Amigos do Ken

Em muitas das coleções de Barbie lançadas além das suas amigas, aparecem regularmente também amigos do Ken. Mas você sabe quem são estes amigos e quando foram lançados? Então vamos conhecer um pouco sobre os personagens masculinos que habitam o mundo cor-de-rosa de Barbie!

Montagem com fotos de Ken e Allan, o primeiro dos seus amigos | Crédito da imagem: queerthoughts.blogspot.com

Allan

Como Barbie ganhou sua primeira amiga em 1963, já falamos dela aqui, um ano depois aparece Allan Sherwood, o namorado da Midge e melhor amigo do Ken.

Allan (1963): Usando roupas de praia bem ao estilo anos 60, Allan faz sua estreia.

Crédito da imagem: bethiesvintagecollectibles.com

Allan with “Lifelike” Bendable Legs (1964): Um ano depois de seu lançamento o boneco ganha pernas flexíveis.

Crédito da imagem: maniac7/Flickr

Wedding Day Alan (1990): À época de seu casamento com Midge o nome do boneco passa a ser escrito com apenas um “L”.

Crédito da imagem: http://www.gasolinealleyantiques.com

Happy Family Dad & Son – Alan & Ryan (2002): Algum tempo depois do casamento, Alan e Midge ganham edições acompanhados de seus filhos.

Crédito da imagem: http://www.comparestoreprices.co.uk

Happy Family Neighborhood Happy Birthday Alan & Ryan (2003):  Na série Happy Family Alan e toda sua família foram lançados também em versão afro.

Crédito da imagem: http://www.universoplastico.com

Campus Sweet Shop Midge & Allan Giftset (2008): A última aparição de Allan foi nesta edição Gold Label comemorando o aniversário de 45 anos de Midge.

Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel

Brad

Com o aparecimento de uma amiga negra (já falamos dela aqui) e até de uma versão afro de Francie, a prima moderninha da Barbie, surge o primeiro personagem masculino negro.

Brad Christie’s Boyfriend – Bendable Legs (1969): Apesar das roupas simples, nos catálogos da época vinham diversos trajes que poderiam ser usados por Brad e por Ken.

Crédito da imagem: collectibles.about.com

New Talking Brad (1970): A segunda edição de Brad foi esta versão falante do boneco. Este foi o último lançamento do personagem.

Crédito da imagem: fashiondollreview.blogspot.com

Curtis

Com o término da produção de Brad, a Mattel resolveu lançar outro personagem negro para ser o namorado de Cara, uma amiga negra da Barbie surgida nos anos 70. Então foi lançado o atlético Curtis, porém o boneco teve uma existência bem curta.

Free Moving Curtis (1974): O personagem surgiu com um novo corpo que lhe permitia muito mais movimentos que os usados nos seus antecessores.

Crédito da imagem: dollreference.com

Todd

Personagens enigmáticos na história de Barbie, Todd e sua noiva Tracy surgiram como amigos de Barbie e Ken que iriam se casar e não houveram mais lançamentos dos personagens. Acreditou-se que haveria uma continuação na história dos bonecos, porém Todd e sua noiva (ou esposa?) simplesmente deixaram de ser lançados.

Crédito da imagem: Divulgação Mattel via Barbie Creations/Flickr

Todd – Barbie and Ken Doll’s Handsome Friend (1983): Apesar de ser a única versão lançada do personagem, existe uma variação mexicana deste boneco com outro molde de rosto.

Crédito da imagem: blueetoys/eBay

Derek

Já nos anos 80 com o sucesso da MTV e ritmos como punk e new wave tocando nas rádios, Barbie estreia em desenho animado e vários novos amigos surgem nesta fase musical dos bonecos. Ken teve a companhia do estiloso Derek, boneco com ares de latino e que utilizou um novo rosto.

Barbie and The Rockers – Derek (1985): A primeira versão lançada do novo personagem.

Crédito da imagem: margiedoll/ioffer

Barbie and The Rockers Hot Rockin’ Fun – Derek (1986): Seguindo a mesma linha do desenho animado o visual de Derek é supercolorido.

Crédito da imagem: http://www.lynneslovables.com

Steven

Com o fim da fase roqueira de Barbie e Ken, era de se esperar que os amigos surgidos nesta época fossem descontinuados, porém ainda na década de 80 foi lançado um amigo de Ken que permaneceu muito tempo tendo lançamentos frequentes. Novamente um negro surge como um dos amigos regulares nas edições Playline.

Island Fun Barbie – Steven (1988): Steven é lançado sem muitas novidades já que seu molde de rosto já era utilizado pelas versões afros do Ken.

Crédito da imagem: peacedud/eBay

Sun Sensation Barbie – Steven (1991): Steven já apareceu em visuais nada discretos como este em que combina camiseta baby look transparente com bermuda laranja!

Crédito da imagem: Treasure Keeper, Inc./Amazon

Sun Jewel Barbie – Steven (1993): Em mais uma edição com tema praia, Steven pode ficar com a roupa ainda mais brilhante com a aplicação de pequenas “joias” adesivas.

Crédito da imagem: giocattoli80.forumfree.it

Pearl Beach Barbie – Steven (1997): Apesar de sempre conhecido como amigo do Ken, na descrição das caixas ele sempre é mostrado como “amigo da Barbie” conforme pode ser visto nesta edição.

Crédito da imagem: Fransfunkyfinds | http://www.bonanza.com

Butterfly Art Steven (1998): Steven teve até uma versão tatuada.

Crédito da imagem: hobbymall/eBay

Concert Date Steven (2002): Esta versão é exclusiva da Europa, nos Estados Unidos o mesmo boneco foi lançado porém como a versão afro do Ken.

Versão Europeia | Crédito da imagem: Nadine | Luvbarbies76/Flickr

Para comparar com a versão norte-americana:

Crédito da imagem: barbiedollsboutique777/eBay

Barbie Surfs’Up Beach – Steven (2007): Nem todas as edições do personagem com tema praia usaram roupas espalhafatosas.

Crédito da imagem: forfun2/eBay

Barbie Bath Play Fun! Steven (2010):  Nos lançamentos mais recentes o personagem foi lançado com um corpo rígido que não dobra as pernas, fato que desagradou muitos colecionadores.

Crédito da imagem: bisybeecollectibles

Ryan

Apesar de não poder descrever Ken e Ryan exatamente como melhores amigos -ao menos não é desta forma que são mostrados na websérie Barbie Life in the Dreamhouse (se você ainda não assistiu, reveja a primeira temporada aqui) -, ainda assim é o atual amigo do Ken, ao menos na série Fashionistas.

Ken Fashionistas – Ryan (2011): Curiosamente o nome do personagem só apareceu no verso da caixa desta edição.

Crédito da imagem: Divulgação Mattel via Amazon

Ken Fashionistas – Ryan (2012): Finalmente o personagem tem seu nome escrito na frente da caixa como os demais personagens da coleção.

Crédito da imagem: Divulgação Mattel via Amazon

Além dos amigos de Ken, muitos outros personagens masculinos já existiram durante os mais de 50 anos de história da Barbie, alguns desapareceram rapidamente e outros ainda aparecem em lançamentos esporádicos. E você tem algum personagem masculino que é seu preferido? Algum que gostaria que voltasse a ser lançado? Comente conosco!

Anúncios

23 comentários sobre “Amigos do Ken

  1. Ah tem o das S.I.S, Darren que é outro amigo, o Blaine das Generation Girls\Cali Girl, que é irmão da Summer, enfim, muitos outros lindos hehehehehe amei a postagem!

    1. Blaine e Darren não são considerados amigos do Ken, e assim como estes muitos outros personagens masculinos não entraram no post por não terem relação direta com o Ken.

  2. que legal! nem sonhava com tanto amigo que ele ja teve ,dele so tenho o ryan fashionista(o de bermuda) se que se pode se chamar de amigo,mas o que eu procuro E ATE AGORA NAO ENCONTREI PRA VENDER e o steven que eu acho um absurdo algumas versoes nao vim pro brasil!!! mas essepost me ensinou muito sobre os amigos do ken ,uma coisa que eu tinha muita duvida ,bjss

    1. sam corrigindo uma coisa: o primeiro ryan e da coleçao de 2012,mas foi lançada no primeiro semestre e o outro no segundo ,mas ambos foram lançados no mesmo ano

  3. Adorei conhecer mais os amigos do Ken, apesar de já conhecer alguns!!!!
    Os meus preferidos são: Alan, Steven e o Ryan…. Espero que no próximo ano a mattel faz várias versões bem legais do Alan e da Midge!!!!

  4. Muito legal a história! Poxa, por que o Allan sumiu? Seria legal ter um Ken ruivo até hoje na ”turminha” da barbie e na minha coleção. Mas o mais legal seria ter um Ken oriental, afinal, amigas orientais a barbie já teve muitas.. Mas cadê os meninos? =]

  5. Poxa interessante essa matéria, amei
    ah! ms o ryan naum éhr taum amigo do ken assim, na história o ryan sempre quer tomar o posto de namorado da barbie.. vejo isso nos ep. de “barbie life in the dreamhouse”! enfim, prefiro o Steven por ser diferente…
    🙂

    1. Obrigada Bê, Viktor, André, Alê BL, Mark, Pedro, Alê, Katia, Fashion Doll, Abel, Lady LoLo, Marta, Everton, Alê Campos e Barbiera pelos comentários. Barbiera, também gostasria de ver mais bonecos negros. Aliás, gostaria de ver uma edição especial de boneco negro – seja Ken ou outro amigo – na linha Collector, assim como mais bonecos na linha DOTW (apesar de não ser especificamente o tema deste post em particular, mas acabei me lembrando sobre; como o Ken é negligenciado, né?).
      Enfim, foi legal conhecer mais um pouco da história do Ken, afinal de contas, ele também tem importância nessa trajetória conjunta com a Barbie.
      Beijo a todos!

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s