A polêmica da cola na cabeça de bonecas

Provavelmente você já deve ter passado por esse problema ou conhece alguém que tenha vivido algo semelhante com suas bonecas. Por exemplo, como quando, ao escovar os cabelos, os fios caem em grande quantidade, ou o penteado está desgrenhado, oleoso. Ou, ainda, notar que, com o tempo, o corpo da boneca está pegajoso ou sua embalagem original também está manchada por uma substância oleosa, no caso de bonecas que ainda estejam dentro de suas embalagens. Ou para os que customizam, trocando os cabelos das bonecas ao utilizar a técnica de reroot e que tiveram certa dificuldade em trocar os cabelos e inserir as novas mechas por conta de uma cabeça dura.

Mas, por que isso poderia acontecer? No caso da “cabeça dura”, uma das possíveis causas seria por conta do excesso de cola dentro da cabeça, utilizada para fixar melhor os fios. No entanto, o uso desse artifício vem gerando discussões inflamadas na web há alguns anos. Em casos extremos, há, inclusive, os que desejam se manifestar contra por meio de petições online.

Cabeço de uma Monter High com, possivelmente, cola nos fios, deixando-os pegajosos | Crédito da imagem: here-be-dolls.weebly.com
Cabeça de uma Monter High com, possivelmente, resquícios de cola nos fios, deixando-os oleosos | Crédito da imagem: here-be-dolls.weebly.com

Uma das medidas comumente utilizadas pelos colecionadores para saber se a boneca tem ou não excesso de cola na cabeça é pressioná-la com os dedos. Quanto mais dura, acredita-se que maior seja a possibilidade de ter excesso de cola. Até ai, não teria problema algum nesse excesso. No entanto, a discussão passou a ganhar força quando alguns colecionadores observaram que tal cola pode, em virtude de umidade ou calor, escorrer pelos fios com o tempo, não sendo possível removê-la facilmente com shampoo, por exemplo. A cola estaria supostamente danificando penteados e o próprio cabelo da boneca. Outros notaram a descoloração do vinil. Em outro ponto de discussão, uma mãe questiona se a cola utilizada seria tóxica, uma vez que algumas crianças, quando pequenas, levam qualquer tipo de objeto à boca.

Em uma rápida pesquisa por sites de busca, é possível encontrar um incontável número de links que tratam a respeito do tema, como os utilizados como base para o post. E não se trata somente de Barbies, mas de uma série de bonecas, principalmente as Monster High. Todavia, notou-se que alguns casos são isolados, principalmente em discussões iniciadas em fóruns, onde outros colecionadores se manifestaram alegando desconhecer o problema.

Contudo, o problema existe, já que uma série de pessoas resolveu alertar as demais na própria internet. E de acordo com esses colecionadores, os casos onde foi identificado o excesso de cola na cabeça ocorreu em itens produzidos nas fábricas sediadas na Indonésia, enquanto que bonecas cuja origem seja a China não apresentaram o problema.

Há cerca de um ano um dos leitores e colecionadores do blog, Mieke, já havia me alertado a respeito. E na época, por estar de férias e sem acesso contínuo a internet, infelizmente acabei não me dando conta e esqueci de dar continuidade à pesquisa. O tempo passou e, em pesquisas costumeiras feitas na web para a criação de posts, eis que me deparo mais uma vez com o tema, e resolvi investigar mais a respeito.

Entendendo a técnica de “enraizamento” dos fios

Todas as cabeças possuem costura, não é? Sim, é possível percebermos os furinhos nos quais cada pequena mecha foi implantada por meio de costura. Entre as técnicas conhecidas para o “enraizamento” dos fios está a “lock and loop” (clique aqui para ver um vídeo sobre), sistema no qual as mechas são costuradas e entrelaçadas dentro da cabeça da boneca. Com isso, os fios ficam firmes, sem a necessidade de outro produto para a fixação dos cabelos. E há o “enraizamento” feito com a adição de cola posterior ao processo, no qual aparentemente é adicionado o produto após a costura dos fios feita por máquina. Por vezes, o excesso de cola faz com que a cabeça fique dura. Em outros casos, há a deformação dela. Ou ainda, coincidentemente, o vinil da cabeça fica de outra cor, embora não haja, ainda, confirmação da relação entre uma coisa e outra. Para quem curte trocar os fios das bonecas por meio de reroot, o problema é mais visível, uma vez que, durante a troca dos fios, nota-se a dureza da cabeça e a difícil remoção dos cabelos antigos por conta da cola em excesso.

E por que a cola é usada?

Na certa, acredita-se que este outro tipo de técnica, a que faz uso da cola, provavelmente barateie os custos de produção na linha de montagem, além de agilizar o processo. Só que, caso haja a redução de custos, isso acontece ao fabricante e não aos consumidores, uma vez que nosso hobby é caro, sabemos disso, e os preços das bonecas aumentam ano após ano nas lojas.

Só que colecionadores já identificaram o problema em bonecas da linha colecionável, como no vídeo acima. E não queremos receber um produto sem qualidade ou que nos gere danos futuros, já que pagamos caro por isso, seja quem colecione itens da linha Playline ou Collector. Mas dai você pode se perguntar:

Crédito da imagem: www.dollstuff.net
Mancha em embalagem | Crédito da imagem: http://www.dollstuff.net

Tá, mas eu não faço reroot, para mim não importa!

Bem, como dito, dependendo das condições em que você mantem sua boneca, caso haja, por exemplo, excesso de calor ou umidade, a cola pode derreter e escorrer pelos fios ou pelo próprio corpo. Seria este o problema identificado por colecionadores que, misteriosamente, se dão conta de que os corpos de suas bonecas estão pegajosos por uma substância desconhecida? Ou ainda percebem que as embalagens estão com manchas, diferentes de mofo ou qualquer outro problema pelo tempo? (recebi diversas vezes emails de pessoas relatando esses problemas sem aparente identificação do porquê de acontecer).

É necessário, porém, alertar que determinado tipo de vinil tem, em sua fórmula, a adição de plastificantes para aumentar a flexibilidade do produto mas que, na mesma medida, podem, com o tempo, desprender-se da boneca/o de algum modo, principalmente pela ação da umidade, calor ou mofo. Acreditava-se que o plastificante só era notado em bonecas mais antigas, sobretudo em vintages. No entanto, foram observados casos em bonecas lançadas na década de 2000. Independente do que seja esse fluído, se cola ou plastificante, o fato é que a boneca, os trajes, a caixa e os acessórios são passíveis de danos.

Abaixo a lista com links consultados, onde é possível ver mais fotos. Os links datam de anos diferentes, uns mais recentes, outros mais antigos, reforçando que o problema vem sendo constatado há algum tempo:

Acredito que ninguém quer passar por algo semelhante, embora os casos listados sejam, aparentemente, isolados, ou seja, não se afirmou aqui que isso aconteça em todas as bonecas. Este, porém, é só um dos problemas identificados, fora outros defeitos que, vez ou outra, são apontados por colecionadores, como trajes mal costurados, os temidos wonky eyes (quando a pintura dos olhos foi mal feita, deixando-os tortos), entre outros possíveis defeitos (aqui outros). Um exemplo recente de pedido feito por colecionadores para que problemas como esses sejam resolvidos foi o feito pelo blog Papusile Mele, em carta aberta à fabricante.

Resumindo: antes de sermos colecionadores, amantes da boneca, somos, primeiramente, consumidores, e desejamos um produto com qualidade. Sentimos extremo carinho por nossa diva de vinil. E a queremos sempre linda, diva, livre de danos.

Caso você já tenha passado por isso ou conheça alguém que tenha passado, troque informações. Nos conte como e se conseguiu contornar esse e outros problemas.

***

Observação importante: os créditos das imagens estão na legenda de cada uma; ao clicar, as imagens/links redirecionam para suas páginas de origem. Se você é autor de alguma imagem, por favor, leia nossa página sobre uso de conteúdo.

Anúncios

27 comentários sobre “A polêmica da cola na cabeça de bonecas

  1. Parabéns pelo post Samira, achei bem esclarecedor e ótimo para abrir os olhos de todos os colecionadores brasileiros. Eu já tinha notado essa técnica da cola, pois comprei uma Teresa Fashionista de 2012 e por não ter gostado da forma dos cabelos eu alisei eles com a técnica do choque térmico, porém notei que depois disso os cabelos ficaram bem ensebados. Resolvi fazer um reroot nela e quando fui tentar arrancar os cabelos tive que remover muita cola da parte interna. Achei o vídeo do rapaz excelente, mas ao mesmo tempo desanimador ao saber que muitas collectors estão com esse problema (triste saber que a The Mermaid é assim). Eu já havia alertado no meu blog sobre os “wonky eyes”, pinturas mal feitas e as bonecas fabricadas na Indonésia, e pelo visto a coisa fica cada vez pior com essa onda da Mattel de baratear os custos. Resultado é que cada ano pagamos mais por itens com menos qualidade. Minha última frustração foi ver uma foto que pertence ao Mieke da cabeça da Alazne. Enquanto a Byron Lars Coco tem um cabelo estilo raspadinho, como uma camurça de boa qualidade colada na cabeça, a Alazne vem totalmente econômica e decepcionante, com aquela pintura horrenda e que a deixa com a cabeça parecendo um alienígena. Vi a iniciativa do Papusilemele e penso que talvez seja a hora de criarmos uma campanha aqui no Brasil e veiculá-la em todos os blogs, facebook e outras formas sociais pedindo mais qualidade e um call center que nos escute de verdade. Bjo.

    1. Obrigada Igor!
      Sim, o vídeo e uma constatação visível que nem as colecionáveis estão livres, o que é lamentável, já que, no caso deles e de outros que tenham notado algum dano, o consumidor sofre duas vezes: por conta do preço e do dano no produto.
      Mas espero que, de algum modo, nós, que temos blog, ou os demais colecionadores que alertam nos fóruns de discussão, nos grupos em redes sociais ou outras formas de debate sobre o tema, possamos alertar do problema. O que essas pessoas, cujos links usei de base para o post, e muitos outros querem é, sobretudo, qualidade. E quando isso não acontece, de algum modo, queremos ser ouvidos.
      Sem dúvida, ações como esta servem para mostrar que estamos observando os problemas que, eventualmente, acontecem, e que eles não passam despercebidos.
      Bj

  2. Por experiência própria… Aconselho a todos que tem a doll com cola no cabelo, que removam o máximo que puderem…
    Comprei uma vintage (solo in the spotlight), o cabelo dela estava com cola, ao remover percebi que muitos fios estavam quebrados… pra não dizer corroídos… Eu acho que essa cola com o tempo vai sim danificando o cabelo das dolls.

    Importante frizar que remover ela não vai fazer com que a doll perca o penteado, isso é besteira, visto que o penteado na própria fábrica também é criado por choque térmico.

    1. Olá Sam e Di!
      Aconteceu o mesmo com várias bonecas minhas (principalmente os Kens que tem uma quantidade absurda de cola no cabelo). Com o tempo ficaram com uma aparência quebrada, parecendo uma bucha mesmo estando bem guardado (alguns dentro da própria caixa). O pior de tudo é sempre pagamos alto em troca da péssima qualidade. isso explica porque muitos colecionadores desistem da Barbie e passam a colecionar as FR
      Beijos!

  3. Hello from Spain: This information is very interesting. I thought the dolls with hair glue was an isolated case. I went once with a fashionista. I read that is a common practice to cut costs. Keep in touch

  4. Parabéns, excelente post! Eu como colecionadora de Monster High também, posso dizer que sofro muito com essa cola mesmo que eu não retiro minhas dolls da caixa completamente. Eu tento comprar as que aparentam ter menos cola mas, é quase impossível já que ultimamente têm colocado muita cola e o pior de tudo é que mesmo o rosto delas vem manchado com cola. Agora a respeito do fato dos corpos ficarem cheio de uma substância estranha isso, é 100% verdade. Tenho dolls antigas e algumas ficaram com o corpo todo cheio dessa substância e isso não sai! pelo menos as minhas não consegui tirar e é horrível.

  5. Por sorte nunca tive esse desprazer de comprar uma doll que vinha-se cheia de cola no cabelo/cabeça, mas creio que uma das cabeças mostradas no video seja de uma das bonecas que eu tenho (a Model N. 05 da coleção Basics Beach) e onde eu moro é um lugar com clima bastante quente minha casa de dia sempre fica abafada e morro de medo de pensar que ela pode ta cheia dessa cola por dentro da cabeça que pode derreter e manchar o vinil. o jeito é orar mesmo já que de outra forma é impossível já que nem da caixa eu tiro a boneca.

    1. Oi Diego!
      Embora no vídeo o colecionador tenha apresentado uma doll semelhante a sua, pode ser que a sua não tenha esse problema ou, caso tenha, pode ser que não manifeste. Só o tempo dirá. De qualquer modo, é bom ficar observando sua boneca, mesmo dentro da caixa, acompanhando se ela mostra alguma alteração nos fios, por exemplo.

  6. Oi sam!
    sempre fico de olho, limpo todas as bonecas uma vez por semana, sem exceções, as vezes limpo ate duas vezes por semana só para garantir, até porque a poeira é uma das minhas principais inimigas.

  7. Como sempre retiro minhas dolls das caixas, já identifiquei o problema da cola em diversas colecionáveis recentes: Gustav Klimt, Frank Sinatra, Basics a partir da coleção 2.5 (incluindo Target Exclusive), Pink in Pantone, Barbie Look Steffie e até mesmo a Alazne, que não possui cabelo mas veio com uma bolota imensa de cola por dentro pra fixar o adorno de cabeça. Como essa “coisa” não seca, temos que ficar atentos. Meu grande medo é que essas bonecas envelheçam mal, que a gosma derreta e manche o vinil e as roupas, diminuindo o valor de revenda até para quem as preserva nas caixas. Ou seja: talvez nós, colecionadores, estejamos adquirindo produtos mais perecíveis do que aparentam!

    Um fato curioso sobre a questão Made in China vs. Made in Indonesia: a recente Herve Leger, segundo informações contidas na caixa, tem apenas a doll fabricada na Indonesia, enquanto os “conjuntos/modelos” (que imagino serem os vestidos, sapatos e bolsas) foram fabricados na China. A boneca, no entanto, não parece ter excesso de cola na cabeça (mudança de estratégia, talvez?).

  8. Oi Sam! Eu também já tinha me deparado com essa tal cola na cabeça de algumas de minhas playlines mais antigas,e algumas tem manchas no corpo que não consegui tirar de jeito nenhum! O meu medo e tenho certeza que o de muitos colecionadores também, é que as bonecas que fiquem nas embalagens sejam mais prejudicadas com a cola,porque às vezes ela é imperceptível e mancha as roupas, embalagens e dependendo da ocasião até acessórios. Eu geralmente tiro minhas bonecas da caixa,mas me preocupo muito porque as novas criações da Mattel estão quase todas cheias de cola na cabeça e por diminuir tanto esses lucros dos produtos,as bonecas acabam ficando muito mal feitas,mal acabadas sem a mesma dedicação de antes,mas pelo jeito a unica solução é manter as bonecas longe de umidade e calor o máximo possível para que essa “cola” não derreta nelas.

  9. aconteceu pior comigo…primeiro foi uma nikki que quando eu passei o pente os dentes dele arrebentaram e encravejaram na cabeça dela,na segunda tentativa o cabo quebrou e arrancou parte da frente do cabelo dela.
    Ja em outro caso foi com minha marisa beach baby,eu estava mexendo nela hoje apos recebe la,e vi que nao consiguia puxar o lacinho da saida de praia dela pra tirar a roupa e apos tirar da caixa e lutar mt com a roupa vi que tinha 2 gomos de cola no corpo um nos seios e na barriga grudando a roupa no corpo!felizmente tirei agora ela esta ok!

  10. Obrigada Igor, Di, Marta, Natalia, Diego, Mieke, Viviane e Artur pelos comentários. Algo importante a ser ressaltado é que a cola da qual falamos aqui, inclusive nos comentários, vem dentro da cabeça. O que geralmente deixa os cabelos duros, em muitos casos sendo o mais comum, é a famigerada goma, que serve para fixar os penteados. Só que por vezes essa goma também só atrapalha o ato de pentear os cabelos ou refazer um penteado.
    De qualquer modo, fica o alerta para os colecionadores. E esperamos que essa tal cola seja retirada e que a técnica de entrelaçamento das mechas, dentro da cabeça, seja a opção adotada.
    Beijo a todos!

  11. Olá Samira !!! Gostei muito desse post informativo .Apesar que o tema não é mais o agradável ,mas tudo o que nos ajuda a preservar e cuidar melhor das nossas meninas é bem vindo.Eu felizmente não tive problemas com isso. Agora é algo triste saber que devemos ficar em estado de alerta para qualquer indicio de que isso possa acontecer com as nossas bonecas .Você já teve problemas com alguma barbie sua ??Eu me pergunto por que que a Mattel não faz nada para resolver isso??? Eu sei que no mundo dos negócios as vezes é necessário fazer sacrifícios mas entre baratear e perder clientes eles deveriam priorizar o que é mais importante .O que você acha Samira que devemos fazer ?????

    1. Oi Rodrigo!
      Tenho uma boneca que sempre “manifesta” um problema, embora eu não tenha certeza se é o caso da cola dentro da cabeça. Ela sempre fica com um aspecto de “suada” na cabeça, apenas na cabeça. Sempre limpo, mas a cada período de tempo (a cada seis meses mais ou menos, vai e volta) ela fica com o rosto oleoso. Com certeza é algum problema particular nela, porque nenhuma outra boneca minha apresenta isso. Ou seja, se é cola na cabeça ou algum outro excesso de produto, ou do próprio vinil, não sei, mas acredito que seja algo relativo à fabricação dela (porque se fosse climático ou algo semelhante, outras bonecas teriam isso, o que não acontece).
      Sobre o que podemos fazer, bem, o que aconselhei é ficar observando mesmo. Não sei se a fabricante poderia fazer alguma coisa. Caso alguém se sinta realmente incomodado, no caso de itens novos, acredito que vale a pena entrar em contato com a fábrica para tentar verificar se há a possibilidade de troca do produto por outro. Mas não sei como deve ser feito este procedimento aqui no Brasil (não sei se o contato deve ser direto com a fábrica no exterior). Emergencialmente, indico a limpeza da boneca ou até a retirada da cola quando for o caso, como o Di sugeriu. Mas isso provavelmente inviabilizaria qualquer futura troca, caso pudesse ser feita.
      Bj

  12. Tenho uma monster high da indonesia que comprei por achar a pintura do rosto melhor. Mas ela ta começando a apresentar o problema com a cola 😦 triste

  13. so o fato desta maldita coa deixar o cabelo feio com aspecto de seboso, mesmo depois de lavando ate com agua quente, ja se torna algo super chato.ninguem quer uma boneca com cabelo seboso parecendo aquelas mulheres q tacam creme ate pingar eca kkkkkkkkkkkk a pessoa quer uma boneca com cabelo bonito, sedoso, com aspecto de saudavel aff. chega da um arrependimento, quando vc compra aquela boneca linda, e fora da caixa vc ve aquele cabelo seboso da nem vontade de olhar ou mexer nela depois -.-

  14. eita genteeee vi q passar talco johnsons ajuda o vi um video e o cabelo melhorou jesus maria jose….uma luz no fim do tunel vou agoraaaa aqui comprar e passar em todas minhas barbies de cabelo seboso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  15. Testei o talco funciona como mágica
    0
    Na hora vc passando a mao para espalhar o talco vc ja sente,todoooo o cabelo fica soltinho kkkk quase chorei de emoção
    serio usemmmm
    passem e fiquem espalhando por todo o cabelo principalmente na raiz e depois penteie e lave. Eu tinha uma q parecia q o cabelo dela tava sempre molhado de tao seboso e agora ela ta perfeita ——–

  16. Gente estou tendo esse problema com varias bonecas minhas da linha Playline elas estão limpas mas o cabelo esta todo seboso e grudento chega a deixar grudecna mão da gente. Agora tô entendendo aquelas manchas que aparecem no corpo das minhas dolls que eu não sabia como era possível uma boneca nunca brincada com manchas

    1. Necessária não é. Pelas reclamações feitas, ao que parece procedimento seria adotado para agilizar e baratear o processo de fixação dos cabelos. Há ainda casos em que mesmo costuradas à cabeça, por algum motivo a cola é adicionada. Mas como pode ser visto nos outros depoimentos de colecionadores, há diferenças na fabricação dependendo da origem da fábrica em questão, nos casos onde foi encontrado cola na cabeça. Quem faz reroot garante que só a costura, quando bem feita, fixa muito bem os cabelos não havendo necessidade de cola. Nem todas as bonecas possuem cola na cabeça. Ocorre dependendo da produção.

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s