City Seasons Collection

Caso um país pudesse ser identificado por uma estação, acredito que o Brasil seria representado pelo verão. Em uma perspectiva semelhante, foi criada em 1998 a coleção City Seasons, por meio da qual vários destinos turísticos mundiais importantes foram associados às estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.

Summer in San Francisco Barbie Doll (1998): a primeira boneca da série foi feita para venda exclusiva na rede de lojas F.A.O. Schwarz. Vem vestida em um traje amarelo com chapéu florido, a fim de realçar ainda mais a estação que representa, o verão que, de acordo com descrição do site Barbie Collector, é o período ideal para visitar a cidade de São Francisco, uma das mais importantes da costa oeste dos EUA. Na ocasião, foram produzidas, ainda, 50 unidades da versão ruiva (redhead), todas com a assinatura de Robert Best na embalagem. Esta versão é extremamente rara, dificílima de ser encontrada à venda. Na imagem do protótipo, a mesma do verso da embalagem, é possível ver também a Autumm in Paris (Outono em Paris), lançada no mesmo ano, a terceira boneca da coleção.

Winter in New York Barbie Doll (1998): a segunda da série reflete o clima mágico da cosmopolita Nova Iorque em pleno inverno, momento em que os norte-americanos se preparam para o dia de ação de graças e, em dezembro, quando grande parte dos habitantes do globo terrestre iniciam os preparativos para os festejos natalinos. Detalhe interessante na imagem do protótipo desta boneca é que ao fundo é possível ver os principais monumentos turísticos dentro ou próximos da ilha de Manhattam (o centro nervoso da grandiosa NY), como a Estátua da Liberdade, e as torre gêmeas do World Trade Center, quando ainda existiam. Contudo, na caixa da boneca apenas a estátua da liberdade é apresentada (a embalagem de cada boneca é ilustrada por um símbolo da cidade ou país homenageado). E, no verso, outra boneca da coleção é apresentada em uma vitrine, mesmo padrão apresentado no protótipo da Summer in San Francisco e, de certo modo, nas bonecas da coleção.

Autumn in Paris Barbie Doll (1998): tendo, como pano de fundo da imagem do protótipo, os arcos do triunfo na Champs-Elysee, um dos principais pontos turísticos parisienses depois da Torre Eiffel (que estampa a caixa da boneca), Barbie aproveita o outono vestindo um traje cujas cores também remetem à estação. Veludo, quadriculado, seda, franjas e até uma bengala (!) compõem o look da boneca. Nas imagens promocionais, é a Winter in NY quem atua como coadjuvante no verso da embalagem.

Spring in Tokyo Barbie Doll (1999): para retratar a primavera na capital japonesa, a Mattel fez duas bonecas, porém ambas com o mesmo traje. O que as diferencia, no entanto, são os moldes de rosto, já que uma ostenta o molde Mackie enquanto a outra foi feita com molde Original. A maquiagem desse último molde é uma leitura de uma boneca lançada em 1960. A flor de cerejeira (sakura) foi o símbolo escolhido para representar o Japão. Diferente das bonecas da coleção, o que se vê no verso da embalagem (tanto de uma quanto da outra) é uma boneca diferente, embora seu traje se assemelhe ao da Summer in Rome, exceto pelo chapéu.

Summer in Rome Barbie Doll (1999): a quinta boneca da coleção retrata o verão em Roma, outro importante reduto turístico italiano. Na garupa da lambreta pilotada por Ken, Barbie curte a estação usando saia longuete azul com poás brancos, blusa frente única branca, um blazer despojado feito em tecido semelhante ao linho com mangas 3/4, e um lenço na cabeça, com a mesma estampa da saia. Para finalizar o look, bolsa de palha. O verso da embalagem da boneca não repete o padrão estabelecido em outras caixas, que era o de apresentar outro lançamento da coleção.

Autumn in London Barbie Doll (1999): mais uma vez o outono é celebrado, mas desta vez o culto se faz à Londres. Com a proximidade do inverno, o casaco mais uma vez se faz presente em uma produção Barbística, assim como a boina para proteger a cabeça e dar um charme a mais. O guarda-chuva também é outro detalhe que chama a atenção. Destaque para os cabelos da boneca, que no protótipo possui um penteado e na versão real são quase escorridos, sem o volume e as pontas viradas para dentro como nas imagens promocionais. No verso da embalagem, nota-se a presença da Winter in Montreal, última boneca da coleção.

Winter in Montreal Barbie Doll (1999): a última boneca da coleção homenageia a cidade de Montreal, uma das mais populosas do Canadá. Aliás, é uma outra perspectiva canadense, além do red serge (sarja vermelha, em tradução livre), uniforme usado pela Polícia Montada, um dos principais símbolos do país, como vimos pela segunda vez esse ano na série Dolls Of The World. Na parte frontal da embalagem é possível ver, timidamente, a bandeira canadense, enquanto que na parte traseira observa-se os protótipos reduzidos de todas as bonecas da coleção. Aliás, o traje dessa boneca lembra um pouco o da BFMC Red Hot Reviews, pelo predomínio do vermelho e do animal print (é claro que ambos os trajes são versões diferentes, mas a composição visual é um pouco semelhante).

Se a coleção fosse reeditada e o Brasil fosse um dos países (ou uma cidade brasileira) escolhidos, qual combo estação + traje você indicaria para ser representado? (Não vale biquíni nem roupa de carnaval, please! :D)

***

Observação importante: os créditos das imagens estão na legenda de cada uma; ao clicar, as imagens/links redirecionam para suas páginas de origem. Se você é autor de alguma imagem, por favor, leia nossa página sobre uso de conteúdo.

Anúncios

10 comentários sobre “City Seasons Collection

  1. Oi Sam!
    Adorei esse post! Possuo esta coleção, só ainda não adquiri a Montreal e São Francisco.
    Em particular eu amo essa coleção, as bonecas são bem perfeitinhas e as roupas bem bonitas.
    Bjs!

  2. Essa coleção está na minha wishlist. Acho toda perfeitinha. Se o Brasil fosse escolhido acho que a boneca usaria uma camisa e saia ou vestido por causa do clima. É difícil não fugir do tema de praia ou carnaval infelizmente.

  3. AMO essa coleção. Se o Brasil ganhasse uma doll nessa coleção eu gostaria que o look fosse: saia alta longa com fenda na perna, top cropped tomara que caía , ambos em tom de azul em diferentes tons (azul celeste na saia e azul marinho no top) nos pés salto anabela nude,pulseiras e maxi color e uma pequena gargantilha tudo em cor cobre e uma pequena bolsa a tira colo. face mold Summer e cabelos ruivos . acabou/

  4. Amei o post.Sou apaixonada por essa coleção, apesar de ainda não ter nenhuma delas…
    Para representar o Brasil eu colocaria um vestido longo com fenda na saia, com estampa floral, rasteirinha e bolsa de praia.
    Beijos!

  5. Nossa como elas são lindas !! Eu já conhecia elas antes ,mas depois desse post fiquei com uma grande vontade de adquirir toda a coleção rsrsrs ;)Se fossem fazer uma boneca para homenagear o Brasil com certeza Samira seria escolhido o verão como estação para aqui e acho que envolveria o Cristo Redentor ,do Rio de Janeiro como fundo.Abraços !!

  6. Obrigada Ana Beatriz, Marta, Natalia, Abel, Mele e Rodrigo pelos comentários. Gostei de todas as sugestões. Como o Brasil ultimamente vem inspirando bonecas, quem sabe, né? Se um dia a coleção for reeditada, fica a dica para a fabricante em homenagear um país da América Latina.
    Beijo a todos, feliz natal e ótimo ano novo pra vocês!

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s