Raridades do mundo Barbístico: edições Treasure Hunt

Em 2002 a Mattel lançou um projeto chamado Treasure Hunt (Caça ao Tesouro); na verdade era uma espécie de “brincadeira” da fabricante para que os colecionadores conseguissem comprar edições que futuramente se tornariam raras e valiosas pelo mesmo preço das edições convencionais das bonecas vendidas em lojas. As bonecas, digamos, “especiais”, eram enviadas às lojas aleatoriamente dentro de caixas idênticas às das edições normais, sem nenhuma identificação especial. Sendo assim, só era possível reconhecer os tais tesouros ao avistá-los nas prateleiras.

A primeira Barbie a ser oferecida com este diferencial foi a Exotic Beauty Barbie Doll, cuja versão Treasure Hunt trazia brincos e colar cravejados com cristais Swarovski verdadeiros, deixando Barbie com uma aparência bem mais requintada que a outra versão. Foram produzidas 2.500 bonecas com as joias em cristal; esta boneca é classificada como Collector Edition, portanto, não temos a divulgação da quantidade exata produzida da versão mais simples.

Crédito das imagens: seller tristatedollcollectors/eBay

Veja o comparativo com as próprias fotos divulgadas pelo Barbie Collector para notar a diferença entre as joias:

Em outras fotos desta belíssima Barbie, que curiosamente em sua embalagem diz tratar-se de uma modelo brasileira que está fazendo trabalhos em cidades exóticas como Marrakesh e Jaipur, e que anseia retornar para sua casa na cidade do Rio de Janeiro e rever seu bichinho de estimação, um macaco chamado Roberto! É, infelizmente ainda temos esta visão estereotipada no exterior.

Apesar de toda beleza que estas joias emprestaram à Exotic Beauty, elas não são exatamente originais pois Barbie já havia usado brincos e colar bem semelhantes em outra ocasião:

Crédito das imagens: divulgação www.barbiecollector.com/Mattel e Gisele Gipaba/Flickr.

No ano seguinte surge mais uma Tresure Hunt, exatamente na coleção que mostra Barbie com um traje especialíssimo para comemorar um novo ano em grande estilo. Neste caso a bela Barbie 2003, que normalmente foi distribuídas nas versões Blonde e African-American, também teve a versão Redhead (ruiva). As ruivas eram enviadas às lojas nas mesmas caixas que a versão loira. Veja abaixo comparativo com as 3 versões produzidas:

Crédito das imagens: www.wowdolls.com (montagem e boneca ruiva), seller dollsuperstore/eBay (versão AA) e seller wroxham187/eBay (versão loira).

A Barbie 2003 Treasure Hunt também foi lançada com a quantidade de 2.500 unidades. Novamente não temos informação sobre a quantidade produzida das outras versões.

A última que tivemos a informação de se tratar de uma edição Treasure Hunt foi a Corvette Barbie, lançada em 2009, com três variações apenas na cor do traje: amarelo, vermelho e rosa. O próprio site oficial diz que a versão mais comum de se encontrar é a vermelha, seguida pela amarela e por último o traje cor-de-rosa. Veja uma montagem com as variações de cor nesta Barbie:

Crédito da imagem: divulgação www.barbiecollector.com/Mattel via barbiecafe.blogspot.com
Crédito da imagem: divulgação http://www.barbiecollector.com/Mattel via barbiecafe.blogspot.com

Estranhamente a Corvette não teve divulgação da quantidade produzida. Todas as três variações foram classificadas como Pink Label.

Crédito das imagens: www.dollgenie.com.

E você leitor, sabia da existência das versões Tresure Hunt? Acha que elas deveriam ser lançadas com mais frequência ou não deveriam existir tais variações de uma mesma boneca? Comente conosco o que pensa sobre!

***

Observação importante: os créditos das imagens estão na legenda de cada uma; ao clicar, as imagens/links redirecionam para suas páginas de origem. Se você é autor de alguma imagem, por favor, leia nossa página sobre uso de conteúdo.

Anúncios

7 comentários sobre “Raridades do mundo Barbístico: edições Treasure Hunt

  1. Que sonho! Acho que é sem dúvida uma boa iniciativa.
    Infelizmente nem toda a gente consegue adquirir as versões mais caras dessas dolls (ou outras edições caras e raras), e essa era uma grande oportunidade. Bastava estar atento! Se fosse comigo, eu acho que passa a os dias inteiros à procura rsrs.
    Adorei o post, tal como adoro todos os da secção Raridades do Mundo. Que 2014 seja um ano cheio de sucessos!

  2. Como encontrar na minha região as versões African-American ou a Princesa Diana do musical A princesa e o sap? Moro em Duque de Caxias , no Rio de Janeiro E estou há vários anos tentando comprar uma das duas versões , e nad consegui até hoje. Podem me ajudar ?

    1. Oi Maria!
      Na época do lançamento desta versão, cheguei a ver em lojas – mas aqui da minha cidade, no sul. Porém me recordo que na época as pessoas reclamavam que era difícil encontrá-la.
      De qualquer forma, fica o apelo para quem more no RJ e saiba de alguma informação a respeito, e possa ajudá-la. Outra solução seria tentar encontrar pela internet, em sites como o Mercado Livre, já tentou?

  3. Obrigada Lucy, Natalia, Peon, Maria e Igor pelos comentários.
    Seria interessante, como o Igor sugeriu rever essa iniciativa sendo aplicada novamente. E provavelmente ajudaria a alavancar as vendas das bonecas envolvidas, sem contar a surpresa que seria, para quem tivesse sorte, de encontrar uma boneca produzida com materiais nobres, como o cristal. E se fosse comercializada para outros países, como o Brasil, melhor ainda!
    Beijos a todos!

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s