Outros colecionadores: Marcio Falcão | Paraná

O estilista, produtor de moda e dono da marca Haus of Mfalcao, Marcio Falcão, é mais um apaixonado por Barbies, além de bonecas de outros fabricantes. E mais do que gostar das bonecas, ele conseguiu unir o hobby à sua profissão. Já o conhece ou quer conhecer um pouco mais sobre ele? Confira!

Crédito da imagem: Marcio Falcao/arquivo pessoal
Crédito da imagem: Marcio Falcao/arquivo pessoal

Como muitos de nós, Marcio também teve seu primeiro contato com as bonecas ainda na infância. Mas só com o passar dos anos adquiriu a primeira, iniciando sua paixão e coleção. “Minha primeira boneca oficial (não tô contando a da minha irmã que brincava escondido quando era criança rs) foi há uns 15 anos atrás, era uma Playline de vestidinho florido. Minhas paixões são as Silkstones, todas Barbies colecionáveis (amo as celebridades e reproduções vintages) e Fashion Royalties”, conta.

Regularmente o colecionador vê seu trabalho sendo prestigiado e apresentado na mídia em geral, uma vez que aliou o hobby à profissão. “Uni meu trabalho de moda com as bonecas e comecei a fazer isso profissionalmente. Já estampei a capa de uma revista, além de matéria principal; já fiz um editorial sob encomenda do projeto BFabAfrica da BBC América com dolls negras, além de jornais, sites, e outras revistas” explica ele, que comenta, ainda, sobre a percepção das pessoas a respeito do ato de colecionar bonecas. “É gratificante ter o trabalho reconhecido e valorizado, porque houve um tempo que as pessoas pensavam que eu era louco de torrar dinheiro com bonecas e fazer fotos delas. Depois que esse projeto pessoal passou a ser reconhecido e sair na imprensa, tudo mudou.”

Falcão mostra parte de seu trabalho com as bonecas em seu perfil no Flickr. Seja bonecas Playlines ou Fashions, como Collectors lançadas pela Mattel ou pela Integrity Toys, o amor para com elas é igual. E como acaba acontecendo na relação entre bonecas e colecionadores, também já cometeu loucuras pelo hobby: “Já cheguei a gastar compulsivamente quase R$ 10 mil em uma única compra numa loja de Londrina. O gerente da loja, que é meu amigo, me disse na época: ‘Marcio você é louco’ rsrsrs, mas não me arrependi e hoje elas estão brilhando no ‘dollsroom’, no meu apartamento, onde tenho um quarto dedicado só para as bonecas.”

O investimento com as bonecas, claro, acabou por chamar a atenção de amigos e familiares, como ele revela. “No começo pensavam que eu era louco mesmo, de gastar muito dinheiro com boneca, ainda mais em criar um estúdio em casa para fotografá-las, mas depois eles entenderam que uni minha profissão de moda com um hobby que amo.”

Cuidar das cerca de 600 bonecas, das marcas Barbie e Fashion Royalty, é um dos fatores complicados na coleção. “Como é muita boneca, o trabalho é triplicado, mas uso pincel para tirar poeira, estão em prateleiras com proteção (mas nenhuma boneca minha fica em caixa ou parada na estante, é como uma agencia de modelos: tiro a roupa, faço penteados e tiro fotos). Esporadicamente gosto de dar banho, troco de roupa e evito luz forte. Além da temperatura do quarto ser propícia para o cuidado com elas”, detalha.

Ser você quer fazer o que tem vontade, e se é algo que lhe faz ou fará feliz, é um dos conselhos que Marcio dá para quem quer se aventurar pelo mundo do colecionismo de bonecas. “Compre, colecione e dê vazão à sua vontade. Não ligue para o que as pessoas dizem com seu hobby em colecionar bonecas, a vida é curta e ela tem que ser vivida com paixão. Afinal de contas é um prazer enorme toda vez que chegam novas dolls para sua coleção não é mesmo?”.

Boa dica, Marcio! Ótimo ver você por aqui e tenho certeza que os demais colecionadores gostaram de lhe conhecer um pouco mais tanto quanto eu.

Clique aqui para ver mais fotos do Marcio e suas dolls.

O que acharam do trabalho dele e de sua coleção? Comente!

Anúncios

15 comentários sobre “Outros colecionadores: Marcio Falcão | Paraná

  1. O trabalho dele é um sonho,como sigo ele no Flickr vejo seu trabalho diariamente e posso dizer que cada foto é um luxo só,as Dolls são impecáveis e chegam a perfeição de tão lindas,admiro muito o seu trabalho.

  2. Sinto uma honra e prazer incríveis por ter tido oportunidade de fazer a matéria para a RCVIPS Magazine sobre esse reino encantado de Márcio. Além de me identificar com o trabalho desse gênio, ainda ganhei um amigo lindo e que me representa em vários aspectos da vida, vivida com intensidade, vigor e entrega. Esse é o segredo de Marcio. Beijos e parabéns, amigo querido!

  3. Fiquei pasmo com essas fotos, incrível, que bom gosto extremo! A produção que ele faz para as fotos é demais! Parabéns! Amei conhecer esse colecionador e artista! Abs

  4. Espetacular !!!!!!! Caramba é incrível o que ele consegue fazer com essas dolls .Algumas fotos dele são tão perfeitas que até você fica na duvida se as modelos realmente são dolls de verdade. Quando eu morei em Curitiba tinha ouvido alguém comentar sobre ele ,mas não imaginei que o trabalho dele fosse tudo isso. Só tenho que desejar muito sucesso e parabenizar é claro pelo excelente trabalho ,que venhamos e convenhamos é maravilhoso.

  5. Amei o trabalho dele, as fotos sao incriveis! recentemente comecei a colecionar as bonecas barbie ( kkk quando digo “colecionar”, quero dizer q minha primeira barbie da coleção chegou 2 dias atras) mas enfim, o meu desejo despertou a 2 semanas quando vi uma foto de uma barbie linda no instagram d alguem, e aquilo foi crescendo e comecei a pesquisar mais e mais, ate q criei coragem e comprei uma online! Agora parece q todo aquele fascinio de crianca voltou, e ja estou vendo qual a proxima q vou comprar kkkk! isso vicia, ainda mais depois de ver pessoalmente a minha barbie the look- Gold Gown! 🙂 obrigada pelo os seus artigos, me ajudou muito nas minhas pesquisas!

    1. Oi Talita!
      Seja bem vinda ao mundo dos colecionadores de Barbie! É uma delícia esse “processo” de conhecimento no início da coleção. Também passei por isso, e a gente sempre continua buscando mais info, se informando, enfim, você vai ver! =D
      Volte sempre que quiser!
      Beijo

  6. Eu fui o primeiro que apareceu como colecionador de Barbies na Revista Isto É Gente, pois trabalho com moda e dei inicio a carreira de muitas Top Models como Isabelli Fontana. A reporter, Marianne Piemonte veio à Curitiba cubrir o namoro sigiloso dela com o Álvaro, pai do Zion e bastidores de um catalogo de joias que estavamos produzindo. Eu era gordo, muito figura e Mariane visitou meu escritorio. Eu tinha poucas Barbies, mas, de supermercado… Depois disso, fui ao Jô Soares… e em todos os programas. Comento com o Marcio Falcão que sou fã dele, pois não gosto 20% do que ele gosta de dolls. Usei minha “Fama” e a Barbie para criar Projetos filantrópicos. Mas, passou… Hoje tenho 450 Barbies Collector e 50 feitas exclusivas para mim por estilistas como: Ronaldo Fraga, Amir Slama, Lino Vilaventura, Giacomo Lombardi, Tereza Santos, André Lima… dentre outros importantes da moda nacional. Parabens!!!!
    Victor Sálvaro

  7. Obrigado gente pelas palavras elogiosas, pelo carinho e pela Samira pela reportagem que me fez sentir bastante lisonjeado por ser um leitor assíduo do My Barbie Doll. Amo tudooo e brigadão mais uma vez, isso que vale à pena todo o trabalho dedicado com essas belezuras ❤

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s