Por que Silkstone?

Recentemente recebi um comentário de um(a) leitor(a)/colecionador(a) questionando os benefícios do corpo Silkstone. Realmente não me recordo de ter falado a respeito aqui no blog em algum momento, então, se você não conhece e deseja saber mais ou se você conhece/coleciona e também gostaria de compartilhar outras informações, vem comigo!

Lançadas a partir de 2000, as bonecas em corpo Silkstone, integrantes da Barbie Fashion Model Collection, evocam de forma sofisticada e elegante o estilo das décadas de 1950 e 1960, com raras exceções em versão moderna. O termo Silkstone é a junção de outras duas palavras de origem inglesa (Silk – Seda – + Stone – Pedra). Patenteado pela Mattel, o material é duro e quebrável, com aspecto sedoso ao toque (semelhante à porcelana). A boneca é levemente mais pesada. Geralmente a cabeça das bonecas neste material é feita de um vinil um pouco mais duro que um feito em borracha ou vinil mais flexível (porém menos duro que o próprio corpo em Silkstone), enquanto o corpo é uma mescla de vinil, resina e outros materiais, sendo passível de quebra. Apesar disso, o Silkstone é mais resistente que a porcelana, material já utilizado pela Mattel em outros lançamentos. Também são chamadas de Silks.
Delphine, uma das primeiras bonecas lançadas na série BFMC em corpo Silkstone. Além dela, também foram lançadas em 2000 as duas primeiras The Lingerie Barbie Dolls, versão Brunette e Caucasian | Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel
Delphine, uma das primeiras bonecas lançadas na série BFMC em corpo Silkstone. Além dela, também foram lançadas em 2000 as duas primeiras The Lingerie Barbie Dolls, versão Brunette e Caucasian | Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel

O corpo em Silkstone tem articulações no pescoço, ombros, pernas (na altura dos quadris) e cintura (cabeça e braços mexem para cima e para baixo e demais partes mexem para os lados). As roupas são feitas com mais esmero, com raras exceções apresentando problemas. Os tecidos utilizados, inclusive pedras usadas nas bijuterias, são finos e com qualidade superior aos usados em outros lançamentos. Por isso grande parte das bonecas feitas neste material são mais caras que uma colecionável do selo Pink ou até Gold, dependendo do caso. Alguns trajes, inclusive, são costurados ao corpo da boneca, feitos exclusivamente para este tipo de molde (é claro, se a pessoa quiser tirar, até pode, mas vai acabar danificando o traje). Mas também há os que podem ser retirados e recolocados, sendo utilizados inclusive em outros tipo de corpo (quando menos justos ou com a disposição de elementos como os colchetes, por exemplo.
Crédito da imagem: mandy4384/Flickr
Corpo de uma boneca em corpo Silkstone; no caso, estas dolls são da série BFMC | Crédito da imagem: mandy4384/Flickr
Possuem um ar mais de “boneca” em contraponto às demais dolls lançadas pela fabricante, como as inseridas na série DOTW, que inclusive possuem um aspecto lúdico, remetendo às características culturais de diversos países, as celebridades e demais personalidades pops e do cinema ou outras coleções.
Prós:
  • Corpos em Silkstone são mais fáceis de limpar que o vinil flexível (que é mais suscetível a problemas como perda de cor durante o passar dos anos ou ao estar exposto a mudanças bruscas de temperatura e mofo); digo isso por experiência própria: tive que limpar uma boneca neste material em uma ocasião extraordinária, e foi muito fácil. Em contrapartida, tenho uma boneca em vinil mais flexível que acabou perdendo a cor em determinada região do corpo;
  • Realmente é gostoso tocar o material. Aumenta ainda mais a áurea de delicadeza e fragilidade que elas transmitem;
  • Apesar da posição permanente de muitas bonecas, é bonito vê-las eretas, elegantes. Há quem ame e quem odeie as bonecas inseridas na série BFMC, pelo seu ar blasé devido ao molde de rosto, bem como a própria característica das roupas, mais refinadas, e o estilo clássico que representam;
  • Este ponto nada tem a ver com o Silkstone em si, mas como as bonecas feitas neste material carregam essa característica, vale a pena citar: a qualidade dos trajes e acessórios. Quem tem a oportunidade de ter uma Silkstone ou teve a oportunidade não pode negar a diferença que há entre bonecas feitas com este material e as demais lançadas em outros selos na linha colecionável, especialmente trajes e acessórios. Na linha Playline, então, a diferença é absurda! (também falo por experiência própria, uma vez que possuo bonecas inseridas em várias categorias e com trajes/corpos das duas linhas: Collector e Playline).

Contras:

  • PREÇO! Infelizmente as bonecas feitas em corpo Silkstone são, em sua maioria, caras. Enquanto é possível comprar duas bonecas do selo Pink na linha colecionável ou entre três a quatro bonecas na linha Playline, você terá que se contentar apenas com uma boneca em Silk;
  • O fato do material poder quebrar. Se você é um colecionador ou colecionadora que curte brincar com bonecas mas pode ser um pouco mais desastrado, tome cuidado! Infelizmente também já vivenciei algo semelhante. Certa vez, ao limpar uma das minhas bonecas, agi de forma brusca ao limpar entre os dedos dela e adivinhe? Sim, o dedo quebrou. Sorte que consegui consertar e mesmo com um olhar atento o problema passa despercebido. Portanto, muito cuidado ao manuseá-las;
  • Corpos rígidos não são nem um pouco atrativos para quem curte não só trocar as roupas como fazer poses com as bonecas para photo shoots;
  • Determinados modelos de bonecas da série BFMC possuem os trajes costurados rente ao corpo, dificultando a retirada do traje ou até impossibilitando, dependendo do caso. Não são todas, como já havia dito anteriormente, mas é necessário frisar que algumas possuem essa característica.

Enfim, acredito que cada colecionador que as possua poderá enumerar outros prós e contras a respeito das Silks. Como disse, há quem goste e há quem deteste as bonecas feitas neste material, em especial às inseridas na série BFMC, pelo estilo que possuem. Assim como tem quem colecione só Fashionista ou só Pink Label, ou qualquer outra série existente tanto na linha Playline quanto Collector também há quem opte por colecioná-las. O amor do colecionador para com sua coleção é igual, só mudam os focos.

O designer responsável por “dar vida” aos projetos “Barbísticos” feitos em corpo Silkstone todos já ouviram falar: Robert Best. No livro em tributo aos dez anos da BFMC Best relembra não só o uso do material que debutou nesta coleção como as inspirações que teve ao criar os exemplares da série. Para quem se interessa, vale a pena adquirir o livro. Apesar de ultrapassado (por ter parado nos lançamentos apresentados até 2010), a obra é um mimo a parte (capa dura, comprido na dimensão), com fotos, croquis e informações primorosas sobre algumas bonecas da série. Sem contar os depoimentos dele (mesmo sendo pouco, é bacana saber algo intimista a respeito). Aliás, seria bacana se a fabricante se propusesse a fazer livros sobre determinadas coleções, incluindo da linha Playline, já que são raras as enciclopédias atualizadas existentes.

Enfim, espero ter de algum modo esclarecido um pouco mais a respeito deste tipo de corpo/material.

E você, coleciona Silks ou já colecionou? Quais seriam seus prós e contras? E se não coleciona, já teve vontade de ter uma, ou tem alguma preferida das já lançadas? Deixe seu comentário!

***

Observação importante: Os créditos das imagens estão na legenda de cada uma; ao clicar, as imagens redirecionam para suas páginas de origem.

Anúncios

36 comentários sobre “Por que Silkstone?

  1. Olá Samira…achei seu blog excelente com bastante informações, sou um colecionador novo comecei em março de 2012 e sempre tive o sonho de ter barbies… possuo duas silks por enquanto e acho elas deslumbrantes, mas o eu não tenho um foco específico acho bonita vou lá e compro rsrsrsrs…gostaria de saber mais sobre o mundo dos colecionadores vocês tem convenções ou reuniões…adoraria participar
    Marcelo

    1. Olá Marcelo!
      Obrigada pela visita e comentário. Sobre os colecionadores, este ano haverá mais uma convenção em São Paulo, em novembro (dias 16 e 17, salvo engano). Assim que surgirem mais informações sobre local de realização do evento e programação, irei informá-los sobre.
      E quanto aos colecionadores, indicaria os posts publicados na categoria Outros Colecionadores, daqui do blog. Você poderá conhecer alguns que já entrevistei e quem sabe fazer amizade. Além disso, os demais colecionadores que leem, visitam e comentam no blog também podem ser futuras amizades com alguns deles e promover, assim, encontros sobre bonecas na sua própria cidade, por exemplo.
      Abs.

  2. Bem, o Silkstone é um material bom, em algumas coisas é Até melhor que a porcelana, no caso o toque que é mais liso (a porcelana tem alguma porosidade), e o brilho. Muito obrigado por resolver algumas questões, que acho que todos que não tem uma Silk fazem como o material da cabeça, só uma coisa que não entendi o material da cabeça é passível de quebra ou é só um vinil mais duro? E é verdade que os cabelos não são enraizados nas Silks, são tipo uma peruquinha?

    1. Até onde sei e pelo que noto nas minhas dolls e que o material usado na cabeça não é tão duro quanto o usado no corpo. Acredito que seja um vinil mais enrijecido, porém diferente do usado nos corpos. Se a cabeça pode quebrar, bem, acredito que não. Pelo menos nunca vi. Quanto aos cabelos, eles são presos à cabeça, não é peruca não. Mas tem uma em particular, por exemplo, a The Spa Getaway, que vem com perucas.

      1. Bem só fiz a pergunta da peruca, pois já vi algumas bonecas Barbie de porcelana e todas elas o cabelo é uma peruca colada? Sam você teve muitas dúvidas quando começou a colecionar, ou era desencanada e só queria saber as informações que vinham nas embalagem que tu comprava?

        1. Sobre as dolls em porcelana, não posso comprovar isso, mas acredito que sim até pelo material do corpo, né? Seria interessante se fosse diferente.
          Sobre a outra pergunta, no início da coleção eu ia lendo outros blogs e sites especializados, e o próprio BC. Depois passei a comprar enciclopédias, mas no geral na web há uma série de infos disponíveis, alimentadas muitas vezes por colecionadores mesmo. O Google é um verdadeiro oráculo nesse sentido!

  3. Adorei o post, obrigado por retirar a dúvida 🙂
    Muito legais as bonecas e as roupas parecem mesmo tudo o que há! fora que compensa pagar mais caro e ter algo de qualidade inegável em sua coleção, eu me detenho a algumas linhas playline, mas acho todas lindas e adoro as diferenças de coleção de cada um. abraço
    #FFnoMBD

  4. Sam, gostaria de saber se as Silks sofrem com manchas no corpo causadas pelo tecido das roupas, como acontece com algumas Model Muses.

    Parabéns pelo post! Ficou incrível! Ainda não tenho nenhuma Silkstone, mas sou apaixonado pela coleção russa. E sou meio estabanado também, então me imagino quebrando as coitadas bem rápido! Rs.

    1. Dependendo do tecido sim, podem acabar manchando o Silkstone. Por exemplo, já li que algumas bonecas da coleção Chinoiserie (esta é uma delas, só para ilustrar) que ficaram manchadas por causa da pigmentação do tecido vermelho usado nos trajes. Mas ai o problema é a pigmentação do tecido. Acredito que este caso em particular ocorreu também pela exposição da boneca a altas temperaturas ou mofo, por exemplo. Em outra situação, o Nicolai Ken Doll também acabou tendo a testa manchada por conta do atrito entre chapéu e Silkstone. Igualmente acredito que neste caso o problema é o tecido usado no chapéu, não do Silk em si.
      A coleção Russia é uma das recentes mais bonitas, na minha opinião. Tenho a Darya e a Mila e ambas são lindas. A Ekaterina também é um sonho, como o próprio Nicolai.

      1. Bom saber desse problema com o Nicolai, pois gosto muito da Verushka nessa coleção, e ela também usa chapéu! Vou ter que tomar cuidado se pensar em comprá-la. Infelizmente é uma roleta russa (sem intenção no trocadilho) já que não se pode garantir as condições de armazenagem do fornecedor…

  5. A única Silk que tenho é a Preferably Pink, presente de 2 amigas porque eu queria uma Barbie que lembrasse o primeiro rosto dela. Ademais disso, de única Silk, é minha primeira Collector, a que abriu a perigosa porta desse mundo 😛 Pode parecer estranho, mas quando abro a caixa dela (nao tenho onde expor como se deve e até que tenha seguirá na caixa) gosto de como ela cheira! 😀
    E uma Silk que adoraria ter, a Grace Kelly Bride. Tive ela nas minhas maos, mas a grana… 😦 Uma pena, porque era linda! (que raiva, viu…)
    Beijos 🙂

  6. Oi gente!
    Bom, eu também tenho focado nas silks assim como vc Samira, e fico bem feliz em entender mais sobre esse material tão diferente das outras barbies.
    Estava faltando mesmo um poste pra exemplificar e mostrar um pouquinho mais de como sao essas dolls tão lindas, que confesso que no começo nao gostava muito desse ar blasê, como tu mesmo diz, mas hoje, sao minhas favoritas!
    Também tenho vontade de ter essas dolls da coleção russa, por enquanto, tenho só a Darya…
    Bj

  7. so coleciono silkstones e posso afirmar que o maior contra é o preço mesmo! mandei fazer uma vitrine para expor a coleção e estou que nem pinto no lixo! Paloma parabéns, pois meu sonho é ter a Preferably Pink na minha coleção!

  8. oh, minhas amadas silks! Tão magras, tão francesas…kkkkk…tudo de bom! Com certeza a ultima coleção que podemos dizer que foi maravilhosa é a russa, a Ekaterina é um desbunde! A Atelier, até agora, está tão… so so!

  9. Ótima postagem Sam, tudo relacionado as Silks me despertar curiosidade, desde a primeira vez que vi imagens delas me encantei. Esse ar blasé que elas possuem tem um fascínio especial, comecei a colecionar graças a elas e realmente na minha opnião o único ponto negativo são seus altos preços, só que olhando pelo lado da alta qualidade compensa.
    Temos algumas Silks em comum Sam, são as seguintes a Tribute (na minha opnião a mais linda) a Palm Beach Breeze e a Luncheon Ensemble, essa última ainda estou aguardando chegar. Sempre que você faz uma review sobre uma BFMC observo atentamente cada detalhe, inclusive estou de olho na Walking Suit graças a sua postagem, mostrando detalhadamente essa Doll. Obrigado por nos ajudar e por manter esse espaço tão legal e democrático, beijos!!

  10. Gente!!! Voltei á ter uma nova conta no Facebook! Eu perdi a minha antiga!
    Tá aqui o link: http://www.facebook.com/barbiera.franca.12?ref=ts&fref=ts

    Demorei a gostar desse olhar blasé das Silks, por isso o único olhar que não ficou pesado foi na Mila. AMO ESSA DOLL! É tão delicadíssima!!! Tive a oportunidade de conhecer vendo a Expô Barbie e Ken e BABEI!!! E ainda muito bem acompanhada do Nicolai! Um sonho de consumo! Só me interessei por ela.

  11. eu também não gostava das silkstones, achava antipáticas… além disso, o preço das dolls é elevado.
    tudo mudou quando vi a divulgação da palm beach breeze. fiquei encantado, com a doll e comprei parcelado no cartão. realmente pude constatar a qualidade, e reconheci que valeu a pena. comecei a me interessar por outras silks. tenho a movie mixer, a je ne sais quoi, e a walking suit. estou sonhando com a preferably pink e com a interview. algum dia ainda conseguirei essas dolls para minha coleção.

  12. Acho as Silks lindas, mas não tenho nenhuma. Pra mim não funcionaria muito bem porque eu gosto de mexer demais nas dolls, trocar roupas, mudar penteados, lavar o cabelo e tal. Mas penso em adquirir pelo menos uma, um dia. Das que me chamam atenção e que eu gostaria de ter são: Gala Gown (que eu vi o seu review e achei ela lindíssima), Mad Man Betty Draper e a The Artist. Pelo menos são essas que me veem a cabeça agora, mas com certeza tem outras que eu gosto. Bjo.

  13. Para mim as silks vão ficar em segundo plano, eu as acho lindas tem quem discorde comigo, mas como eu não tenho um local especifico para coloca-las, não adianta comprar uma doll cara que pode vir a quebrar com o local inapropriado e falta de cuidados, mas assim que der quero ter pelo menos 3 na minha coleção, elas são um luxo tanto no molde como no preço, kkkk mais vale a pena ter uma silk, em breve terei a minha sam , abraços querida!

  14. Obrigada Marcelo, Jean, Viktor, Matnel, Mieke, Paloma, Emerson, Alê, Katia, Igor, Karina, J.JD, Jorge, Barbyera, Luciano, BarbieLover e Thiago pelos comentários. Gostei das opiniões compartilhadas. Bem, boa parte do que eu tinha pra falar, acabei falando no post. Apesar de serem mais caras, em quase todos os casos é possível ficar satisfeito com a produção final de uma boneca feita em corpo Silkstone. Vale o investimento. Mas espero que para 2014 haja alguma mudança significativa no tema (apesar de ter gostado de algumas bonecas, dois anos para a temática Ateliê já bastam).
    No último bate-papo entre Best e colecionadores, ao ser questionado sobre uma Silk AA, o designer disse que provavelmente ela será lançada ainda nesta coleção 2013; espero que se confirme essa previsão, já que dolls AA em Silkstone ficam lindas. Mas gostaria de ver uma versão com uma tonalidade de pele muito mais escura que as já lançadas. Quem sabe um dia?
    Beijo a todos! 🙂

    1. Sam, existem Dolls em Silkstone com aquele tom de pele bastante escuro como a Coco ou a Pazette?Todas as Silk negras que vi sempre tem aquele tom mulato como a Début AA, que não são feias mas não são aquela coisa.

  15. Adorei esse post, Sa!!
    É claro que sou suspeita pra falar, pois a maior parte da minha coleção é feita de silks.
    Concordo plenamente com você sobre a elegância, o ar blasé, e todo o requinte material que envolve não só os outfits, mas as próprias bonecas.
    Mesmo tendo diversificado bastante ao longo dos anos, adquirindo dolls de outros fabricantes e em outras escalas, para mim é impossível ficar indiferente a uma silk: sempre amarei a aura de glamour e refinamento atemporal que elas representam!!
    Vida longa às silks, e muitas mais dolls para encantar nossas coleções!!
    Grande beijo!! ;*

    1. Desiree, você que curte bonecas de outras coleções, viu que lindas as da Funny Face da Integrity Toys? Os vestidos são perfeitos nos detalhes, dá vontate de ter todos os giftsets lançadis. Lembrei-me de você quando vi essas bonecas pela internet. Assim como você tenho bonecas de outras fabricantes e de outros tamanhos, menores e,maiores do que a Barbie. Bj

  16. Oi Sam, é um prazer ler sobre as silks. No meu caso foi amor a primeira vista. Eu estava na Fao schwarz que existia no estado da Florida e fiquei encantada com aquela boneca tão diferente, sofisticada. Era dezembro e no Natal a minha irmã me fez uma surpresa dando a Continental giftset de presente. Eu tive a certeza de que tinha ganhado uma jóia em forma de boneca. Hoje tenho umas 20 silks. Asminhas favoritas alem da Continental são a Tribute, a Mila e a Lady of the Manor da coleção sobre a Inglaterra. O bordado do vestido é deslumbrante. Ontem recebi a Mermaid Gown, ainda preciso ver os detalhes. Bj

      1. Vale a pena tentar ter a Lady of the Manor, mas vai ser dificil encontrar. Consegui na época que ela lançada e assim mesmo foi dificil. Comprei do site da FAO, eles mandavam para o Brazil, mas todo o processo de compra era via email e demorava. Depois de uma grande expectativa a moça da FAO informou que tinha uma única em stock, mas com a caixa danificada. E eu ia ligar para a caixa? A boneca veio perfeita, não me arrependi. Não vi ainda bordado mais bonito em um vestido e o cabelo escuro constrata lindamente com o vestido creme. Bjs

  17. A Afternoon Suit também é linda, adorei, bem como as silks Mad Men. São irresistiveis, só acho, como voce Sam, que o Best poderia sair um pouco do estilo Sereia. Os vestidos tipo sereia são bonitos, mas variar é bom sim. Bj e parabens mais uma vez pelos textos bem escritos e elucidativos para todos nós que amamos essas dolls incríveis.

  18. adoro elas,pois as roupas são mais bem feitas, e elaboradas, parecem roupas miniaturas, não são infantis. E tbm por elas terem um corpo mais saudavel, não sao magras demais como a maioria dos outros corpos da barbie.

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s