
Apesar de todo sucesso que Barbie obteve em seus mais de 50 anos, nem sempre as vendas atingiram níveis satisfatórios para a fabricante. Uma das maiores crises aconteceu no final de 2001 quando bonecas de visual moderno chamadas Bratz, produzidas por uma empresa concorrente da Mattel, fizeram muito sucesso a ponto de tirar Barbie do posto de boneca campeã de vendas no natal pela primeira vez!
A solução encontrada pela Mattel foi criar em 2002 uma linha alternativa para Barbie onde além dela ter ficado parecida com as Bratz, ainda trazia três amigas de diferentes etnias. Entre as personagens iniciais estão: Barbie, loira de olhos azuis e visual sofisticado; Madison, afro-americana de olhos azuis e com visual super antenado com as últimas tendências da moda e Chelsea, latina de olhos e cabelos castanhos e com visual mais despojado que o das amigas. A personagem Nolee, com descendência oriental e olhos violetas com visual entre moderno e esportivo, foi introduzida um ano após o lançamento das outras bonecas.
Diferente da Barbie tradicional, as amigas My Scene tem pés maiores e cabeça exagerada com enormes olhos e lábios carnudos. As roupas são bem diferentes das usadas pelas tradicionais Playlines que normalmente usam vestidos simples ou roupas de princesas. O sucesso da primeira geração de My Scene foi enorme. Rapidamente a Mattel lançou novas coleções além de muitos acessórios desde roupas a carros, de instrumentos musicais a animais de estimação além de muitas bolsas e sapatos.




O sucesso alcançado com as vendas da linha My Scene superaram as expectativas da Mattel. Dos quatro personagens originais a série rapidamente passou para dez personagens, além de muitos lançamentos interessantes relacionados às bonecas. Veja abaixo alguns dos diversos modelos lançados durante a existência da série:
My Scene Fashion Scene (2002): Cartelas com visuais completos foram vendidos para cada uma das personagens desde o primeiro ano da série.

My Scene Jammin’ In Jamaica – Barbie (2003): Barbie com o visual do primeiro filme das My Scene.

My Scene Night on the Town – River & Barbie (2003): A série Night on the Town mostra o encontro romântico de cada uma das garotas com seus namorados. O de Barbie é o River.

My Scene – Hudson (2003): O namorado de Chelsea na série My Scene.

My Scene – Bryant (2003): O namorado da Nolee.

My Scene – Sutton (2004): O namorado de Madison.

My Scene Masquerade Madness – Dream Genie Delancey: Da coleção inspirada no segundo filme das bonecas.

My Scene – Delancey & Ellis (2005): Esta boneca usa um novo molde com rosto sorridente.

My Scene Goes Hollywood – Lindsay Lohan (2005): A atriz participou de um filme das My Scene e ganhou uma boneca com rosto diferente das demais. O de Lindsay é inspirado na atriz.

My Scene Swappin Styles – Kennedy (2005): Sim, as My Scene já trocavam as cabeças muito antes das Fashionistas!

My Scene Project Runway – Barbie (2006): Barbie usou um traje desenhado pelo estilista Nick Verreos durante o programa de TV Project Runway.

My Scene – River Love Kennedy (2007): Depois que Barbie saiu da linha My Scene, Kennedy entrou em seu lugar e assumiu inclusive seu namorado.

My Scene Growning Up Glam – Kennedy (2007): Esta boneca tem uma manivela que a faz crescer alguns centímetros. Inclusive os seios! Esta coleção não foi bem vista por muitos pais.

My Scene PJ Party – Westley (2008): Em alguns países europeus Madison foi lançada com o nome Westley.

My Scene Ultra Glam – Delancey (2008): Com direito a troca de perucas.

My Scene Disco Girls – Nia (2009): Nia foi uma personagem que foi lançada em pouquíssimas coleções.

Curiosidades
- Apesar dos pés das My Scene parecerem enormes em comparação com os das Barbies tradicionais, eles na verdade são do mesmo tamanho. Os sapatos é que são grandes.
- As My Scene estrelaram três filmes: Férias na Jamaica, Festa a Fantasia e Estrelas de Hollywood.
- A história das bonecas My Scene não tem conexão com a história tradicional de Barbie, por isso suas amigas são outras e até o namorado não é o Ken.
- Para transformar My Scene em uma série independente, a fabricante quis tirar a imagem da Barbie e continuar somente com suas amigas. Para isso criou outra personagem loira (Kennedy) para ficar no lugar de Barbie.
- A hoje atriz problema Lindsay Lohan estava em alta depois que protagonizou Meninas Malvadas (2004) e Herbie: Meu Fusca Turbinado (2005) e acabou escolhida para interpretar ela mesma no filme My Scene Estrelas de Hollywood.
- A linha My Scene fez muito sucesso com as crianças, porém nunca teve tanta popularidade com os adultos. Prova disso é que nunca ganhou uma versão Collector.
- O segundo molde introduzido para a série (com rosto sorridente) não atingiu a mesma popularidade do molde de boca fechada e foi pouco utilizado.
- Apesar do sucesso de vendas as My Scene foram descontinuadas em 2009.
- Desde 2011 surgiram rumores sobre um possível retorno das My Scene, porém a Mattel não se pronunciou sobre o assunto.
***
Com colaboração de André Santiago. Os créditos das imagens estão na legenda de cada uma; ao clicar, as imagens redirecionam para suas páginas de origem.
My scene fez a minha infancia!! 🙂
Uma pena pena não ter feito tanto sucesso quanto a barbie.
Essa,barbies sao muito bonitas nuca vi uma dessa na vida . Apesar de eu te varias barbies ….
Estava mechendo na net e acabei entrando nesse blog ,super fantastico.
❤ 🙂 😉 $ ¨_¨ 🙂
Acabei de comprar um pack com duas, a Nolee e a Chelsea
A Barbie my scene devia ter naquela imagem da evolução da Barbie que tem desde da teenager doll até a jewel girl.
Eu tenho 3 MyScene mas ñ conhecia sua história,comprei pq me agradou simplesmente.
Posso dizer que pelo menos os fashions das My Scene são muito mais legais que os da Barbie playline!
Obrigada Gabriel, Claudia, Giovanna, Viktor, Pedro, Katia, Fashion Doll, Abel, Alê Campos, Barbiera, Magda, Marta, Victor Costa e Lady LoLo pelos comentários. Claudia, obrigada pela visita e elogios! Apareça quando quiser, o blog é um ponto de encontro bem legal (sou suspeita, né?). Alê, já conheço essa história também. Já tinha planejado falar sobre o tal designer da discórdia, apontado como o pivô dessa confusão e briga entre as duas fabricantes. Obrigada por explicar aos colecionadores 🙂
Beijo a todos!
*_* quero que as Myscene Volte ia ser um sonho pois eu não tenho nenhuma 😦
Hello from Spain: I have two My Scene dolls but I don’t like them because they have a big head and are higher than the Barbies. In my country were very successful years. They have lips like the Bratz. Definitely, those are my favorite dolls barbies. Keep in touch
Acho tanto as Bratz quanto as MyScene muito sensualizadas, tanto as roupas quanto o molde face. Não daria ás minhas filhas.
Que post legal!! Queria muito saber mais sobre estas bonecas! na minha infância gostava muito delas e igualmente dos filmes. Hoje, não vejo tanta beleza nelas (até porque são muito fora do normal com olhos e cabeça tão grande), mas até compraria para minha coleção no futuro por serem diferentes das Barbies popularmente conhecidas, pelas roupas super fashions e para realizar um sonho de criança meu!
Beijos!!
Eu me lembro de ter visto elas na prateleira, estava saindo da minha infãncia e fiquei horrorizada com o rumo que a Mattel estava tomando. Odeio cabeçudas, mas desde que Everson Olliver mostrou no então PinkDoll de como encolher a cabeça, passei a ver-las com outros olhos.Inclusive ele fez a experiência com uma MyScene, a Madison.
Olá, Sami! Parabéns a ti e o André pelo post.
Acompanhei à época o ocorrido: alguns designers sairam da Mattel e fundaram uma agência, a MGA, que criou as Bratz e, realmente, impactaram nas vendas de Barbie à época. Hoje, como “tudo” é feito na China, não foi difícil acharem uma fábrica lá que desenvolvesse o projeto do papel. Até que as My Scene foram lançadas, a Mattel recorreu à justiça denunciando espionagem industrial no desenvolvimento das Bratz mas o máximo que a fabricante da Barbie conseguiu foi tirar as novas dolls temporariamente das prateleiras, não em definitivo como planejara. Foi então que My Scene veio e bombou!
My Scene não é minha coleção preferida mas confesso que elas me lembram mangás, e isso me agrada. Tanto que as reestilizei em personagens japoneses como Hello Kitty e My Melody (pra quem quiser ver):
http://poupeesduale.blogspot.com.br/#!/2010/11/hello-kitty-my-melody-sanrio.html
bjs, Sami!
sempre curti a série my scene, no entanto não sabia que a séria tivera sido ativa até 2009, na época em que as dolls vieram para o Brasil, lembro perfeitamente que a revista Veja fez uma matéria falando sobre tal. Apesar das bonecas terem caractéristicas das Bratz, gosto do artwork das Bratz, porém acho as bonecas feias, tive a oportunidade de comparar uma my scene com uma bratz, e as My Scene disparam em relação a beleza, achei criativo da parte da Mattel naquele ano se ”juntar ao inimigo” como a própria veja disse na matéria. Maravihososo post Sam 😀
Legal as My Scene, eu também já conhecia elas, mas não conhecia tanto sua história, só depois deste post que passei a conhecer mais, parabéns Sam e André!!!!!!!! Ah, e este namorado da Chelsea me lembra o Nick Carter do Backstreet boys no inicio da carreira!!!!! E sobre a doll que eu mais gostei foi a da Lindsay Lohan……
Já conhecia as My Scene, inclusivo as de trocar cabeças, mas não tenho nenhuma, parabéns ótimo post.
lindas! se lançarem elas de novo eu acho q nem vou dormir direito!
Fora que tem uma amiga negra mesmo, que é bem rara, e as roupas são MELHORES MILHÕES de vezes, tomara que caiam as vendas de novo, pra eles fazerem novas escolhas no vestuário! ainda continuo com minha campanha, #FFnoMBD pra quem quer ver as Fashion Fever aqui!!! vamos aderir a minha Hashtag! rsrssrsrrs.bjssss
Eu conheço, vendia na minha cidade e eu sempre queria comprar, mas a Barbie sempre ganhava meus olhares, ainda mais que era na epóca das Fashion Fever aushauhs
Bjoo ;*
Olá Samira!! Sou uma colecionadora….que não entendia quase nada de Barbies…. principalmente sobre os modelos de corpo e de rostos!!! Leio todos os seus post e estou aprendendo muito … e, já estou catalogando as minhas…rs
É difícil achar um local onde se adquire tanta informação de uma vez!! E onde encontra-se tantos colecionadores juntos… e seu blog é completo!!!
E quanto as My Scenes…eu já as conhecia… porque eu as coleciono … me apaixonei pelas roupas e por serem diferentes também…rs!! Das fotos das My scenes acima senti falta da Kenzie….uma ruivinha !!
Beijos e obrigada!!
Gostei muito do post mas existem algumas informações erradas, a primeira linha da my scene foi lançada apenas com barbie, madison e chelsea, apenas um ano depois na sua segunda linha foi apresentada a nolee, e essa ultra glam não é a Westley, é a delancy pós com a saída da nolee em 2007 a nia foi lançada para substituta e a delancey passou a ter cabelos pretos e mechas loiras.
Obrigada pelo toque, Gabriel. Já fiz as retificações. Por isso que digo e repito: a gente aprende muito com o blog, tanto nas pesquisas quanto nas contribuições que os outros colecionadores fazem. Obrigada por ajudar! 🙂