Exatamente como aconteceu no Brasil, empresas europeias também produziram Barbies por vários anos em uma época onde a distribuição de produtos estrangeiros era muito complicada. Da mesma forma que acontecia com as bonecas produzidas pela Estrela, as empresas europeias também alteraram nomes de personagens e criaram amigas da Barbie que nunca foram vistas em outros países. Estilistas famosos e grandes grifes existentes neste continente também criaram modelos super exclusivos. Algumas destas Barbies foram distribuídas em apenas um país o que torna algumas edições extremamente raras e consequentemente valorizadas. Conheça abaixo algumas das Barbies europeias e curiosidades sobre elas.
Partytime Barbie e Partytime Ken (1976): Diversas Barbies já foram lançadas com o nome Partytime, porém com trajes bem diferentes desta versão exclusiva dos países europeus.

Barbie (1977): Diferente da maioria das bonecas lançadas, esta coleção com tema praia tinha somente o nome dos personagens. Foram lançados Barbie, Ken e Skipper.

Equestrienne Barbie (1978): Esta Barbie preparada para praticar equitação foi originalmente lançada em 1976 com o head mold TNT. Como foi um grande sucesso, foi relançada dois anos depois com o molde que era o mais popular da época, o SuperStar.

Chantal Goya (1979): Chantal nasceu na Indochina e fez sucesso na França como atriz e cantora. Alguns de seus trabalhos dedicados ao público infantil tiveram grande popularidade na mesma época em que era lançada sua versão como boneca.

Great Shape Barbie (1983): A Barbie Great Shape foi uma das mais vendidas durante os anos 1980, porém o famoso traje azul foi substituído por outras cores nos diversos países onde esta boneca foi lançada. Esta é uma rara versão italiana.

Great Shape Ken, Barbie & Skipper (1983): Na versão vendida no Reino Unido os trajes azuis foram substituídos pelo verde.

Le Nouveau Theatre de La Mode Barbie (1985): Esta rara versão comercializada somente na França foi assinada pelo designer Billy Boy. Os dez mil exemplares produzidos tinham as caixas numeradas.

Princess Laura (1986): Whitney é uma amiga de Barbie pouco conhecida. Na sua versão europeia ganhou o nome de Laura.

Barbie and The Bibops – Bobby (1987): Lançada em muitos países a série Barbie and The Sensations trazia a loira e três amigas (ruiva, oriental e negra). Na versão europeia a amiga negra foi substituída por um boneco que é único no mundo: Bobby. O personagem se tornou uma raridade já que não foi lançado em outras coleções.

Barbie 10º Aniversário En España (1989): Assinada pelo designer Manuel Pertegaz, esta Barbie espanhola atinge preços elevados em leilões internacionais.

Barbie Li’l Friends (1991): Uma série com diversas bonecas pequeninas ficou conhecida somente em países europeus durante os anos 1990. Na descrição das caixas não havia nenhuma referência com Kelly (irmãzinha da Barbie) e sim de que eram amiguinhos da diva de plástico.

United Colors of Benetton Shopping – Marina (1991): A famosa grife italiana Benetton lançou várias coleções com Barbie e seus amigos, porém a amiga oriental conhecida como Kira (nos outros países) ganhou o nome de Marina nas versões europeias.

Naf Naf Barbie (1993): Grife europeia de roupas e acessórios, a Naf Naf vestiu Barbie, Ken e Midge com roupas coloridas e extravagantes.

Vedes Star Barbie (1993): Comemorando os 90 anos da Vedes Store, esta Barbie foi lançada somente na Alemanha.

Baywatch Teresa (1994): Uma das mais conhecidas amigas da Barbie, Teresa foi lançada como personagem do seriado S.O.S. Malibu (Baywatch) somente em países europeus. Os outros países comercializaram apenas Barbie e Ken.

Barbie At Harvey Nichols (1995): Com uma tiragem limitada a apenas 250 unidades, esta elegante Barbie foi vendida somente na loja Harvey Nichols de Londres e alcança preços super elevados.

Johnny Hallyday en Concert (1995): Famoso cantor e ator francês, teve sua versão em boneco vendida somente no seu país.

José Carreras Doctora Barbie (1995): O famoso tenor espanhol tem uma fundação que ajuda pessoas com leucemia, e junto com a Mattel lançou uma versão da Barbie pediatra e parte da renda foi revertida para tratamento da doença.

Day in The Sun Barbie (2001): A versão original desta Barbie é loira, somente os participantes do evento chamado Paris Fashion Doll Festival é que receberam esta linda versão morena.

Debut Barbie (2009): As versões loira e negra da Silkstone Debut tiveram distribuição normal, porém esta versão morena foi produzida exclusivamente para os franceses, limitada a apenas 499 unidades, chegando a atingir valores acima de mil dólares!

Renaissance Faire Barbie (2011): Exclusiva para uma convenção que aconteceu em Paris, foram produzidas somente 400 Barbies nesta versão morena.

Barbie Via Montenapoleone (2011): Uma das mais lindas e raras Barbies produzidas nos últimos tempos, a Montenapoleone é uma exclusividade italiana.

La Belle Époque Barbie (2012): Assinada por Robert Best, esta linda Barbie foi criada exclusivamente para os participantes da convenção francesa de 2012.

Como já discutimos muitas vezes aqui no MBD, várias destas Barbies são exclusivas de convenções que aconteceram em países europeus. Esperamos que em breve os participantes das convenções brasileiras também possam adquirir edições lindas e raras!
***
Com colaboração de André Santiago. Os créditos das imagens estão na legenda de cada uma; ao clicar, as imagens redirecionam para suas páginas de origem.
Ual quantas versões da Great Shape Barbie será que existem?
Eu ainda tive a Naf Naf (agora fiquei só com as roupas) e a Princesa Laura. São lindíssimas essas versões!
Muito bem, Sam! Nós merecemos Barbies exclusivas!
ALê, me add no facebook; quero ver tuas novas meninas: ALEXANDRE CAMPOS BITTENCOURT. Bjs
Obrigada Alexandre, Katia, Marta, Bernardo, Alê, Peone Fashion Doll pelos comentários. Acho a La Belle Époque bonita, com um fashion diferenciado, assim como penteado e acessórios, mas ainda prefiro a Montenapoleone. Por mais que se pareça uma Basic com um vestido diferente, curto muito esse molde de rosto, portanto acaba me chamando mais a atenção.
E concordo com André, espero que numa próxima convenção brasileira haja um pouco mais preocupação com isso, em ofertar aos convencionistas algo exclusivo. Gostei e gosto muito do presente que nos foi dado na última convenção, ainda mais com o autógrafo do Best, mas se isso é feito nos demais países, por que não no Brasil?
Sei que o evento é promovido por terceiros, por vezes sem qualquer ligação com a fabricante, mas se a empresa se propõe a produzir itens exclusivos para outras convenções, por que aqui não? Afinal de contas o colecionismo por aqui parece estar crescendo, ou pelo menos aparecendo mais. Seria uma ótima oportunidade, portanto, se a fabricante em um próximo evento topasse esse tipo de parceria, importando para cá algo exclusivo feito para nós, brasileiros (nem que seja a cor do cabelo diferente de uma boneca, isso já ajuda… hehe).
Mas é Brasil, né? Ainda tem aquele ranço de país em desenvolvimento, América Latina, e por ai vai… Europa por mais em crise que esteja, ainda será considerado um continente com mais prestígio.
Quem sabe um dia isso mude?
Até lá, ficamos na torcida, afinal de contas, a esperança é a última que morre, rs.
Beijo a todos!
Sam, acho que não será na próxima convenção que teremos uma boneca exclusiva.
É perfeitamente possível que a Mattel produza algo para nós, só que para tanto o evento precisa ser marcado com muito tempo de antecedência, pois a concepção e design da boneca tem que ser feita pelo menos um ano antes.
Aqui, como ainda não temos um clube organizado, que possa garantir um intervalo constante entre as convenções, fica difícil.
Mas, aos poucos vamos evoluindo.
Gostei muito do post. Dessas eu só tenho a Day in the Sun e a Debut morenas, mas agora vou caçar o Bobby por aí!
Olá Sam, todas são bem bonitas mas as mais que eu gostei são: Barbie Via Montenapoleone e a La Belle Époque Barbie, muito lindas!!! Beijos.
uau, que perfeita a La Belle Époque Barbie *—* AMEI! Parabéns pelo post, ficou incrível 😀
Nossa, muito bom esse post.
O engraçado é que eu tenho aquela mesma barbie pediatra e ela foi comprada aqui mesmo no Brasil. Será que ela veio para outros países com o mesmo propósito?
Ps:
Acabei de chegar em casa com minhas novas DOTW!
A indiana é linda!
Bjs
Eu quero um Bobbyyyyy 🙂 hahahah
Hello from Spain: I love to see pictures of Barbies manufactured in other countries. In Spain in the 80s the company created the Barbie Superstar Congost for the Spanish market. Today is a very looked for by the doll collectors. We keep in touch.
Ótimo post, as minhas preferidas são Baywatch Teresa (1994) e a La Belle Époque Barbie (2012).
Nossa, que lindas! A Renaissance Faire Barbie (2011) ficou como minha preferida! Parabéns pelo post, Sami e André!