Convenção BarbieBrasil 2013: noite do cosplay

Vamos agora a outro divertido momento da convenção, no qual talentosos colecionadores demonstram seu amor à diva de vinil e seus amigos de uma forma diferente, encarnando eles próprios os personagens. Este ano as produções estavam caprichadíssimas! Imagino que tenha sido difícil para Bill Greening e os demais membros do corpo de jurados escolher os vencedores desta edição.

Ah! Neste ano tivemos uma novidade: um pocket show badalado e protagonizado pela musa Fernanda Top. Mais uma vez, ela nos deixou boquiabertos ao, além de vestir fantasias super bem feitas, incorporar o personagem em mini shows musicais inusitados. Tem até vídeo, fiz questão de gravar; quer dizer, eu não, meu maridon-cinegrafista-fotógrafo mil e uma utilidades! rs. Para quem não foi e para quem foi mas quer rever, confira comigo as fantasias ricas em detalhes.

O concurso começou com algumas palavras do Bill Greening que, mais uma vez, estava presente. Em seguida, foram apresentados no telão fotos para relembrar os grandes vencedores das últimas edições, entre eles Alexandre Pedreira, fantasiado de The Phantom of the Opera, vencedor da primeira edição do evento em 2004; a linda Mariana Laurindo, fantasiada de Tarina Tarantino, vencedora da segunda edição em 2009 e Fernanda Top, fantasiada de Goddess of the Galaxy, a vencedora da terceira edição em 2011 (fiz na época uma entrevista com ela; clique aqui para ler). O grande vencedor dessa edição faturou uma doll OOAK com look assinado pela estilista Isabela Capeto.

Desta vez, seis cosplayers participaram do concurso e desfilaram na seguinte ordem:

1. Nando Pohl como o Roller Skater Ken, lançado em 1980:

2. Maria Milagres Freitas como Elizabeth Taylor in Cleopatra, lançada em 2000 [ps.: Maria é mãe da Fernanda Top]:

3. Nilze Felix como Barbie Doll as Jeannie From “I Dream Of Jeannie”, de 2001:

4. Romero Miranda como Captain Jack Sparrow Doll, lançado em 2011:

5. Aline Dalla Vecchia como tokidoki Barbie Doll, de 2011:

6. Vivian Felix como FAO Schwarz 150th Anniversary Barbie Doll, lançada em 2012 [pps.: outro caso de mãe e filha juntas na convenção; Vivian é filha da Nilze]:

A cada desfile, o público vibrava com fantasias tão ricas e bem feitas! Sem contar a trilha sonora, especial para cada um deles, relacionada com o tema de cada um, o que deixou o show ainda mais completo! Mas só haviam três prêmios, uma decisão difícil para os jurados. Ao final do desfile, o juri, encabeçado por Bill Greening, elegeu os três vencedores: Nando em terceiro lugar, Aline em segundo lugar e o grande primeiro prêmio para Romero:

Após o desfile, houve uma pausa dramática e misteriosa. Na verdade, não sabíamos o que estava por vir. Quando, de repente, foram passando imagens da Glinda no telão, e quando Carlos Keffer fez o anúncio da Fernanda Top, prevíamos que o que iríamos presenciar era tão repleto de talento quanto o desfile que havíamos acabado de assistir. No total, Fernanda usou três fantasias diferentes, encarnando os três personagens em mini shows musicais: Glinda, a bruxa boa, de O Mágico de Oz; Queen of the Constellations e 80’s Cher Bob Mackie Doll. Detalhe: as três bonecas são assinadas por Bill Greening (ele assinou uma das várias versões de Glinda e também em coautoria com o Bob Mackie, em Cher). Não preciso nem entrar em detalhes. Vejam vocês mesmos nas fotos e vídeos:

Para quem curtiu, fiz ainda entrevista com os três vencedores do cosplay, que contam em detalhes a preparação de cada fantasia, veja:

Romero Miranda: Quando foi anunciado meu nome fiquei assim: ‘”Ahn? É comigo?”. Não esperava.

O colecionador contou que desde o último concurso já queria ter se fantasiado como o pirata, interpretado nas telonas pelo ator Johnny Depp. “Sempre gostei de Os piratas do Caribe, e a Mattel tinha lançado o boneco em 2011. Eu já tinha pensado na fantasia, só que eu não tinha condições. O que eu fiz? Como eu tinha pouco tempo pra preparar tudo, eu vim de Ken 007. Dessa vez, tinha mais tempo, já estava no RJ, então as coisas foram mais fáceis pra mim. Então, eu não saia do Saara [maior centro de compras na capital carioca], consegui um garoto na internet que fez pra mim algumas partes da fantasia, e fui com a cara e a coragem. Não esperava ganhar. Tanto que quando foi anunciado meu nome eu fiquei assim: “Ahn? É comigo?” [risos]. Não esperava”, revela.

Ter conseguido o maior prêmio do concurso fará Romero produzir uma outra grande fantasia, na convenção a ser realizada em 2015: “Eu não sei ainda qual. Estava pensando em homenagear uma amiga minha, Raquel Lopes, que a gente gosta de um ator e cantor em comum, só que não sei se terá tanta repercussão quanto essa fantasia. Se eu for participar novamente, o pessoal vai querer que seja à altura desse, vai me exigir muito. O mais difícil é fazer o Ken, porque o Ken é muito básico. São poucos os Kens que têm um tchan a mais, uma coisa mais glamorosa igual ao Capitão Jack Sparrow“.

Aline Dalla Vecchia: Fazer cosplay é uma das minhas paixões.

No caso da colecionadora, que já participa de vários concursos de cosplay, tudo estava sendo meticulosamente organizado desde 2012. Alguns itens encontrados com facilidade, como o cachorro de cosplay de cacto, chamado na marca de Bastardino, e outros mais difíceis de serem planejados: “Teve algumas coisas que ‘caíram no meu colo’, como o cachorro por exemplo, porque tinha acabado de sair a coleção desses vinis. E eles têm uma pelúcia que é maior, que é proporcional a mim, mas não é tão bonito quanto este. Então, preferi ficar com o pequeninho, porque ele é mais engraçadinho. Ai fiz a coleira pra ele. Sofri um pouco para achar as pulseiras, porque não se usa mais pulseira assim. O bracelete foi um pouco mais fácil, porque imprimi o símbolo da marca e coloquei por cima. A blusa até que foi fácil. O cinto foi fácil, mas fiz a fivela”, detalha ela que conta, ainda, a razão de ter escolhido interpretar a tokidoki Barbie Doll.

“Gosto muito da marca tokidoki, sempre gostei desde que conheci. Quando lançaram a boneca, fiquei alucinada, porque, além de tudo, ela tem o cabelo cor de rosa, que é a minha cor de cabelo preferida. Ela tem uma roupa ousada. É legal, acho que ela combina bastante comigo. Acho que meio que casou tudo”, explica. Aline conta, ainda, que embora não tenha tido tempo de pensar na próxima fantasia, irá participar com certeza, já que é cosplayer-nata! “Ainda não parei para pensar nisso ainda, porque estava tão maluca com a tokidoki. Mas vou participar com certeza, eu não paro. Fazer cosplay é uma das minhas paixões. Faço de Harry Potter, Stars Wars“, detalha.

Nando Pohl: Foi maravilhoso! Sempre vivi no meio de competições de patinação. Esta foi a primeira diferente de tudo que faço normalmente!

A participação de Nando é ainda mais curiosa uma vez que é a primeira vez que participou de uma convenção e também começou a colecionar recentemente. Ele contou como decidiu participar do concurso. E sua fantasia tem muita representatividade em sua vida, já que Nando é patinador profissional. “Quando meu companheiro Bernardo me convidou para participar da convenção achei legal conhecer o mundo dos colecionadores e fiquei curioso para falar a verdade, pois esta seria minha primeira experiência em uma convenção de colecionadores. Meses antes do grande dia, lá por junho, ganhei de presente meu primeiro Ken sendo ele o patinador. Ganhei ele também do meu companheiro que me deu de aniversário de namoro. Dias depois conversamos sobre o cosplay no qual ele queria que eu participasse, até que chegamos a definir a fantasia que seria do Ken que eu tinha ganho. No mês seguinte fui para a Itália onde encontrei, em uma competição, o tecido igual ao casaco. Não exitei e comprei! Entrei na brincadeira que me trouxe muita felicidade e estou aqui sendo o terceiro colocado em uma competição nacional de colecionadores”, diz.

Nando já participou de muitas competições como patinador profissional, mas essa foi diferente de tudo o que já viveu: “Foi maravilhoso! Sempre vivi no meio de competições de patinação. Esta foi a primeira diferente de tudo que faço normalmente!!! O convívio com pessoas que veem uma linda boneca e boneco me fascinou, até comprei e já encomendei os meus na convenção mesmo! É muitooooo divertido!”.

Se participará em 2015? A resposta de Nando foi muito positiva: “Com certeza participarei em 2015 se Deus quiser! Até ja escolhi o tema! Rsrsrs ou melhor escolhemos (eu e o Bê)”. Para ele, a convenção foi muito bem organizada, fundamental para que sua participação no evento fosse bem aproveitada. E promete continuar colecionando: “Da organização, recepção, só elogios!!! Dos brindes, maravilhosos, estou usando tudo… Hehhehe sobre colecionar, hammm!!! Simmmmm mas somente as Barbies e Kens da Disney, que são minha grande paixão, pois já coleciono Mickeys do mundo”, finaliza.

Nando, que faturou o terceiro prêmio | Crédito da imagem: Samira | www.mybarbiedoll.com.br
Nando, que faturou o terceiro prêmio | Crédito da imagem: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br

E ai, curtiram as fantasias? Se você pudesse participar do concurso, qual fantasia escolheria?

Anúncios

25 comentários sobre “Convenção BarbieBrasil 2013: noite do cosplay

  1. Todos estavam incríveis sem exceção! Fiquei boquiaberto a cada aparição, realmente não gostaria de ter sido jurado pois foi uma decisão bem complicada; apesar da pequena quantidade de participantes o nível estava realmente altíssimo.
    Agora, Bernardo vc tem que me desculpar (afinal vc será eternamente nosso Bob), mas o Fernando pra mim será sempre o Ken, lindo loiro gentil e educado!!!!! Adorei conhece-lo e fotografar com ele caracterizado. Parabéns a todos.

  2. Amei todos os looks dos participantes, como o André mencionou, o nível estava altissímo neste ano! Adorei as entrevistas Sam! Ficaram ótimas!! Eu penso em participar, mas tenho minhas dúvidas rsrs bjs!

  3. Uaal !!!!! Não tem como não ficar impressionado com a riqueza de detalhes das fantasias Tudo de muito bom gosto.Parabéns a todos que participaram !!!!!!! Se eu fosse fazer um cosplay acho que eu faria do Jacob ,do Crepúsculo rsrsrsrs Brincadeirinha acho que eu faria do Chapeleiro Maluco ,seria legal usar aquele figurino tão especial !! abraços

  4. E viva a criatividade – e o sacrifício – desse povo! O rapaz loirinho deve ter passado maus bocados com esse shortinho colado! Kkkkk. A Tokidoki ficou muito fofa, dá vontade de levar pra casa. E o que dizer da Fernanda? Decidiu não competir pra dar chance aos outros? Top é pouco!!! Só falta agora fazer a Empress of the Aliens pra completar a “trilogia”!

    1. Essa mulher é impossível Mieke!!! Fico até assustado em pensar o que ela pode aprontar, além das 3 fantasias que ela usou no show ainda teve tempo de fazer uma para a mãe participar. Realmente um talento ímpar.

  5. Obrigada Bernardo, André, Helen, Romero, Igor, Fernando, Marta, Natalia, Caori, Alê, Karina, Magda, Iraneide, Rodrigo, Leila e Mieke pelos comentários. Foi lindo ver o trabalho de cada participante, a fidelidade de cada um na elaboração dos trajes, sem contar o show da Fernanda Top, que surpreendeu todos nós! Foi a segunda vez que participei do evento, e pela segunda vez me surpreendi com o trabalho feito por cada participante, de cada edição. Os colecionadores brasileiros estão de super parabéns pela criatividade e elaboração de fantasias super bem feitas e fiéis a suas bonecas e bonecos de base.
    Parabéns a todos!
    Beijo!

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s