Convenção BarbieBrasil: entrevista com Bill Greening

Para encerrar a cobertura sobre a convenção, mais um momento especial: eu e mais três blogueiros amigos (Caori, do blog Barbie S2 Pink, Bernardo do Ken’s Klub e Igor do ModelMuse Barbie) tivemos a oportunidade de conversar com Bill Greening em uma entrevista exclusiva. Foi muito legal estar frente a frente com ele e conhecer um pouco mais sobre sua trajetória profissional e como colecionador. Aliás, este foi meu tema em particular. Como já apresento coleções de outros colecionadores aqui no MBD, resolvi fazer perguntas ao Bill sobre sua coleção pessoal de bonecas, bem como detalhes de como produz as Barbies assinadas por ele para o Barbie Collector. A entrevista aconteceu na tarde do domingo, 17/11. Quer conferir? Então, acompanhe!

My Barbie Doll: Em entrevistas, você revelou que coleciona bonecas. Como e quando começou sua paixão pelas Barbies?

Bill Greening: Começou quando eu tinha dezesseis anos, estava na escola, mas tive uma Barbie quando era apenas um garotinho. E quando eu era um pouco mais crescido brincava com as Barbies da minha prima. Então, quando eu era um adolescente, e quando vi a Happy Holidays Barbie Doll nas lojas, eu pensei: “Isso é ótimo! Eles estão fazendo uma Barbie que é meio fantasia e especial”. Minha mãe comprou uma Happy Holidays e então… [Bill puxou algo na lembrança e retomou a resposta] Eu visitei um lugar em Buena Park, Califórnia, um museu de bonecas, e eles tinham uma parede toda repleta de Barbies vintage, com Barbies de 1959. Quando eu vi aquela parede, eu pensei: “Oh, meu Deus!”. Foi esmagador ver aquelas bonecas com roupas e estilo vintage. E tinha um antiquário lá e eles tinham Barbies vintage à venda. Desde quando descobri as Barbies vintage, então, me tornei definitivamente um colecionador de bonecas, adquirindo eu mesmo as bonecas como hobby. É o que eu tento fazer desde o começo, em qualquer lugar que eu encontre uma boneca e quando eu encontro “Oh, é um show room de Barbies”, vou lá. Meu foco usual são as Barbies vintage, ainda amo colecionar Barbies vintage, gosto do face sculpt Steffie. Eu também coleciono bonecas modernas como Pop Culture ou BFMC, mas o foco é vintage. É meu favorito.

My Barbie Doll: E quantas bonecas possui?

Bill Greening: Eu parei de contar, na verdade. Eu acho que, provavelmente, tenho entre cinco mil bonecas, eu não sei ao certo, eu não conto [risos]. Porque usualmente tenho centenas de dolls em displays e outras guardadas, entre 750 ou 1000. Eu suponho.

My Barbie Doll: E a primeira?

Bill Greening: Quando criança foi uma Malibu Barbie e quando adolescente a Happy Holidays que ganhei da minha mãe, mas eu ainda não colecionava naquela época. Mas quando descobri as vintages, foi uma Bubble Cut Barbie (quando entrei numa pequena loja, pensei: “Isso é tão legal, é tão retrô!”). Amo os moldes [de rosto] vintage, elas ficam olhando tipo [ele olha para um dos lados], cheias de atitude. Então, gosto de segurar, de sentir as bonecas vintage. Fui fisgado pelas vintages.

My Barbie Doll: Na última convenção aqui no Brasil Robert Best disse em palestra que os designers trabalham com um ano de antecedência em seus projetos. Quais suas inspirações, em curto e longo prazo?

Bill Greening: Depende do projeto. Tipo os projetos de filmes, como as Barbies Hunger Games. É algo do tipo: nós vamos aos estúdios [onde são gravados os filmes], quando há muitas informações protegidas, e o filme ainda não foi gravado, mas nós precisamos saber! Ou quando são bonecas Pop Culture, do Barbie Collector, quando são designs originais, são criados na minha própria mente, algo como as Barbies Basics ou Goddess of the Galaxy, e então gasto meu tempo em pesquisas e inspirações em imagens da cultura popular, de celebridades, fashions que me inspiram. Usualmente, na parede do meu escritório, eu ponho imagens que me inspiram durante o processo de elaboração dos esboços. Eu trabalho com sample makers/pattern makers [como os modelistas, que geralmente trabalham com a criação de amostras], engenheiros… Em algo esculpido, como a Goddess of the Galaxy, há muitas pessoas e profissionais me ajudando em várias partes, nos cabelos e no molde. Nos meus esboços eu vejo qual o tom de pele, cores, e qual maquiagem utilizar. Há um time de pessoas que põem a mão, que projetam a boneca. O início do processo para mim é o mais criativo, porque eu sonho com minhas pesquisas, procurando por imagens, procurando por designs, na TV, nos filmes… Tudo isso me inspira. E quando eu trabalho com a produção das reproduções vintage, uma das linhas de coleção que sou responsável, e vejo as Barbies antigas da Mattel, então, trabalho com o time ajudando a criar a boneca e os fashions, acessórios, tudo feito o mais próximo possível do original. Dá muito trabalho, mas sou responsável por isso.

My Barbie Doll: a última pergunta: neste ano vimos uma nova coleção, a The Barbie Look. E, em 2014, veremos alguma nova coleção assinada por você?

Bill Greening: A The Barbie Look continuará, e eu mostrarei a continuação hoje [durante a palestra]: quatro bonecas que serão vendidas, que são da coleção Spring 2014 que será lançada neste ano, e estamos trabalhando em mais quatro bonecas que mostraremos na The Barbie Look linha 2014 e que mostraremos hoje, então, sim! The Barbie Look é a evolução das Barbie Basics e temos menos bonecas para vender e não doze bonecas [como na Barbie Basics]. Na primeira wave das The Barbie Look a ideia era voltar para o que a Barbie era: brincar com a Barbie e as roupas. No ano que vem, as bonecas estarão vestidas bem na moda e descobrimos que as bonecas vendem mais que os packs de acessórios. Os pacotes eram $20 e as bonecas $25, então, as bonecas vendem mais. Então, estamos dando foco às bonecas.

My Barbie Doll: … um pequeno sneak peek?

Bill Greening: Hoje vocês verão. As bonecas serão lançadas para o Spring 2014 e as imagens estarão no site do Barbie Collector nesta semana, mas é tudo sobre Red Carpet e glamour; esse é o tema. Nós descobrimos que muitas pessoas amam um vestido vermelho e comprido. Os colecionadores amam glamour e também amamos glamour e nos ajuda a diferir da linha Playline. Então, é realmente glamour, glamour sofisticado, e que vocês verão na [coleção] Red Carpet. Na linha Playline é mais bonitinho, mas queremos fazer algo mais sofisticado e é aonde queremos chegar.

***

E de fato nós vimos as outras quatro bonecas da nova coleção e que, futuramente, estarão no site Barbie Collector, para deleite de quem curte essa coleção. Até lá, é aguardar pelas imagens oficiais! Durante a palestra aos demais colecionadores, o designer falou acerca de três pontos distintos: vintage reproductions – destacando a Skipper, em homenagem ao seu cinquentenário no ano que vem [vide imagem abaixo, da boneca que um dos convencionistas ganhou durante sorteio] -, Fantasy e Haunted Beauty – com destaque para a Vampire, lançada esse ano – e as The Barbie Look. Além disso, também respondeu as perguntas feitas pelos convencionistas.

Caori, do blog Barbie S2 Pink, Igor do ModelMuse Barbie Bernardo do Ken’s Klub também estão dando continuidade às entrevistas, feitas por cada um com um tema específico, e vocês poderão conferir o restante da entrevista no blog deles (basta clicar nos links acima). Vale a pena saber mais a respeito, ficou bem bacana! 😀

Foi muito legal ter tido a oportunidade de estar frente a frente com um dos designers do alto escalão de profissionais da Mattel, responsável pela criação de muitas bonecas que vemos ano após ano. Fato intermediado pela organização da convenção, a qual somos muito gratos. Sem dúvida, uma experiência que ficará presente na memória de cada um de nós. E esperamos que o resultado da entrevista também agrade a todos vocês. 🙂

Agradecimento especial a Caori, com uma mãozinha na tradução da entrevista [traduzi grande parte, mas teve momentos em que foi complicado; o som da gravação ficou baixo, precisei de um help!] e ao Bernardo, pelas fotos [ele que tirou algumas das imagens enquanto eu entrevistava]. Enfim, fomos nos ajudando! Obrigada por tudo!

Para quem não foi na convenção dessa vez, programe-se: em 2015 tem mais!

Anúncios

22 comentários sobre “Convenção BarbieBrasil: entrevista com Bill Greening

  1. Poxa, quanto profissionalismo!! Gostei sentir a solidariedade entre os blogueiros! Ótima entrevista! Fiquei imaginando onde cabe tanta Barbie na casa dele e francamente, que emprego dos sonhos, hein? Parabéns pela excelente cobertura do evento Sam! Beijos.

  2. O Bill é um amor! Não esperava nem metade do que a visita dele rendeu já que ele é meio “apagadinho” se comparado com o Best; porém ele foi incrível com todos super atencioso em todos os momentos da convenção.

  3. “The Barbie Look é a evolução das Barbie Basics”…sqn, né? Bem legal sua entrevista (e a dos outros blogueiros também, especialmente o foco ModelMuse do Igor). Acho fascinante todo o processo de criação das dolls. E o Bill parece ser bonitão… confere, Sam? Hahaha

  4. Olha parabéns mesmo viu!! Adorei a entrevista ,desde que foi anunciada a entrevista com ele eu estava ansioso para ler tudo.E minha nossa confesso que superou todas as minhas expectativas .Me diz uma coisa um de vocês é jornalista ???? Por que tudo aqui no blog é tão profissional que as vezes não me sinto que estou lendo um blog de tão bom que é Parabéns mesmo!!! E que experiencia incrível né Samira e André ??? Como foi tah ali do lado de um dos criadores de tantas belezinhas ???O que estava passando na mente de vocês com essa oportunidade?? Adorei tudo mesmo .E agora é soh aguardar 2014 chegar !!!!!! abraços

    1. Oi Rodrigo! Sim, sou jornalista, formada, e exerço a profissão também. Foi ótimo estar frente a frente, olhando, conversando. Uma experiência inesquecível, sem sombra de dúvida! Ficará marcado na história de cada um de nós e dos blogs também. Obrigada pelo carinho sempre, viu? Me sinto muito lisonjeada com teus comentários e tenho certeza que o sentimento do André também é recíproco. Fazemos cada postagem com carinho igual e muita dedicação. O MBD faz parte do hobby também! Beijo!

  5. A entrevista está de parabéns e os entrevistadores também! O Bill parece ser super simpático, gostei. Achei essas The Barbie Look bem bonitas mas, como muitos disseram não se comparam com as The Basics. Eu particularmente gostei dessas últimas criações dele. A Vampire, por exemplo, é uma boneca que não se encaixa no meu foco mas eu gostei tanto que acabei cedendo, já está na minha wishlist. Espero que a próxima seja uma noiva do Frankenstein, seria bem legal, na minha opinião.

  6. Tah vendo eu sabia !!! Havia com certeza alguém com alma jornalistica para explicar a qualidade do blog :)Vocês dois estão de parabéns e sempre vai ser um grande prazer admirar e comentar o que vocês compartilham .Se tudo isso não fosse bom duvido que teria a repercussão que tem agora.Parabéns mesmo !!!!!! hiper mega abraços !!!!!

    1. Obrigado pelos elogios Rodrigo, apesar de novato aqui no blog pode ter certeza que já é muito querido pela equipe que faz o MBD; espero podermos nos encontrar em breve. Grande abraço.

  7. Realmente estou sem palavras ,do quanto estes dois dias representou para mim , principalmente porque conheci a pessoa mais fantástica do mundo o BILL ,meu grande ídolo… entre os colecionadores foram dois dias aonde a amizade e o carinho que a gente trocou e muitas figurinhas em comum e a organização impecável..deixo aqui meu abraço carinhoso a todos vocês , e principalmente SAMY que demas você é uma fofa ..tenha certeza que ganhou um grande amigo..beijus no seu coração.!

    GIGIO.!

  8. Obrigada Gigio, André, Mieke, Caori, Rodrigo, Marta, Natalia, Abel, Igor, Giovani e Artur pelos comentários. Não preciso repetir que foi muito bacana esse e muitos outros momentos deste evento que, certamente, está permanentemente na “agenda” de muitos colecionadores! Agora é aguardar ansiosamente para a edição 2015.
    E as entrevistas, todas as quatro, juntas, completam a visão temática de cada blogueiro. Bill é uma pessoa ímpar, simpático, carismático e super atencioso. Memorável esse encontro!
    Beijos a todos!

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s