Review: DOTW India Barbie Doll

Entre as versões das bonecas inseridas na coleção DOTW do ano passado a India Barbie Doll era uma das que tinha chamado minha atenção. Se ainda não a conhece, acompanhe!

Foto: Samira | www.mybarbiedoll.com.br
Foto: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br

Assim como as demais bonecas da série DOTW Passport, esta também vem em uma caixa que lembra uma mala de viagem, além de ser acompanhada pelo seu mascote, um macaco, e um passaporte com adesivos.

Foto: Samira | www.mybarbiedoll.com.br
Foto: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br
O mascote, de braços abertos, para ser colocado em um dos braços da boneca | Foto: Samira | www.mybarbiedoll.com.br
O mascote, de braços abertos, para ser colocado em um dos braços da boneca | Foto: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br

Sobre o traje: sempre que vou analisar os trajes, pesquiso a respeito. Inicialmente, claro, na fonte de informação que deveria ser a mais confiável, o próprio site Barbie Collector. Apesar de não ser uma especialista em trajes e cultura indiana, percebi que algumas informações disponíveis na página da boneca eram desencontradas. Para tirar a prova dos nove, entrei em contato com meu amigo colecionador Di, do blog Fashionista Boy (já que conhece a cultura do país), que me ajudou a explicar como é composto este traje indiano.

Quando vi a roupa, logo estranhei o fato de ser composta de uma micro blusa e a saia, quando comumente os saris são conhecidos por serem feitos de um único e imenso tecido. Apesar disto, realmente a boneca usa um sari, mas uma versão modernizada e mais próxima dos utilizados no Rajasthan (maior estado indiano, em questão territorial), diferente dos saris em peça única, maior e com pregas. “O sari mesmo é um estilo de se dobrar o tecido, onde se coloca um tecido enorme com mais ou menos sete metros finalizando sobre o ombro esquerdo ou direito, e na parte de cima se usa essa pequena camiseta chamada ‘choli‘”, explica Di.

Exemplo de Rajasthani Dress | Crédito da imagem: www.4to40.com
Exemplo de Rajasthani Dress | Crédito da imagem: http://www.4to40.com

Um passo a passo de como o sari deve ser usado:

Crédito da imagem: peoniasemadreperola.blogspot.com.br
Crédito da imagem: peoniasemadreperola.blogspot.com.br

E o traje da boneca:

Foto: Samira | www.mybarbiedoll.com.br
Foto: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br

O choli – nome dado a esta pequena blusa – usado pela boneca é feito em um tecido amarelo como a saia, com fitas douradas e micro-fitas vermelhas decorando toda a extensão da peça, seja nos braços, colo e barra. É fechado atrás por um velcro.

Choli | Foto: Samira | www.mybarbiedoll.com.br
Choli | Foto: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br
A visão de trás da parte superior do traje | Foto: Samira | www.mybarbiedoll.com.br
A visão de trás da parte superior do traje | Foto: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br

A saia também possui os mesmos detalhes, sendo fechada na parte da frente, também com velcro.

Foto: Samira | www.mybarbiedoll.com.br
Foto: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br

O traje também é composto pela dupatta, o véu que cobre sua cabeça, pendendo no resto do corpo. Na página da boneca no BC eles o descrevem como hajib; porém, ao fazer uma pesquisa simples com este nome não se encontra nada que faça referência específica ao traje indiano. A palavra correta seria hijab. Contudo, ainda assim, se refere a um outro tipo de véu, usado de uma forma específica na cultura islâmica e não do modo como a boneca originalmente foi organizada.

Foto: Samira | www.mybarbiedoll.com.br
Dupatta | Foto: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br

Nos pés, a boneca usa sapatos que na Índia são chamados de khussa, geralmente ornamentados, decorados com pedrarias ou feitos em estampas chamativas, diferente da versão adotada pela Mattel:

Foto: Samira | www.mybarbiedoll.com.br
Foto: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br

Pulseiras douradas (feitas em plástico) ornamentam um dos braços da boneca:

Foto: Samira | www.mybarbiedoll.com.br
Foto: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br

Uma trança foi feita nos longos cabelos pretos da doll. A trança, inclusive, vem originalmente presa à boneca por uma tira de silicone, junto ao braço, como na foto:

Foto: Samira | www.mybarbiedoll.com.br
Foto: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br

A maquiagem, discreta, também traz traços dourados, dialogando com o traje. Além disso, a boneca também usa um bindi (pode ser uma joia ou tinta; no caso dela, um ponto em tinta) que na cultura indiana sinalizaria que além de seguir a tradicional religião hindu, também seria casada. Uma tikka ornamenta os cabelos no alto da cabeça:

Foto: Samira | www.mybarbiedoll.com.br
Foto: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br

Desenhada por Linda Kyaw, a boneca está classificada como Pink Label, sendo acompanhada de stand e certificado de autenticidade.

Bem, esta versão é simples se comparada com outras lançadas também pela Mattel, em subcategorias dentro da coleção DOTW, como são os casos das bonecas Princess of India, da série DOTW The Princess Collection, e Diwali, da série  Festivals Of The World. Ou mesmo de versões vendidas exclusivamente na Índia, como já apresentamos aqui no post Barbie pelo mundo: Índia. Apesar dos pesares, gostei da versão, minha primeira indiana.

E você, possui alguma boneca representando a cultura indiana? Tem alguma preferida das já lançadas ou possui esta mesma? O que achou?

***

Observação importante: Os créditos das imagens estão na legenda de cada uma; ao clicar, as imagens redirecionam para suas páginas de origem.

Anúncios

26 comentários sobre “Review: DOTW India Barbie Doll

  1. O único que tenho indiano da Barbie é uma roupa, parecida a da DOTW, mas que veio em um fascículo. Foto: http://barbievestidosdelmundo.com/wp-content/uploads/2012/09/8-1.jpg
    Nao vem com sapatos, mas o tecido da roupa, da saia mais bem, é super suave, e de feito depois de te-lo comprado eu vi a DOTW em uma loja e nao gostei do fecho da saia, acho a do fascículo melhor (sao pequenos botoes plásticos de pressao, em 2 partes diferentes). Mas a DOTW é linda quanto aos rasgos faciais, e foi o que me chamou a atençao dela a 1ª vez que a vi (mas como o fascículo era bem mais barato, preferi ele :P).

    E das já lançadas tenho a irlandesa, que ganhei em um sorteio. Já a brasileira, que tanto queria, pedi pra minha tia comprar, já que ela vive no Brasil e aqui, na Espanha, nem a sombra chegou (brasileira, havaiana e francesa, nenhuma das 3). Um dia, espero, terei-a comigo 🙂 E outra que me chamou a atençao foi a chinesa, mas nao tenho pressa com ela. As demais, bonitas mas… nao 😛

    Beijos 😀

  2. Oi Sam!
    Eu tenho essa mesma!
    Apesar de ter visto pessoalmente umas lindas na exposição do Carlos keffer aqui em porto!
    Quando saiu o protótipo, eu realmente nao gostei muito da boneca, até pensei em nao compra-lá, apesar da minha coleção de DOTW.
    Mas quando eu vi ela na loja, nao tive duvidas, era a mais bonita entre as outras que lançaram junto com ela! ( nao me lembro bem se era a México e mais alguma…)
    Parabéns!
    Beijos!

  3. Belissíma boneca, gostaria de saber se o tecido é organza ou tule. A boneca parece ser de qualidade muito boa, os cabelos, o traje só não gosto dessa “velcraiada” que a Mattel coloca nas Dolls, um outro problema é a costura dos sapatos que parecem horríveis pois são feitas por máquinas e não a mão, mas é justificável numa doll tão linda.

    1. Oi Jean!
      O traje não é feito nem de um nem de outro, mas de um tecido sintético de qualidade inferior que infelizmente não sei te dizer exatamente qual é. Ele é meio brilhante, como é possível ver em uma das fotos, mas o tecido do véu é diferente do usado no traje. Inclusive o tecido do véu é semelhante à organza, mas a textura é diferente, parece ser um tecido mais barato. Se eu descobrir, te aviso.

  4. A doll é muito bonita, uma observação: Velcro em barbies colecionaveis????????

    o corpo dela é TNT ?

    Ah Sá aproveitando, a loja França aqui de floripa reduziu drásticamente os preçosd e collectors, os packs basics por exemplo estão custando 59 reais… outros dolls foram reduzidos os preços de maneira absurdas… vale a pena dar uma passadinha.

    1. É Di, foi-se o tempo que Pink Label tinha uma qualidade impecável. Velcro, é isso ai… Vamos ver até onde essa economia na produção vai parar.
      Sobre o corpo, olha eu achava que era TNT, mas como a roupa dessa é aberta mesmo atrás, notei que no corpo a data impressa é de 1991, então acredito que se trate do Shani, e não do TNT.
      Valeu pela dica da França! Os preços devem estar ótimos! 🙂
      Beijo

  5. De todas as indianas que a Mattel já lançou esta realmente é a mais ordinária. Não se compara nem à indiana de sari pink lançada nos anos 80. Em termos gerais, mas principalmente de traje, a mais bonita é, sem dúvidas, a Princess of India, e o mais belo rosto/maquiagem é a Diwalli, simplesmente belíssima. Esta, inclusive, foi lançada como pink box, mas pela sua beleza caiu no gosto dos colecionadores e foi ficando cara e difícil de achar. Ainda bem que comprei logo, rsrs
    Um abraço,

  6. Meninos,

    Sinceramente o que da pra perceber em toda esta coleção Mattel é que:

    Ela é mais voltada para crianças e por este motivo a empresa interessou-se em fazer uma “versão” que remete a cultura e não basicamente o traje fiel, até porque existem casos como o da barbie indiana que o traje esté ligado diretamente não só a cultura como a religião, e, sabemos que os estados unidos tem um certo preconceito com etnias… Logo o fabricante não deve ter interesse em arriscar as vendas porque um pai cristão fundamentalista não quis dar uma boneca hindu para a filha ou filho.

    Não só a indiana mas todas as bonecas da série tem trajes mais simples e “divertidos” para que as crianças conheçam as caracteristicas do país sem se apegar muito a outros conceitos. Por isso mesmo cada doll vem com um bichinho da região (menos a brasileira) .

    1. Olá Jean!
      Na verdade já apresentamos outros posts sobre Barbies negras, como é o caso deste: Celebrando a beleza negra. Mas sobre as culturas dos países, recomendaria dar uma olhada na tag Barbie pelo mundo. Não há especificamente um post sobre Barbies negras e as culturas, mas dá uma visão geral das Barbies vendidas especificamente em alguns países/continentes e geralmente são mais fiéis às culturas representadas do que as feitas e vendidas no mundo inteiro.

  7. Eu adoro seus reviews Sam.

    Eu já vi essa doll nas lojas diversas vezes, e ela realmente não me chamou a atenção, mas após o seu review, realmente pude ver a (simples) beleza dessa doll.

    Ela continua não me chamando a atenção a ponto de compra-la, mas certamente você “abriu os meus olhos” para perceber a beleza e simplicidade desta linda boneca.

    Não sei qual é a qualidade do cabelo da boneca, mas se for igual ao da Polynesian Barbie DOTW, que é perfeito, está valendo!

    Adorei o review Sam,

    bjs!

  8. Obrigada Pedro, Paloma, Alê, Jean, Di, Karina, TT, Katia, Abel, Gabriela, Lady LoLo e Raphael pelos comentários. Apesar da qualidade do produto em si, como disse, das bonecas apresentadas ano passado dessa coleção em paraticular a India foi uma das que me chamou a atenção. Além dela a Holanda, a Chilena e a Filipinas, deste ano.
    Realmente se pararmos para pensar na qualidade do produto em si, acaba não comprando mesmo, até pelo preço. Mas concordo com o Di, quando diz a intenção da fabricante na simplificação do traje. É claro que ai incide não só aspectos de ordem cultural, como econômicos também (a Mattel não deixa de ser uma empresa que vê os lucros acima de tudo, incluindo qualidade de produtos).
    Bonecas selo Pink com qualidade mesmo parece ser um passado que começa a se tornar gradualmente distante. Pelo que pude ver in loco – e comprar – e considerar como qualidade neste selo cito os bonecos do Piratas do Caribe, Chapeleiro Maluco e as bonecas da série The Museum Collection. Mais recentes e, pelo menos eu acho que tenham qualidade, se compararmos com itens como as novas DOTW, entre outras bonecas.
    Mas… para quem não teve oportunidade de adquirir uma indiana das antigas – e que hoje além de ser difícil encontrar, quando encontra são mais carinhas – fica a dica de boneca para quem ainda não tem e deseja ter uma indiana na coleção. Apesar dos pesares, não me arrependo da compra.
    Obrigada pelo carinho, Rapha! Que bom que curte 🙂
    Beijo a todos!

  9. oi Sam a Dolls série DOTW da India é bonita as cores dela são atraentes, mas tenho que concordar com o pessoal que comentou que a qualidade da roupa dela, não é tão boa assim como disse é tecido sintetico, mas bem que a matell poderia investir mais um pouco na qualidade do tecido, para dá mais visibilidade na boneca , não estou dizendo que a doll é feia mais ela deixar de chamar atenção e de cativar muitos colecionadores. Eu ainda não a tenho mais está na minha lista de compras, em breve eu tou adquirindo ela , ah sabe Sam tem versões anteriores que são interessantes mais que não tiram o brilho desta versão atual.
    Fica aqui minha crítica para a matell melhorar a qualidade da Roupas desta doll.
    Sam minha querida bjjj sempre aprecio suas postagens para mim é um apredizado sobre esta doll que amamos e aprendemos a amar a cada dia !
    abraços Sam!

  10. Oi Sam! Essa doll é linda demais! Gosto também que você pesquisa o traje e traz aqui para o MBD. A boneca tem um rosto bem fofo também e o macaquinho é uma gracinha! Parabéns pela belíssima aquisição! Beijos da Caori 😀

  11. Oi, Sami! Adorei este desdobramento da Indiana; me lembrou a que tu fizeste da Moulin Rouge.
    A mais oriental/árabe que tenho é a Marroquina. Minhas mais novas são as France/2013, Australia/2012, Andalucia/1996 e Festiva/1993 (México). Mas gostei muito dessa Indiana; eu diria que preciso dela! hehehehe Só um detalhe não me agradou nela: as presilhas da roupa é com velcro; acho que poderia ser com presilhas de metal, tipo colchetes.

  12. Oi, parabéns pela boneca. Eu sou admirador destas bonecas e tenho acompanhado quase todos os modelos uma mais linda que a outra. Minha esposa tem me deixado louco pois estas bonecas são caras kkkk, mas vale a pena. Existe um outro modelo de Barbie Indiana chamada Barbie Princess of India que é a que estou caçando para comprar, com lábios negros e vestido rosado ela é incrível. Procurem pela coleção Barbie Princess of the World e Barbie Ancient Princess são lindíssimas.

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s