Todo exotismo da Ásia através da Barbie

Já falamos aqui no MBD em várias ocasiões sobre a beleza das Barbies negras que em algumas situações não tem a mesma visibilidade que as versões loiras; porém não podemos esquecer que Barbies com traços asiáticos são ainda mais raras que as negras, seja na linha Playline ou Collector.

E mesmo quando lançadas geralmente usam roupas exóticas e trajes que não condizem com a realidade atual dos povos asiáticos. Na série Dolls of the World, Barbie (e até o Ken) já vestiram trajes típicos como era de se esperar desta série; porém em outras coleções os asiáticos também marcaram presença e em alguns casos com bonecas incrivelmente belas.

Primeira Barbie a apresentar traje e traços asiáticos na série DOTW | Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel

Um dos últimos lançamentos da série DOTW também representa uma asiática com um traje típico.

Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel

Entre as muitas grifes e estilistas que vestiram Barbie, foram poucos os que utilizaram asiáticas como modelos. Um dos estilistas que soube aproveitar o potencial da beleza oriental foi o ousado Bob Mackie que já vestiu Barbie tanto em trajes contemporâneos quanto exóticos.

Sapphire Splendor Barbie Doll: Criação de Bob Mackie utilizando um vestido de noite.

Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel

Fantasy Goddess of Asia Barbie Doll: Nesta outra criação de Bob Mackie, Barbie foi vestida com um traje inspirado na cultura de diversos países orientais.

Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel

Barbie Styled by Yuming: A popstar japonesa Yumi Matsutoya vestiu Barbie com um traje inspirado nos figurinos que ela usou em seus shows.

Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel

Anna Sui Boho Barbie: Apesar de não utilizar um head mold típico para representar orientais, muitos colecionadores consideram esta Barbie como oriental pela semelhança com o estilo da estilista norte-americana de origem chinesa.

Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel

Até Robert Best que assina a maioria das Barbies da linha Collector criou pouquíssimas com inspiração oriental, dentre elas as mais conhecidas são as Silkstones da série Chinoiserie como a Chinoiserie Red Moon Barbie Doll (2004):

Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel

A série Basics foi outra que felizmente representou as orientais com trajes próximos à realidade da maioria das garotas de origem asiática espalhadas pelo mundo inteiro. Infelizmente foram poucas as representantes desta etnia, pois geralmente elas só apareceram nas coleções maiores.

Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel

Uma das versões asiáticas a ficar mais conhecida foi a da coleção Jeans, afinal de contas a dupla calça jeans e camiseta é utilizada em todo o planeta.

Asiática lançada na última coleção Basics. Será que as asiáticas terão vez na The Barbie Look?

Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel

Na linha Playline Barbie já teve amigas orientais, porém estas geralmente tiveram menos destaque que as amigas negras e latinas. Atualmente em séries populares como Fashionistas não há participação de nenhuma amiga oriental da Barbie. Apesar disso alguns lançamentos recentes surpreenderam como esta bailarina com traços asiáticos:

Crédito da imagem: Divulgação Mattel

Até na série I Can Be… com uma bela candidata a presidência de origem asiática:

Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel

Porém não é a primeira versão oriental de Barbie a se candidatar, a Barbie for President (na foto as versões de 2004 e 2008) que já haviam sido lançadas em quatro etnias:

Crédito da imagem: phillycollector.blogspot.com

Em coleções mais antigas, além de amigas asiáticas a própria Barbie surgia com feições orientais. A Unicef Barbie Doll (1989) foi lançada nas versões asiática, hispânica, negra e caucasiana.

Crédito da imagem: Stanley Colorite – StanleytheBarbieman/Flickr

Outro lançamento em quatro diferentes etnias foi a Summit Barbie Doll (1990).

Crédito da imagem: http://www.amargosavalley.com

Será que alguma nova amiga oriental da Barbie surgirá no próximo ano, ou ao menos relançarão alguma personagem antiga?

Infelizmente apesar da inegável beleza de diversos exemplares já lançados, as asiáticas em sua maioria ainda são vistas dentro do universo da Barbie como mulheres exóticas em trajes extravagantes, presas eternamente num mundo oriental mais próximo dos livros de história que da realidade atual. Esperemos que nas próximas coleções as belas asiáticas possam ser lançadas tanto em trajes típicos quanto com roupas modernas e assim como as negras e latinas conquistem seu espaço no vasto e multicolorido mundo da Barbie.

Chinese Empress Barbie Doll (1997):

Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel

Golden Qi-Pao Barbie Doll (1998):

Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel

Happy New Year Barbie Doll (2007):

Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel

Empress Of The Golden Blossom Barbie Doll (2008):

Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel

Barbie Chinese New Year Wishes… (2008):

Crédito da imagem: giftsntoys.ecrater.co.uk/Flickr

Barbie Happy Chinese New Year (2009):

Crédito da imagem: buy and bids/eBay

E você leitor, tem alguma Barbie oriental ou alguma das amigas da Barbie que seja especial para você? Comente conosco!

Anúncios

41 comentários sobre “Todo exotismo da Ásia através da Barbie

    1. Kimora é belíssima mesmo! Infelizmente o espaço é pouco e temos que editar no final, então algumas como a Kimora que já foram mostradas em posts recentes como o do Head-Mold Goddess acabam sendo tiradas para dar preferencia a outras que raramente são mostradas aqui.

  1. Uau! Adorei o post, claro! Achei a minha cara hehe
    Realmente, concordo com você André.. Acho que as asiáticas deveriam ser lançadas como uma mulher comum, com roupas modernas e não aquelas típicas e extravagantes de sempre. (Quimono ou representações de países asiáticos na série DOTW)
    Adoro a Lea bailarina e sou LOUCO pra achar a Barbie Chinese New Year Wishes (2008), mas nunca a encontrei! 😦
    Pelo menos, me contento com a Raquelle, que pra mim representa a amiga mestiça da Barbie na linha Fashionista.
    Espero que muitas barbies orientais sejam lançadas futuramente!
    É esperar pra ver, né?

    Beijos á todos!

  2. Olá André!!
    Ótimo post!
    Amo as asiáticas da coleção Fashion Fever! e como curiosidade, queria saber se a Raquelle atual tem algo a ver com estas bonecas asiáticas no tipo de mold? Amo também as Raquelles, acho que por serem morenas, não loiras como a Barbie.
    beijos!

    1. Eu não considero a Raquelle como asiática, apesar de algumas bonecas dela virem com olhos um pouco menores o Ryan que é irmão gêmeo dela não lembra em nada meninos orientais.

  3. Amo a cultura oriental e acho o máximo essas barbies fom trajes típicos como a golden qipao. Um fos mrus sonhos no mundo Barbistico é vwr uma Barbie CHUNLI, a lutadora chinesa mega popular do game STREET FIGHTER!

    André, me corrija se eu estiver errado, a Toki Doki Barbie é oriental e tem trajes típicos das garotas asiáticas juntamente com aqueles bichinhos lindos e fofinhos chamados TOY ART, não é?

    Se ela for, é a única asiática com essa característica. (Mesmo tendo o face mold Steffie, ah sobre as amigas da Barbie, Ha quem diga que a Raquelle é oriental, e realmente as últimas Raquelles tem uma coisa mais “puxada” pro oriental mesmo, apesar do Ryan, seu irmão GÊMEO, parecer um menino latino, ainda mais na ultima aparição do mesmo, nas Fashionistas 2012)

    Adorei o post, beijos Sam e André

    1. Raphael, não considero a Tokidoki uma autêntica oriental, como vc mesmo disse o molde dela não representa uma oriental, e além disso tem olhos bem abertos e azuis. Uma das inspirações da grife é a moda que se vê nas ruas do Japão, talvez por isso vc ache ela parecida com uma garota oriental. Mas nem o criador da grife é japonês e sim italiano.

    2. eu acho que a raquelle nao tem nada ver com uma asiatica! principalmente pelo fato de o ryan ter traços mais latino (mesmo sendogemeos bivitelinos eles deveriam vim mais parecidos um com o outro do que normalmente sao) 🙂

  4. Eu concordo em partes, na linha Fashion Fever inúmeras bonecas com traços orientais, apareceram com estilos atuais, (Harajuku\Street) e vários outros, com o término da linha, infelizmente, alguns conceitos ficaram no meio do caminho, alguns dizem que a Raquelle das atuais fashionistas, teria traços asiáticos, eu descordo e listo os motivos: 1- a coloração da boneca apesar de branca, é uma tonalidade rosada, que não é a mesma das asiáticas. 2- ela tem um irmão gêmeo (Ryan) que também não aparenta traços asiáticos, 3- a boneca não tem olhos puxadinhos ou qualquer indício na série Life in the Dreamhouse que tenha uma outra etnia. estou na torcida para a volta da Kayla\Lea\Kira para as linhas playline e claro, fashionistas! #FFnoMBD

    1. Viktor, eu discordo de você. Como já disse antes, acredito sim que a Raquelle seja asiática.Por os seguintes motivos:

      1- No filme, Vida de Sereia 2, a sereia que representa a Ásia é o mesmo face mold da Raquelle. Confira: http://images.casajoka.com.br/images/_product/784/783908/barbie-vida-de-sereia-sereia-asia-mattel-9ac112.jpg

      2-Da série, I can be, a candidata á presidencia mostrada pelo André logo acima, também usa o facemold da Raquelle.

      3-Já o tom da pele, acredito que varia. Comparei o tom de pele da Raquelle com o da Lea (Fashion Fever Modern Trends) e é o mesmo.

      Bom, pra mim, ela representa muito bem uma mestiça. ( Ou asian-american).
      Acredito que cada um tem seu opinião! E eu respeito a de cada um! hehe

      um beijão!

      1. Akio, sim a versão presidente é sem dúvida asiática, a versão do filme vida de sereia 2 também! em relação ao tom de pele, a bailarina e raquelle não é o mesmo, a raquelle é o tom mais rosado, embora você possa fazer uma troca de corpos, como eu utilizo a cabeça bailarina com o corpo raquelle na minha historinha no orkut, só que ela não possui traços asiáticos nem seu irmão, tanto na historinha como nas bonecas da linha fashionistas!

      2. Bom, talvez a Raquelle seja isso mesmo, uma Asian American, isso acabaria com a maioria das discussões. Mas a Raquelle ter traços totalmente asiáticos, ela não tem, muito menos seu irmão.

        Ah, comprei hoje a bailarina Raquelle que de Raquelle não tem nada, é uma belíssima Lea, já fiz rebody e alisei o cabelo. Ficou uma básic! S2

    2. discordo um pouco do argumento do Akio na parte que ele diz que a raquelle é asiatica pq existem varios face molds (como exemplo o mackie) ele ja foi usado tanto em uma AA como em uma caucasian esse face mold da raquelle foi usado na sereia da asia talvez seja pela versatilidade do mold

  5. A maioria das barbies asiáticas eles colocam inspirado na China ou no Japão,não existe alguma que seja da Coréia,Tailândia,e outros países da Asia Oriental que são menos conhecidos?

  6. Gente, essa investigação sobre a herança genética da Raquelle tá muito engraçada! Huhauahauahau. Eu gostaria só de comentar alguns “evidências” que já foram levantadas:

    1. Ryan, o irmão gêmeo: gêmeos bivitelinos não têm que ser necessariamente parecidos, ainda mais em se tratando de sexos diferentes. Há casos recentes de gêmeos bivitelinos em que um era branco e o outro era negro, por exemplo. Digamos que um dos pais de Ryan e Raquelle seja asiático. Ela pode ter puxado os traços orientais de um dos dois, e o Ryan não. Simples assim.

    2. O nome, Raquelle: gente, por favor! Kayla e Lea também não são nomes tipicamente asiáticos, e mesmo assim batizam um dos face molds mais famosos entre as dolls orientais. E outra coisa: temos as Filipinas, um país asiático com forte cultura latina e gente que se chama Juan, Maria de Lourdes, Benigno…

    3. Cor da pele: será que Raquelle, uma asiática morando em Malibu, não pegaria um bronze que deixasse sua pele mais rosada? E a Kimora Lee Simmons, que ninguém questiona e tem uma pele bem bronzeadinha?

    Eu acho que a Raquelle pode ser o que cada um quiser. Pra mim pode passar por asiática tranquilamente, mas se um dia eu acordar e decidir que ela é russa, vai convencer do mesmo jeito. “Mixed race” é isso aí! Vale lembrar que temos uma top model brasileira, a Bruna Tenório, que parece uma oriental, mas na verdade é uma mistura belíssima de branco com índio. Pois, vai que a Raquelle, no final das contas, tenha “sangue” indígena correndo nas “veias”?

    Viva a miscigenação!!!

    1. Mieke!

      Poxa, adorei TODOS os seus argumentos! Concordo com cada um deles.. Não há mais nada o que falar! haha

      Pra mim, ela é uma bela mestiça! Vive a miscigenação, afinal, através dessa mistura toda que surgem belezas exóticas e marcantes! ( Não falo isso pq sou mestiço.. kkkk)

      Um beijão!

  7. Ah, o tom de pele da bailarina é um tom acima do rosado, quase branquela, fiz rebody com o corpo de uma fada, só com um maiô pintado que deu certinho. Recomendo trocar com o corpo de uma princesa Disney como a Cinderela.

    1. Obrigada Bárbara, Gigio, Matnel, Layane, Akio, Magda, Raphael, Peon, Pedro, Luiza, Viktor, Everton, Katia, André, Angela, Fashion Doll, Barbiera, Lady LoLo, Marta e Mieke pelos comentários. Interessante constatar como este post deu início a uma outra discussão paralela, a respeito da “etnia” da Raquelle. Não é a primeira vez que isto ocorre (a introdução de outros temas, além do que é exposto no post). Para mim é muito interessante perceber como os colecionadores buscam responder uns aos outros, tornando o espaço num verdadeiro fórum para esclarecer dúvidas e expor opiniões. E é ainda mais gratificante, pelo menos para mim, poder proporcionar isso, assim como o André também ao escrever posts sobre a história da boneca.
      Não tenho uma opinião concreta a respeito da nacionalidade ou não de Raquelle, mas as considerações levantadas pelo Mieke fazem sentido. O importante é a tentativa da fabricante em expor as várias nacionalidades, mesmo que, muitas vezes, em menor proporção e nem tanto quanto gostaríamos que fosse. Mas enfim, fica a discussão e o apelo (vai que um dia algum representante da empresa leia e se interesse pela causa? rsrsrs).
      Brincadeiras à parte, mais uma vez obrigada pela visita e comentários.
      Ps.: estou demorando para aprovar comentários ou mesmo responder alguma pergunta a mim direcionada por estar com dificuldade no acesso à internet. Portanto, espero que compreeendam. 🙂

  8. Olá.. amei esse post! muito legal.. infelizmente tenho poucas barbies japinhas! mas eu amo.. tava vendo a ”discussão” e eu acho que a raquelle parece oriental sim… eu tenho ela e amooo! ^^ bjooos

  9. Lindas, as orientais sempre tiveram rostos perfeitos.

    Só uma correção, a barbie Yuming está vestida como a deusa hindu/budista Saraswati na India e tibet ou Benzaiten Japão. É considerada a deusa das artes e sabedoria.

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s