Outros colecionadores: Émerson Félix | Ceará

O publicitário e fotógrafo Émerson Félix une a paixão pelo colecionismo com seu trabalho e nos apresenta um pouco de suas produções. Acredito que assim como eu vocês irão apreciar o trabalho do colecionador. Acompanhe!

Crédito da imagem: Émerson Félix | Acervo pessoal

Mais novo dos três filhos, Émerson herdou da irmã a sua primeira boneca, a Barbie Noiva da Estrela. A paixão pela diva começou cedo, ainda na infância. “Desde meus quatro anos de idade minha irmã conta que eu a acompanhava nas brincadeiras com as Barbies. Nossa mãe, nessa época, possuía uma loja voltada para o público infantil. Nossa infância foi marcada pelas novidades do mundo dos brinquedos. Creio vir daí minha paixão por eles. Eu, a exemplo do meu outro irmão, possuía brinquedos que incluíam bonecos e carrinhos. Mas minha grande emoção era brincar com minha irmã e com suas bonecas”, conta ele, que desde muito cedo notou a dificuldade em ter seu hobby aceito.

“Ao crescer fui tomando consciência a respeito dos preconceitos que envolviam o fato de um garoto ter predileção por brincadeiras com bonecas, ainda mais de possuí-las. Esse desejo de possuí-las foi com o tempo sendo alimentado e reprimido, dado as circunstâncias familiares. Depois de minha irmã tornar-se adulta e as bonecas deixaram de ser seu passatempo preferido, eu já nem imaginava ser detentor de uma Barbie. E anulei esse desejo por anos. Após a conclusão do ensino médio, fui aprovado no curso de Publicidade e Propaganda, que muito contribuiu para aprimorar minha veia artística e resgatar o sonho de me tornar um colecionador de Barbies. Em 2011 dei início a coleção comprando 5 exemplares da linha Fashionistas“, detalha.

A Scarlet Macaw de Émerson | Crédito da imagem: Émerson Félix | Acervo pessoal
Generations of Dreams | Crédito da imagem: Émerson Félix | Acervo pessoal
Pink Hope | Crédito da imagem: Émerson Félix | Acervo pessoal

Foi a partir de 2012 que o fotógrafo decidiu levar a sério a coleção. Neste momento também conheceu meu blog: “Foi quando decidi fazer um maior investimento em minha coleção. Conheci o blog My Barbie Doll e contactei sua criadora, Samira, para poder ter dicas de onde e como comprar exemplares que não haviam nas lojas de brinquedos da cidade. De posse dessas informações passei a manter contatos com vendedores de diversas partes do país para adquirir os exemplares das bonecas. Hoje tenho aproximadamente 100 Barbies colecionáveis. É um número razoável, levando-se em consideração que a há aproximadamente dois anos atrás eu ainda não possuía nenhuma”.

O hobby, então, abriu novas possibilidades profissionais. “Além de colecionador sou fotógrafo, outra grande paixão. Atualmente trabalho na equipe Enfocu. Em nosso site (www.enfocu.com.br) temos uma galeria chamada Toys, exclusiva para fotos das bonecas Barbies e carros colecionáveis. Todas as bonecas lá fotografadas fazem parte de minha coleção pessoal. Considero-as minhas modelos fotográficas perfeitas”, diz.

Model n. 15 – Coleção 002 Basics Jeans | Crédito da imagem: Émerson Félix | Acervo pessoal
Hope Diamond | Crédito da imagem: Émerson Félix | Acervo pessoal
Christabelle | Crédito da imagem: Émerson Félix | Acervo pessoal
Crédito da imagem: Émerson Félix | Acervo pessoal

Para Émerson, ainda é difícil a aceitação por parte da sociedade do colecionismo de Barbie por homens: “Creio, por experiência própria, não ser nada fácil um garoto colecionar Barbies. Porém, devido a minha profissão encontrei um caminho menos árido para poder expressar minha paixão pela boneca mais famosa do mundo. Continuo investindo em minha coleção, quero e vou possuir exemplares raros da Barbie.”

A fim de investir em modelos mais raros de Barbie, o colecionador passou a economizar, dado o valor alto de alguns exemplares. “Para ampliar minha coleção parei de gastar com roupas e baladas. Não cometi muitas loucuras, apesar de ser um hobby caro. Procurei vender algumas aquisições antigas para poder comprar as novas. Hoje percebo claramente que comprar Barbies é um investimento. Elas possuem um alto valor comercial, especialmente as colecionáveis que são produzidas em número limitado”, avalia.

Émerson diz que ainda é difícil a aceitação de seu hobby por parte de alguns familiares e amigos. E muitos deles não conhecem sua coleção. “No começo não foi fácil mesmo, aliás, nunca é fácil quando vivemos numa sociedade marcadamente hipócrita e preconceituosa. Creio que muitos amigos e familiares só saberão de minha coleção de bonecas a partir desta entrevista (risos). Para mim está sendo um enorme prazer poder divulgar. Muitos até então acreditavam que eu apenas as fotografava”, revela.

Algumas bonecas expostas | Crédito da imagem: Émerson Félix | Acervo pessoal
Crédito da imagem: Émerson Félix | Acervo pessoal
Entre as bonecas as Couture Angels de 2010 (com traje da Happy Birthday, Ken!) e 2011, a Holiday 2011, a bondgirl Live and Let Die e a Hershey’s Barbie Doll (ambas ao fundo) | Crédito da imagem: Émerson Félix | Acervo pessoal
O fotógrafo em outro momento com suas modelos | Crédito da imagem: Émerson Félix | Acervo pessoal

Suas bonecas estão guardadas em estantes fechadas e iluminadas por luzes de LED, todas fora das suas embalagens originais. “Tenho por hábito fotografá-las sempre que possível. Mensalmente limpo-as com secador de cabelos e pincéis maleáveis, tenho anti-mofo nos cantos das estantes e estou sempre atento as marcas de roupas e bijuterias que ficam no corpo das dolls“, explica ele, que também aproveita para deixar uma mensagem aos demais colecionadores e para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de iniciar sua própria coleção:

“Não espere tanto tempo, assim como eu, para investir no que te faz feliz. Quanto mais naturalidade se trata um sonho mais ele nasce e cresce saudável, te fazendo um ser humano melhor, mais corajoso e feliz. Aproveito o espaço para agradecer a Samira pelo seu lindo trabalho, aos amigos que colaboraram com a coleção e aos que apreciam meu trabalho.”

Obrigada você, Émerson, por participar desse cantinho que tanto curto promover aqui no MBD. Sempre é muito gratificante conhecer mais detalhes da vida de cada colecionador, suas motivações e paixão em torno do hobby.

E vocês, o que acharam das fotos e da coleção de Émerson? Deixe seu comentário!

Anúncios

77 comentários sobre “Outros colecionadores: Émerson Félix | Ceará

  1. Gente, não conhecia o Emerson e foi um prazer conhecê-lo um pouquinho… Não é fácil nos encararem né, Emerson?! Mas eu confesso que com o tempo, as pessoas entendem minha curtição e passam a admirar.
    As fotos ficaram ótimas! Estou cursando fotografia e, pro próximo mês, faremos trabalho com Moda e convenci a professora a fazermos com dolls (hehehe…). Ela curtiu muito a ideia.
    Adorei o post, Sami! Bjs e boa semana todos!

      1. Sim ajuda muito. E me identifiquei bastante, sempre brincava com minha irmã e suas bonecas, ela não gostava muito, mas sempre dava um jeito, as vezes, na maioria das vezes, eu que fazia as roupinhas das bonecas, nada profissional, bem amadora, de alguma forma elas me atraiam, não me importava de estar na rodinha das amigas da minha irma brincando junto. Ai cresci e resolvi comprar as minhas próprias, tenho umas 7, guardadas, minha mãe não gosta, já falou que vai tomar de mim caso eu não venda, pois isso para ela não é normal. Enfim, vou continuar comprando, é uma coisa que sempre gostei.

  2. Parabéns ao Emerson pelo trabalho e à Sam pelo texto. Adorei as fotos e a coleção, é bem o foco que eu curto. E é sempre bom saber de mais homens colecionadores de dolls. “Sair do armário” nesse sentido requer muita coragem! hehehe.

    1. Obrigado pelo apoio Mieke, é sempre bom que os colecionadores homens se manifestem, nem sempre é fácil, mas depois de feito os frutos são maravilhosos! Um abraço!

  3. Great story. The photos are beyond amazing. I think every male collector has to face the judgemental society. When my friends find out I collect Barbie dolls they were in shock. They seem a little more responsive to the idea of the dolls being valuable, and that there prices go up with age. But I think Emerson was wright, we have to invest in what makes us happy, and don’t think about what everybody else is thinking about our hobby and love for dolls :p

  4. Sim, eu conheço o Émerson, com muito orgulho, meu primo por tabela, mas hoje pude conhecer mais um pouquinho dele através dessa matéria. Então, Obrigada, Samira, por me proporcionar esse momento e por expor esse lindo trabalho e essa paixão. Beijos… =**

  5. Conheci o Emerson por conta das barbies e fiquei fã de seu trabalho pois , ele faz muitas coisas lindas assim nos inspirando com as nossas bonecas . Deixo aqui meus parabéns por mais essa conquista !

  6. Alexandre é verdade! Não é facil nos encararem! Mas ser feliz as vezes incomoda mesmo… rs. Deixo aqui meu abraço e minha gratidão pelas belas palavras! Desejo muito sucesso na sua disciplina de fotografia e no seu curso! Um abraço!

  7. Minha querida Bruna e meu querido Edilson! Vocês com certeza fazem parte da minha história e são fiéis incentivadores da minha arte! Um abraço forte para vcs! E Sam, mais uma vez muito obrigado pela materia!

  8. Émerson, você, além de apreciar sua coleção, ainda faz uso da mesma em seu trabalho como fotógrafo. E, quando se trata de sonhos, deve-se sim ir atrás de realizá-los, pois são eles que nos levam sempre além do que imaginamos chegar, e isso sem dúvida está acontecendo com você. O modo como você as fotografa é inigualável, dando um “ar” adulto à elas. É incrível demais!!!
    Parabéns por seu trabalho e sua coleção!!!

  9. Que lindas as dolls.
    Nossa, meu tempo andou tão corrido que até me esqueci de visitar meu site preferido ;[
    Sempre quando der eu vou entrar aqui.
    Além do mais eu vi o novo filme Barbie a princesa e a popstar é muito diferente e maravilhoso. Ficou perfeito e eu recomendo vocês assistirem ;]

  10. É sempre animador saber dessas estórias de homens que colecionam barbies. Qdo eu comecei em 2010, achava que eu era o único,aí veio a internet e me mostrou que não, que tinham varios outros que tbm gostavam e que não tinha nada de errado nisso. Muito legal. Parabéns pela coleção.

    1. Eu também fico sempre muito feliz quando conheço outros colecionadores, isso firma ainda mais minha paixão pelas dolls. Obrigado pelo comentário! Um abraço!

  11. Sami, me consegues os contatos do Emerson e do Ale, o outro colecionador daqui de Porto Alegre? Ou, melhor, pode informá-los que eu gostaria muito e tê-los como amigos no facebook e informar-lhes o link do meu perfil lá? Te agradeço muito, Sami! Bjs 1000

  12. Olá Emerson, adorei sua coleção e suas fotos, muito lindas!!! E gostaria de saber quanto você pagou na Tarina Tarantino? Parabéns pela sua coleção, e Sam parabéns pelo post!!!

  13. Hello from Spain: I like to know the history of Emerson. I love his collection of Barbies. The photos are beautiful. I also like that in a short time he has a great collection. Sam as always your composing great interviews. Keep in touch

  14. Que legal, adoro fotografia, ainda pretendo fazer esse curso, no momento estou me dedicando as línguas, mas futuramente… Lindas bonecas! e é um ÓTIMO número mesmo para pouco tempo, pois o valor é alto, adoro ver os colecionadores aqui! mostrando um pouco do que acham e o que curtem em suas bonecas, como sempre o blog ARRASA! não perco UMA matéria sequer, e um dia estarei aí, no hall dos colecionadores rsrs. bjos.

  15. Muito legal mesmo Émerson! Acho um máximo poder aliar a tua profissão com o teu hobby! Suas fotos são realmente muito lindas!
    Tenho muita vontade em aprender a fotografar, assim que tiver um tempo, pretendo investir nesse hobby também!
    Quanto a questão do masculino e das bonecas, nao vejo o porque do alarde nao é mesmo? Meninas gostam de futebol e carrinhos e nem por isso são inferiorizadas por isso… Eu inclusive tenho uma pequena coleção de carrinhos hehehe
    No entanto, esse preconceito com tudo que é diferente e novo para as pessoas é que nos atrapalha. Colecionar barbies e dolls em geral já causa estranheza, sejamos nós homens ou mulheres. São poucas as pessoas que compreendem e tão pouco apóiam.
    Que tem pessoas como estas ao seu redor tem muita sorte!
    O jeito é irmos ganhando espaço no meio digital mesmo, e fazendo novas amizades, encontrando pessoas que nos apóiem e dividam conosco o prazer de colecionar essas pequenas pessoinhas que nos dão tanta diversão! As vezes é só olhar para minhas bonecas que eu quero, já me preenche e me satisfaz!
    Beijos a todos, em especial e você Émerson, pela lindissima colecao e a Samira pelo espaço cedido aos nossos “encontros” hehehe
    Ps: alexandre, sou menina! Hahahaha vou te adicionar no facebook, pela amizade, mas prefiro que me contate pelo email para falarmos das dolls ok?
    Beijos

  16. Emerson parabéns pela sua coleção, muito muito muito lindas mesmo suas bonecas nem sei qual é a mais bonitinha rsrsrs, e parabéns também pelas fotos todas muito lindas.
    E Sam parabéns pelo post! adoro muito o seu blog! e o post de outros colecionadores é o que mais gosto.

  17. linda a coleção! parabéns! ola sam eu acompanho o blog sempre que posso (na verdade e todos os dias ) e gosto muito de ver as novidades do blog 🙂 parabéns!

  18. Ah, fotografar Barbies é uma consequencia natural, é o mesmo que tocar violão ou piano e não cantarolar mesmo desafinado. Estou encantada, principalmente pq a maioria dos colecionadores são do eixo Sul-Sudeste. Agora conheci um nordestino como eu! Bjos e sucesso!

  19. Que bacana poder contar com os meninos nesse imenso clube dos admiradores de Barbie…Adorei sua coleção…assim como eu, sua coleção é bem diversificada, como vc escolhe o que vai comprar? Eu , por exemplo, compro as que me encantam ao primeiro olhar, mas estou pensando em direcionar o foco para algumas coleções. Parabéns em desafiar os conceitos do velho mundo que habitamos. Muita sorte e paz…Abraços

  20. Acho que o que o Emerson relatou é uma grande contradição no mundo do colecionismo. De fato há preconceito com os homens que colecionam Barbies, embora eles sejam a maioria no campo do colecionismo. E o que ele relatou sobre a infância é característico dos colecionadores. Boa parte passou por isso, e a solução do problema veio apenas na fase adulta. Parabéns pela bela coleção, com modelos luxuosos e de muito bom gosto. Adoro Barbies com roupas extravagantes! Beijos!!

    1. Sandrinha, fiquei encantado quando vi sua rara coleção de barbies no facebook, por sua coleçao vemos o quanto vc é determinada e tem foco. Parabéns! Obrigado pelo apoio e por ter curtido minhas dolls! Um bjo!

    1. Obrigada Émerson, Alexandre, Gui, Mieke, Doru, Bruna, Edilson, Santiago, Giovanna, BarbieLover, Bernardo, Fashion Doll, Marta, Viktor, Alê, Katia, Pedro, Barbiera, Vivi e Sandrinha pelos comentários. Como sempre um prazer poder conhecer e apresentar coleções de vários colecionadores. Agradeço o Émerson por ter aceito o convite e também pelo carinho de todos. Obrigada Pedro por visitar o blog 🙂 Venha sempre que quiser, as portas estão abertas! Deixo o convite para os novos leitores e colecionadores também. O MBD é um espaço bem bacana não só para fazer amizades como colocar a conversa em torno do nosso hobby em dia 🙂
      Viktor, já deixei o convite em aberto para você participar desta seção. Me envie um email para conversarmos, ok? 😉
      Alexandre, gostei de tua proposta. Espero que em 2013 possamos nos reunir novamente em uma outra convenção. Tens alguma informação a respeito?
      Beijo a todos!

      1. Sam, está sendo uma honra e uma crescente alegria a oportunidade de estar aqui no My Barbie Doll, o blog brasileiro mais conceituado e atualizado sobre o mundo das barbies e afins, sem esquecer que o MBD é o blog Numero 1 nas pesquisas do google, foi atraves das minhas primeiras duvidas que cheguei até vc e hoje faço parte deste incrivel espaço! Um forte abraço e sucesso sempre querida!

    1. Katy! Obrigado por sempre ter me apoiado em tudo! Quando alguns criticavam vc elogiava e hoje me sinto seguro no que faço! Um grande abraço, desejo-te tudo de melhor! Bjo!

  21. Wow. Foi a primeira palavra que me apareceu na cabeça quando vi e li sobre a coleção do Émerson! Linda e uma e gosto muito dessa questão de muitas pessoas não aceitarem o hobby e dizer que é ‘desperdício’. É um grande investimento, tem muito valor sentimental pra nós colecionadores e é algo que nós trás muita felicidade! Parabéns Émerson pela sua linda coleção e história! Adorei viu?! E a querida Sam
    pelo lindo post (como sempre foi!). Beijos e abraços grande da Caori ;D

  22. Sou mais uma fã do brilhante trabalho do Émerson e não poderia deixar de parabenizá-lo por mais essa conquista. Também convivi com ele desde a infância, conheço sua história, mas soube da existência de sua coleção há pouco tempo e não imaginava que era tão grande! Fiquei curiosa para conhecer ao vivo, primo! Parabéns!

    1. É verdade, quando ia nos finais de semana para sua casa eu sempre ia te pedir para ver suas bonecas… hehehehehe… é uma paixão antiga e creio que desde sempre. A fotografia me possibilitou ter essas coleçao que cresce cada dia mais. Você está mais do que convidada para ver minhas dolls ao vivo, elas são incríveis! Um bjo! Obrigado pelo carinho!

  23. Parabéns Emerson pela coleção!!! Suas fotos também são lindas, quem me dera saber fotografar assim!!!! E fico ainda mais feliz ao ver que o universo de colecionadores que partilham o mesmo encantamento pelas bonequinhas aumenta!!! Sou super a favor da gente assumir mesmo e não ligo nem um pouco para os comentários e risinhos que costumam fazer quando falo que coleciono bonecas!!! Amei sua coleção!!! E a Sam, nem preciso elogiar né? Seu blog é o máximo querida, ando sumida, mas sempre que dá dou uma passadinha!!! Beijos a todos!!!

    1. Obrigado de coração Nina! E é verdade mesmo, desde que comecei a colecionar e posteriormente a fotografar as bonecas vi o quanto o preconceito fica de lado e as pessoas passam a admirar estas obras de artes que envolvem artistas, estilistas, costureiras, colecionadores, pesquisadores de tendências da moda e até mesmo da história e da geografia. Enfim, me sinto muito feliz em colecionar e compartilho esta felicidade com pessoas que nem vc! Abraço!!!

      1. Comentárrio breve – o povo tem muito preconceito sim, até ver a coleção né?! Depois que vêem ao vivo ficam babando nas bonequinhas né? (Risos). Abç!

  24. Mais uma história incrível! Aos poucos, um de cada vez, vamos derrubando os preconceitos e aumentando a liga dos “Kens” maravilhosos que colecionam Barbie.
    Parabéns, Émerson!

  25. Eu me identifiquei muito com a historia pois hj coleciono barbies mas so alguns familiares sabe, hj tenho 13 barbies uma coleçao bem pequena, mas q creio q vai aumentar quando começar a trabalhar!
    Eu gosto mt de faser roupinhas de barbie des de quando tinha 9 anos, hoje faco roupas mais bonitas!!
    so queria deixar bem claro q adorei o site, esta de parabens!

    1. Pois é Juliano, não importa a quantidade de dolls, mas a paixão que temos por este hobby! Eu fiquei super feliz quando a Samira cedeu o espaço e conheci pessoas muito especiais como vc! Obrigado pelas palavras e depois quero ver seus fashions para dolls! Um abraço!!!

  26. Aquele momento em que você encontra exatamente o que precisava ler ❤
    Fiquei muitíssimo empolgado ao saber da história do Émerson, que conheci através de uma página no FB o Império doll, e quando joguei o nome do mesmo no google, para saber MAIS … Melhor matéria em um dos sites que acompanho :3
    Eu me encontro na mesma situação, nunca me deixaram brincar com uma boneca 😥 Mas sempre fui apaixonado e vez ou outra dava um jeitinho de brincar com alguma rsrs. Porém, devido a opressão machista dos que me rodeavam, bloquei esse sentimento, anos se passaram e quando completei 18 anos passei na famosa cessão rosa e a chama reascendeu, desabafei com uma amiga o sonho de ter uma Barbie e que estava tomando coragem para comprar uma, não deu outra … no dia seguinte a mesma vem a minha casa com uma lindíssima Barbie praia (era a Summer moda praia “vida de sereia”) ❤ Foi só amor! Entre uma desventura e outra só tenho duas guardadas em absoluto segredo em um cantinho do meu guarda-roupas. Só esperando o momento certo para coloca-las na estante com os demais brinquedos que coleciono.
    Legal que também faço publicidade, super me identifiquei kkkk.

    PS: Belíssima Coleção!!

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s