Barbie e o outubro rosa

É de conhecimento geral e até faz parte do senso comum a ligação direta entre Barbie e sua cor oficial, o rosa. Mas este post não é para tratar apenas disso. Mundialmente este é o mês no qual várias instituições, organizações não governamentais e até grifes famosas prestam homenagem para as mulheres vítimas do câncer de mama e alerta as demais para o risco de desenvolver a doença. Certamente em sua cidade você já deve ter visto o rosa presente, seja na iluminação de algum ponto turístico ou mesmo em campanhas locais. A Mattel também já fez parte desse movimento em algumas situações, como nos casos a seguir.

Crédito das imagens: divulgação Barbie Collector/Mattel - montagem: www.mybarbiedoll.com.br
Crédito das imagens: divulgação Barbie Collector/Mattel – montagem: http://www.mybarbiedoll.com.br

Pink Ribbon Barbie Dolls (2006): ambas as versões, caucasian e afro-american, foram lançadas em 2006, criadas por Robert Best para homenagear a Susan G. Komen Breast Cancer Foundation, instituição criada por Nancy G. Brinker como promessa a sua irmã, Susan G. Komen, vítima do câncer de mama e que, infelizmente, faleceu. A partir de 1982, Nancy criou uma campanha global para alertar as mulheres sobre os riscos da doença, além de buscar ajuda para as que são ou foram vítimas do câncer. A instituição norte-americana atua em mais de 50 países.

O traje da Pink Ribbon, feito em organza, também ostenta a fitinha rosa, símbolo do movimento da luta contra a doença. Na época da comercialização da boneca por parte da fabricante, a instituição receberia, no mínimo, 100 mil dólares, dinheiro arrecadado com a venda das bonecas e também doado pela empresa à instituição (de acordo com informações na página das bonecas).

Crédito da imagem: divulgação Barbie Collector/Mattel
Crédito da imagem: divulgação Barbie Collector/Mattel
Crédito da imagem: divulgação Barbie Collector/Mattel
Crédito da imagem: divulgação Barbie Collector/Mattel

Pink Hope Barbie Doll (2007): no ano seguinte, a fabricante empreendeu novo lançamento em prol do movimento mundial. A Pink Hope também é assinada por Robert Best e usa um vestido feito em chiffon rosa com broche como detalhe (vestido semelhante, inclusive, da lançada no mesmo ano, a Go Red For Women Barbie Doll, cujo objetivo foi apoiar o movimento em prol da luta contra as doenças cardíacas em mulheres, além de celebrar a paixão e poder femininos na superação das adversidades.

Crédito da imagem: divulgação Barbie Collector/Mattel
Crédito da imagem: divulgação Barbie Collector/Mattel

Mas a fabricante busca, constantemente, estar à frente de alguma causa, agindo em prol dela seja por meio de eventos, como leilões beneficentes, ou na produção de bonecas e bonecos, como costumamos ver anualmente. De qualquer forma, seria interessante ver mais bonecas lembrando a causa. Afinal de contas, Barbie e rosa combinam!

E você, lembra de alguma boneca ou boneco feitos especialmente para uma causa em particular? Ou ainda possui alguma das bonecas acima e conhecia a história por trás delas? Comenta ai 😉

***

Observação importante: os créditos das imagens estão na legenda de cada uma; ao clicar, as imagens/links redirecionam para suas páginas de origem. Se você é autor de alguma imagem, por favor, leia nossa página sobre uso de conteúdo.

Anúncios

5 comentários sobre “Barbie e o outubro rosa

  1. Sam, a Pink Hope e a Go Red não são apenas semelhantes: são idênticas! A doll é exatamente a mesma quanto à maquiagem, cabelos e posição dos braços. O vestido (lindo, diga-se) também é o mesmo, difere apenas quanto à cor. Na minha opinião, a Mattel deveria investir mais nessas causas e criar mais Barbies tão lindas quanto estas.

  2. Obrigada Marta, Natalia e Mieke pelos comentários. Já tem um tempinho que não se vê algo a venda em massa com o engajamento como pano de fundo. Recentemente teve a primeira amiga careca, mas essa não será vendida, mas sim doada às crianças vítimas do câncer. O que tem se visto são os leilões com versões OOAK, mas que, infelizmente, uma pequena parcela tem acesso, diante dos altos valores de cada exemplar, também destinados à caridade.
    Beijo e obrigada pela visita!

  3. Olá Samira,
    Eu tenho a Pink Hope e a Go Red for Women e estou ä caça da Pink Ribbon, e achei legal que a Mattel esteja presente nessas causas ajudando a instituiçoes que tratam do câncer nas mulheres..

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s