Entre casamentos e Barbies

Certamente você já viu Barbies personalizadas usando mini vestidos praticamente idênticos aos usados pelas noivas. A artesã Gisele Guazzelli consegue projetar o sonho de muitas noivas seja vestido ou buquês, transformando-os em graciosas miniaturas. Se você é noiva e já pensou em fazer algo semelhante, conheça o trabalho de Gisele!

Versão mini da noiva El | Crédito da imagem: Gisele Guazzelli/Acervo Pessoal

Crédito da imagem: Gisele Guazzelli/Acervo Pessoal

Conheci o trabalho da Gisele por acaso, quando ela entrou em contato comigo pelo MBD a fim de tirar uma dúvida. Foi quando acessei o blog DidiArts com Carinho, espaço onde a artesã apresenta os mimos que enfeitam dezenas de casamentos.

A ideia de produzir miniaturas de vestidos surgiu quando Gisele estava prestes a se casar: “Para meu casamento, fiz miniatura de vestido de noiva para presentear as convidadas. Criei o blog em 2008. De início, criei alguns modelinhos de vestidos de noiva com sachê perfumado. Graças as clientes noivinhas, o mini do vestido de noiva personalizado surgiu, primeiro na lembrancinha em sachê e posteriormente na boneca Barbie. A primeira Barbie Noiva Personalizada que foi um pedido da Lanna Correia [foto abaixo]”.

Crédito da imagem: Gisele Guazzelli/Acervo Pessoal

Influenciada pela avó e mãe desde cedo Gisele tem uma relação especial com artesanato. Após seu casamento, a produção e a técnica em produzir os vestidos só aumentaram e quando menos percebeu já estava recebendo muitos pedidos de mini noivas. “Confesso que minha relação com a máquina de costura não era muito boa antes do meu casamento, mas acho que a empolgação e a busca pela perfeição foi e é tão grande em fazer as miniaturas, que a prática é aperfeiçoada a cada dia, com cada trabalho, com cada desafio. A recompensa pelo meu trabalho vem depois quando recebo com carinho as fotos da noiva em seu grande dia e sua mini. Isso não tem preço”, confessa.

Noiva Fernanda e sua mini | Crédito da imagem: Gisele Guazzelli/Acervo pessoal

O processo de transformação dos vestidos para as bonecas é detalhadamente estudado, a fim de que fique o mais fiel possível ao vestido a ser usado pelas noivas. Para a artesã, cada pedido é um novo desafio pessoal entre ela e sua relação com as bonecas, carinhosamente chamadas de “minis”.

“Todas as minis tem algum detalhe novo que nunca fiz, e que se torna um desafio. Porém, a primeira Barbie, a Mini da Lanna, acho que foi a mais difícil, pois nunca havia feito um vestidinho para vestir uma boneca. Fazer com que o vestido ‘abraçasse’ o corpo da boneca, foi muito difícil. E a primeira noivinha de cabelos cacheados (Mini Gabriele) demorei uma semana para conseguir o efeito igual ao da cabelo da noiva, visto a dificuldade na época em encontrar uma Barbie com cabelo cacheado e com um preço acessível. Procurei técnicas na internet para cachear o cabelo liso, aliás escorrido da Barbie que eu havia comprado. E depois de três ou quatro tentativas, ele ondulou e com o efeito que eu queria”.

Mini Gabriele | Crédito da imagem: Gisele Guazzelli/Acervo pessoal
Crédito da imagem: Gisele Guazzelli/Acervo pessoal

Para ela não existe uma mini favorita. “Sou igual mãe coruja, acho todos lindos! Aliás, existe noiva feia?? rs… Antes mesmo de iniciar a confecção, admiro cada detalhe dos modelitos, através das fotos enviadas pelas noivinhas. Mas um modelo muito romântico que me agradou muito e que é um modelo que eu usaria em meu casamento foi o da noiva Amanda, o decote das costas é um arraso! Além do véu inteiro em renda, perfeito! Amo tanto o look final de todas as Barbies personalizadas, que sempre que posso, procuro levar a mini-Noiva para uma sessão de fotos em um lugar diferente. Já fui em Igrejas, praia e hotéis, pois afinal, é uma noiva e tem que ser tratada como uma Diva!”, conta.

Mini Amanda, visão frontal | Crédito da imagem: Gisele Guazzelli/Acervo pessoal
Mini Amanda, visão das costas | Crédito da imagem: Gisele Guazzelli/Acervo pessoal

Mesmo não ficando com nenhuma das obras que faz, Gisele acredita que possui um espírito de colecionadora: “Nenhuma boneca fica comigo por muito tempo rs…. Porém, espírito de colecionadora acho que tenho: sempre que encontro uma do jeitinho que quero, eu compro”, finaliza.

***

Achei muito criativa a ideia de perpetuar o vestido de noiva em miniatura, além das fotos. E você, o que achou do trabalho?

Anúncios

21 comentários sobre “Entre casamentos e Barbies

  1. Interessante Samira… há muito vinha desejando uma Barbie com reprodução do meu vestido de noiva que foi minha mãe quem fez e não os tenho mais: a mãe e o vestido… Vou procurá-la.

  2. Hello from Spain: Gisele’s work is awesome. I like all the wedding dresses. I love to have a Barbie with a replica of my wedding dress. It would be very nice. Keep in touch and parabens

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s