Inspirações para dioramas

Certamente você já deve ter visto fotos de dioramas maravilhosos em algum site de busca pela internet, não é? O problema é como fazer um para chamar de seu. Para quem ainda não sabe como começar a fazer um cantinho especial para suas bonecas, seguem dicas e inspirações simples ou sofisticadas para você iniciar um projeto especial.

Este é um diorama: inacreditável! Nem parece casa de bonecas | Crédito da imagem: modernminihouses.blogspot.com
Este é um diorama: inacreditável! Nem parece casa de bonecas | Crédito da imagem: modernminihouses.blogspot.com

Há quem use móveis como armários ou estantes na escala de Barbie para fazer os pequenos cenários ou até uma casa inteira, com quartos, salas, cozinha e banheiro. Ou um centro comercial como foi o caso abaixo. Esta opção simplifica o trabalho. O porém é ter que adequar as medidas do armário para elaborar seu diorama.

Crédito da imagem: RementR/Flickr
Crédito da imagem: RementR/Flickr

Já há casos em que ao invés de adotar um móvel pronto para decorar e produzir dioramas, as pessoas optam por fazer um, usando papelão, papéis cartonados ou até madeira.

No caso abaixo, por exemplo, é possível notar que a estrutura do cenário é feita em madeira ou aglomerado, material que encontramos em lojas de artigo de artesanato e objetos de madeira para decoração. É bem provável que você encontre nesses locais nichos em madeira/MDF, ou até mesmo folhas de aglomerado (material menos rígido que a madeira ou MDF) ou de MDF mesmo, para a produção de cenários. Ainda nessas lojas você encontrará tintas, lixas e outros materiais necessários para pintar seu projeto e decorá-lo.

Crédito da imagem:  Youngsuk Ko - mini_GamJa/Flickr
Crédito da imagem: Youngsuk Ko – mini_GamJa/Flickr

Outro exemplo de diorama feito em madeira (folha de MDF), e decorado com papel que parece ser os mesmos usados para scrapbook. Na página de ambas as imagens é possível ler mais dicas [em inglês] de como a pessoa produziu este cenário (clique nas imagens para ser redirecionado à página de origem).

Antes | Crédito da imagem: Wandy in Pensacola/Flickr
Antes | Crédito da imagem: Wandy in Pensacola/Flickr
Depois | Crédito da imagem: Wandy in Pensacola/Flickr
Depois | Crédito da imagem: Wandy in Pensacola/Flickr

Neste outro caso é possível notar que foi utilizado uma espécie de papel cartonado ou folha de isopor para erguer as “paredes” do diorama. Dá também para usar uma caixa de papelão que caiba uma boneca em pé (e ainda sobre um espaço acima, +ou- uns 45-50 cm de altura), abri-la e usá-la como espaço para um diorama. Para decorar as paredes, além de tinta, também podem ser usados tecidos na estampa que você quiser e colá-los com cola quente ou cola branca escolar.

Dá também para usar papéis usados como base de scrapbook  – geralmente decorados e vendidos em folhas, mais rígidas que uma folha de papel. Essas folhas para scrap também podem ser encontradas em lojas de artesanato ou as que vendam especificamente produtos para scrapbook. Também dá para usar folhas de E.V.A. para decorar as paredes ou papel de presente. Para revestir o chão, use papel contact desses que imitam madeira para dar um look diferente para seu cenário.

Crédito da imagem: Wandy in Pensacola/Flickr
Crédito da imagem: Wandy in Pensacola/Flickr

No caso abaixo, foram usadas folhas de MDF para a produção da estrutura do cenário:

Crédito da imagem: Rachel's Dollworld/Flickr
Crédito da imagem: Rachel’s Dollworld/Flickr

E para fazer a janela? É possível encontrar prontas à venda, em sites como o Mercado Livre ou eBay, ou ainda fazer uma fácil, fácil. Abaixo uma dica simples de como produzir uma janela usando a tela de uma cesta de plástico para fazer a estrutura. Munido de papelão e estilete também é possível fazer uma, bastando desenhá-la e cortá-la. Ao final, pinte na cor desejada.

Crédito da imagem: Sylvia Bittner via Lisa Delgadillo/Pinterest
Crédito da imagem: Sylvia Bittner via Lisa Delgadillo/Pinterest

Para iluminar seu diorama, use pequenas lâmpadas de LED auto-adesivas como esta, vendidas em lojas de 1,99 e outros comércios baratinhos que devem haver em sua cidade. Estas lâmpadas possuem uma cola em seu verso e podem ser colocadas em vários locais, bastando apertá-la para ligar. Já comprei para iluminar minha cristaleira. Se não vier cola no verso, compre fita-banana (uma fita adesiva e acolchoada) ou dupla-face na papelaria.

Crédito da imagem: www.ferragemigor.com.br
Crédito da imagem: http://www.ferragemigor.com.br

Já havia falado sobre esse site em outra oportunidade. O The House At One Sixth é uma boa pedida para quem quer ir além e colocar mãos à obra, construindo um diorama do zero. Lá além de inspiração, você também encontra dicas de como fazer um diorama, com passo a passo e tudo mais.

E para comprar os móveis? Essa é a parte mais complicada, por incrível que pareça, uma vez que pelo menos aqui no Brasil é difícil encontrar móveis e outros objetos da escala 1:6, que dá tranquilo para Barbie. Geralmente se encontra objetos ainda menores, que não ficam tão harmônicos se colocamos a boneca no cenário. Esses móveis e outros objetos, como os re-ments que são fofos, podem ser encontrados pelo Mercado Livre ou ainda pelo eBay, mais barato. Importante frisar que nestes dois casos você negocia com vendedores terceirizados, então, pesquise, veja a reputação do vendedor e pergunte muito antes de fechar algum leilão ou compra.

Bastante conhecido entre colecionadores, os móveis Glória (ou busque por Gloria Furniture) são perfeitos para a escala da Barbie. O problema é encontrá-los. No Brasil só comprando por terceiros. Já encontrei na Argentina (em Buenos Aires se encontra em qualquer loja de brinquedos, por preços bem em conta). Na época comprei um conjunto de sala de estar, penteadeira e cama. Tirei uma foto da penteadeira e de um pequeno armário, que montei e deixo na cristaleira onde exponho algumas bonecas minhas:

Crédito da imagem: www.mybarbiedoll.com.br
Crédito da imagem: http://www.mybarbiedoll.com.br

Outro porém dos móveis, quando encontramos, é que geralmente vem todos em tom de rosa. Para pintar, é indicado lixar o objeto antes com lixa (use as das mais simples, fininhas; tem umas mais grossas, mas essas podem danificar o objeto), para que a tinta fixe com mais facilidade. Ou fazer várias demãos de tinta, intercalando tinta spray com tinta acrílica. Em lojas de artigos de pintura é possível encontrar tanto as tintas – spray, própria para plástico, ou acrílica, da sua preferência – quanto as lixas e pincéis para colocar mãos à obra. No blog da Gisele Gipaba há várias dicas de como pintá-los e até como fazer um diorama.

Também já encontrei no Brasil móveis para bonecas da marca Casa Moderna (Modern Comfort). São importados, e cada set era vendido por preços que variavam entre 60 a 80 reais. Neste post já mostrei um exemplo, com banheira e pia com espelho. O legal dessa marca é que reproduzem som e uns vem até com luz embutida. Além disso, as cores são mais realistas, fugindo do tom de rosa presente nos móveis Glória ou nos vendidos pela Mattel, na marca Barbie.

Crédito da imagem: Divulgação via Lojas Americanas
Crédito da imagem: Divulgação via Lojas Americanas
Crédito da imagem: www.mybarbiedoll.com.br
Crédito da imagem: http://www.mybarbiedoll.com.br

Quando fiz este cenário ao lado, usei uma caixa de papelão como estrutura e cortei para que ficasse aberta. Para revestir as paredes usei uma folha de E.V.A. de pois azul e branco. Para o “chão”, usei um papel de presente quadriculado, imitando piso. Para colar o E.V.A. no papelão usei cola quente.

Mas para quem não está a fim de comprar móveis ou não os encontra do jeito que queria, outra opção seria fazer os seus. A seguir dois exemplos feitos com materiais recicláveis, super simples. É claro que há quem opte por outras opções mais sofisticadas, prontas. De qualquer forma, fica a dica.

O rolo de papel que iria para o lixo se tornou poltrona, pintada e decorada com tecido e espuma. Dá para alterar as cores, tipos de tecido e, claro, fazer um acabamento melhor (dá pra perceber ali que as poltronas não foram bem acabadas, enfim).

Crédito da imagem: Mid-Craft Crisis/Flickr
Crédito da imagem: Mid-Craft Crisis/Flickr

Em outro exemplo de reciclagem, no vídeo abaixo um passo a passo para fazer uma cama para suas bonecas usando uma caixa de cereal (!). O exemplo é de uma cama “exótica”, mas dá para alterar a cor usando outro tipo de fita ou tinta. Se você optar ver o vídeo direto do Youtube também poderá conferir outros vídeos com dicas de como fazer outros móveis para seu diorama.

Abaixo outras ideias de como fazer seu diorama ou móveis para compor seu cenário:

  • Já pensou fazer um muro de “pedra” para usar como cenário? Clique aqui e veja um passo a passo de como fazer esse diorama usando isopor;
  • Para quem curte estilo retrô este perfil no Flickr contém várias inspirações para dioramas;
  • Para quem é adulto e tem mais disposição e criatividade, vai uma dica de diorama em clima natalino (clique aqui para ver);
  • Não encontra móveis e prefere você mesmo criar os seus? Este álbum no Flickr dá várias dicas de como fazer móveis usando espuma, papelão e tecido;
  • Tem um guarda-roupa para suas bonecas e não tem cabides? Olha como é fácil fazer um usando um clip de papel (clique aqui para ver);
  • Com pedaços de madeira, tinta, lápis de cor e criatividade foi possível fazer lindas maletas de viagem (clique para ver);
  • Já pensou em uma casa moderna para sua boneca? Neste blog há dicas de como fazer e onde comprar uma;
  • Outras ideias para dioramas nesta página ou nesta outra, ambas do Pinterest.

E você: já fez algum diorama? Tem alguma dica bacana pra compartilhar? Comenta ai!

***

Observação importante: Os créditos das imagens estão na legenda de cada uma; ao clicar, as imagens redirecionam para suas páginas de origem.

Anúncios

18 comentários sobre “Inspirações para dioramas

  1. Nossa tipo adorei as dicas ainda mais pq tenho uma coleção casa de praia planeta d’agostini(não completei), e os móveis são lindos. Dá ótimas dicas do que fazer com eles, na época nem sabia o que fazer com eles. Jean e sua mania de colecionar (móveis de modelismo, frasco de perfume, livros de medicina, panfletos, parafusos e mais). Ainda bem que boa parte já me desfiz.

  2. eu faço os moveis de e.v.a mas para as pollys, pq o e.v.a nao iria aguentar as barbies,mas pras barbies eu faço os moveis de papelao, e o avo da minha colega tbm faz pra ela de madeira, e fica uma gracinha , num fica tao realista nao, mas so umas reforminhas que ficaria legal

  3. Que lindo!

    Como você sabe Sam, eu tenho uma estante com porta de vidro, onde boto minhas dolls favoritas!

    Mas a familia cresceu, e continua crescendo, eu precisarei de um maior…. estantes de 1m de comprimento e cerca de 30cm de profundidade. A Altura será mais ou menos 1,70 (Como serão 4 divisões, cada uma terá que uns 42cm de altura, para comportar tanto as Barbies, quanto os Kens, sem que eles fiquem com a cabeça no teto. (E possam levantar as mãos!)

    Nesse maior, eu farei 4 cenários: PRAIA, BOATE, SALA DE ESTAR e o ultimo eu ainda estou pensando.

    Vale ressaltar Sam, que as Barbies medem 31cm DESCALÇAS! Os saltos fazem GRANDE diferença nesse caso, no meu caso no movel antigo eu me ferrei porque pedi 32cm, ou seja, a maioria das minhas bonecas ficam com o joelho dobrado, porque não da pra colocar em pé.

    OUTRA DICA PARA QUEM MORA NO RJ: No Centro do Rio, existem DIVERSAAAAAAAAAS lojas de madeira, onde tem DIVERSOOOOOS “furnitures” para as Barbies e qualquer tipo de comodo, porém obviamente, o trabalho será pintar. Mas é super gostoso porque eles já vem prontos, e você pode customizar como quiser! da cor que quiser! E por serem pequenos, o trabalho será rápido!

  4. Obrigada Samira pelas dicas maravilhosas, adorei o post, muito rico em idéias, vou fazer meu diorama e precisava de muitas dicas para economizar e fazer algumas coisas em casa, bjs!!!!

  5. Hello from Spain: I love watching all these scenes. The windows seem very real. Great idea. My biggest problem is that it is very difficult to buy furniture in 1:06 scale. In stores in my town there is very little for sale. Seeing your photos I find inspiration for future scenarios. Keep in touch

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s