Barbie pelo mundo: Brasil

Vários países sul-americanos produziram Barbies durante os anos 1980 e 1990. Destes nenhum se destacou tanto quanto o Brasil. A fabricação nacional foi assumida pela tradicional empresa de brinquedos Estrela, conhecida pela alta qualidade de seus produtos e utilização de padrões internacionais de produção. Estas Barbies fizeram tanto sucesso e até hoje são consideradas tão belas que existem colecionadores com foco apenas nestas bonecas.

Crédito da imagem: Sandrinha Cavalcante/Flickr

As Barbies brasileiras se destacaram em diversos aspectos das versões produzidas nos Estados Unidos. Alguns nomes de personagens foram alterados e muitas coleções foram exclusivas daqui. Outra diferença em relação às bonecas norte-americanas é que nenhuma boneca negra foi produzida, e raros são os casos de bonecas orientais da marca Estrela. Em algumas coleções em que os personagens originais eram étnicos, as versões brasileiras foram substituídas por personagens caucasianos. O fato da Barbie brasileira ter os pulsos flexíveis numa época em que as versões importadas não os tinham agradava muito os colecionadores que chegavam a dar preferência às versões da Estrela no lugar das importadas. Estas bonecas também vinham com um stand no formato de estrela, mas ao contrário do que muitos pensam este stand não foi criado no Brasil e sim nos Estados Unidos. Porém no exterior este stand foi usado somente entre 1977 e 1979 e acabou virando uma marca das Barbies produzidas no Brasil.

Com tiragens modestas se comparadas às quantidades produzidas hoje em dia, estas Barbies se tornaram raridades e atingem altos valores no mercado internacional. A produção da Estrela durou de 1983 a 1995 e depois foi assumida pela Mattel.

Veja a seguir algumas destas brasileiríssimas Barbies companheiras de brincadeira de diversos leitores do MBD:

Barbie & Bob em ritmo de Rock (1986): Esta versão roqueira tinha um visual bem mais ousado que as versões de mesmo tema vendidas em outros países.

Crédito da imagem: yellowstonekelley/Flickr

Barbie Noite de Gala (1987): Noite de Gala foi uma das coleções mais conhecidas lançadas pela Estrela nos anos 1980.

Crédito da imagem: Sandrinha Cavalcante/Flickr

Barbie Ciclista (1988): Para Barbie pedalar a bicicleta, um novo corpo articulado foi desenvolvido no Brasil somente para esta boneca.

Crédito da imagem: nice dolls/Flickr

Barbie Cor do Verão (1988): Nesta coleção Barbie tinha a pele mais bronzeada que as bonecas lançadas anteriormente.

Crédito da imagem: Rod_Dolls/Flickr

Barbie Passeio (1989): A Barbie morena era raridade entre os lançamentos da Estrela.

Crédito da imagem: Rod_Dolls/Flickr

Viky Passeio (1989): Amiga de Barbie lançada somente no Brasil, Viky fez tanto sucesso que a Mattel a escolheu para presentear os participantes da convenção norte-americana de 1989.

Crédito da imagem: http://www.wowdolls.com

Lia Moda em Dobro (1989): Mais uma das amigas da Barbie só conhecida em terras brasileiras.

Crédito da imagem: Rod_Dolls/Flickr

Diva Glamour (1989): Mais uma elegante amiga da Barbie fabricada pela Estrela.

Crédito da imagem: nice dolls/Flickr

Barbie Charme em Lingerie (1990): Uma das poucas Playlines a usar apenas lingerie.

Crédito da imagem: Rod_Dolls/Flickr

Barbie Alta Costura (1990): A série Alta Costura trouxe Barbie e suas amigas em diversos trajes diferentes e elegantes.

Crédito da imagem: dreamalong/eBay

Barbie Moda Festa (1990): Muitas das roupas usadas por Barbie eram inspiradas no que havia de mais moderno na moda da época.

Crédito da imagem: Rod_Dolls/Flickr

Barbie Fonte da Sereia (1992): A coroa da boneca podia jorrar água.

Crédito da imagem: nice dolls/Flickr

Barbie Criações Exclusivas Conrado Segreto (1992): Badalado estilista brasileiro, Conrado Segreto assinou uma coleção com quatro vestidos exclusivos lançados somente no Brasil.

Crédito da imagem: dreamalong/eBay

Tina Country (1993): A versão norte-americana desta amiga de Barbie se chama Tara Lynn, porém na versão brasileira o nome foi alterado para Tina.

Ken, Barbie e a Tina (de vermelho) na série Country | Crédito da imagem: Sandrinha Cavalcante/Flickr

Barbie Fala 10.000 frases (1995): Esta é a versão nacional da Super Talk Barbie. A diferença da boneca produzida pela Estrela é que ela fala em português.

Crédito da imagem: Rod_Dolls/Flickr

Confira abaixo um antigo comercial da Estrela:

E você, tem alguma Barbie Estrela em sua coleção? Brincou com elas quando criança? Conte-nos suas experiências com estas bonecas, comente!

***

Com colaboração de André Santiago. Os créditos das imagens estão nas legendas de cada uma; as imagens redirecionam para suas páginas de origem.

Anúncios

17 comentários sobre “Barbie pelo mundo: Brasil

  1. Eu ainda tenho a Barbie Passeio morena!! Como contei em um post anterior, também tenho a Barbie Glamour Noiva, a Barbie Outono-Inverno (a de roupinha marrom), um Ken que eu nao sei o nome da coleçao e o vestido da Barbie Moda Festa Noiva… Nao guardo pela marca, e sim porque foram minhas primeiras Barbies e nao daria a ninguém, ainda que seja muito egoista 😛

  2. Amei a postagem, estrela não é minha praia, mas acho muito legal! uma dica, Samira, eu vi umas reportagens falando sobre a Mattel de fato, irá vir para o Brasil, mas não apenas para fabricar aqui, e sim para o mundo em larga escala! dá uma procurada em “mattel virá para o Brasil” que você acha, aí pode até render uma postagem legal para o blog e os seguidores, não perco uma postagem viu?adoroooooo cada vez mais o blog.

  3. Oi Sam, eu tinha a barbie ciclista, era tudo de bom, dá uma olhada no site da tricae e vê que já estão a venda as bonecas do filme novo que ainda vai estrear em setembro de 2012, beijos sam!!!

  4. Oi Sam!

    Adorei a post! As Barbies Estrelas são muito charmosas embora eu prefira as atuais… tenho 2 somente. Uma loira que não sei qual é, e outra de cabelos rosas com mechas prata!

    E a Viki… que boneca fofaaa! Ainda não tenho nenhuma com o molde Steffie, mas ei de ter futuramente!

    Muito legal a Estrela ser tão boa e chegar a ser comparada e até melhor do que a Mattel, já vi muito sobre isso e mais uma vez confirmei com o seu post de hoje!

    Sam, eu vou preparar umas fotos pra te mostrar pra postar na linha de colecionadores, porém eu estou um pouco acoado pois minha coleção (que tem pouco mais de um ano) possui pouco mais de 60 Barbies….

    Mas enfim, só estou esperando minha singela compra no Ebay para tirar as fotos e te mandar!

    Um grande beijo!!!

  5. Adoreeeeeei o post com gostinho de”passado”rs..fiquei toda nostálgica aqui rs.Eu só tenho uma Barbie Estrela,que é a Moda em Dobro,e ela é o meu xodó,e apesar de ter varias dolls lindissimas e atuais na minha colecao,a minha”estrelinha” é a minha favorita rs.Adorei o post,ficou muito muito muito bom Samira.Bjs 🙂

  6. Parabéns Sam e André….. Adorei o post e também as Barbie fabricadas pela estrela, pena que eu não tenho nehuma Barbie fabricada pela estrela!!! Beijos.

  7. Oi, Sami! Parabéns pelo post; adorei! Barbies da Estrela são magníficas!! Memórias inesquecíveis de uma infância maravilhosa. Minhas Estrelas são Disney: uma Cinderella, uma Bela e um Aladdin de 1994 e um John Smith de 1995. E digo mais: a Mattel tem sorte de a Estrela ter “modernizado” a Susi mas mantido as feições de 40 anos atrás; caso modernizasse por completo, ela seria uma fortíssima concorrente da Barbie.
    Bom findi, Sami e André!

    1. Obrigada Paloma, Viktor, Carlena, Raphael, Bia, Katia, Fashion Doll, Mark, Victor e Alê pelos comentários. Pude ter a chance, assim como muitas crianças – hoje adultos como vocês -, ter acesso à bonecas feitas pela Estrela, incluindo Barbies. Infelizmente não guardei nenhuma, perderam-se, o que é uma pena. Mas espero um dia conseguir ao menos minha primeira Barbie Estrela.
      Viktor, já tem certo tempo que a Mattel do Brasil está em funcionamento, sendo responsável pela permissão do uso da marca por outras empresas em produtos licenciados, como cadernos, bolsas, etc. Sobre a criação de bonecas Barbie em terras brasileiras, não conheço a informação mas procurarei saber. Obrigada Carlena pela dica das bonecas, vou dar uma olhada 😉
      Rapha, mande as fotos por email sim! Irei aguardar!
      Alê, conheço alguns colecionadores no Brasil que se interessam apenas pela Susi e acredito que se a Estrela, com a mesma qualidade que produzia a Barbie, investisse em uma Susi mais moderna, com outro molde, seria uma concorrente interessante contra Barbie. Não sei se tão forte quanto, porque Barbie já caiu no gosto de todos, mas que seria muito legal ver essa concorrência bater de frente, isso seria.
      Beijo a todos!

  8. Não vivi os anos 80 mas minha imã tem uma estreinha, de cabelo comprido, brincos e gargantilha dourados com detalhes pretos que deram pra ela e por isso não sei o nome.

  9. Um belo passeio pela história da Barbie Estrela, e nós que colecionamos ela sempre temos o que contar, afinal as curiosidades são muitas, e são motivo de debates calorosos de vez em quando. Parabéns Samira, sua matéria ficou muito boa. Beijos!!

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s