Novidades no BC: Butterfly Glamour Barbie Doll

Mais uma novidade no site Barbie Collector e dessa vez a boneca foi inspirada em uma proposta diferente. Robert Best, designer responsável por assinar a Butterfly Glamour Barbie Doll, inspirou-se nos três projetos vencedores do concurso Barbie Beijing Institute of Fashion Technology Contest, promovido em parceria com o Instituto de Pequim de Moda e Tecnologia (Beijing Institute of Fashion & Technology). A boneca, inserida na categoria de Fantasy e Special Occasion Dolls, é classificada como Pink Label e pertence à coleção atual.

Crédito da imagem: divulgação Barbie Collector/Mattel
Crédito da imagem: divulgação Barbie Collector/Mattel

Mais de 300 estudantes do instituto participaram da competição. Somente dez finalistas conseguiram ser classificados, com a proposta de desenvolver projetos de moda exclusivos para Barbie. Paralelo ao concurso, mais de 35 mil meninas de toda a China, com idade entre seis e onze anos de idade, participaram de micro-competições com o tema “Style Your Barbie“, com o objetivo de criar estilos únicos para a boneca. Todo o projeto teve duração de nove meses, culminando com três vencedores ao final. A ação ganhou grande repercussão na China, sendo veiculada em programas de televisão e outros tipos de mídia.

Embora o traje da boneca seja simples, a iniciativa certamente deve ter deixado os vencedores do concurso orgulhosos, afinal de contas, não é todo dia que um aluno de moda vê seu projeto sendo produzido e comercializado em massa por uma das maiores empresas de brinquedos do mundo. Mas se pudesse palpitar, teria valorizado mais as borboletas que, apesar de pouca quantidade, são o destaque do vestido.

O que acharam?

***

Observação importante: os créditos das imagens estão na legenda de cada uma; ao clicar, as imagens/links redirecionam para suas páginas de origem. Se você é autor de alguma imagem, por favor, leia nossa página sobre uso de conteúdo.

Anúncios

29 comentários sobre “Novidades no BC: Butterfly Glamour Barbie Doll

  1. ai Sam, foi como estava conversando com a Caori.. achei HORRÍVEL.. o rosto parece mto com a da Ballet Wishes – até bonito.. mas esse cabelo e essa roupa.. não gostei msm.. e olhe que ela não é das mais baratas hein? =/

  2. Ela é realmente muito linda !!!!!!! Mas acho que o vestido ficou um pouco simples para uma barbie collector eles deveriam ter valorizado um pouco mais o tema Borboleta Gostei muito dessa iniciativa da mattel de dar a chance para novos talentos verem as suas criações serem exportas ,admiradas e comercializadas .Deve ser um sonho criar algo para a barbie .bem que deveriam ter iniciativas dessa por aqui né???? Abraços

    1. Sim, Rodrigo! Tenho certeza que os brasileiros fariam trajes lindíssimos, poderosos! O que vimos na convenção, no concurso de trajes e bonecas customizadas, foi um exemplo dos artistas talentosos que temos por aqui. Enquanto a essa doll, muito simplória. Enfim, mas quem sabe essa ideia de concurso para novos talentos pega? Seria interessante ver projetos de outros países, inclusive do nosso (particularmente, como disse, acho que os brasileiros arrasariam nas produções rsrsrsrsrsrs)
      Beijo

  3. Tadinha, tão breguinha! Realmente nem parece uma collector! Vamos torcer que esse concurso chegue pelas terras brasileiras, afinal somos um Mercado em ascensão progressive e não custava nada nos bajular um pouco!

  4. Iniciativa nota 1000, boneca nota 0!!! Poderia facilmente ser uma boneca de algum filme nos moldes da franquia Fairytopia, beeem playline. É até ofensa colocar uma boneca dessas na categoria Fantasy & Special Occasion que já apresentou bonecas lindas e super detalhadas.
    Sam, foram ou serão divulgadas fotos das outras participantes? Aposto que tinha coisa beeeem melhor, não é possível!

    1. Oi! Até pesquisei, porém não encontrei imagens, só os nomes dos vencedores. Fico me perguntando se a limitação na elaboração de um traje tåo simples partiu da própria fábrica por questões de custo de produção, porque me nego a crer que estudantes de moda, de um concurso tão disputado, tenham
      criado uma versão tão simples. Se eu encontrar imagens, coloco aqui depois.

  5. O rostinho é muito doce, mas a boneca é simples demais, não dá para comprar nem para expor. Se a idéia era ter uma Barbie mais lúdica, poderia ser um vestido num tom mais neutro com borboletinhas coloridas ou uma saia que fizesse alusão às asas, destacando a cintilância própria de suas asas. Mas quem sabe a idéia pega, adoraria ver Barbies concebidas por outros designers.

  6. Simples e certeira. Amo a combinação loira+rosa+borboleta. como amo moda fico pensando como seria meu cróqui pra esse tipo de iniciativa. Quando eu aparecer em Outros Colecionadores, vou mostrar pra vcs verem rs.

  7. Hahahahahaha que comedia !!!!! André eu vi a foto que você usou para comparar essa collector ,nossa como você é mal André rsrsrsrs Mas tah ai uma verdade a Playline tah mais bonita do que essa ai !!!!!!! Abraços

    1. Não Rodrigo, tô sendo até bonzinho demais pois com certeza a roupa dessa playline deve ser muitíssimo bem feita, pois elas eram assim nessa época. Hj em dia as collectors realmente bem feitas são só as com selos Gold, Platinum, pois a maioria das Pinks e Blacks estão com um acabamento péssimo. Claro que existem exceções, porém em matéria de playline nem há comparação entre antigas e modernas.

  8. nao entra na minha cabeça estudantes de moda fazerem isso? Como eu Jáh havia dito…ela e a amiga da dorothy fantasy glamour a dorothy a toalha de mesa e ela a cortina(identica a uma cortina que tem aqui)cade a verocimidade com com o glamour?

  9. Chama eu Mattel!!! uhashuashusahu
    Bem legal essa iniciativa! Inspira e foca em novos talentos que tem paixão por essa arte 🙂

    Mas se formos dar uma olhada nas dolls produzidas geralmente para essa região da China, eles contemplam uma Barbie muito delicada representada geralmente por um rosa mais claro, e não na nossa cor já de costume pink. As vezes algumas edições especiais possuem uma pintura de rosto diferente, com olhos mais amendoados, cilios bem desenhados, assim como a Butterfly Glamour
    Citando alguns exemplos:
    -http://bimg2.mlstatic.com/barbie-happy-chinese-new-year-nrfb_MLB-F-4548675585_062013.jpg
    -http://www.flickr.com/photos/angelicdreamz/4445724172/
    -http://www.flickr.com/photos/charlottetaylor/5356310378/

    Vale a pena ressaltar que os orientais, generalizando, possuem também grande contato com outros tipos de dolls, como as Licca-chan, que é representada com rosto muito mais doce e infantilizado e com roupas bem “frufru” 🙂
    -http://plamoya.com/bmz_cache/7/7d47ef4448457b6249a142f7e64005e6.image.426×500.jpg

    Bem , acho que tudo isso contribui para que essa doll fosse desenhada nesse formato e tipo de desenho.
    Espero ter ajudado a esclarecer algum tipo de duvida por qual motivo dessa doll ser bem diferente da linha collector 🙂
    Bzo

    1. Obrigada pela informação, Márlon! 🙂
      Como consta, no BC, na página da boneca, a info de que o designer se inspirou nos “três projetos” vencedores do concurso, seria oportuno que tivessem divulgado, também, os croquis ou qualquer outra imagem em alusão a cada um dos projetos, para que pudéssemos entender a leitura que o designer em questão fez de cada projeto e, assim, entender o porquê do resultado final.
      Seria interessante, também, saber se por lá, na China, a boneca terá uma aceitação no mercado. É claro que no geral não temos acesso a esse tipo de informação (do pós-venda, só mesmo das discussões em redes sociais e blogs), mas assim também descobriríamos o que os colecionadores ou consumidores das bandas de lá acharam da tal boneca, porque até o momento o que se lê, no geral, são comentários negativos a respeito dela, inclusive na própria página do BC.
      Mais uma vez, obrigada pela sua pesquisa e contribuição 😀
      Beijo!

  10. Obrigada Fernanda, Caori, Rodrigo, Gigio, André, Anna, Mieke, Marta, Abel, J.JD, Natalia, Genésio, BarbieLover, Giovani, Artur, Karina, Katia e Márlon pelos comentários.
    No geral, a boneca não agradou mesmo (digo não só por parte dos comentários daqui, mas pelo que li em outras redes sociais. Como disse em um dos comentários, seria interessante que, ao menos, tivessem disponibilizado na página da boneca, no BC, as imagens dos três projetos vencedores. Desse modo, conseguiríamos avaliar a leitura feita pelo designer responsável por assina-la.
    Uma versão com vestido mini teria ficado bem melhor. Inclusive no protótipo é possível ver a costura aparente, embora seja algo inevitável por conta do tule. Mas, de fato, no geral a produção ficou pobre, com aspecto barato. Uma pena.
    Espero que a coleção 2014 nos reserve gratas surpresas, porque quanto a esta… lamentável.
    Beijos a todos!

  11. Bem que esse tipo de iniciativa poderia acontecer no Brasil. Imagina só uma das roupas desfiladas na Convenção produzida na linha colecionável? O set do vencedor do Miss Barbie bem que poderia ser utilizado (:

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s