Barbie e seus protótipos substituídos

Já discutimos aqui no MBD em algumas ocasiões sobre diferenças existentes entre protótipos e bonecas reais. Porém algumas vezes nas primeiras imagens divulgadas os protótipos apresentam diferenças tão grandes que o site do Barbie Collector se vê obrigado a divulgar uma nova imagem. Acompanhe a seguir algumas das Barbies que tiveram diferentes imagens de protótipos apresentadas:

Christian Dior Barbie Doll (1995): A Barbie vestida com uma das grifes mais famosas do mundo aparecia no protótipo com longos cabelos soltos. O protótipo acabou substituído por outro com cabelos presos; porém na última reforma do site do BC a imagem que aparece no site é a de cabelos soltos.

Primeira versão de protótipo apresentada:

Primeira versão de protótipo apresentado | Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel

Versão definitiva:

Versão de protótipo definitiva | Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel via onestyleatatime.blogspot.com

Gala 40th Anniversary Barbie Doll (1999): Esta Barbie lançada em homenagem ao seu 40º aniversário no primeiro protótipo apresentado tinha joias no vestido, além de um penteado bem diferente do visto na boneca real. Assim como aconteceu com a Christian Dior, o protótipo que está hoje no site é o antigo e não o segundo, onde Barbie está com cabelos lisos e tem o vestido bem mais básico com menos joias.

Primeira versão de protótipo apresentada:

Primeira imagem de protótipo apresentada à época | Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel

Versão definitiva:

Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel via bjsurrem/eBay

Goddess of Spring Barbie Doll (2000): Nas primeiras versões do protótipo, esta linda deusa aparecia com os cabelos super cacheados. Como os cabelos da Barbie verdadeira são somente ondulados, o protótipo foi substituído por um que condiz muito mais com a realidade. Porém a foto que aparece hoje no BC ainda é o da versão cacheada!

Primeira versão de protótipo apresentada:

Primeira versão de protótipo | Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel

Versão definitiva:

Versão definitiva | Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel via happyautoblog.info

Daria Celebutante (2004): A bela top model foi bastante modificada ao chegar em sua versão definitiva. Reparem que o molde do rosto é diferente e ela não apresenta o colar que apareceu no primeiro protótipo.

Primeira versão de protótipo apresentada:

Primeira versão de protótipo | Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel via The Doll Cafe

Versão definitiva:

Protótipo definitivo | Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel

Judith Leiber Barbie Doll (2005): As primeiras imagens conhecidas desta linda Platinum Label traziam a Barbie loira e sem a linda bolsa dourada que acompanha a boneca real. A foto da boneca loira acaba lembrando bastante outra Platinum Label, a Splash of Silver (2009), concordam?

Primeira versão de protótipo apresentada:

Primeiro protótipo divulgado | Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel via catwalk23.blog.sohu.com

Versão definitiva:

Protótipo definitivo | Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel

Happy Birthday, Angel Barbie (2008): Apesar de ser uma boneca simples, este anjo em cor-de-rosa chamou atenção quando apareceram as imagens reais, pois o molde de rosto foi alterado.

Primeira versão de protótipo apresentada:

Primeira imagem de protótipo divulgada | Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel via plamoya.com

Versão definitiva:

Versão definitiva | Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel

Generations of Dreams Barbie Doll (2009): Nas primeiras imagens divulgadas os dois braços da Barbie eram apoiados na cintura, porém a boneca original tinha somente um dos braços na cintura e outro esticado. Curiosamente o protótipo da versão AA sempre teve os braços iguais ao da Barbie que chegou às lojas.

Primeira versão de protótipo apresentada:

Primeira versão de protótipo | Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel via OrangeOnions/Amazon

Versão definitiva:

Versão final | Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel

Model n. 17 – Collection 002 (2011): As primeiras imagens divulgadas da série Basics jeans apresentaram várias diferenças em relação aos bonecos reais. Um dos que apresentou maiores diferenças foi o negro da turma cujos cabelos, camiseta e sapatos foram alterados.

Primeira versão de protótipo apresentada:

Primeira versão divulgada. Note o quarto boneco, da esquerda para a direita | Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel via vinnipuh-toys.ru

Versão definitiva:

Versão definitiva | Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel

2012 Holiday Barbie Doll (2012): Pra quem achava que somente em bonecas mais antigas aconteciam essas diferenças vai se surpreender com o visual da Holiday que em suas primeiras imagens divulgadas tinha um look bem mais “poluído” com luvas, pele e pulseira.

Primeira versão de protótipo apresentada:

Primeira versão de protótipo divulgada | Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel via lirumlarumleg.dk

Versão definitiva:

Versão definitiva | Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel

O mais estranho é que lançaram ornamentos para árvores de Natal onde Barbie está exatamente com o visual do protótipo rejeitado!

O ornamento | Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel

E você leitor, conhece alguma Barbie cujo protótipo apresentado diferiu muito da boneca real conforme as apresentadas no post? Comente conosco!

 

 

Anúncios

24 comentários sobre “Barbie e seus protótipos substituídos

  1. muito interessante! eu nao sei se isso aconteceu comigo exatamente mas quando eu comprei a fashionista glam com os cabelos no protótipo da boneca era super cacheado ,mas qando eu comprei ela os cabelos dela eram murchos de dar dó tadinha ,mas isso não acontece só com barbie nao pq qando eu comprei uma de minhas pollys ,no protótipo o molde do cabelinho dela era diferente da boneca real mas nem foi so essa polly também que eu já vi isso acontecer existem muitas outras lançadas esse ano que aconteceu a mesma coisa ! E MATTEL A FALTA DE ATENÇAO!!!!

    1. Ah Sam e mais uma coisa:a judith leiber barbie doll alem de vir com a tonalidade do cabelo diferente e a bolsa acrescentada a doll ela ainda diferindo da imagem do protótipo mostra ela usando um scarpin e na imagem real ela usa uma sandália (que por sinal é muito bonita)

  2. Que matéria interessante;aliás,como todas aqui apresentadas.Em alguns casos as dolls dos protótipos ficaram melhores,e em outros como no caso do Ken Basic,o resultado final ficou bem melhor que o protótipo apresentado.Mas mesmo com as pequenas diferenças eu amei tudo e gostei de tudo rs.Bjs Samira 🙂

  3. Fiquei passado com a anja, o negro basic e com a linda deusa ruiva…

    Fora o primeiro modelo, que nem parece a mesma boneca, parece uma versão @TARGET das sobras, como eles costumam fazer…

    Isso acontece mais do que imaginamos, sobre a anja, apesar do mackie ter ficado ótimo, ela ficou com cara de má, e com certeza o steffie estava melhor e com rostinho sereno!

    Acontece muito nas playlines tb, mas as playline ainda tem um agravante!
    Prototipo + 1a tiragem, 2a tiragem e etc. + fabricação na China, Indonesia e etc.

    Eu ja consegui ver 3 modelos de uma mesma boneca.
    Só pra exemplificar , desse ano mesmo. A Bailarina NIA, em 2 versões:

    1 – http://www.flickr.com/photos/46245470@N08/6950125489/sizes/l/in/photostream/

    2 – http://www.flickr.com/photos/71036671@N05/8058250985/sizes/l/in/faves-76975265@N03/

    A 2a versão ja está no Brasil em todas as lojas, é só comparar!

    Bjs a todos!

  4. Muito legal esse post. Eu nem sabia de nada disso, foi novidade total pra mim. Claro que sei que há uma diferença enorme entre o protótipo e a boneca comercializada, mas esse tipo de mudança significativa eu ainda não tinha visto. A Judith é um absurdo de perfeição… aaaah, seu eu fosse rico. 😉

  5. É muito curiosos isso, e podemos pensar nas mudanças, as vezes pra melhor, as vezes pra pior. Será que foi o criador do modelo que resolveu mudar? Será que mudou por causa dos custos de produção? Será que foi simplesmente vetado por alguém? Os motivos são muitos, mas muitas das vezes as que aparecem nos catálogos são melhores que as que vão pras lojas. Na época da Estrela era assim também, e algumas mudanças chegavam a ser gritantes!

  6. Parabéns André, ótimo post!
    Acho que quase todas ficaram pior na segunda versão, só algumas exeções que ficou melhor que é a Judith Leiber Barbie Doll (2005), Daria Celebutante (2004) e o Model n. 17 – Collection 002 (2011).

  7. Iteressante post!!! Eu não sabia que a mattel mudava os protótipos, agora sobre as dolls a maioria do protótipos primeiros estão bem melhores, mas também teve alguns casos que os segundos ficaram bem melhor!!

  8. Faz tempo que não comento Sam e André! Adorei o post!
    Penso eu que, geralmente, a produção de protótipos não levam em conta da gestão de fornecedores.
    Quando o produto passa pela aprovação para produção, muitas vezes fornecedores não possuem a quantia de matéria prima necessária para produzir enormes quantidades de unidades.
    Outro motivo respondendo o Pedro, sobre os cabelos encaracoladíssimos é pelo motivo que playlines serem produzidas direcionadas para um publico alvo infantil, que por sua vez gostam/adoram/amam pentear os cabelos das bonecas. Li numa entrevista com Stacy, que desenhou as So in Style, teve um obstaculo a ser vencido ao fazer bonecas afro porém não poderiam ter os cabelos crespos ou encaracolados uma vez que teriam que ser penteadas.
    Os outros casos penso que seria mais pela função estética das bonecas, braço dobrado ou não, ou talvez um facemold que caia melhor com o tema da boneca, levando até a confecção de um novo modelo.
    Espero ter esclarecido algumas duvidas hehehe
    Bjão!

    1. realmente é isso que acontece ,eu particularmente eu não gosto de barbie com cabelo liso porque tira a naturalidade da doll , mas sim esclareceu a minha duvida !

  9. Gente, curti muito o post! è perceptível como, num processo criativo, aquilo que ora foi definido muda na apresentação final. Confesso que fiquei em dúvida, em várias destas, de qual ficou melhor: a protótipo ou a definitiva.
    Bjs e abs, Samie André!

  10. Bom Samira na verdade vim aqui para te perguntar uma coisa sabe, entao, gostaria de saber onde eu posso encontrar AS BARBIES FAHION FEVER 2009. Obrigada, aguardo seu retorno.

  11. Samira,muito obrigada,entao eu gosto muito de barbie sabe, e eu ja procurei em muitos lugares as barbies por,menos preço,barbies diferentes etc.Eu ja vi no mercado livre mas as que eu queria nao tinha e outra, voce ja comprou no ebay? Como é? E o cartao que tem que fazer? MUITO OBRIGA. ADORO O SEU BLOG PARABENS.

    1. Olá Angela!
      O eBay funciona como um Mercado Livre. Assim, se você der um lance para um item em leilão (um bid no caso) mas outra pessoa der um lance maior, você pode dar outro lance sem problemas, desde que caso seu lance vença, honre com o compromisso de pagar a quantia que deu como lance, entendeu? Também há itens que você pode comprar fora do sistema de lance. Aqui neste link tem um passo a passo bem bacana de como usar o eBay, com imagens para ilustrar.
      Para comprar por lá, é necessário ter um cartão de crédito internacional vinculado a uma conta no Paypal, para efetuar os pagamentos de forma segura pra vc e para o vendedor.
      Espero ter ajudado!

  12. OBRIGADA SAMIRA VOCE ME AJUDOU BASTANTE.Bom então eu tenho outras perguntas para voce. Primeiro você tem varias barbies então voce trabalha? como consegue tantas barbies pois todas são caras voce compra no EBAY ou em outros lugares que vendam mais barato, pois pelo o que eu sei A BARBIE é tabelada sempre o mesmo valor o unico lugar que eu vi ate agora foi pela TOYMANIA barbies quero ser … mais baratas mas ja acabou o estoque. OBRIGADA.!!

    1. Sim, claro, trabalho e vou adquirindo as bonecas quando posso, sem comprometer a minha renda de forma inadequada. Ultimamente compro minhas bonecas em lojas brasileiras ou com vendedores terceirizados que trazem/compram as bonecas do exterior.
      No Brasil, sim, as lojas costumam vender as bonecas por preços tabelados, o que faz com que não tenhamos muita opção de escolha. Comprando com alguém do exterior ou diretamente pelo eBay certamente sairá mais em conta do que comprar no Brasil.

  13. OBRIGADA.Entao como eu havia dito que tinha mais perguntas la vai a segunda,voce falou que pra comprar barbies mais baratas tem a forma do ebay ou pedindo para alguem comprar no exterior.Mas ai vem a duvida tende ser uma pessoa conhecida?ela cobra como se fosse um frete de ter ido la buscado etc? OBRIGADA!

    1. Já comprei nesta modalidade e geralmente o vendedor ou vendedora cobram além do valor a boneca e frete também uma comissão sobre o valor do produto. Mesmo assim, em alguns casos, ficava mais barato do que se comprasse no Brasil. Você pode tentar negociar com alguns vendedores terceirizados que vendem Barbies e pedir para encomendar determinada boneca, verificando se valor total ficará dentro da tua expectativa.

  14. Mas André, que sacanagem é essa da Mattel! A maioria foi pra pior, com exessão da Judith Leiber Barbie Doll e a 2012 Holiday Barbie Doll, se bem que na primeira imagem, o tule vinha em camadas, diferente da versão definitiva. Mas de todos, o que me deixou com mais raiva foi a Happy Birthday, Angel Barbie, como puderam substituir o mold Steffie? Tinha tudo á ver, mas colocaram um Mackie que deu á ela um ar de safadinha, vc percebe que só por cauda do molde, a barbie deixou de ser um anjo estilizado pra usar uma fantasia erótica. #MinhaOpinião. E a Gala 40th Anniversary Barbie Doll, Goddess of Spring Barbie Doll e Daria Celebutante: Sem comentários.

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s