Diferenças entre Barbie e outras Fashion Dolls

Você já deve ter visto outras bonecas por ai, principalmente em sites gringos, com estilo diferente da nossa eterna diva de vinil. Erroneamente algumas pessoas também as intitulam como Barbie (Claro! Ninguém é obrigado a saber de tudo). De qualquer modo, quais as semelhanças e diferenças entre Barbie e outras fashion dolls?

O post foi iniciado a partir da pergunta de uma colecionadora e leitora do blog e espero que a pesquisa tenha resultado em informações básicas sobre o assunto. Ressalto: não domino a temática (já que coleciono exclusivamente Barbies), mas espero ter compreendido um pouco a respeito, assim como espero que vocês também possam aprender, para quem ainda não conhece (ou aprender com quem coleciona e tenha interesse em comentar o assunto na parte de comentários). Lembrando que a intenção não é “trair” nossa diva, já que ela não será o foco dessa vez, mas sim esclarecer as diferenças existentes entre ela e bonecas colecionáveis feitas por outros fabricantes, com a apresentação de algumas marcas consideradas mais famosas entre quem coleciona fashion dolls.

Bonecas da marca Fashion Royalty lançadas em 2009 |  Crédito da imagem: divulgação Integrity Toys
Bonecas da marca Fashion Royalty lançadas em 2009 | Crédito da imagem: divulgação Integrity Toys

Grande parte das fashion dolls famosas entre colecionadores são produzidas pela Integrity Toys, que pode ser considerada atualmente uma das maiores concorrentes da Mattel no quesito de bonecas colecionáveis. Entre as marcas feitas pela IT estão: FR2, FR:16, FR: Monogram (variações da marca Fashion Royalty, origem das demais), AvantGuards, Nu.Face, Poppy Parker, Tulabelle, Dynamite Girls, além de representações em homenagem a celebridades ou personagens, como são os casos de RuPaul, Jem and The Holograms e Holly Golightly.

Além das dolls by IT, há outras no mercado, como é o caso das feitas pela Tonner, as Sybarites, JamieShow, entre outras. Darei uma breve apresentação de algumas delas, expondo os diferenciais e semelhanças com Barbie.

Pra começo de conversa: uma das diferenças entre Barbies e outras fashion dolls é quanto à altura. Há bonecas, feitas por outros fabricantes, que podem alcançar escala 22″ (cerca de 60 centímetros de altura), escala 16″ (cerca de 40 cm) ou escala 12″ (aprox. 30 cm, tamanho de uma Barbie). Há, ainda, bonecas articuladas, feitas por fabricantes japoneses por exemplo, com mais de 60 centímetros (24″), mas dessas não falarei neste momento. Clique aqui para ver um post interessante mostrando a diferença entre Barbie, Tonner e FR:16 (comparação entre bonecas escala 16″ e 12″).

Outra diferença presente entre muitas delas são as articulações. Algumas possuem articulações nos pés, mãos, dedos, e por ai vai; algumas são mais limitadas que outras. Quando possuem articulações – diferente das comuns já existentes em braços, pernas e cinturas -, são chamadas de Ball-jointed doll, algo como “boneca com junta articulada”, como acontece com as Sybarites e bonecas by JAMIEshow, entre outras, o que torna possível fazer uma série de poses realistas, semelhantes aos humanos.

quantidade reduzida é outra característica presente entre as fashion dolls, já que em alguns casos são produzidas de forma artesanal, geralmente limitando sua quantidade a centenas. Diferente da Mattel, que produz em larga escala comercial, vide os casos dos selos Pink e Gold Label, com produção de até 25 mil exemplares [selo Gold] ou acima disso [Pink].

Fashion Royalty

A concepção do projeto das FR iniciou em 2000, pelo designer e estilista Jason Wu, inspirado na alta costura europeia. Durante a NY Toy Fair de 2001 foram apresentadas as primeiras bonecas, revolucionando o conceito de fashion doll, já que as bonecas são muito semelhantes às top models, com “carão”, além do corpo articulado, permitindo aos fotógrafos de plantão fotos muito bacanas, semelhantes às poses humanas.

Cada boneca possui um nome e atitudes próprias, que refletem nos trajes e acessórios feitos especialmente para elas. Entre os diferenciais, além do corpo articulado, estão os cílios enraizados, as mãos removíveis – com pares sobressalentes, vendidos separadamente ou dispostos em kits – e acessórios criados com requinte (indo além do conhecido plástico). São produzidas em quantidade geralmente limitada a centenas (ou no máximo a mil, 1.200 unidades), já que o processo é artesanal, diferente de uma Barbie, que alcança milhares de exemplares feitos; seriam, portanto, dignas do selo Platinum Label, caso fôssemos comparar com as Barbies colecionáveis. Inclusive possuem o mesmo tamanho de uma Barbie (12″). Possuem cintura mais fina, colo e ombros mais marcados, bem como outros detalhes que beiram a realidade, como os seios delineados, diferente de uma Barbie por exemplo.

Crédito das imagens: divulgação Integrity Toys  (www.integritytoys.com) via terrigoldphoto.blogspot.com.

FR2

Conhecida por FR2, ou Fashion Royalty Squared, é uma ramificação da marca Fashion Royalty, feita igualmente por Jason Wu e demais designers da família Integrity Toys. Diferente das FR tradicionais, a nova coleção trouxe outras personagens, além de produzir novas edições de personagens consagradas. As bonecas são consideradas como verdadeiras top models. Possuem o mesmo tamanho de uma Barbie (12″).

Crédito das imagens: divulgação Integrity Toys (www.integritytoys.com) via fashiondollreview.blogspot.comdollobserver.com.

FR Monogram

Outra ramificação da marca Fashion Royalty, as bonecas dessa série trouxeram novos modelos de rosto, porém preservando tanto nas bonecas quanto em seus trajes e acessórios as mesmas qualidades
já existentes na marca FR. Também são articuladas, com cílios e cabelos enraizados, além da possibilidade de troca de mãos. Possuem o mesmo tamanho de uma Barbie (12″).

Crédito das imagens: divulgação Integrity Toys www.integritytoys.com e shugashug.wordpress.com.

FR:16

Foram reveladas pela primeira vez na convenção da IT realizada em 2011. O principal diferencial dessas bonecas é sua altura, bem mais altas que uma boneca Barbie (escala de 16″e demais FR). A qualidade dos trajes e acessórios também são garantidos. Também são articuladas. Membros como as mãos podem ser trocados como em outras bonecas FR. Clique aqui para ver um post comparando o corpo de uma FR:16 com uma Tonner, inclusive as articulações.

Sheen Siren Elsa Dressed Doll 2012 Tropicalia Convention Exclusive Table Centerpiece Doll  | Crédito da imagem: divulgação Integrity Toys
Sheen Siren Elsa Dressed Doll 2012 Tropicalia Convention Exclusive Table Centerpiece Doll | Crédito da imagem: divulgação Integrity Toys

AvantGuards

Uma nova proposta de fashion Dolls feitas pela IT, com 21 pontos de articulação – incluindo dedos – e stands próprios para sua escala (16″).

Crédito da imagem: www.integritytoys.comroyalty-girl.blogspot.com.

Dynamite Girls

Criadas em 2007 e igualmente licenciadas pela Integrity Toys, as DG são divertidas e possuem uma temática colorida e diferenciada das demais fashion Dolls. Isso porque refletem o clima dos anos 1970 (era Disco), com muita estampa, cores berrantes e atitude, mesclando com referências da moda contemporânea. As coleções lançadas também carregam uma temática específica. A última, por exemplo, chama-se “London Calling” (2013). Cada boneca – e bonecos – possuem nomes próprios, assim como atitudes diferentes, presentes em seu estilo. Possuem o mesmo tamanho de uma Barbie (12″).

Crédito das imagens: www.integritytoys.com

Poppy Parker

Principal característica é o ar retrô que carregam consigo. Representam perfeitamente o conceito de “boneca”, já que diferente das FR possuem expressões de rosto mais fofas, com o biquinho nos rostos (os “lábios” carnudos que teriam caso fossem reais). Também possuem a mesma escala de uma Barbie (12″), com cílios enraizados e corpos articulados.

Crédito das imagens: www.integritytoys.com

Tulabelle

Recentemente lançada, a série de bonecas feita pela IT (de novo!) representa uma blogueira e fashionista. (lembra até Carrie Bradshaw – da famosa série Sex and The City – porém em sua versão jovem, interpretada pela atriz AnnaSophia Robb, na série The Carrie Diaries). As bonecas by Tulabelle São maiores que uma boneca comum (escala 16″). Também são articuladas.

Crédito das imagens: divulgação Integrity Toys via www.shugashug.com

Gene Marshall

Com pegada retrô, mais clássica, a Gene Marshall foi introduzida no mercado de brinquedos em 1995, apresentada pela primeira vez na NY Toy Fair e atraindo a atenção de lojistas, empresários do setor e colecionadores que se encantaram com a nova proposta de rosto e fashions utilizados, diferente do adotado em outras fashion dolls até aquele momento. Cada coleção lançada carrega consigo uma história, um tema, que é refletido na boneca seja nos trajes, cabelos, maquiagem e acessórios utilizados. O idealizador da Gene, Mel Odom, foi ilustrador freelancer, colaborador das revistas Playboy, Time, entre outras. A marca Gene também já recebeu a assinatura do badalado designer e estilista Jason Wu.

A boneca possuem alguns pontos de articulação – inclusive as mãos podem ser removidas por outros modelos, fato presente em outras fashion dolls. Alguns cílios são enraizados e os acessórios alcançam a perfeição na produção: sapatos são feitos de forma artesanal, com produtos que vão do tecido ao plástico, incluindo detalhes como fivelas, por exemplo. Possuem a mesma altura de uma Barbie.

Aparentemente a marca passou por vários fabricantes (o site original está desatualizado), mas em sites e blogs disponíveis na web é possível identificar Genes assinadas por Jason Wu (by Integrity Toys) e JAMIEshow.

Crédito das imagens: angelicdreamz.com (de rosa) e bonecasebonecas.wordpress.com.

Tonner

Assinadas pelo artista e designer Robert Tonner, as fashion dolls feitas pelo fabricante mescla produtos exclusivos, além de licenciados apresentando ícones do cinema como Marilyn Monroe, ou personagens como os dos filmes Piratas do Caribe e Jogos Vorazes. São bonecas maiores, feitas em escala 16″, com qualidade impecável de traje e acessórios. Também são produzidas bonecas maiores ainda (com escala 22″).

Pela produção delicada, são feitas em menor quantidade comercial, o que acaba encarecendo seu preço, como também acontece com as FR e demais bonecas feitas artesanalmente. Possuem algumas articulações e alguns corpos são feitos em resina (misturada ao vinil) ou porcelana.

Crédito das imagens: divulgação www.tonnerdoll.com (Marilyn e Scarlett).

Sybarites

As Sybarites, assim como as FR, também possuem estilo de top model, com carão, mas com características super interessantes: além da altura incomum para Barbie (escala 16″), possuem seios delineados (com a presença do mamilo desenhado) e barriga igualmente delineada. São feitas em resina, de forma artesanal, criadas em 2005 pelos artistas londrinos Desmond Lingard e Charles Fegen. Também são conhecidas como SuperDolls.

Crédito das imagens: casaoz_onlus/eBay (versão dourada) e dollobserver.com (de azul).

JAMIEshow

Bonecas e bonecos totalmente articulados, feitos em resina, com detalhes interessantes como a troca de corpos, cabelos e membros, como as mãos. Possuem detalhes super realistas pintados no corpo (barriga, seios, entre outras partes do corpo). Escala 16″.

Possuem feições muito realistas, assemelhando-se, neste quesito, às Sibarytes (clique aqui para ver a comparação entre os corpos de uma Sybarite e de uma JAMIEshow). São projetadas com 19 pontos de articulação, o que possibilita a realização de uma infinidade de poses. É possível comprar apenas o corpo, mãos ou acessórios (de forma isolada) das bonecas ou bonecos. Os acessórios, inclusive, são impecáveis, à exemplo de outros casos, como as FR. As bonecas e bonecos possuem nomes próprios, bem como personalidades, refletindo nas roupas e acessórios utilizados.

Jamieshow Evil Doll vestida no fashion Black Bird Society | Crédito da imagem: George Gonzalez - angelicdreamz.com via terrigoldphoto.blogspot.com
Jamieshow Evil Doll vestida no fashion Black Bird Society | Crédito da imagem: George Gonzalez – angelicdreamz.com via terrigoldphoto.blogspot.com

É claro, há ainda outras bonecas feitas por outros fabricantes (Blythe, bem característica pelo cabeção e o jeitinho fofo e infantil; Momoko, mais parecida com uma boneca Barbie, porém com trejeitos de anime, entre outras). Mas decidi, neste momento, destacar as que conheço e que, de algum modo, acabam sendo intituladas como “Barbie” pelo público em geral, que não coleciona bonecas. Foi apenas um post despretensioso a respeito do tema (até porque não coleciono nenhuma outra boneca que não seja as feitas pela Mattel – mentira! Tenho um boneco feito pela Disney Store, mas isso é outra conversa… rsrs).

E você, coleciona alguma dessas marcas, além de Barbie? Conhece outras fashion dolls de outros fabricantes que não foram citadas? Deixe seu comentário!

***

Observação importante: os créditos das imagens estão na legenda de cada uma; ao clicar, as imagens redirecionam para suas páginas de origem. Se você é autor de alguma imagem, por favor, leia nossa página sobre uso de conteúdo.


20 comentários sobre “Diferenças entre Barbie e outras Fashion Dolls

  1. Samira,
    Adorei o post…
    Esclareceu todas as minhas dúvidas. Agora não vou mais confundir nossa “diva” com outras marcas, que também são tão lindas quanto ela… Rsrsrsrs…
    Obrigada!!!

  2. Queria que a mattel fizesse fashions tão bonitos e realistas quanto os da marca IT ….

    As FR são lindas, mas carrancudas, essa cara de traveco delas não me agrada, já as dynamites são um amor … mas o quesito cabelo realístico ainda fica com a mattel …

    E a carinha simpática das barbies fazem toda a diferença … bem que a mattel podia comprar a IT e fazer um meio termo entre essas divas de vinyl ehhehehe 😀

  3. Amei estas bonecas, elas tem o que eu mais aprecio em bonecas colecionáveis:a expressão facial marcante e bem trabalhada.Muito legal seu post, valeu mesmo. Abraços.

  4. A única coisa que gostei nessas bonecas foram os trajes, gostaria que a Mattel fizesse trajes perfeitos para a Barbie também. Eu além de Barbies coleciono bonecas Monster High e Disney Store. Parabéns pelo post!

  5. As roupas, Acessórios e corpos são realmente maravilhosos. Já as dolls na minha opinião deixam a desejar, possuem rostos detalhados que se tornam feias (com exceção das DG), eu acho que o fato das pessoas preferirem a Barbie não é o só o preço, é também seu jeito simpático e fofo de ser. Já que as outras são tão reais que chegam a ser praticamente pessoas, e a gente não quer colecionar pessoas, mas sim bonecas!!

  6. Oi Sam…adorei seu post e acredito ser bem adequado para esclarecer as dúvidas que surgem nos novos colecionadores e fãs da Barbie. Como fã incondicional da Barbie, até aprecio outras dolls,mas as que realmente me encantam e seduzem são as produzidas pela Mattel. Também concordo que a qualidade das roupas em algumas edições deixam a desejar mas
    .. Barbies são tão adoráveis q compensam

  7. Tenho apenas 3 ITs: uma Dynamite Girl Rufus Blue (comprei só a cabeça e o fashion num corpo Model Muse normal), uma Monsieur Z Flaunt It! (acho que é uma série descontinuada, é ligeiramente mais baixa que a Barbie e tem uma proposta mais vintage/caricata) e uma Basic Go (sem articulação, um pouco mais alta, também descontinuada – a linha foi criada pra fazer frente às Barbies Basics, sem o mesmo sucesso). Gosto delas, mas ainda prefiro a Barbie. Algumas vezes a cor do corpo difere um pouco do rosto, e a fibra dos cabelos não é tão boa. Claro que nenhuma dessas chega perto das mais caras FRs – que pelo preço que se paga têm por obrigação serem fantásticas e impecáveis (embora elas também sofram com maquiagem defeituosa, por exemplo).

  8. Obrigada Mele, Di, Júlia, Natalia, Barbie’s, Vivi, J.JD, Mieke, Barbiera e Magda pelos comentários. Que bom que, de certo modo, conseguimos aprender um pouco mais a respeito dessas outras bonecas. 🙂 Algumas mais lindas que as outras, com propostas diferentes da Barbie… Enfim, bom conhecer o que há além do universo Barbístico que tanto apreciamos.
    Beijo a todos!

  9. Texto caprichadíssimo, pesquisa impecável! Eu me empolguei tanto que acabei lendo todos os comentários, e me vejo na obrigação de concordar com a maioria: o rosto mais “simpático” da Barbie é cativante, o que explica muito do seu sucesso, e o curioso é que ela tem essa característica até mesmo nas versões mais adultas e com expressões mais sérias ou sensuais, enquanto as FR são, na minha opinião, desagradáveis com aquele ar de quem está sob efeito de calmantes tarja preta. Ainda participando do “coro”, dou ponto positivo para as coleções DG (que já vi de perto), Poppy Parker e para as roupas de um modo geral, mas boneca, pra mim, ainda é a Barbie, apesar de todos os problemas que a Mattel no empurra garganta abaixo.

  10. Nao sei porque mas acho o rosto das Fashion Royalties meio agressivos, quase comprei uma a poucos dias por curiosidade mas na última hora desisti..

  11. elas sao totalmente diferentes do q agente ve em foto pessoalmente elas sao mil vezes mais lindas!qualidade indiscutivel!ate me senti idiota depois q a minha chegou toquei nela e levei meio q um “choque” pq nem mesmo minhas gold labels tinham mais qualidade que elas,tenho uma ediçao ultra limitada que consegui por um preço ridiculo de tao barato!sempre acho dolls com bom preço.
    Enfim gente vale a pena comprar!

  12. Amei o post, muito explicativo! Coleciono poppy parkers e posso dizer que são as dolls mais lindas, uma riqueza de detalhes e qualidade. O preço é que é um tanto quanto salgado rs mas pra quem tem intenção de adquirir vale cada centavo! O fato de serem raríssimas e ter um trabalho danado pra conseguir é muito bom!

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s