Em 1964 Barbie já tinha um namorado e uma melhor amiga e enfrentava fortes críticas sobre sua aparência altamente sensual. Ao mesmo tempo a fabricante da boneca recebeu centenas de cartas de “fãs” de Barbie que exigiam que ela se case e tenha uma filha. Neste ano, como forma de mostrar que a boneca tem um lado família (e de certa forma satisfazer os consumidores, já que Barbie provavelmente nunca se casará e terá filhos), a Mattel apresenta o primeiro membro da família Roberts: Skipper, a irmãzinha da Barbie!

Com aparência delicada, a bonequinha com enormes olhos claros parece pedir carinho e cuidados. Isto desvia a atenção para as formas voluptuosas de Barbie e mostra uma faceta até então desconhecida da boneca: mais família, cuidando da casa e cheia de mimos com sua irmã mais nova. Que tal conhecermos alguns dos lançamentos mais importantes destes 50 anos de história de Skipper? Afinal a personagem sempre esteve presente, seja junto de sua irmã famosa ou em coleções próprias.
Barbie Little Sister Skipper (1964): Em sua primeira aparição, Skipper surge nas versões loira, morena e ruiva.

Bendagle Legs Skipper (1965): Um ano depois de sua estreia, Skipper ganha pernas flexíveis.

Living Skipper (1970): No começo dos anos 70, Skipper ganha muito mais movimentos, pois além das pernas dobráveis também ganha corpo em estilo twist ‘n turn.

Growing Up Skipper (1974): A primeira tentativa de fazer Skipper parecer uma adolescente acabou causando polêmica, já que ao girar o braço da boneca seus seios cresciam. Apesar disso a boneca foi um sucesso.

Super Teen Skipper (1979): No final dos ano 70 Skipper surge com rosto sorridente e com aparência confiante. A boneca trazia roupa esportiva e um elegante traje para uma festa.

Sunsational Malibu Skipper (1982): Nos anos 80 pela primeira vez Skipper surge bronzeada nas praias de Malibu.

Great Shape Skipper (1985): Uma das mais populares versões de Skipper foi esta, de meados dos anos 80.

Homecoming Queen Skipper (1989): No final dos anos 80 surgem as primeiras versões afro de Skipper.

Babysitter Skipper (1991): Pela primeira vez Skipper assume uma profissão comum entre as adolescentes americanas.

Mermaid Skipper and The Sea Twins (1993): Assim como Barbie e suas amigas, Skipper também se transforma em sereia nesta edição.

30th Anniversary Skipper (1994): Em sua primeira versão Collector, Skipper ganha corpo totalmente em porcelana.

Travelin’ Sisters Barbie Playset (1995): Skipper já foi lançada também em conjunto com suas irmãs.

Teen Skipper (1997): Skipper surge com um novo corpo que a deixa quase do mesmo tamanho que Barbie; ela estava tão diferente que chegou a ganhar a capa da revista Barbie Bazaar à época do lançamento.

Totally Yoyo Skipper (1998): Esta é uma das coleções mais conhecidas onde os únicos personagens lançados foram Skipper e suas amigas.

Scooby-Doo! Skipper as Velma (2003): Nesta coleção Skipper surge como personagem do famoso desenho animado.

Knitting Pretty Barbie and Skipper Giftset (2007): A segunda versão collector de Skipper traz as duas irmãs reproduzindo trajes originalmente lançados em 1964.

Barbie I Can Be… Bride giftset (2010): Skipper participa de mais uma tentativa de Barbie de se casar com Ken.

Barbie Sisters Train Taffy (2012): Em tempos de websérie o visual de Skipper é descolado e sua personalidade é de uma garota fascinada por tecnologia.

50th Anniversary Skipper Giftset (2014): Linda repro para comemorar o cinquentenário de Skipper, porém bem que podiam ter utilizado uma roupa diferente da usada no 30º aniversário, concordam?

Curiosidades sobre Skipper:
- Quando foi lançada, Skipper acabou sendo uma alternativa para os pais que não aprovavam a figura de Barbie considerada muito sensual.
- Ela fez tanto sucesso que em 1965 (apenas um ano após seu lançamento) já tinha sua própria turma de amigos.
- Os amigos surgidos em 1965 foram Skooter e Rick. Na foto Skooter, Rick e Skipper.

- Em 1971 surge mais uma amiga: Fluff.

- 1972 traz uma amiga bem travessa: Tiff. Era um contraste ao visual comportado de Skipper.

- A Skipper que “crescia” também trouxe uma nova amiga, Ginger. Porém após a polêmica envolvendo estas bonecas a personagem foi descontinuada.

- O primeiro namorado de Skipper surgiu em 1980, o cabeludo Scott.

- Em 1989 surge Courtney, personagem cuja descrição na caixa era de “Melhor amiga de Skipper“.

- No começo dos anos 90 surge o novo namorado de Skipper, Kevin.

- Somente na coleção Teen Skipper que surge a primeira amiga negra, Nikki.

- Na coleção Totally Yoyo, Skipper ganharia um terceiro namorado: Zach. Porém as críticas negativas de que o personagem tinha aparência de ser um homem e não um adolescente como Skipper, fizeram com que o personagem fosse descontinuado.

- Personagens Disney já utilizaram os moldes de rosto e corpo de Skipper e seus amigos; porém sem nenhuma ligação com o universo Barbie. Na foto Wendy, Peter Pan e Thinker Bell.

- A Marvel Comics publicou durante a década de 90 quadrinhos onde Barbie era a protagonista. Skipper chegou a dividir várias capas com sua irmã.

- Skipper aparentemente segue os passos de Barbie; nas caixas de algumas bonecas ela é descrita como a garota mais popular da escola!
- Skipper chegou ao Brasil no começo da década de 1990 fabricada pela empresa Estrela; algumas edições foram exclusivas do nosso país.
Parabéns Skipper! E que venham muitos outros aniversários.
***
Observação importante: os créditos das imagens estão na legenda de cada uma; ao clicar, as imagens/links redirecionam para suas páginas de origem. Se você é autor de alguma imagem, por favor, leia nossa página sobre uso de conteúdo.
A growing up Ginger é mais rara que a Skipper,e o Zachnão parece um homem e é super raro.
Queria saber se ja teve uma kelly negra.
Deviam fazer um post só dos irmãozinhos que a Barbie já teve como a Kelly,a Chelsea e o irmãozinho do Ken Tommy.
Já tem: https://mybarbiedoll.com.br/2012/05/09/irmaos-da-barbie-e-ken/
A respeito das curiosidades, eu tenho uma Skipper dos anos 90, a Cool Green e sempre achei estranho ela ter um rosto adulto até achava que era a Barbie, prefiro a Skipper da Life In The Dreamhouse.
A Skipper de 50 anos não é silkstone? Pensei que fosse porque ela está a venda nas lojas aqui e eu inclusive peguei a caixa na mão e achei a doll pesada. Se não for silkstone, não vale a pena pelo preço que estão cobrando.
É vinil, Natália.
Há um rumor de ser lançada uma versão em Silkstone, porém sem confirmação ainda.
Nossa adorei esse post! Quantas curiosidades, e quantas bonecas lindas! E essa Growing Up Skipper, que coisa de loucvo, hahaha XD Sugiro que no futuro vocês apresentem as Skippers exclusivas do Brasil – será que eu tive uma???? Abraços ! ^^
Obrigada Igor, Di, Alex, Meire, Marta, Mari e Gabe pelos comentários. Pelo jeito as irmãs curtem uma polêmica, não? Tanto uma quanto outra possuem exemplos que podemos discutir horas se foi ou não legal (boneca com seios que crescem, etc, etc). Mas… não há nada de mal do que tanto os moralistas de plantão tanto alardeiam. Pelo menos não acho tão pavoroso assim.
Das atuais a desse ano em comemoração do cinquentenário, embora seja praticamente uma cópia da feita nos 30 anos da boneca, ainda assim é fofa!
Aguardando para ver se o boato sobre a Skipper em corpo Silkstone realmente se concretizará. Na torcida!
Beijo
Muito fofo o post! Adoro a Skipper e não sabia que ela já tinha um namorado, mas já sabia sobre o “namorado” da totally yoyo, 90% das coisas que sei de Barbie aprendi aqui, o seu blog tem sempre posts muito legais 🙂
Obrigada Gabe! Muito bom saber, ficamos felizes 🙂
Bj
Oii, gostaria de saber também onde eu poderia encontrar o Zach, pois já procurei em alguns sites de leilão americanos e nada. Sim, já procurei no ebay também, mas não o encontro
Mari,
O jeito é ficar monitorando sites como o Mercado Livre e o próprio eBay também. Infelizmente desconheço quem venda esse boneco. Mas fica aqui o apelo caso alguém saiba quem venda.
Olá, gostaria que vocês pudessem me informar se o site barbiecollector.com tem como entregar no Brasil, pois não consigo finalizar minha compra. Grata.
Hello from Spain: Congratulations to Skipper. She is very cute .. keep in touch
Eu amo a Skipper só de ver aquela foto do começo vejo como vou trabalhar muito e com muito gosto pra ao menos ter uma coleção básica pois só tenho 8 ainda…
Sou suspeito para falar, mas sempre amei a Skipper, em todas as fases, tive várias, até mesmo as da Estrela! Parabéns a Skipper e ao André por mais uma excelente postagem!
Muito fofas.
Mas eu ri muito no “Mais uma tentativa da Barbie de se casar com Ken” hahaahhahahah ficou algo meio subliminar no comentário ehehehhehe 😀
Growing up Skipper e Ginger: melhores amigas já lançadas!!!! Bonecas polêmicas são o maximo. E Skipper é a irmã biscatinha da Barbie, já que supera em número de namoradas e coleciona um homem mais velho rs. Adorei o post.