Barbie e seus mascotes

Muitos colecionadores gostaram das DOTW da série 2012 em grande parte por conta de seus bichinhos de estimação. Realmente na linha Collector são poucos os animais a acompanhar Barbie e seus amigos, porém entre as Playlines já foram lançados centenas de animais diferentes e, entre eles, alguns bem parecidos com os das novas bonecas do mundo, conforme veremos no post.

Barbie já teve gatos, cachorros,entre outros inúmeros bichos ao longo desses anos. E, em muitos casos, há repetições. Na imagem, mini pet assortment da coleção playline 2012 | Imagem: Divulgação Mattel via spielzeug-schuette.de

Compare as semelhanças entre os novos e antigos bichinhos:

China Barbie Doll (2012): Vem acompanhada de um panda, animal raro símbolo da preservação mundial das espécies ameaçadas de extinção. Porém outros pandas já acompanharam Barbie como por exemplo em Animal Lovin’ Barbie, de 1988:

DOTW China Barbie Doll e seu panda | Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel
Animal Lovin’ Barbie, de 1988 também vinha com um panda | Crédito da imagem: Ilaria | illina86/Flickr

Australia Barbie Doll (2012): A representante da Austrália traz um coala, animal exótico que apesar da aparência de urso de pelúcia é um parente próximo dos cangurus. O coala já foi visto junto com Barbie em outra ocasião: Barbie I Can Be… Zoo Doctor, de 2009 e na mesma versão, relançada em 2011 (onde, inclusive, é possível notar que até os móveis são iguais):

DOTW Australia Barbie Doll | Crédito da magem: Divulgação Barbie Collector/Mattel
Barbie I Can Be… Zoo Doctor de 2009 | Crédito da imagem: Divulgação Mattel via seller ellenw801/Amazon
Barbie I Can Be… Zoo Doctor Doll, de 2011 | Crédito da imagem: Divulgação Mattel via seller TheNewMall/Amazon

Argentina Barbie Doll (2012): A Barbie em sua versão argentina vem acompanhada de um puma (conhecido no Brasil como onça-parda). Realmente é um animal que está fazendo sua estreia como acompanhante de Barbie, porém vários outros felinos selvagens já foram lançados como Animal Lovin’ Nikki, de 1988, onde a amiga de Barbie trazia como mascote um leãzinho bem parecido com o puma argentino.

DOTW Argentina Barbie Doll | Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel
Animal lovin’ Nikki de 1988 | Crédito da imagem: Barbie Creations/Flickr

Ireland Barbie Doll (2012): Em sua versão irlandesa Barbie traz um setter irlandês, cão de caça típico do país. Outros cãezinhos de raças bem parecidas já apareceram como bicho de estimação das playlines, um deles foi no set Pet Doctor Barbie de 1996, que apesar de cor diferente traz um cãozinho bem parecido com o setter.

DOTW Ireland Barbie Doll | Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel
Pet Doctor Barbie Doll, de 1996 | Crédito da imagem: Divulgação Mattel via charlotteswebblog.co.uk

Mexico Barbie Doll (2012): Popular no México, o chihuahua é uma das menores raças de cães existentes e tem uma origem muito antiga. Barbie já se encantou por esse cãozinho de companhia várias vezes, tanto na linha playline quanto na collector. Um exemplo onde o pequenino apareceu foi em Miss Peridot Barbie, de 2007:

DOTW Mexico Barbie Doll | Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel
Miss Peridot Barbie Doll | Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel

Holland Barbie Doll (2012): A versão holandesa de Barbie traz um coelho como mascote. Coelhos são animais que aparecem em várias bonecas relacionadas à Páscoa. Uma coleção que trouxe um coelho bem semelhante ao de Barbie foi Easterrific! Kelly Dolls, de 2000.

DOTW Holland Barbie Doll | Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel
Easterrific Kelly Dolls: reparem nas cestinhas | Crédito da imagem: seller TJTREASURES2006/eBay

India Barbie Doll (2012): A representante da exótica Índia vem acompanhada por um macaco, um dos vários animais considerados sagrados no país. Apesar de o macaco não ser um dos animais mais comuns no universo de Barbie, alguns exemplares deste animal já acompanharam bonecos como Animal Lovin’ Ken, em 1988:

DOTW India Barbie Doll | Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel
Animal Lovin’ Ken, de 1988 | Crédito da imagem: Lyna Phoenix | Lyna_the80s_Doll/Flickr

Chile Barbie Doll (2012): Desconheço qual raça de cão é típica do Chile, mas não há como negar que lembra bastante um cãozinho que fez sucesso em um dos filmes da boneca, em Barbie A Fashion Fairytale – Marie Alecia, de 2010:

DOTW Chile Barbie Doll | Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel
Barbie Fashion Fairytale – Marie Alecia Doll | Crédito da imagem: Divulgação Mattel via aikade.com

Hawaii Barbie (2012): A representante do arquipélago do Havaí trouxe uma tartaruga marinha para a série DOTW. Realmente é um animal raro de se ver acompanhando as bonecas, porém na coleção Ocean Friends de 1997 foram vendidos kits com roupas para a Barbie, acompanhados de pequenos animais marinhos, entre eles algumas tartarugas!

Hawaii U.S.A. Barbie Doll | Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel
DOTW Hawaii U.S.A. Barbie Doll | Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel
Crédito da imagem: seller Caylar2/eBay

A adoção dos pets na série não foi adotada com a recente introdução da brasileira na série, e as demais bonecas lançadas este ano. Mas você, possui algum mascote predileto? Alguma edição em especial lançada na linha Playline ou Collector? Deixe seu comentário!

***

Observação importante: Os créditos das imagens estão na legenda de cada uma; ao clicar, as imagens redirecionam para suas páginas de origem.

Anúncios

18 comentários sobre “Barbie e seus mascotes

  1. Adorei o post! Adoro pets! Sabe gostei muito dakela Barbie que vinha com um labrador que fazia cocô! É sério! Tu dava as rações, apertava o rabinho e saia o mesmo objeto representando o cocozinho. Sei q muitos acharam nojento e de mau gosto. Mas acho q ajuda conscientizar q bicho dá trabalho! Adoreiiii o post! Bjksss

      1. Concordo com a Cecília! Achei uma proposta super educativa! Tanto o cachorro quanto o gato ensinam à criança as responsabilidades de ter um bichinho. Se no Brasil as crianças fossem educadas desse jeito, teríamos cidades mais limpas e gente mais consciente. Não recolher o cocô do pet na rua, isso sim é nojento e de mau gosto.

  2. Uma coleção legal em que mascotes acompanham a Barbie é aquela que foi citada o preconceito nos comerciais de Barbies negras, aquela em que a pelagem dos cães é similar ao cabelo da boneca.

  3. AMO dolls com pets, infelizmente os animais tão ficando muito estranhos… Cavalos pequenos demais para a Barbie, Cachorros estranhos e gatos esquisitos… Queria que voltassem a fabricar animais mais “realistas” com um tamanho que combine com a escala da Barbie, Sempre sonhei com uma Barbie toda rica, de roupa no melhor estilo Carrie Bradshaw em paris, com um trench coat rosa e um poodle standard super lindo do lado dela *o*

  4. Obrigada Cecília, Karina, Mieke, Jean, Goanygo26, Desirée, Abel, Matnel, Samira, Katia, Marta, Jhonny e Erika pelos comentários. Muito interessante a dica da Cecília (e o vídeo da Karina) sobre a Barbie com o pet em uma iniciativa educativa para as crianças. Além de incentivar a brincadeira, a fabricante mostrou uma forma interessante das crianças aprenderem a ter responsabilidade sobre seus pets. Bem bacana isso e reforça que Barbie não é sinônimo de futilidade como muitos pregam por ai. Também é um brinquedo com potencial educativo e lúdico.
    Uma boneca que tem o pet poderoso é a Society Hound Barbie Doll. Pena que a coleção não deu certo [não se sabe o motivo da descontinuação] e só foi lançada essa única versão.
    Beijo a todos!

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s