Outros colecionadores: Alessandra Silveira Pereira | Porto Alegre/RS

A colecionadora que apresento hoje a vocês tem uma coleção diferente e inusitada: grande parte das bonecas de seu acervo foram doadas por terceiros e posteriormente recuperadas por ela.

Quer conhecer a história da Alessandra? Então, acompanhe!

Crédito da imagem: Alessandra Silveira Pereira | Acervo pessoal

Há aproximadamente um ano a professora e diretora de escola municipal Alessandra coleciona Barbies. Com cerca de cinquenta bonecas em seu acervo, a colecionadora nos conta detalhes sobre sua primeira boneca, encontrada na rua, abandonada: “Minha primeira boneca foi encontrada na rua por minha irmã de dez anos. Como a boneca estava suja e descabelada, dei-lhe um banho, tratei dos cabelos e fiz-lhe um vestido e chapéu em crochê. A boneca ficou linda e totalmente renovada”, conta.

Depois dessa, as primeiras aquisições foram compradas em lojas, como muitos de nós fazemos. Mas depois a coleção tomou um novo rumo, com a ajuda de amigos e conhecidos da professora: “Assim que iniciei a coleção fui comprando algumas bonecas, como a Barbie I Can Be… Noiva, a Barbie Moda e Magia, a Barbie Escola de Princesas e algumas Fashionistas. E como já havia restaurado a primeira, pedi para diversas pessoas do meio profissional, amigos e até nas redes sociais que se tivessem ou conhecessem alguém que quisesse se desfazer das suas bonecas usadas que falassem comigo, pois estava aceitando doações principalmente com o propósito da restauração e da confecção das roupas”, revela ela, que recebe apoio, inclusive, das alunas da escola onde trabalha: “Um fato um tanto quanto curioso é que recebo doações muitas vezes de alunas da escola onde trabalho, ou seja, a paixão por colecionar bonecas sensibiliza até mesmo as crianças. E assim a notícia foi se alastrando e se tornando verdadeiramente uma campanha”.

A coleção de Alessandra | Crédito da imagem: Alessandra Silveira Pereira | Acervo pessoal
Algumas Barbies com suas roupinhas de crochê | Crédito da imagem: Alessandra Silveira Pereira | Acervo pessoal

Após receber as bonecas, começa o trabalho de restauração e confecção dos trajes a serem usados por elas: “A maioria das bonecas que recebo chegam até mim sem roupas, às vezes com manchas de caneta, os cabelos sem brilho e embaraçados, etc. Porém este é o trabalho mais prazeroso, pois há uma transformação através deste trabalho… As bonecas passam de ‘mendigas’ a ‘princesas’ em algumas horas, dependendo da complexidade do figurino. Meu foco central são as Barbies, mas recebo também com muito carinho algumas Susis, as quais adicionei à coleção”, detalha.

Dar banho, costurar roupas e, depois, admirar! Eis o passo a passo de como Alessandra recebe e cuida de suas bonecas. Ah! Detalhe: parte das roupas são confeccionadas em crochê: “Assim que recebo as bonecas, primeiramente lavo-as com sabão de glicerina, limpando o corpo e o rosto com uma escova de dentes. Após lavar os cabelos com o mesmo sabão, coloco-os de molho em uma solução de água com amaciante e deixo em torno de dez horas. Após, finalizo enxaguando os cabelos, penteando-os e deixando-os secar naturalmente. Os cabelos ficam macios e sedosos. Já na parte das roupas, as que confecciono são em crochê, bem como acessórios como chapéus e echarpes, usando fitas e pequenas flores em biscuit para enfeitar e dar o acabamento”.

Família, amigos e conhecidos super apoiam a iniciativa da colecionadora: “Tanto o marido, como a família , os amigos e colegas de trabalho estão engajados na minha ‘campanha’, como gostam de chamar, sendo que até mesmo minha irmã de dez anos doou-me suas Barbies. Assim, todos se tornaram ‘catadores’ de Barbies e sempre que conseguem alguma acrescentam à minha coleção. Em aniversários, natais, amigos ocultos, etc, o presente já é certo: Barbies”, declara ela que, apesar de receber itens de segunda mão, também tem uma Barbie em especial que deseja muito ter um dia: “A Barbie mais linda que já vi foi uma Holiday de 1996. Ainda tenho esperanças de consegui-la, pois é linda demais!”, lembra.

Crédito da imagem: Alessandra Silveira Pereira | Acervo pessoal
Crédito da imagem: Alessandra Silveira Pereira | Acervo pessoal
Crédito da imagem: Alessandra Silveira Pereira | Acervo pessoal

Alessandra finaliza deixando um recado para outros colecionadores e quem ainda não iniciou sua coleção: “Aos que pensam em colecionar e aos que iniciaram sua coleção recentemente, não tenham vergonha e vivam este sonho intensamente, pois é um verdadeiro privilégio poder entrar neste mundo encantado das Barbies e, no meu caso, mudar o destino de muitas… do lixo ao luxo!”.

Obrigada, Alessandra, por compartilhar sua história conosco. Espero que os demais colecionadores e leitores do blog também curtam tua iniciativa! 🙂

Anúncios

32 comentários sobre “Outros colecionadores: Alessandra Silveira Pereira | Porto Alegre/RS

  1. Muito bacana a coleção dela, pois tem uma história peculiar pra cada uma dessas Barbies. Além da transformação, restauração e cuidado que ela tem por elas, também mostra um pouco do ser humano incrível que ela deve ser. Adorei!

  2. fiquei comovida, tbm acho que fica mais legal comprar bonecas usadas pois parece que a pessoa que vendeu deu um pouco de amor e carinho junto com a boneca. pra as bonecas ficarem mais lindas só falta alizar os cabelos delas com agua quente e agua fria chock termico veja esse video

    é um passo a passo
    boa sorte
    bjs

  3. Adorei a coleção dela rs, a iniciativa, eu por ser homem nem pensar em fazer campanha, mas adoraria receber doação rsrs, eu vejo a história dos colecionadores aqui, só me dá vontade de conhecer todos kkkk ser amigo de todos kkkkk, é como se fossemos todos de uma família rsrs acho muito legal isso, aproxima pessoas, com um interesse em comum, o blog aqui é sempre um Luxo , sempre com tudo que precisamos saber, amoooooo!

  4. aaaa !!! ela faz roupas !! eu tbm amo fazer roupinhas pra minhas barbies! mas eu faço de pano ja tenho 170 roupinhas! mas as barbies delas estão novas e lindas e as roupinhas delas de crochê lindas tbm ! quem sabe um dia posso apresentar minhas roupinhas aqui tbm 🙂

  5. Linda essa coleção da minha xará! Hehehe
    Acredito que compartilhamos mais que o mesmo nome! Como o gosto pelas barbies, o fato de gostar de restaurá-las e fazer roupinhas para elas, o gosto pelo MBD e a barbie holliday de 1996! Amo essa doll, Também espero esse dia!
    Adorei sua coleção e a entrevista também.

    Meus parabéns a vc e a Samira!

    Bjs

  6. Hello from Spain: I like to know the history of this collector. Crochet dresses are beautiful. She has a great collection. I agree with her that the Holiday 1996 is one of the prettiest. Samira thanks for introducing us to these collectors. I love to meet other people who collect Barbies. Keep in touch

  7. Só de ver a primeira foto pensei: “Ela é povão, deve ser uma pessoa meeeeeeeega meiga e simples!”

    E depois pude confirmar! Adorei a coleção e os vestidos são lindos! Coloridissimos! Eu tb amo Barbies usadas, e faço processo de transformação tb! Só que desembaraça um cabelo, tira uma mancha, ajeita um batom, uma sombra, sabe o PRAZER que da quando olhamos a nova filha nova em folha!

    Parabéns Alessandra, adorei!

  8. Muito bonitinha e interessante a sua coleção Alessandra, achei muito legal a sua última frase “mudar o destino de muitas… do lixo ao luxo”, parabéns!

  9. Querida amiga Alessandra, é com muito orgulho que participo dessa sua paixão, sempre que posso dou um jeitinho de contribuir para ampliar a sua coleção. quando a Barbie 1996.. quem sabe em uma próxima oportunidade. Bjs querida.

  10. Ai, que fofo, Alessandra! Eu adoro resgatar Barbies também! pena que eu digo pras pessoas se elas não tem barbies encostadas e elas dizem que já deram todas! Mas sempre quis fazer esse resgate de barbies, tanto pra ficar pra mim, como pra dar pra crianças pobres! Muito fofos seus vestidos, deveria fazer pra venda, principalmente esses modelos mais curtinhoe e mais praianos, tem mais a ver. Emfim, sua coleção está de parabéms, e vc prova que nem só de barbie collectors caras que vive uma coleção. Bjo!

    1. Obrigada, Barbiera , pelos elogios! Saibas que escuto muito das pessoas “já dei todas as que eu tinha”, é frustrante, né? Mas tenho muita sorte, pois minhas colegas de trabalho principalmente tornarm-se “catadoras” de Barbies. Grande beijo!

    1. Obrigada BarbieLover, Mele, Karine, Alessandra, Viktor, Pedro, Alê, Marta, Carol, Raphael, Fashion Doll, Katia, Abel, Mieke, Alê Campos, Akio, Sandra, Barbiera, Brenda e Clerisse pelos comentários. Agradeço também a Alessandra por ter me dado a oportunidade de conhecê-la um pouco mais e apresentar sua história aqui pra vocês. Como sempre é muito legal conhecer as diferenças entre os vários colecionadores, tornando todas essas histórias muito gostosas e prazerosas de se ler.
      Beijo a todos!

  11. Oi alexandra, sei que não nos conhecemos, mas como disse que a barbie mais bonita que já viu doi a Holiday de 1996, encontrei no eBay uma em muito bom estado por 0.99 dólares:
    http://www.ebay.com/itm/Barbie-Special-Edition-NIB-1996-Happy-Holidays-Christmas-Doll/121172944444?rt=nc&_trksid=p2047675.m1851&_trkparms=aid%3D222002%26algo%3DSIC.FIT%26ao%3D1%26asc%3D17214%26meid%3D1196291341773944032%26pid%3D100005%26prg%3D8039%26rk%3D2%26rkt%3D5%26sd%3D390639239709%26

    Espero que tenha ajudado!

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s