Convenção BarbieBrasil 2013: Miss BarbieBrasil

Crédito da imagem: montagem e vetorização da imagem Samira | www.mybarbiedoll.com.brAlém do concurso de cosplay, os convencionistas possuem um outro momento exclusivo para demonstrar seu talento em um concurso de customização de bonecas. Intitulado “Miss BarbieBrasil”, no concurso são apresentadas bonecas personalizadas, desde a elaboração dos trajes à maquiagem e cabelos. Nesta edição, cerca de vinte concorrentes criaram versões únicas, inspiradas no tema “Festa na casa dos sonhos” e em leituras próprias feitas pelos participantes.

Quer ver mais detalhes de cada uma e ainda conferir uma entrevista com o grande vencedor do concurso? Acompanhe!

Desde o início do evento, as bonecas participantes foram gradualmente apresentadas em nichos no lounge próximo ao auditório, para a apreciação dos demais convencionistas. Desta vez, os colecionadores votaram nas bonecas após a apresentação de cada uma, em um desfile realizado no domingo. A proposta foi a de dar a oportunidade ao público para conhecer detalhes sobre a produção de cada uma, sua inspiração, elementos para sua criação, entre outros aspectos.

Uma infinidade de elementos foi vista em trajes, maquiagens e penteados. Veludo, pedrarias, lantejoulas, bordados, fuxicos, cristais, crochê, entre outros. Abaixo o desfile sintetizado em algumas fotos, acompanhadas cada uma de slides informativos nos quais constam o nome do artista participante e da boneca:

Entre os prêmios Barbies colecionáveis e uma exclusiva OOAK assinada pela estilista Isabela Capeto. Dessa vez, presenciamos um resultado inusitado, uma vez que dois artistas, entre eles uma dupla, faturaram o terceiro lugar (deu empate): Marcia Giamas com sua “Katumbaiá – espírito protetor dos animais” e Everson Oliver e Arthur com sua “Trouble Glamorous” em terceiro lugar; Ed Brito com sua “Victória Ingrid – Baile de Máscaras” em segundo lugar e Marlon Chin Lee com sua Barbie “As queen of Dreamhouse” em primeiríssimo lugar.

Quando saiu o resultado, vibramos todos. Embora houvessem apenas três vencedores (no caso, foram quatro), todos as bonecas foram muito bem feitas. Parabéns para todos os participantes! 😀

Aconteceu algo engraçado, pelo menos pra mim. Como seria difícil entrevistar todos, diante da quantidade de participantes, elegi um para representar os demais. Resolvi, então, entrevistar o Marlon para ele contar um pouco mais sobre sua criação, só que fiz isso na noite de sábado. E o desfile com posterior anúncio rolou no domingo! #Medo! Premonição? Não sei, mas queria muito aproveitar e acertar os seis números da loteria! Hahahaha

Marlon Chin Lee: Não quis sair da essência de Barbie sendo outros personagens. Eu queria que ela fosse ela mesma, só que de um nível muito superior dentro de uma Dreamhouse.

A mini entrevista foi estruturada em três pontos principais: inspiração para a boneca, tempo e produção e elementos que compuseram a criação. Márlon inicia contando sobre o tema que inspirou sua boneca. “Primeiro foi ver o tema: ‘Festa na Dreamhouse’. E o que a Barbie poderia fazer de melhor? É recepcionar os amigos. Tanto que em toda a websérie [Life in The Dreamhouse] ela é muito receptiva na casa dela. E eu quis elevá-la não só como princesa da Dreamhouse e das bonecas, mas como Rainha da Dreamhouse. Fixar isso mais na ideia. E dai não vai ser uma festa toda de gala. Por isso propus um vestido mais de baladinha e com uma capa mais pink, bem icônico”, explica.

Toda a produção tomou tempo na vida de Marlon, dividindo a criação da boneca com sua carreira: “Levei mais ou menos uns cinco, seis meses. Desde quando fiz a inscrição no evento, fiquei sabendo do tema e já comecei a fazê-la. Mas como eu estava trabalhando, dai fazia de pouquinho em pouquinho. Dava o horário do almoço e eu ia bordar”. Entre os elementos mais difíceis e complexos para produzir estão as franjas e o manto usado pela boneca. “Comecei a pensar em como poderia confeccionar a franja, caso contrário eu iria fazer igual ao tamanho real, todo enrolado e amarrado. Mas como já estou no meio da parte de moda, já que trabalho como estilista agora, na loja em que trabalho tem ateliê, então, já tenho uma afinidade grande com os tecidos e eu consegui esse produto muito fácil. O forro [do manto] é todo de seda. Então, eu consegui uns materiais bem legais e de fácil acesso pra mim. Alguns elementos utilizados na elaboração da boneca eu já tinha em casa. Minha mãe trabalha em um armarinho, dai teve muita coisa que eu consegui de graça”.

Crédito da imagem: Samira | www.mybarbiedoll.com.br
Crédito da imagem: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br

Outro elemento da boneca difícil de ser elaborado foi o stand. “Já que eu moro no centro de Curitiba, em volta era muito caro. Chegava a custar entre 400 e 500 reais pra fazer o corte a laser do acrílico. Mas em um bairro bem mais distante saiu um pouco mais barato, 190 reais [só o stand]”. A boneca, que possui molde original Generation Girl, foi repintada e também teve os cabelos reimplantados por meio das técnicas de repaint e reroot. “Repintei o molde e fiz o reimplante. Queria que ela fosse pálida, porque na história da realeza os reis e rainhas costumavam ser mais pálidos. Queria fugir do que fosse normal, porque quando você vai na loja tem um monte de Barbie bronzeada, de ‘praia’, então busquei por uma mais ‘pálida’. O corpo eu já tinha, das Barbies Basics. A cabeça eu consegui de uma Barbie que era a Barbie sereia do ártico e como ela era mais pálida, então, foi essa. É a primeira Barbie que eu fiz tudo: cabelo, maquiagem e roupa. Eu fiquei com muito medo, receio de mexer nela, então, preferi corpo de Collector mas cabeça de Playline”, conclui.

Parabéns, Marlon [adorei lhe conhecer pessoalmente, porque a gente já se falava aqui pela web :D], por sua conquista, e a todos os demais participantes!

Anúncios

10 comentários sobre “Convenção BarbieBrasil 2013: Miss BarbieBrasil

    1. Oi Natalia!
      Alguns dos artistas vendem suas criações (alguns, inclusive, até venderam por lá mesmo), só para seu conhecimento 🙂
      Seria legal ver, um dia, um colecionador, que também é artista plástico, tendo uma boneca sua sendo feita em larga escala, né?
      Quem sabe um dia vemos um brasileiro integrando o time de designers famosos da marca Barbie?
      Bj

  1. Sami!!! Muito obrigado pelo post :-):-):-):-):-)
    Fiquei muito feliz em te conhecer e ter a honra de ser entrevistado por uma das blogueiras que mais admiro :-):-):-):-)
    Estou com muitos projetos em mente e estou bem motivado a seguir mais a fundo neste universo 😀
    Aguardem e saibam que sempre possam contar cmg!!!
    Bjooo

    1. Que ótimo que gostou, Marlon!
      Mais uma vez, parabéns pela boneca e pelo prêmio! Adorei te conhecer pessoalmente, assim como os demais amigos que fiz aqui pela web e que tive a oportunidade de conhecer lá no evento.
      Sucesso nos novos projetos e conte aqui pra nós quando tiver novidades 🙂 Quando o assunto é Barbie, sempre nos interessa 😀
      Beijo!

  2. Parabéns Marlon pela premiação !!!!! Sua barbie é muito linda realmente mereceu ganhar.E por favor continue coloncado toda a sua criatividade para fora que pode ter certeza que você ainda vai longe .Parabéns também a todos os partcipantes do concurso eu fiquei maravilhado com tanta coisa linda..E Samira parabéns também pela excelente cobertura . A forma que você nos narra tudo é tão rica e fiel que nos dar uma sensação que também estavamos por lá.Abraços !!!!!

  3. Excelente o nível das concorrentes! Parabéns ao Marlon, a criação dele é fantástica! Transformou uma cabeça playline numa Barbie digna de selo platinum (pedestal incluído). Outras que se destacaram, pra mim, foram a Trouble, a Golden Glamour e a Sarah Williams noiva.

  4. Obrigada Natalia, Marlon, Rodrigo, Mieke, Marta e Leila pelos comentários. Lindas bonecas! Criatividade rolando solta entre os participantes. A cada uma que surgia ou que estava disponível para visita no lounge, uma série de detalhes, de particularidades. Muito legal! Parabéns a todos e ao Marlon também!
    Beijo

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s