Sandrinha Cavalcante é outra colecionadora apaixonada pelas Barbies lançadas pela empresa brasileira Estrela. Ela nos apresenta suas raridades e conta como é sua relação com o hobby. Acompanhe!

Analista de Recursos Humanos e professora de português nas horas vagas, Sandra guarda um precioso tesouro em forma de bonecas há mais de 20 anos, desde a infância, e voltou a colecionar pra valer, como ela mesma diz, há dois. Atualmente possui cerca de cinquenta Barbies. “Tenho várias Barbies da Estrela. Elas ficaram esquecidas em um armário, até que um dia, precisando de espaço, resolvi desocupar o armário e vendê-las. Acabei vendendo duas (uma com caixa, inclusive). Só que depois acabei me arrependendo e não consegui me desfazer das outras. Elas fizeram parte da minha vida e estavam comigo há muito tempo”, conta.
Rever as bonecas depois de tanto tempo acendeu a chama do colecionismo em Sandra: “Decidi, a exemplo dos meus irmãos que já colecionavam outros brinquedos, reverter as coisas. Passei de venderora a colecionadora. Comecei a querer as Barbies que sempre desejei e nunca pude ter. E, a partir disto, comecei a tentar me enturmar com outros colecionadores. Foi assim que tudo começou.” E brinca: “Acho que isso é meio que uma doença, afinal muita gente vive a mesma situação! (risos)”.



Sua primeira Barbie foi uma Estrela, de vestido vermelho, do início da década de 1980. Aliás, a empresa brasileira de brinquedos está impregnada na história da Sandrinha: “As Barbies da Estrela representam uma ótima fase da minha vida, existem muitas lembranças ao redor destas bonecas… Brincadeiras, amigas, momentos, etc. É um saudosismo muito grande. Hoje estou muito feliz por não ter me desfeito de minhas meninas, e muito mais feliz com as novas que, aos poucos, vão chegando.”
Um dos pontos em comum com os demais colecionadores é o preço alto que se paga por cada boneca adquirida. Para Sandra, muitas delas custam caro. “Ainda quando menina, a roupa de uma das minhas meninas foi jogada toda no lixo por acidente. Era a roupa da Noite de Gala da capa azul. Azar o meu… Era justamente a roupa da boneca mais rara da coleção. Ainda naquele ano minha mãe correu atrás de outra, mas nada… Somente agora, mais de vinte anos depois, consegui uma completa e perfeita (graças a minha amiga Carol Liebort). A maior loucura que cometo é, sem sombra de dúvida, pagar demasiadamente caro por algumas… Mas faz parte né! Outra locura que posso citar é gastar horas para recompor o penteado original das bonecas… Fazendo cachos, reconstituindo o que chamo de ‘cruzamento’ dos fios, etc.”




Para proteger suas bonecas, ela toma algumas medidas: “As minhas meninas ficam em um armário de ferro para protegê-las da poeira, e junto com outros brinquedos dos meus irmãos. Aos poucos estou fazendo caixas para deixá-las mais longe da poeira”, explica.
E para quem quer se aventurar e começar uma coleção de Barbies Estrela, Sandra aconselha: é necessário muita paciência. “Antes de mais nada, para quem quiser colecionar Barbies, principalmente as da Estrela, tem que se ter muita paciência, e estabelecer contato com outros colecionadores, pois a troca de informações é muito útil pra se conseguir bonecas, roupas e até dicas de como melhorar o estado de conservação das bonecas. Recomendo foco também, em vez de sair comprando um monte de Barbies por comprar, é melhor eleger aquelas que mais gosta e trabalhar em cima delas, seja na busca, ou numa eventual restauração, e claro, manter um dinheirinho guardado, pois quando algumas aparecem, elas custam caro. Por fim, manter distância dos maus elementos que adoram atrapalhar a vida de quem coleciona, e isso infelizmente tem aos montes por aí”.




Obrigada Sandra por ter participado! E você, curte Barbies Estrela? Teve alguma na infância? Deixe seu comentário e aproveite para visitar o Flickr da Sandra, onde ela apresenta outras raridades de seu acervo e outros fatos interessantes, como comparações entre Barbies lançadas pela Mattel e pela Estrela.
No próximo post da série conheça a coleção de Lorena, a Lady LoLo, colecionadora, blogueira e leitora do MBD. 🙂
Lembrei da minha infância! Eu tive dessa Barbie noiva. Não me esqueço dela e gostaria de achar uma em bom estado! A minha eu detonei! rs
amei sua coleção eu possuo algumasque foram de minha filha…dei algumas para minha neta mais foram para o lixo fiquei triste mais continuo a reunir as que ganho,compro e ate ja achei no lixo…tenho 3 da estrela que foram de minha filha so nãotenho a roupa original….as mais modernas que adquiri estão com a roupa que vieram….é um encanto possuir barbies……..
Oie Sam, Nossa que lindas e charmosas são as estrelinhas da Sandrinha Cavalcante , as barbies dela são um luxo, gostei. A Sandrinha deve ter tido e tem um trabalhão para cuidar de suas raridades , pois de fato elas estão super bem cuidadas e parecendo novas , o zelo e o carinho que ela aparenta ter com suas Dolls é emocionante, gosto de ver o Ken da estrela pois ele tem um charme distinto e prototipo bem interessante , diferente do ken louro, e bacana também ver as transformações que ele sofreu com o tempo, ah linda também é a barbie e os roqueiros, que alias é o meu xodo de consumo , sendo uma raridade , hehe, enfim Sam as barbies da estrelas tem um brilho especial. Ègua , como é legal ver as coleções de nososs amigos colecionadores e aprender um pouco com cada Uma delas, e se inspirar cada vez mais para cuida bem das nossa coleção, já que hobbie admirados por muitos.
Abraços Sam e André !
Thiago Mateka
Belém/Pa
OMG ela tem a flor que dança! Eu tive uma amarela ^^
Obrigada Sandrinha, Barbiera, Amanda, Lizi, Iraneide, Alexandre, Bernardo, Marta, Katia, Fashion Doll, Fabricio, Mieke e Lady LoLo pelos comentários. Conheci Sandrinha por acaso, quando buscava as imagens do post Barbie pelo mundo: Brasil. Ao entrar em contato com ela para solicitar autorização de uso das fotos, aproveitei para vislumbrar no Flickr dela a coleção e me encantei. Não pensei duas vezes em convidá-la para participar da seção Outros colecionadores. Conversar com ela – por e-mail! rs – e conhecer a história dela foi muito gratificante. Muito obrigada Sandrinha por participar 🙂 Espero que continuemos conversando por longa data!
Beijo a todos!
Nossa! Nunca vi Barbies Estrela tão bem cuidadas quanto estas! Parecem novas, recém-produzidas. Parabéns à Sandrinha pelo capricho!!! Uma que eu lembro com carinho, que minha irmã tinha (e na verdade nem sei o nome), é uma que vinha elegantemente vestida de vermelho (blusão e calça), com boina e detalhes em animal print, e botas pretas de cano longo. Se alguém souber o nome dela (e tiver fotos!) por favor compartilhe! Pra mim seria uma bela viagem ao passado. = D
Nossa, adorei! Especialmente o momento de se desfazer das dolls e pensar melhor… super me identifiquei!
Fiquei babando na roqueira, porque adoro essa fase… aliás, povo da Estrela, me ajudem! Se alguém tiver uma New Wave (a de vestido prateado e aplique azul nos cabelos) em bom estado sobrando, eu quero!! É a ÚNICA Barbie da Estrela que eu realmente desejo… HELP!
Parabéns Sandrinha, sua coleção é muito linda……… É muito legal quando a gente tem algumas bonecas que fizeram parte na nossa infância, são tantas recordações boas!!!! Beijos.
Olá Sandrinha parabéns pela sua coleção!, muitas bonecas lindas da estrela, a mais que eu gostei foi a Barbie e os Roqueiros de 1987 e a sua coleção de Moranguinhos, beijos.
Olá a partir de Espanha: Gosto de conhecer outras Barbies de colecção. Sandrinha Cavalcante é uma grande colecionadora. Identifico-me com as suas palavras, porque as Barbies começam como um hobby e no final é uma doença … Nós nunca podemos parar de comprar … Eu também gostaria de ver sua coleção na estante de sua casa. É maravilhoso … Obrigado por nos apresentar a Sandrinha … Mantenha contato
Que lindaaaaa a tua coleção Sandrinha, parabéns, nossa eu me lembro de várias delas e também do Mundo Feliz, eh maravilhoso poder voltar no tempo 😉 só coisas boas BE XD
Sandrinha, parabéns! Tua coleção é um primor e se torna ainda mais especial por todo teu apreço e emoção envolvidos no ato de colecionar. Ah, adorei aquelas Moranguinho na foto da estante; eu tenho algumas (só dos anos 1980) mas não chegam aos pés das tuas. Bjs!
Então Lizi, colecionar Barbies Estrela envolve isso mesmo. A maioria das bonecas que conseguimos vem em péssimo estado, e é uma luta conseguir juntar as peças pra deixar a boneca como nova. Dicas não faltam. Amanda Veloso e a Andrea Fagundes sabem muito bem disso, não é meninas? Trocando idéias com outros colecionadores, você conseguirá deixar suas estrelinhas bem mais bonitas. Beijos!!
Sandrinha, lindas suas Barbies. A minha primeira Barbie é da Estrela, é de 1996 (Barbie Alta Costura)., Ganhei do 1º marido, quando namorávamos. comecei a colecionar em 2003 ou 2004, todas são Mattel. Tenho poucas, ainda, são relmente muito caras!!! todas as que amo, custam uma fortuna. As vezes, até me sinto culpada, por economizar para comprar Barbies, quando podia usuar o dinheiro para outras coisas. pretendo arrumar as minhas e fotografar para MBD. Estão todas nas caixas, no guarda-roupa.
Gostaria de fazer contatos, por e-mail com você e outros colecionadores, pegar dicas, etc. O meu é iraneide_rocha@hotmail.com
Abraços,
Iraneide Rocha
Belém/Pará
Muito linda a coleção, parabéns!! 🙂
As Barbies da estrela são sempre inesquecíveis!
A minha Kira Super Star foi quem me fez iniciar a paixão por Barbies e por isso a tenho em grande estima! Infelizmente tenho poucas bonecas da estrela e não estão em bom estado, mas serão sempre muito queridas, pois o que importa é justamente as recordações que nos trazem!
Beijinhos.
Lizi 🙂
Gostei muito!!!!!!! Sandrinha possui bonecas lindas !!!Aqui no Rio tem excelentes colecionadores!!!!! Nota 10!!!
Beijinhoss millll 😉
Lorena, fofa, vc vai aparecer no MBD!
Adorei meu anjo! Ficou perfeita. Muito obrigada. Beijos!!