Curiosidades sobre Ken

Embora aqui no blog já tenha sido divulgada uma informação aqui, outra acolá a respeito do boneco, resolvi dar destaque para ele [sorry, Barbie, mas dessa vez, você ficará em segundo plano!]. Para quem curte ou coleciona exclusivamente Ken, vamos relembrar alguns fatos interessantes sobre o boneco, alguns já conhecidos, outros pouco divulgados. O eterno namorado de Barbie possui algumas particularidades ao longo dos seus 52 anos de vida.

Crédito da imagem: divulgação Mattel
Reprodução do Ken lancado em 1961 com a Barbie de 1959 | Crédito da imagem: divulgação Mattel

Seu nome completo é Ken Carson. O primeiro nome, Ken, é o diminutivo de Kenneth, nome dado ao irmão de Barbara Handler, ambos filhos do casal Ruth e Elliot Handler que, por sua vez, foram os fundadores da Mattel.

Lançado oficialmente no mercado de brinquedos em 11 de março de 1961, data que marca seu “aniversário”, o boneco ganhou uma vida fictícia, a exemplo de Barbie. Seria natural da cidade de Willows, no Wisconsin, um dos estados norte-americanos. Dois anos e dois dias mais novo que Barbie, ainda em 1961, enquanto fazia um comercial de televisão, encontrou sua amada (contracenando com ela, inclusive) e estão juntos até hoje (entre idas e vindas, sumiços e reaparecimentos no mercado).

De acordo com informações da fabricante, Ken é um pouco mais alto que Barbie, aproximadamente 1/2 polegada. O primeiro boneco vendido em lojas vestia sunga vermelha, sandálias e carregava uma toalha amarela, tal como foi reproduzido em 2009, na coleção Cápsula do Tempo. Foi lançado com o cabelo flocado (não seria pintura, tampouco fios, mas uma aplicação sintética na cabeça que simulava um cabelo), nas versões blonde (loiro), dark brunette (cabelo preto) e uma terceira e rara versão brownette (com cabelo marrom). Também teve versões com o cabelo de plástico, pintado à cabeça. Somente em 1973 passou a ter cabelos enraizados:

Primeiro Ken com cabelos enraizados | Crédito da imagem: divulgação Mattel | Fotógrafo: Paul Jordan
Primeiro Ken com cabelos enraizados | Crédito da imagem: divulgação Mattel | Fotógrafo: Paul Jordan

Assim como Barbie, Ken também tem irmão: Tommy. Seu melhor amigo é Alan, personagem que se tornou namorado e posterior marido de Midge, considerada a primeira melhor amiga de Barbie. Em 1982 surge no mercado o Sunsational Malibu Ken doll, o primeiro Ken african-american com cabelo respeitando suas características étnicas.

Ken vestiu vários tipos de roupas nessas cinco décadas. Algumas geraram, inclusive, polêmica entre os consumidores, como foi o caso do Earring Magic Ken, lançado em 1993 na coleção de mesmo nome, na qual foram apresentados mais cinco bonecos. A polêmica girou em torno de Ken, que usava, entre outras roupas e acessórios, uma blusa transparente e um brinco em uma das orelhas. A iniciativa, porém, foi resultado de uma pesquisa feita entre a fabricante e as pequenas consumidoras, que desejam um Ken com visual mais despojado e moderno. As vendas desse Ken alcançaram índices excelentes, atraindo inclusive o público gay. A partir de então, foi travado um embate entre a opinião pública, fabricante e instituições pró-gays. O Earring Magic Ken foi retirado do mercado por meio de um recall. Contudo, ainda é possível encontrá-lo em sites como o eBay.

Earring Magic Ken  | Crédito da imagem: www.awmok.com
Earring Magic Ken | Crédito da imagem: http://www.awmok.com

Nem tudo foram flores no romance entre Barbie e Ken. Os pombinhos se separaram justamente no dia dos namorados, em 14 de fevereiro de 2004 (quando se comemora a data nos EUA e em alguns países). O tempo passou, Barbie arrumou um novo amor – Blaine, irmão de sua amiga Summer (já falamos dele aqui) – e Ken sumiu do mercado.

O australiano Blaine  | Crédito da imagem: www.theaustralian.com.au
O australiano Blaine | Crédito da imagem: http://www.theaustralian.com.au

Nesse meio tempo, Ken teve seus momentos de glória. Em 2006 recebeu uma reforma no visual pelas mãos do estilista Phillip Bloch e foi iniciada uma campanha de marketing onde Ken desejava ter sua amada de volta. Em 2010 co-estrelou, ao lado de sua amada, o divertido Toy Story 3 (Barbie já tinha aparecido no segundo filme, como a divertida aeromoça que guia os bonecos na loja de brinquedos). No terceiro filme, recebeu mais de 50 trocas de figurino, destacando seu lado fashionista, assim como Barbie. Clique aqui para ver uma montagem com vários trajes usados no filme.

Entre uma gravação e outra, romance | Crédito da imagem: divulgação Mattel | Fotógrafo:  Paul Jordan
Entre uma gravação e outra, romance | Crédito da imagem: divulgação Mattel | Fotógrafo: Paul Jordan

O amor com Barbie, porém, foi novamente reacendido graças ao apelo popular. Ken e Barbie voltaram a namorar, igualmente no Dia dos Namorados, em 2011, e continuam juntinhos até hoje!

E você, tem algum Ken preferido? Há algum fato na trajetória do boneco que chama mais sua atenção? Comenta ai 😉

***

Observação importante: os créditos das imagens estão na legenda de cada uma; ao clicar, as imagens redirecionam para suas páginas de origem. Se você é autor de alguma imagem, por favor, leia nossa página sobre uso de conteúdo.

Anúncios

13 comentários sobre “Curiosidades sobre Ken

  1. gosto muito do visual do Ken nos anos 90, o atual não me chama atenção (até por não tê-lo como foco em minha coleção. Tenho somente 3 bonecos, e o que mais gosto com certeza é um Ken do início dos anos 2000.

  2. Samira, acredita que eu não tenho nenhum Ken?
    Pois é, foquei nas meninas mesmo. Mas acho que uma hora eu vou acabar comprando algum. Até porque tem uns Basics que eu acho bem bonitos.
    O problema é que os preços andam tão caros que acho que não vai sobrar dinheiro pra eles. :/
    Semana passada eu comprei a minha primeira Skipper mas ainda nem fiz fotos dela, ando muito atarefado e com preguiça de fazer fotos.
    Abraço. 😉

    1. Apesar de ter alguns Kens, poucos até, confesso que entre um Ken e uma Barbie, acabo optando pela Barbie. O foco acaba limitando a vida da gente mesmo, e devido ao nosso hobby, que é caro, fato (em todos os sentidos, não só no valor das bonecas, mas na manutenção e na disponibilização delas seja em um armário ou cômodo só delas, como você citou em seu post). Dai que delimitar um foco acaba sendo uma saída pra burlar isso, mas o bom mesmo seria poder ter tudo que a gente quisesse! 😀
      Skipper é uma fofa! Me lembro das que tinha, com aquele visu da década de 1990, com corpinho menorzinho que o da Barbie, uma gracinha. Sou saudosista, confesso que prefiro a Skipper antiga (mas os tempos mudam e muitas coisas melhoram, é verdade!).
      Voltando ao Ken, acho também que os poucos modelos existentes em cada coleção acabam limitando nossas escolhas e entre os vários modelos de Barbie e os poucos de Ken, a diva acaba saindo na frente mesmo. :p
      Abs.

  3. Meu sonho é ter um Ken desde criança. Eu lembro que a minha mãe me deu um mas era falso, hoje eu penso em ter um mas original. O problema é que tem tanta Barbie na minha wishlist que eu acabo esquecendo dele. Há dois Kens que eu gostaria de ter na minha coleção o Samurai da coleção DOTW e o Jack Sparrow.

  4. Acho que sou uma das poucas pessoas que tem verdadeira adoracao pelo Ken rs..muitas vezes deixo de comprar uma Barbie para poder comprar um Ken.Tenho vários em minha colecao e os amo muito,nao os trocaria ou venderia por nada..e quanto mais estilosos e moderninhos,mais eu gosto,tipo os da linha Basics por exemplo.Amo!!!
    E gosto muito dos Kens Silkstone tambêm,como o Nikolai e os da linha Mad Man tambêm(tenho os dois).Nao gosto muito de Ken muito infantilizado nao..quando compro algum Ken playline eu vou logo tratando de deixa-lo com cara de machinho rsrs…coloco roupas modernas,coloco sinais no rosto..deixo ao meu gosto e mais adulto.Um que tambêm gosto muito(e tenho) é o Jack Sparrow que ficou bastante fiel ao rosto do ator Johnny Depp.Gosto dos Kens anos 80 tambêm,apesar de só ter um..eles me lembram demais o rosto do ator Josh Harnett que acho lindissimo rs.
    Abracos a todos 🙂

  5. Assim como a Bia Schrenk, também gosto muito dos Kens Silkstone. O Nikolai é um arraso. Passei anos tentando conseguir o Ken da Convenção Disney de 2003, aquele fantasiado de Mickey que só foi dado ao staff de jornalistas. Enfim chegou e é realmente uma maravilha. Belo post.

  6. O Ken Basics negro é um que acho belíssimo (não entendi terem feito um quase idêntico na coleção dos cheerleaders, acaba anulando o Basics por conta do corpo pivotal). O Harley Davidson mais recente também é fantástico, o melhor de todos na minha opinião. E ando “paquerando” esse repro que abre o post. Talvez “ganhe” ele no Dia das Crianças! Hehehe!

  7. Obrigada Abel, BarbieLover, Natalia, Bia, J.JD, Alex e Mieke pelos comentários. Tenho esse Ken da Cápsula do Tempo, Mieke, e ele é fofo. O traje que vem a mais é uma gracinha!
    Concordo com muitos de vocês, para mim o Nicolai é um dos mais lindos feitos nas últimas coleções (particularmente a coleção BFMC Russia inteira é linda!). Há também inúmeros outros Kens lindões por ai, porém gostaria de vê-lo com mais frequência entre as criações colecionáveis. Quem sabe na de 2014 surge algo inovador nesse sentido? Espero que sim!
    Bj!

  8. O Ken Zac Posen, Tango, Pop Life, os Silkstones Mad Men Don Draper e Fashion Insider, o Wedding Day que vem junto com a Barbie noiva, esse da cápsula do tempo que vem com a roupinha a mais, o Tales of the Arabian Nights, o Ken 40 anos negro, na minha opinião, são os mais lindos, quem sabe um dia tenho todos!

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s