Grandes nomes da Mattel: Charlotte Johnson

Photo by Nelson Tiffany / Los Angeles Times Archive/UCLA
Photo by Nelson Tiffany / Los Angeles Times Archive/UCLA

Como Diretora de Moda, Charlotte Johnson foi a primeira estilista a ter a oportunidade de imprimir estilo à boneca mais famosa do mundo.

Admirava os grandes ateliês de alta costura europeus, que serviram de inspiração para os trajes feitos exclusivamente para Barbie, em suas pequenas e polêmicas proporções. Charlotte chefiou várias equipes de designers que desenvolviam as peças ideais para Barbie usar seja no inverno rigoroso seja verão, a passeio ou a trabalho.

Durante sua estada na Mattel, Charlotte chegou a dividir sua vida profissional entre os Estados Unidos (onde comandava sua equipe de profissionais) e o Japão, supervisionando de perto as costureiras responsáveis por trazer para o mundo real os desenhos desenvolvidos pelos designers da empresa, quando Barbie ainda era uma aposta projetada pela gigante dos brinquedos. Inicialmente o trabalho das costureiras era feito de forma artesanal, traje a traje, até a introdução do maquinário adequado para a produção em massa das bonecas. Charlotte atuou na empresa durante as décadas iniciais de Barbie, entre os anos de 1957 e 1980. Faleceu em 1997.

Diante da imensidão de trabalhos os quais era responsável monitorar, é difícil apontar exatamente todos os trajes escolhidos por ela, mas sem dúvida o conceito inicial, principalmente os fashions usados pela boneca, são atribuídos ao seu talento em transpor para o pequeno mundo de Barbie as grandes inspirações presentes na moda à época.

Abaixo o primeiro comercial de Barbie e trajes:

Algumas criações da década de 1960:

1961 Ballerina | Crédito da imagem: Divulgação Mattel
1961 Ballerina | Crédito da imagem: Divulgação Mattel
1961 Singer | Crédito da imagem: Divulgação Mattel
Singer | Crédito da imagem: Divulgação Mattel
1963 Career Girl | Crédito da imagem: Divulgação Mattel
1963 Career Girl | Crédito da imagem: Divulgação Mattel

Com informações do jornal Los Angeles Times, livro Barbie All Dolled Up by Jennie D’Amato e wiki.dollhobby.ru.

***

Observação importante: Os créditos das imagens estão nas legendas; ao clicar, as imagens redirecionam para suas páginas de origem.

assinaturasamira-cc3b3pia9

Anúncios

7 comentários sobre “Grandes nomes da Mattel: Charlotte Johnson

  1. Hello from Spain: I really liked the designs and creations of Charlotte Johnson. Today I miss the elegant dresses for Barbies. I’m tired of the dresses in pink fabric and so bright. I like classic and elegant dresses. Keep in touch

  2. Bacana, Sam! Trouxe à tona uma precursora! Acho importante lembrar de gente como Charlotte Johnson, que desbravou um “território hostil” para que hoje possamos ver tanto capricho em roupas tão diminutas. E pensar que ainda temos o desgosto de lidar com aberrações, como a Blond Diamond e seu corpete de plástico vagabundo…

    1. Obrigada Heather, André, Marta, Barbyera e Mieke pelos comentários. Não tinha me dado conta que nesta seção do blog, a do Grandes Nomes da Mattel, ainda não tinha falado sobre talvez uma das pessoas mais importantes na história da boneca, além de seus criadores (o casal Handler). Afinal, como bem Mieke apontou, a Charlotte foi precursora no estilo da Barbie e diferente de hoje, à época ainda não se sabia se a boneca faria tanto sucesso ou se seria tão bem recebida. Mas para nossa sorte deu tudo certo e Charlotte, sem dúvida, tem um dedo nessa história de sucesso de Barbie e seu maravilhoso universo, incluindo seu guarda-roupa.
      Beijo a todos!

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s