

    No mais… Amei o post. Uma doll maos linda que a outra! A primeira…com o vestido ultra metálico é lindíssima!

    Beijos Sam!

    1. Oi Rapha, tudo bem contigo?
      Sinceramente eu, particularmente, também não entendo o parâmetro para a escolha. Mas considero o seguinte: se o “normal” da Barbie é ser loira, logo, resta para alguma variação (AA, redhead ou brunette) tomar a dianteira para ser uma possível raridade. No caso das apresentadas aqui, grande parte são brunettes. Mas o porquê de terem sido eleitas para ser a mais rara, dai, não sei. Rsrsrs vai ver porque lançaram as outras antes, como disse, sobrando para elas o posto mais alto, por assim dizer.
      Beijo!

    2. Raphael, apesar da primeira Barbie ter sido lançada em versão loira e morena, as loiras acabaram ganhando mais popularidade e muitos anos depois as negras; sendo assim creio que os designers pensam sempre em loira/negra para qualquer boneca lançada em dupla com estes exemplos citados no post. Como fazer alteração apenas nos cabelos se torna mais fácil, provavelmente quando é necessário fazer uma versão para algum evento opta-se por alterar as bonecas loiras para morenas ou castanhas. Clique no link indicado no post sobre o Barbie Festival e note quantas bonecas em edições limitadas eles fizeram isso.

  2. Falando em raridades, você viu André que para a convenção japonesa a Mattel deu a Fiorella ruiva de vestido todo preto? Vai ser uma daquelas que o preço vai no espaço! Abs

    1. Realmente é uma dessas bonecas que já “nasce” com preço astronômico! Gostei muitíssimo dos cabelos, porém a roupa da versão normal é mais bonita na minha opinião.

  3. Estou no aguardo do giftset repro com a barbie, midge, allan e ken, mas bem que eles podiam aproveitar os 55 anos da barbie pra lançar outras reproduções interessantes esse ano…

  4. Olá André !!!! Parabens pelo post que como sempre esta impecável.Acho todas as edições de aniversário muito lindas,mas as minha favoritas são as do aniversario de 40 e a lindíssima edição de 50 anos,sem ser a Generations of Dreams ,mas uma outra que tem um riquíssimo vestido dourado.Tenho as duas só que na versão Blonde e as acho perfeitas!!!!Eu ainda estou na expectativa de que ainda lancem uma edição comemorativa luxuosa para esse aniversário, por que eu não consigo aceitar a Birthday Wishes como uma edição de luxo e também seria muito injusto só lançarem a Skipper ,sendo que a Barbie é muito mais importante do que a Skipper .Por isso eu estou ainda na expectativa .A esperança é a ultima que morre né?? rsrsrs Abraços meu querido e vida longa para a Barbie 🙂

  5. Senti falta de algum lançamento grandioso pra este ano, comemorando o 55º aniversário da doll. Afinal de contas, não é toda boneca que supera os 55 anos bombando no mercado, não é mesmo?
    A 50th anniversary doll acho a mais linda de todas, ainda que loira, o foco no dourado acho totalmente encantador e hipnotizante heheheh.
    Engraçado que se formos perceber, nesse ano, o foco em bonecas de linhas clássicas, e digamos “básicas”, como as Hollidays, Repro, Dolls of Word e afins, foram deixadas mais de lado, tendo até um decaimento na valorização e qualidade delas, e em contrapartida Dolls focadas em Filmes, Fashion Design e BFMC estão vindo com detalhes riquíssimos.
    Estou pirando ou isso procede?
    Bjão!

    1. Se não sair acho um baita descaso! Ainda não perdi a esperança e estou na torcida pra que apareça algo BEM MELHOR que a Birthday Wishes desse ano que na minha opinião é horrorosa e não faz jus de forma alguma a uma data tão importante.

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s