Review: DOTW Brasil Barbie Doll

Quem participou da Barbie Brasil Convenção de Colecionadores realizada em 2011 teve a oportunidade de ver em primeira mão o protótipo desta boneca. A princípio achei que, diferente das demais bonecas que integram a série DOTW Passport, a Brasil viria em uma proposta de embalagem alternativa, por não apresentar um animal que representasse sua nação como as demais lançadas este ano. Mas para nossa surpresa a boneca e seu pratinho de cocada foram inseridos na mesma categoria. Somado ao fato dela fugir do tema carnavalesco, queria, portanto, tê-la em minha coleção. E eis que esse momento chegou. Acompanhe comigo os detalhes desta recente representante brasileira no universo Barbístico.

Crédito da imagem: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br

Antes, porém, de continuar o post, uma pausa para entender quem e como são as baianas legítimas. Se você é um leitor estrangeiro e ainda não as conhece, confira no vídeo abaixo, legendado:

Assim como as demais bonecas lançadas este ano na coleção Dolls Of The World, a Brasil (cuja impressão especial brasileira traz, diferente do apresentado no Barbie Collector, o nome do país com “S” e não “Z”) também vem em uma embalagem que imita uma mala, com direito a alça na parte superior. No verso, uma imagem que remete ao Pelourinho, famoso ponto turístico de Salvador.

Crédito da imagem: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br
Crédito da imagem: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br
Crédito da imagem: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br

O traje da boneca é inspirado nos das baianas vendedoras de acarajé: no caso, se trata de um vestido branco rendado (no vídeo acima, porém, você pode notar que o traje usado pelas verdadeiras baianas é diferente, complexo e com características peculiares; a fim de baratear o custo de produção, certamente a fabricante pulou algumas etapas). Amarrado à cintura, uma espécie de lenço multicolorido, feito com várias linhas costuradas umas às outras em zigue-zague. Como acessórios, usa um colar de miçangas vermelhas e verdes, uma bandana branca na cabeça e o pratinho de cocada. Calça, ainda, um par de sandálias de salto brancas, combinando com o look.

Crédito da imagem: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br
Crédito da imagem: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br
Crédito da imagem: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br
Crédito da imagem: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br
Crédito da imagem: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br
Crédito da imagem: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br

O pratinho de cocada vem inserido em um suporte plástico, preso à mão da boneca por um elástico transparente. Para quem pretende retirá-la da embalagem, aconselho a manter o prato no tal suporte, a fim de que possa ficar na mesma posição como na foto logo abaixo. Caso contrário, será difícil manter o prato junto à boneca.

Crédito da imagem: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br
Crédito da imagem: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br
Crédito da imagem: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br

A maquiagem é marcada pelos lábios vermelhos e bochechas levemente rosadas:

Crédito da imagem: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br

Além disso, a boneca também é acompanhada de um passaporte com cartela de adesivos – tal qual as demais bonecas da mesma série – e uma escova de cabelos vermelha. Aliás, o cabelo é um dos pontos marcantes desta Barbie. Volumosos, crespos, porém muito macios – tão gostoso de pegar! – combinam com a proposta desta belíssima negra com head mold Mbili. Após retirá-la da caixa dá para arrumar o cabelo e sentir a textura dos milhares de cachos.

Crédito da imagem: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br
A boneca ainda na caixa | Crédito da imagem: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br
Passaporte com cartela de adesivos e certificado de autenticidade | Crédito da imagem: Samira | http://www.mybarbiedoll.com.br

Classificada como Pink Label, a Brasil Barbie Doll também vem com certificado de autenticidade e stand, sendo assinada por Linda Kyaw. Paguei 149,99 nela (comprada em uma loja de brinquedos).

O que acharam? Já possui a sua ou pretende adquirir uma? Se fossem lançar outra brasileira, qual traje gostaria que a Barbie usasse/representasse? Deixe seu comentário! 🙂

Anúncios

31 comentários sobre “Review: DOTW Brasil Barbie Doll

  1. Muito linda Sam, gostei desta Barbie desde que foi mostrada na convenção. Gostei também da ideia do vídeo já que é bem útil pra que as pessoas entendam que isso é um traje típico de uma região e que nem toda brasileira sai na rua vestida assim. Rsrsrs.

  2. Olá 😉
    Iniciei a pouco tempo a coleção de Barbies, e olhei, reparei bem nela, pois estava em dúvida sobre comprar ela agora ou não, e decidi que sim, é muito bonita e o cabelo também, apesar do vestido ser diferente das Baianas originais, o resultado é lindo e bem trabalhado. E vale também por representar nosso país. Quanto ao traje, gostaria que fugisse do tema, Carnaval e futebol, se bem que a carnavalesca já tem, e é linda, mas algo diferente disso, mas não sei dizer especificamente rs!!!
    Adoro esse site, parabéns, e valeu pelas dicas!!!

  3. Oi Sam saudades….quanto tempo! Achei muito linda esta doll, gostei dela deste quando a vi na Convenção. Parabéns seu blog está cada dia melhor, não tenho deixado muitos cmentários mas estou sempre de olho nos seus posts. Bjos

  4. Ei Samira, essa é com certeza minha próxima aquisição barbística. Já estou namorando-a desde que chegou às lojas… Quero adquirir também a índia amazônica euma representante do carnaval. Gostaria que lançassem representantes de outras regiões do Brasil, que é um país enorme e de cultura riquissima e diversificada. ,Vi uma vestida de cangaceira e uma represntando o Crimbó, na exposição de 50 anos, mas acho que elas foram customisadas… Lindíssima… Você tem alguma informação sobre elas?
    Faça um post sobre as representantes brasileiras para nós…
    Abraços…

    1. Olá Mele!
      Também vi essa bonecas em 2009, em uma das exposições do Carlos Keffer. As que representavam o cangaço, baiana e até uma vestida de bumba-meu-boi por exemplo são OOAKs feitas à época exclusivamente para o Keffer por um artista plástico brasileiro. Seria lindo vê-las feita em massa pela fabricante. 🙂

    1. Olá Alessandra!
      Hoje sim. Essa por exemplo comprei em uma loja de brinquedos. Várias lojas de brinquedo, como é o caso da Ri Happy por exemplo, estão vendendo esta boneca por preços semelhantes. Também é possível encontrá-la no Mercado Livre.
      Bj

  5. A barbie no maior estilo Maria Bonita, rainha do cangaço, um LUXO, já tivemos carnaval, índia e agora baiana, a banana bonanza que meio que trouxe Carmem Miranda, mas uma coisa do Brasil na Série Landmark seria ou o Cristo Redentor ou a Catedral de Brasília! e para uma futura DOTW ela vestida de quadrilha junina. já até consigo imaginar, com as sardinhas e blush bem vermelho, =D lindo!

  6. Linda!
    Achei legal e diferente por não ser algo “over” ou sexy,maroto e etc. como o Brasil é visto lá fora. Não entendi as missangas nessas cores, e já vi a boneca pessoalmente numa loja de brinquedos… realmente muito bonita.

    Parabéns Sam!

    Sobre o que eu faria em uma DOTW BR?
    Hmmmm…Brasil lembra biquini, carnaval, religião… enfim… como o Brasil é um dos países mais católicos do mundo tb poderia colocar uma “santa” (não uma existente, e sim imitando) ou então, indo pro lado “musical” até uma funkeira, com pequenas roupas brilhantes, cabelos negros lisos (lembrando o enê) ou loiros amarelados cacheados … no molde Asha, ou Shani.

    Adorei Sammy!

    Bjs a todos!

    1. Oi, Raphael! Sou católica e por isso posso lhe dizer que Barbie vestida de santa não é legal, pois seria nesse caso uma imagem icônica de possível adoração, idolatria. Tem na web afora uma imagem de uma “Santa Barbie” e no orkut havia comunidades como “Seguidores da Santa Barbie”, “Devotos da Santa Barbie”. Eu particularmente detesto isso. A Barbie para mim é um hobby, muito gratificante, que gosto de comprar, falar sobre, customizar, E SÓ.

      E no caso da funkeira, teria de ser de uma forma bem mais comportada, pois Barbie em sua essência é uma imagem de boa moça, portanto mesmo nas collector, a Barbie ainda conserva essa essência. Tá, a Black Canary e The Lingerie Barbie são exessões!

      1. Oi Barbiera!
        Compreendo seu ponto de vista, e até concordo!
        Mas quando eu disse em questões de religião e catolicismo, quis comparar com esta mesma, de bahiana que pode ser associada também as religiões candomblé e umbanda, já que nas mesmas, existem bahianas muito proximas desta Barbie! =)

        Sobre a Funkeira,… um molde Asha, com sobrancelhas arqueadas, e um traje funk “comportado” … nem precisando ser shortinhos, tb poderia ser calça legging, com cores chamativas…sei lá, usando a criatividade!!

        Acho que seria legal!

  7. Ta linda né?
    Eu nao pensei 2 vezes antes de comprar a minha!
    Tenho uma duvida quanto a tua coleção Sam: vc coloca as bonecas de volta na Caixa depois as fotos?
    Eu tenho uma dó de tirar as minhas…
    Bjs

    Ale

  8. Oi Samira! Acho que toda a linha DOTW de 2012 deixou a desejar, principalmente nos trajes e na qualidade dos mesmos. Somando isso, o corpo dessas dolls deveriam ser model muse, na minha opinião. De todas lançadas até agora, só comprei a Hawaii porque achei ela sensacional, mas já fiz um rebody. Talvez eu compre a Filipinas tbm qdo chegar ao mercado. De resto, não tenho interesse em nenhuma outra. Bjo.

  9. Sami, ótimo post! A minha já está lá me casa (hehehe…) e confesso: achei tão linda quanto no protótipo!
    Quanto às “Barbies Brasileiras OOAK” que mencionaram, elas foram concebidas pelo artista plástico e maquiador Markie Benchaya exclusivamente ao acervo do Carlos! São elas: a Prenda (RS), a Cangaceira (NE), a Bumba-Meu-Boi (MA), a Indígena (AM), a Carnaval (RJ), a Frevo (PE), a Imigração Japonesa (SP/PR), a Caipira (NE) e a Cafeeria e a Bahiana(BA).
    Na época que Keefer expÕs DOLLS OF THE WORLD aqui em Porto Alegre, a do carimbé ainda não esatava na coleção. Aqui, link da foto de expo de 2008:
    http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=5390797916177202978&aid=1243182297

  10. Eu já possuo! Não consegui vê-la no Eldorado e não comprá-la.. Muito linda mesmo, a temática brasileira deveria vir mais vezes na liha collector e ainda tenho o desejo de criarem um molde que represente bem a mulher brasileira, seja na versão negra ou branca, mas que represente o nosso Brasil aqui e lá fora…

  11. Eu quero!!! Estou desejando que chegue aqui na Espanha, todas as outras sim e porque esta nao? Pois entao, já tá demorando ¬¬ (Nao faz nem uma semana eu vi a mexicana por primeira vez, entao espero que a brasileira dê o ar da graça pra poder vir comigo!!!)
    É muito fofa!
    Beijo!

    1. sam queria comentar uma coisa que eu esqueci: eu reparei no pé dessa Barbie e notei que diferente das outras collectors (eu acho) que os dedos do pé não tem um destaque maior(parecendo pé de playlines) todas as dotw tem um pé assim?

      1. Ihhh, é verdade Pedro!

        Parece que ela tem corpo daquelas Barbies estrela, se vc reparar bem!

        Fora que essa sandalia… afff… acho que foi o unico ponto ruim da doll, não combina em nada, esse traje pede um “Anabella” ou o famoso “Tamanco”.

  12. Ela é linda demais, e se destaca das outras DOTW. O vídeo veio bem a calhar, já que muita gente de fora do Brasil achou que ela não representava bem nossa cultura (claro, esperavam mais um índio ou uma passista).

    Sam, vou tocar num ponto delicado, mas não quero de forma alguma polemizar ou chatear ninguém. Sou totalmente contra essa romantização dos cangaceiros. Não acho que representem de forma alguma nossa cultura, tampouco a cultura nordestina, pois se tratava de um grupo de bandidos extremamente violentos. Prefiro lembrar do chapéu icônico e das vestimentas por Luiz Gonzaga do que por Lampião e Maria Bonita…

    Grande beijo!

    1. Oi, Mieke, Concordo com você, a Maria Bonita, só virou uma personagem mítica porque foi a primeira mulher a entrar no bando de Lampião. Há tudo isso, sim, mas a moda inspirada nela é bem interessante… Emfim, como nordestina que acha a o mês dos festejos juninos o melhor período do ano, Sou sim, á favor de uma matutinha estilisada e uma outra bem “faceira”.

    1. Obrigada André, Alessandra, Camila, Mele, Alessandra 2, Viktor, Raphael, Barbiera, Alê, BarbieLover, Alê Campos, Cleber, Paloma, Katia, Pedro, Raphael, Fashion Doll, Mieke, Mark e Abel pelos comentários. Beijo, Camila, tavas sumida, ein? rs Viktor, também acho que uma Landmark representando o Cristo ou a Catedral de Brasília seria fenomenal. E no bate-papo com os designers eles disseram que talvez as Landmarks voltem. Então, é torcer! Rapha, o Brasil é um país tão rico em cultura, tão vasto… há uma série de referências que poderiam ser citadas, com certeza. Mas, assim como a Barbiera, acredito que uma Barbie “santa” talvez não fosse bem interpretada.
      Alê, ultimamente sim, algumas estou recolocando nas caixas originais. Isso porque como minha cristaleira já está repleta de outras Barbies, logo tenho que escolher as que quero manter expostas, fora da caixa. Faço uma escolha minha, entre as preferidas, e retiro essas da caixa. Mas espero que em breve possa retirar todas elas das embalagens originais. Obrigada pela info Alê Campos, do artista que fez as OOAKs do Carlos. Pedro: sim, ela não tem “dedinhos”, diferente de muitas bonecas da linha Collector que inclusive vem com as “unhas” pintadas. Como o Rapha disse, lembra as feitas pela Estrela.
      E sobre quem se interessou, olha, sou suspeita pra falar. Gostei demais dela, não encontrei nenhum erro grave que me fizesse desistir da compra. Então, boneca recomendada!
      Beijo, pessoal!

    1. Oi Lolo!
      Então, acabei de comparar com a única Fashionista negra que tenho no momento (a Artsy, que hoje é Nikki) e aparentemente os tons de “pele” são semelhantes sim. Acredito que daria pra colocar a cabeça da Brasil em uma Nikki (a não ser que as novas Nikkis sejam mais negras, mais bronzeadas).
      Enfim, difícil comparar com os modelos recentes de Nikki.
      Abs. e espero ter ajudado!

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s