Barbie pelo mundo: China, Indonésia, Coréias e Malásia

Apesar de produzirem a esmagadora maioria das Barbies distribuídas no mundo inteiro, alguns países asiáticos tem pouquíssimos exemplares exclusivos. Ainda assim alguns exemplares são realmente diferentes e muito interessantes. A China por exemplo tem uma série muito especial que não é vendida, mas presenteada a casais que adotam bebês chineses. Todas as bonecas desta coleção trazem Barbie com uma criança chinesa no colo. Pelo fato de não ser vendida, principalmente as primeiras edições atingem preços tão altos quanto as edições Platinum Label em leilões nos sites internacionais.

Going Home Barbie 2th Edition (2003) | Crédito da imagem: den268/eBay

Going Home Barbie 3th Edition (2004):

Crédito da imagem: den268/eBay

Going Home Barbie 4th Edition (2005):

Crédito da imagem: jazzieandtahlia.typepad.com

Going Home Barbie 5th Edition (2006): Esta versão foi produzida também com a Barbie em traje preto que é ainda mais rara:

Crédito da imagem: Stinky Mouse/Flickr
Versão em preto, mais rara | Crédito da imagem: spicydragon-sb.blogspot.com

Going Home Barbie 6th Edition (2007):

Crédito da imagem: chloescominghome.blogspot.com

Going Home Barbie 7th Edition (2008):

Crédito da imagem: Going-home-barbie/eBay

Going Home Barbie 8th Edition (2009):

Crédito da imagem: http://www.lwbcommunity.org

Going Home Barbie 9th Edition (2010):

Crédito da imagem: buyandbids/eBay

Indonésia

A Indonésia também tem tradição na produção de Barbie e outros brinquedos para a Mattel e são pouquíssimas as bonecas exclusivas do país. Algumas tão raras que nem se consegue fotos por sites de buscas de imagens.

Minang Barbie (2000): Apesar do traje tradicional, esta Barbie não tem traços asiáticos e sim caucasianos.

Crédito da imagem: beauty-in-a-box/eBay

Coréias

Assim como aconteceu no Japão, a Mattel precisou adaptar a aparência de Barbie para se adequar ao gosto dos habitantes das Coréias. As bonecas tradicionais tinham aparência muito diferente das ocidentais para se adaptar ao mercado oriental. Algumas edições são extremamente parecidas com as produzidas no Japão já que seguiam o mesmo estilo de rosto e vestuário, porém o idioma em que estão escritos na caixa são bem diferentes. Algumas amigas também foram lançadas como Danbie e Kotbie, porém a produção de exemplares exclusivos durou poucos anos. Veja a seguir algumas destas Barbies coreanas.

Wonder Woman Barbie (1977): A primeira versão da popularíssima personagem das histórias em quadrinhos é uma das maiores raridades existentes. Um exemplar pode atingir valores superiores a 2.500 dólares.

Crédito da imagem: CatPats/Flickr

Barbie (1986):

Crédito da imagem: den268/eBay

Wedding Barbie (1987):

Crédito da imagem: den268/eBay

Glamour Barbie (1988):

Crédito da imagem: den268/eBay

Malásia

Outro país que produziu muitos brinquedos Mattel distribuídos no mundo inteiro e que tem pouquíssimas Barbies exclusivas, a maioria delas com trajes típicos do país. Confira abaixo algumas imagens:

Kebaya Barbie (Green, White and Pink) (1998):

Crédito da imagem: http://www.amargosavalley.com
Crédito da imagem: http://www.amargosavalley.com

Kebaya Barbie (Red) (1999)

Crédito da imagem: http://in.ebid.net
Crédito da imagem: http://in.ebid.net

Kebaya Barbie (Blue) (1999):

Crédito da imagem: http://www.oocities.org/kldolls/songket.html

E você, conhece outras Barbies exclusivas de países distantes? Comente aqui!

Anúncios

18 comentários sobre “Barbie pelo mundo: China, Indonésia, Coréias e Malásia

  1. Hahahaha, só vejo barbie exclusiva carrefour, aí tem TRUS, Target, Walmart, Kohl’s, Liverpool’s, agora do Brasil mesmo não lembro nenhuma =\\\\ se alguém souber comenta por aqui kkkkkk pq….

  2. Como eu adoro essa série de posts! Muito interessante! É uma pena que a Mattel não produziu mais bonecas exclusivas para estes países, eles mereciam 😦

  3. Hello from Spain: I had not seen before this collection of barbies with Chinese babies. I like them all. It seems a very cute collection. Thanks for reporting such detail. Keep in touch

  4. Não entendi! Essa série de barbies da China é presenteada para casais CHINESES? Então pq só os bebesinhos são chineses e a barbie não? São para americanos que adotam bebês chineses? não ficou claro.

    1. “Presenteada a CASAIS que adotam bebês CHINESES” conforme está escrito no texto do André. A nacionalidade dos casais é variada, por isso Barbie usa um molde comum. Caso tenha interesse em clicar na imagem da boneca vestida de preto, da “Going Home Barbie 5th Edition”, verá em um blog um exemplo de como funciona a proposta.

      1. Valeu, Sam! Olha, não gostei muito dessa proposta não. transmite uma ideologia assim: Parabéms por adotarem bebês de um país em desenvolvimento comunista, nós somos superiores á essa nação e vamos criar melhor. Pode ser besteira na minha cabeça, mas foi o que eu vi.

    1. Olá!
      Sim, a Basic é molde Louboutin. Sobre a segunda, pode ser que seja o Asha (a posição na foto não favorece direito pra analisar). E quanto a terceira, é a All That Glitters (http://www.barbiecollector.com/shop/doll/all-glitters-barbie-doll-55426). Apesar de parecer com a cantora, não é ela. Essa pertence à Diva Collection (http://www.barbiecollector.com/collection/diva-collection). A boneca que representa a Beyonce é essa http://www.amazon.com/Barbie-Destinys-Child-Beyonce-Doll/dp/B0007ZL44Y

        1. Obrigada Lara, Pedro, Viktor, Gabriela, Marta, Katia, Fashion Doll, Barbiera e Lady LoLo pelos comentários. Também foi a partir do post que descobri essa “proposta” promovida na China. Barbiera, de certo modo, se formos analisar por essa ótica, até que faz sentido isso realmente. Afinal de contas, qual a razão de terem criado, apenas na China, tal “iniciativa”? Fica no mínimo estranho. Mas enfim, são bonecas bem fofas. Curti muito as bonecas da Malásia e seus trajes característicos.
          Obrigada a todos pelos comentários. 🙂

  5. Ganhei duas Barbies egípcias lindas! Com trage típico (burca) e roupa “normal” por baixo, os cabelos são longos e enormes…tipico das mulheres árabes, uma delas até reza!

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s