Outros colecionadores: Akio Yamamoto | São Paulo

O designer da capital paulista possui em seu acervo cerca de 500 bonecas e tem um foco pra lá de especial: Barbies orientais. Confira um pouco mais a história do colecionador.

O colecionador com uma de suas meninas, a Fashion Fever Lea | Crédito da imagem: Akio Yamamoto/Acervo pessoal

Apesar de ter bonecas de outras etnias em sua coleção, o Akio gosta mesmo é das bonecas e bonecos orientais. “Tenho paixão por Barbies orientais. Talvez por ser descendente de japoneses sempre gostei mais das Leas, Kaylas, Raquelles, Kiras ou qualquer uma que tenha traços asiáticos. Pena elas serem tão raras”, explica ele que atualmente está tentando completar uma coleção de Fashion Fevers. Assim como muitos colecionadores, a relação de Akio com as bonecas começou cedo, durante sua infância.

“A minha história com as Barbies começou bem cedinho. Tinha apenas sete anos, morava em um condomínio pequeno de casas e os únicos amiguinhos que tinha eram meninas. Foi então que a minha mãe decidiu comprar um Ken pra para não ficar deslocado. Desde então, a minha paixão pela Barbie foi aumentado a cada dia. Queria sempre mais e nunca estava satisfeito”, conta.

Algumas das centenas de girls – como Akio chama as bonecas que possui | Crédito da imagem: Akio Yamamoto/Acervo pessoal

O primeiro Ken foi um da coleção Rio, linha praia: “Tinha cabelos castanhos de plástico, usava uma bermuda colorida e que custava no máximo 15 reais. É impossível esquecer dele. Por isso, até hoje ainda o tenho na minha coleção e o guardo com muito carinho, afinal, ele foi o início dessa grande paixão”.

“Em meio à tantas loucuras, acho que a maior mesmo era quando eu deixava de lanchar no colégio, só pra juntar dinheiro para comprar Barbies. Quem diz que de grão em grão a galinha enche o papo, tinha razão.”

Akio chegou a economizar até lanche da escola para poder adquirir uma boneca nova. “Nós colecionadores sempre fazemos loucuras pelas nossas dolls. Há sensação melhor no mundo do que ganhar/comprar uma Barbie nova que você queria muito? Pra mim não. Quer me ver sorrindo? Compra uma Barbie nova pra mim [risos]. E em meio à tantas loucuras, acho que a maior mesmo era quando eu deixava de lanchar no colégio, só pra juntar dinheiro para comprar Barbies. Quem diz que de grão em grão a galinha enche o papo, tinha razão. Comprei várias dolls só dessa forma. E se eu me arrependo? LÓGICO que não!”, brinca ele, que também faz repaints nas dolls O lado artístico de Akio pode ser conferido no Flickr dele (clique para ser redirecionado à página).

Sua mãe é a maior apoiadora da coleção: “Posso dizer que a minha mãe além de ser a responsável por essa paixão, sempre me apoiou e até me ajudava a encontrar aquelas dolls raríssimas. Eram buscas incansáveis por lojas de brinquedos aqui em São Paulo. Meus amigos, sempre admiraram a minha coleção e algumas foram todas presenteadas por eles. Já meu pai, vixe, esse sim sempre foi contra. Dizia que era brinquedo de menina. Mas quer saber? Eu nunca liguei pra opinião alheia. Hoje em dia, eu vejo que existem milhares de colecionadores homens espalhados pelo mundo todo. Inclusive aqui mesmo no blog. Ou seja, não estou sozinho. Não é mesmo? hehe”.

Alguns itens expostos na prateleira | Crédito da imagem: Akio Yamamoto/Acervo pessoal
Barbies da série Basics e Kens Basics e Fashionistas | Crédito da imagem: Akio Yamamoto/Acervo pessoal

O colecionador mantem sua coleção no próprio quarto, em prateleiras onde expõe as favoritas e armários para guardar as demais. “Mas ainda elas não estão do jeito que gostaria. Queria um armário maior e com portas de vidro, para separá-las por coleções. Ex: Collectors, Fashion Fevers, Fashionistas, etc. Em relação as Barbies, meu coração é enorme. Sempre cabe mais uma! rs Tento manter elas sempre longe de poeira, exposição ao sol, limpo o armário pelo uma vez por semana. Nossas girls merecem respeito e cuidados, hein! rs”, diz.

Para o designer, o ato de manter uma coleção vai muito além de um hobby puro e simples. E explica o porquê: “Colecionar Barbies para mim é bem mais do que um simples hobby. Envolve muita dedicação e amor pelas minhas girls. É visitar lojas e mais lojas de brinquedos todas as semanas com a esperança de encontrar alguma que eu queira ou horas fuçando em sites de compras sejam eles nacionais ou internacionais. É gastar aquele dinheirinho suado de designer… Mas quer saber? TUDO isso vale muito a pena”.

Algumas Fashionistas e FF | Crédito da imagem: Akio Yamamoto/Acervo pessoal

E dá um conselho aos que acabaram de se aventurar por esse universo Barbístico: “O conselho que eu dou para os novos colecionadores, principalmente para os homens como eu, é não ligar para que os outros pensam. Comentários maldosos e pessoas que não te apoiam sempre existirão. Mas o importante nessa vida é fazer aquilo que gostamos e que nos inspiram! Gostaria de parabenizar a Samira pelo incrível blog. Estou sempre acompanhando todas as dicas e novidades e também não podia deixar de parabenizá-la por essa criativa iniciativa de ‘Outros Colecionadores’. Quando ví o relato de outros leitores daqui, logo pensei: ‘Eu preciso compartilhar a minha paixão com todos também!’. Me identifiquei muito com todos os relatos. E também acredito que é uma grande chance de nos conhecermos melhor. Já que nunca tive amigos colecionadores! 🙂 Muito obrigado pela chance! beijos, galera!”.

Obrigada você Akio pelo carinho e por contar um pouco da sua relação com as bonecas. E você: também quer deixar um recadinho pro colecionador? Comenta ai!

Anúncios

65 comentários sobre “Outros colecionadores: Akio Yamamoto | São Paulo

  1. Show demais! Caiu a casa agora!
    A coleção do Akio é sensacional! Pra mim (que tbm amo barbies asiaticas) a coleção dele é a mais bonita de todas, depois da minha, claro. heheheh brincadeira!
    Bascimanete é isso, o Akio é meu amigo de Flickr e fiquei muito contente de ver a coleção dele por aqui junto com o seu relato de colecionador. Muito bom gosto, amigo. Sabe escolher as dolls a dedo. Abração! ❤

    1. Sim, designer.. Mas não designer de moda, infelizmente! Não sei costurar nada.. Mas já desenhei umas roupas p/ umas barbies minhas e pedi pra uma amiga minha costurar hehe Muito obrigado mesmo pelo comentário! Abração

  2. AAHh que linda coleção…..Ainda chego as 500… ´Como Akio disse se nós homens nos importarmos aos comentários não continuaríamos nossa paixão… E como digo aos que comentam com sarcasmo ao hobby: “Cada um tem o seu próprio Hobby, de uns é colecionar, de outros ficar cuidando da vida dos outros” ! hehe Confesso que sou maldoso quando criticado, mas a maioria dos amigos e amigas apoia, e o importante é se divertir e amar aquilo que colecina…. Parabéns . E nós de Sp qualquer hora deveriamos trocar mais e mails e marcar um encontrão .. Seria mto legal. ]compartilhar experiencias. Até mais a todos e todas.

    1. Olá, Cleber! Poxa, muito obrigado pelo comentário! Com certeza.. HAHAHA Adorei a frase, com certeza vou usá-la um dia. Ah, não é maldade não.. Relaxa! Tem gente que realmente merece levar umas patadas de leve! rs Fico feliz que os seus amigos também te apoiam. Amigos de verdade são assim! Claro, acho uma ótima idéia. Você tem facebook? Depois me adiciona lá! Vamos manter contato! Abração!

  3. Parabéns, Akio…sua coleção é mesmo deslumbrante e concordo, o blog realmente une pessoas com mesma paixão. Apesar de minha coleção ter começado por Barbies que ganho e reciclo e sempre comprando mais algumas, também estou dando um novo foco a ela, minha paixão agora são as Holidays…até agora só comprei a 1996 e a 1998, mas pretendo encontrar uma a uma , desde a holi de 1988.Parabéns e tudo de melhor!

    1. Olá, Alessandra! Poxa, muito pelo comentário tão carinhoso! Realmente o blog une as pessoas.. Posso dizer que o meu relato aqui, apesar do pouco tempo de postagem já me trouxe muitas coisas boas. rs Quem dirá novos amigos, né? Afinal, temos uma paixão em comum.. A barbie. 🙂 Eu ví o seu relato! Muito legal também, está de parabéns! Espero que consiga completar a sua coleção de holidays! Tudo de melhor pra ti tb! abração!

  4. Parabéns, Akio, acho as asiáticas um show! Na minha infãncia eu sempre quis variar as dolls, não somente loiras, mas também morenas, ruivas, negras e é claro, asiáticas. Até hoje nunca tive uma asiática (Não considero Raquelle uma asiática, seu nome e olhos são ocidentais.) Você deve ter adorado o post sobre o mold face Lea, o molde oriental mais belo de todos na minha opinião. Bjo!

    1. Olá, Barbiera! Muito obrigado mesmo! Um show, né? Eu também sempre procurei variar as dolls.. Mas sempre dei destaque para as orientais e as ruivas. Justo as mais difíceis de achar, né? Sério? Eu acho que a Raquelle tem os olhos bem pequenos e puxados, apesar do seu nome realmente ser ocidental e os olhos ter a cor mel. Acredito que ela seja a amiga mestiça da Barbie, atualmente. Sim, eu adorei! Também é o meu molde favorito! Pena ser tão raro! 😦 um beijão

  5. Super lindas!!! Gostaria de saber onde você comprou a Drew e a Kira e quanto custou as 2? Já faz um bom tempo que estou atrás das 2, e no Ebay recentemente participei do leilão de uma drew, mas infelizmente eu não ganhei, e a Kira só vi uma vez no Ebay com um preço bem salgado!!!!!

    1. Então, as duas eu encontrei no Ebay. Mas já faz um tempinho. Hoje em dia, não só elas.. Mas todas as FFs estão com um preço bem salgadinho. Em janeiro, vou viajar pra NY.. Vou ver se nas lojas, encontro algumas FFS, por um preço mais acessível! =]

  6. Nossa demais a sua coleção Akio, eu faço a mesma coisa com o dinheiro da minha merenda kkkk bem fora as greves de fome que eu faço só para ganhar um Ken na maioria das vezes não adianta meus pais não gostam muito que eu compre bonecos eles sempre reclamam principalmente o meu pai a maioria eu compro escondido dele a minha mãe ja e mais fácil de convencer mais mesmo assim ela não me apoia quanto ao resto da minha família meu Deus um saco tem que aturar conselho deles de que eu não tenho mais idade e etc… as únicas pessoas que me apoiam são meus amigos mais e bem bacana como sua mãe te apoia e não te juga por colecionar bonecas ela ate meio que participa da sua coleção kkk acho isso bem legal parabéns

    1. Olá, Carlos! Poxa, muito obrigado! Hahahaha Sério que vc também faz isso? Achei que era o único. O que não fazemos pelas nossas dolls, né? 🙂 Bom, seu pai é como o meu.. Ele não apoia nem um pouco. Sim, a minha mãe é uma fofa.. devo tudo á ela, com certeza. E fico feliz que os seus amigos te apoiam, pode certeza que esses sim, gostam de você de verdade. Muito obrigado mais uma vez! Abração

  7. Mais um colecionador pra engrossar o coro dos “homens que amam Barbies”!!! Super legal seu depoimento e sua coleção, Akio. Nossa, acho que enlouqueceria tendo que guardar e manter 500 bonecas! rs. Minha coleção não chega a 100 e já me dá um trabalhão!

    Vou te adicionar como contato no Flickr. Super abraço!

    1. Obrigadão, Mieke! Sim! Colecionadores homens existem! Hehehehe
      Pois é! São 500 bonecas, que adquiri no decorrer da minha vida toda. Tenho muitas barbies antigas… E realmente, dá um pouco de trabalho p/ cuidar de todas elas. Mas quer saber? Vale a pena! É um ”trabalho” divertido, sabe? Hehe Muito obrigado! E adiciona sim.. Uma honra! Vamos manter contato! Abração

  8. Akiooo, vc por aqui!
    ;D parabéns por sua linda coleção, assim como eu que amo as negras, vc sabe sabe o que eh tentar e tentar sempre achar as mais difíceis.

    Tb amo as japa girls e minha favorita eh a Kayla, semplesmente linda!
    Grande beijo!

  9. Adorei ver uma parte da estante só com os Kens hahaha…. \o/ toda vez que leio uma matéria aqui no seu blog amiga Samira, que fala dos meninos eu penso pq eu não conheci eles quando eu era criança? Nossa sério não tem como não se emocionar ao ler um depoimento destes, só quem é menino sabe tudo o que passamos por puro preconceito. Parabéns Akio por nunca ter desistido do teu sonho e que sempre continues com esse sorriso no rosto. Só coisas boas Bernardo Guedes BE XD

    1. Olá, Bernardo! Concordo com você.. Queria ter conhecido todos os meninos quando era criança! E me emocionei, com cada relato. Com certeza é uma luta contra o preconceito… Mas desistir dos sonhos? JAMAIS! hehe Muito obrigado, desejo o mesmo pra você! Tudo de melhor, sempre! Agora já somos amigos no facebook, né? Beijão

  10. Meu parabens por ser tão feliz assim com suas bonecas….
    Sou colecionador também, tenho mais ou menos 350 barbies.
    Caracas….meu muita boneca mas sou feliz com todas assim como você!!!!
    Meu não tenho nenhum contato com nenhum colecionador, pois a maioria esbajam isto ou aquilo….ivestimento e bla,bla,bla….rs.
    Ma senti que vc é um cara simples….Parabens.
    Pessoas copmo vc não me faz desanimar….rs
    Queridão gd, abs.
    Marco Aurélio
    marcosanchez@ig.com.br

    1. Olá, Marco Aurélio! Poxa, obrigado mesmo pelas palavras. 350? Uau! Sim.. Não tem como não ser feliz com as nossas preciosidades, né? Pois é.. Não tinha contato nenhum com outros colecionadores.. Mas gostaria de ter. Sempre bom compartilhar nossas experiências! Sou simples sim.. Muito obrigado! Você tem algum contato? Um abração, queridão!
      Fica na paz! 😉

  11. Nossa que coleção linda a do Akio, ele parece uma pessoa super legal também, eu vi as fotos do Flickr, uma coleção maravilhosa, eu também sou um amante das fashion fever\fashionistas então mega identifiquei-me, não há como negar que ele ama o que tem e tem o que ama, parabéns! e irei ver as novidades no flickr dele hehe.
    Viktor

    1. Olá, Viktor! Muito obrigado mesmo pelas palavras! Sim, sou amanta das Fashionistas e principalmente das Fashion Fevers! Quero TODAS! hehe Com certeza, eu amo a minha coleção de paixão! Seria uma honra se sempre acompanhasse o meu blog! Um abração

  12. Hello from Spain: the collection Akio`s Barbies is awesome. I agree with Akio that collectors, both male and female adults, we should not worry about the criticism. Glad to read that he has the support of his mother. Fashion Fever Girls are also my favorite. I have Fashion Fever United Colours of Benetton – Paris. I love her. Keep in touch

    1. Hi, Marta! Thank you so much for sweet comment. My mother is everything for me! She has her head so liberal. I love so much the FF collection. Really? I have too. I LOVE this doll! She is so gorgeous. Many thanks! Keep in touch.. please!

  13. o queeeee você ama a Raquelle?já gostei de vc eu adorooo a Raquelle vc tem blog?se tiver me passa por favor…eu tanben ñ lancho,não compro nada nem roupa ñ retoquei a tinta do cabelo e ñ vou fzr meu aniversario pra comprar barbies.desculpa pai

    1. Amooo! A Raquelle é linda, né? Infelizmente não tenho blog.. Mas se quiser me adicionar no facebook, pra mantermos contato.. será uma honra! Hahaha Tá certo! Vale TUDO por nossas meninas! 🙂 um abração

  14. parabéns, eu estou concretizando meu sonho este mês, consegui comprar uma vitrine de relíquias toda em vidro para expor a minha coleção, livre da entrada de pó! Como Figurinista tb amo a Barbie e saiba mesmo que nao é o único rsrsrs, ja levei muita surra por causa disso, e mesmo assm continuo com a minha paixão! beijinhos!

    1. Olá, Igor! Poxa, parabéns! Espero um dia conseguir comprar uma também. O pó acaba com a alegria de qualquer colecionador, né? hahaha Sim, não devemos desistir nunca! Paixão que é verdadeira, acredito ser pra sempre! Beijãooo

  15. Cara, que legal! Sejamos todos bem-vindos ao universo masculino de Barbie Collector… hehehe… concordo contigo, Akio! A opinião alheia só serve pra quem a deu. Meu pai, quando vem aqui em casa, só olha minhas estantes mas eu percebeo que, de tempos pra cá, tem sido olhares admirados.

    Parabéns, Akio! Tua coleção é muito legal!

    Obrigado por apresentar-nos o Akio e sua história, Sami! Bjs e abs a todos.

    1. Aeeee! Acredito que nós colecionadores homens, devíamos todos nos unir! hahaha

      Exatamente! Quando ouço uma opinião discriminatória, entra por um ouvido e sai pelo outro! haha =D
      Fico feliz que seu pai olha para a sua coleção com olhares admirados.. Quem sabe um dia, meu pai não passe a gostar da minha também, né! #sonho

      Muito obrigado mesmo, Alê!

      Beijão, até mais!

  16. ELE TAMBÉM FICAVA SEM COMER \o/
    Quando eu era menor,minha mãe me dava dinheiro para comprar meu lanche na escola, mas eu nunca comprava. Ficava tudo no cofrinho.Mas não me arrependo também não,já que o lanche não era gostoso,e eu não tinha fome uahsahsuhauhsuh.
    Sam,parabéns por esta iniciativa de dar um espacinho para os colecionadores aqui.Você sempre tão carinhosa ♥
    Abraços,Dhara

    1. Olá Dhara! hahaha ficava sim! Você também? Não creio! Que legal saber! hahahaha Acho uma troca justa.. Lanche ruim, por uma Barbie, viu! 🙂

      A Samira é realmente muito carinhosa e simpática!
      Esse espacinho é DEMAIS!

      Abração

    1. Muito obrigado! Pois é, atualmente eu guardo todas em pé, sem o pedestal ( pq não tenho dinheiro suficiente pra comprar pedestal pra todas elas..). Se eu não mexer, não cai nenhuma.. Mas como mexo a todo hora, cai sim. E SIM! PRECISO DE UMA ESTANTE DE VIDRO! hehe ^^

  17. ola, queridão..rs
    Meu obrigado por me responder….
    Tenho contato,sim…
    Segue…99919.2379.
    Ah dois anos atrás minha irma criou um blog de bonecas meu entra, lá…rs
    blogspot;recanto mágico by marco….
    Este ano vou montar um Site, quero a sua opinião…rs ajuda ae…rs
    E tenho um projeto voltado para expocições de barbie, topas???rsrsrs
    mas vamos se falando?
    cara, gd abç. Fica na Paz 🙂
    E preferir famos se falando por email, tbem.
    bj

  18. Na última foto é que vvc percebe bem as diferenças entre as Fashionistas e as Fashion Fever. As FF usavam roupas de gente, com peças variadas, tinha a Drew, a Lea… Infelismente quando estava cogitando a colecionar, estava nas prateleiras o último lote das FF, aquele não tão bom assim, com a Barbie vestindo camisetas com frases, mas mesmo assim vaia a pena pelos braços articulados. Aí quando pensei em comprar foi tarde demais.

    1. Obrigada BarbieLover, Pedro, Cleber, Alê, Alessandra, Luiza Pink, Peon, Akio, Fashion Doll, Barbiera, Emerson, Carlos, Katia, Mieke, Raphael, Bernardo, Marcos, Magda, Viktor, Marta, Artur, Igor, Mark, Fernando, Alê Campos, Dhara, J.JD e Lady LoLo pelos comentários. Agradeço o Akio por ter concedido a oportunidade não só para mim, mas para todos os demais colecionadores e leitores do blog que apreciam esse cantinho tão especial. Também o agradeço por contribuir e engrossar o coro de vozes de inúmeros colecionadores homens que também merecem respeito por esse hobby que tanto admiramos e nos empenhamos em manter, em suas variadas formas e composições temáticas. 🙂
      Obrigada Alê Campos, Magda, Bernardo e Dhara pelo carinho. Como sempre para mim é uma satisfação pessoal em oferecer esse espaço para divulgar a coleção de outros amigos colecionadores. 😉
      Beijinho a todos!

  19. OI Akio, vamos nos organizar e marcar em encontro Homens que gostam de bonecas barbie, claro… Que tal???rs
    vamos ouvir comentários, vamos como vc mesmo disse temos que dividir nossas esperiencias…
    Caras acho que chegou a nossa vez!!!!!
    Bora????
    bjs
    Marco Aurèlio 😉

  20. Cheguei atrasada! rsrsrsrsrsrsrsrs
    Coisas interessantes que vi nesse perfil do Akio: A mãe é uma incentivadora (coisa rara), o foco principal (os orientais), e a paixão dele representada nas fotos que ele tirou no Flickr. As fotos ficaram muito boas. Agora quanto a proporção de colecionadores homens, no que eu conheço a maioria é homem. E o curioso, eles acabam se dedicando mais às coleções do que as mulheres. Sem falar que são bem mais agressivos em disputas! rsrsrsrsrsrsrs
    Subarashii korekushiyon!! Omedetou gozaimasu, Akio-san. Beijos!!

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s