Raridades do mundo Barbístico: Barbie Jingle Flowers by Comme des Garçons

Iniciaremos hoje uma nova categoria no blog, onde serão apresentadas bonecas que se tornaram verdadeiras raridades. A ideia surgiu a partir do meu desejo por uma Barbie criada pela grife Comme des Garçons e sobre a pouquíssima informação que havia encontrado a respeito dela. Apesar de na época do lançamento desta Barbie vários portais terem noticiado a criação de uma boneca usando um modelito criado por Rei Kawakubo (estilista fundadora da Comme des Garçons), as informações a respeito são bem vagas. Há diferenças entre as quantidades de produção citadas: alguns dizem 180, outros 300 e a maioria só diz que é uma edição limitada. E, para piorar a situação, até a própria Mattel resolveu divulgar apenas o protótipo da versão Brunette, sendo que a boneca foi lançada também nas versões Blonde/Caucasian e Asian.

A versão Brunette | Crédito da imagem: divulgação Mattel via safraducreay.wordpress.com
A versão Brunette | Crédito da imagem: divulgação Mattel via safraducreay.wordpress.com

Clique nas imagens para ampliar:

Crédito das imagens: versão Brunette (My Lovely Barbie/Flickr), versão Asian (Nadine_Gomes Photo Bucket) e versão Blonde (Nadine_Gomes Photo Bucket).

Para quem achou estas Barbies parecidas com outras já lançadas, realmente o são. É que aparentemente foram usadas para todas elas as modelos da primeira série das Basics (modelos n. 3, 5 e 9)

Voltando ao começo do post, esta Barbie continuou me fascinando, porém não tinha perspectiva de que a teria em minha coleção. Até que recentemente ganhei uma das versões de uma amiga muito querida e compartilho com vocês algumas curiosidades sobre esta beldade.

A caixa destaca o selo Platinum Label e a estampa floral que é a mesma do vestido; esta estampa é muito interessante pois usa a mesma técnica de impressão utilizada em outdoors, pontos enormes e expostos na foto quando visto de perto, porém ao se afastar da imagem é possível enxerga-la com nitidez. A caixa é tão caprichada quanto as usadas na linha Silkstone: ao abri-la, um delicado papel de seda protege a Barbie. Ao invés dos tradicionais “arames”, a boneca e presa à caixa por fitas como acontece com as Slkstones; e os cabelos não são presos à caixa como praticamente todas as Barbies. O vestido é de organza e possui um forro de seda. Curiosamente na etiqueta no interior do traje só consta o nome da grife (ao menos nas outras Barbies que tenho que representam grifes famosas, ou existe o nome da grife em um lado da etiqueta e no outro a logomarca do Barbie Collector, ou somente há a descrição do BC).

As informações no verso da embalagem atrapalham mais do que ajudam para conhecer realmente a história desta Barbie! Afirmo isso já que encontrei informações bem estranhas como, por exemplo, referindo-se a quantidade produzida: só informam que as edições Platinum tem quantidades inferiores a mil bonecas produzidas em todo o mundo e são numeradas em sequência, porém não há nenhuma numeração específica ou sequer que existem as outras versões. Outra informação, digamos, “conflitante”, é a de que o traje não é removível, quando o mesmo na verdade é fechado por simples colchetes comuns em diversas Collectors. Outra informação estranha é referente ao país onde a boneca foi produzida. Na caixa está escrito: Made in UK, manufactured for Mattel. Porém a boneca provavelmente não foi produzida no Reino Unido (possivelmente só o traje), já que nos versos das caixas da linha Basics está descrito Made in Indonesia.

O certificado de autenticidade também é totalmente diferente dos que acompanham outras Platinum Labels; pra começar, o mesmo é totalmente estampado com a mesma ilustração do vestido e a numeração diz apenas: 1/0067. Fiquei sem entender se esta numeração é referente apenas à versão asiática (teriam produzido somente 67 bonecas iguais a esta?) ou se é uma numeração geral para todas as versões, já que esta informação não consta no certificado. No Flickr encontrei a foto de um certificado da versão brunette (com molde Steffie) e percebi que as informações são idênticas, só muda a numeração que é 1/0065. Só por motivo de comparação, mostro o certificado de outra Platinum, a Glimmer of Gold, onde a numeração é bem mais específica e é indicado que a Barbie em questão é a n. 935 de um total de 999 unidades. Outro diferencial entre os certificados é que o da Glimmer of Gold (assim como o das outras Platinums que conheço) é impresso sem a numeração, inserida depois através de um numerador que a cada impresso vai aumentando a numeração. No da Jingle Flowers número e textos foram impressos juntamente.

Crédito da caixa das Basicswww.ebay.com/usr/qtopshop. Demais fotos da boneca: André Santiago para http://www.mybarbiedoll.com.br

Outra curiosidade sobre esta Barbie é que as informações existentes são de que ela foi comercializada apenas nas lojas da Comme des Garçons no Japão e Reino Unido. Tanto na minha quanto em outras que vi em alguns sites, há uma etiqueta com o preço de 225 Libras. Apesar das informações sobre o site Barbie Collector na caixa da boneca, a mesma nunca apareceu no site.

E você, conhecia a Barbie criada pela Comme des Garçons ou sabe mais alguma curiosidade sobre ela? Compartilhe conosco, comente!

***

Observação importante: os créditos das imagens estão na legenda de cada uma; ao clicar, as imagens/links redirecionam para suas páginas de origem. Se você é autor de alguma imagem, por favor, leia nossa página sobre uso de conteúdo.

Anúncios

10 comentários sobre “Raridades do mundo Barbístico: Barbie Jingle Flowers by Comme des Garçons

  1. Não conhecia essa linda boneca confesso que gostei bastante do vestido isso me lembra Pop Art com aquelas ilustrações do Roy Lichteinstein do tipo HQ onde a pintura é feita por pontos assim como a estampa desse vestido.

  2. Acompanho a Commes des Garçons há pouco tempo, mas sei o quão inventivos eles são, sempre trabalhando com novas técnicas de impressão e estamparia. Não conhecia as bonecas e é interessante saber da existência desses quase mitos da Mattel que, neste caso, é muito bonito e representativo. 🙂

  3. Parabéns, André. Ela é linda… e rara! Gosto demais dessas edições ultralimitadas da Barbie. Coleciono apenas silks e edições como essa, mas aqui no Brasil fica difícil, tanto pela localização quanto pelo valor astronômico a que chega essas edições quando raramente aparecem pelos ebays da vida. Para conseguir o Ken vestido de Mickey e a Trace of Lace Platinum Loira quase tive que vender um rim.

  4. Oi Samira, até pouco tempo atrás não conhecia essa Barbie, mas aquele vendedor de que eu comprei algumas silks e você comprou a Dusk e a Joan tinha uma para vender no molde Steffie. Achei uma graça mesmo, até porque amo a Steffie.

      1. Pois é,nem sabia que ela existia até então. Tenho uma Tarina também,é a única barbie que comprei e que está no meu foco, pois o molde é fofo demais e tinha que ter uma. Agora acordei pra vida e se gosto de um molde que não tem no estilo da minha coleção compro uma Basics e adquiro os vestidos pelo ebay. 😉

  5. Hello from Spain: I had not seen before this basic doll collection with floral dress. It’s a box and a very rare certificates. In my country this doll was never for sale. Keep in touch

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s