Review: Barbie Doll as Eliza Doolittle from My Fair Lady at Ascot

Considerado um dos trajes mais memoráveis do filme My Fair Lady (1964), no qual a jovem e desengonçada Eliza Doolittle, personagem interpretada pela genial e querida diva Audrey Hepburn, irá ser colocada em teste junto da alta sociedade inglesa, também foi um dos inúmeros e lindos vestidos usados pela musa de plástico Barbie. Fã de carteirinha que sou da Audrey, ter essa boneca em minha coleção era um desejo antigo realizado há poucos meses. Apresento-lhes, portanto, minha Eliza, adorável Eliza:

Crédito da imagem: http://www.mybarbiedoll.com.br

Antes de continuar a percorrer cada detalhe desta boneca lançada em 1996, faço um aparte com o traje que a inspirou. Para quem ainda não viu o filme, deixo a dica. Narrando uma típica, porém engraçada história de uma moça pobre que se transforma em uma bela dama, My Fair Lady tem como protagonista a vendedora de flores Eliza. Com voz esganiçada e trejeitos brutos, nada condizentes com uma dama elegante, Eliza vira alvo de uma aposta feita por um professor nada simpático de fonética e seu rico amigo que terão como desafio transformar a pobre jovem em uma  mulher requintada e respeitada pela alta sociedade. Mesclando momentos de comédia, romance e drama, essa trama é recomendada para quem curte filmes de época e musicais.

Em dado momento, Eliza e seu principal mentor visitam a Royal Ascot, principal evento de turfe inglês no qual dezenas de pessoas ricas e influentes se encontram. Seria uma das primeiras tentativas de testar o conhecimento adquirido pela vendedora de flores:

Crédito da imagem: Divulgação Warner Bros. via pigtown-design.blogspot.com

Vários foram os trajes do filme reproduzidos pela Mattel para a  Hollywood Legends Collection, entre eles o que apresento a vocês, Barbie Doll as Eliza Doolittle from My Fair Lady at Ascot, a versão humilde da protagonista em Eliza Doolittle from My Fair Lady as the Flower Girl, outro requintado momento vivido pela protagonista em Eliza Doolittle from My Fair Lady at the Embassy Ball e em um dos principais momentos da trama em Eliza Doolittle from My Fair Lady in Her Closing Scene. O malvado, porém engraçado Professor Henry Higgins também ganhou vida como Ken.

Voltemos, pois, à boneca. A embalagem é muito bacana, daquelas antigas que podem ficar tanto abertas quanto fechadas e, mesmo neste último caso, poder admirá-la. Na parte interior da caixa cenas do filme são dispostas ao lado da boneca.

Crédito da imagem: http://www.mybarbiedoll.com.br
Crédito da imagem: http://www.mybarbiedoll.com.br

Apesar do traje ser feito em sua camada externa de uma renda aparentemente simples, sempre o achei lindíssimo, pelo conjunto da obra em si (chapéu + vestido + sombrinha). O vestido é permeado por laços e tiras em preto e branco, contrastando com o branco do traje. Atrás, uma calda feita de renda. Nas mãos luvas igualmente brancas e a sombrinha, também feita em renda que, inclusive, pode ser aberta (basta desfazer o laço que a prende) mas não completamente, uma vez que não há uma estrutura de metal para que se mantenha aberta tal qual uma sombrinha real. Na mão direita, sob a luva, a boneca usa um anel branco (de plástico). Os sapatos são um modelo antigo usado largamente em bonecas da década de 1990.

Crédito da imagem: http://www.mybarbiedoll.com.br
Laços e tiras em preto e branco dão o contraste no branco do vestido | Crédito da imagem: http://www.mybarbiedoll.com.br
Crédito da imagem: http://www.mybarbiedoll.com.br
Crédito da imagem: http://www.mybarbiedoll.com.br
Crédito da imagem: http://www.mybarbiedoll.com.br
Crédito da imagem: http://www.mybarbiedoll.com.br

Como toda mulher que vai assistir corrida de cavalos, o chapéu é imprescindível. Sem ele não há como estar com o look correto para este tipo de passeio. E tanto em My Fair Lady quanto na boneca o chapéu carrega uma característica principal: exagero que, pelo menos para mim, é perfeito em ambas as ocasiões (já que se trata de um contexto de época; hoje em dia um acessório nessas proporções seria no mínimo ridículo). Feito em um tecido acetinado branco e veludo preto com detalhes em fitas de cetim também em preto, o chapéu é ornado por plumas, laço com mesma estampa dos demais presentes no vestido e flores.

Crédito da imagem: http://www.mybarbiedoll.com.br
Crédito da imagem: http://www.mybarbiedoll.com.br

Sob o chapéu, uma touca de renda decorada com flores protege os cabelos da boneca. A touca é costurada à cabeça. O penteado será um mistério inclusive para mim, já que receio retirar a tal touca. Sinceramente, acredito que não haja penteado algum sob ela. Mas… se alguém tiver a boneca e já se aventurou a tirar me conte como é 😉

Crédito da imagem: http://www.mybarbiedoll.com.br
A costura presente entre touca e cabeça da boneca | Crédito da imagem: http://www.mybarbiedoll.com.br

O molde de rosto, um dos mais famosos dos últimos tempos usados diversas vezes em Barbie, o Mackie, é maquiado de forma simples, com destaque para lábios em tom de um rosa mais forte e blush em tom de rosa mais claro. Os cílios são enraizados, dando um toque diferente ao olhar.

Crédito da imagem: http://www.mybarbiedoll.com.br

A boneca é acompanhada de stand personalizado e, particularmente, acho muito legal esse detalhe presente em bonecas antigas. Para quem as retira da caixa, é uma ótima forma de identificá-las para as pessoas que, por ventura, forem visitar seu acervo. Além do stand, também há uma série de folhetos promocionais (incluindo garantia e até um para assinar a antiga revista Barbie Bazaar, publicação feita sobre a boneca e que esteve em circulação entre os anos de 1988 e 2006), bem como o certificado de autenticidade.

Crédito da imagem: http://www.mybarbiedoll.com.br
Crédito da imagem: http://www.mybarbiedoll.com.br

Quem ficou com vontade de ver o filme, confira o vídeo abaixo com cenas dos bastidores:

O que acharam da Barbie Eliza?

Anúncios

8 comentários sobre “Review: Barbie Doll as Eliza Doolittle from My Fair Lady at Ascot

  1. Eu tenho essa boneca ela e simplesmente pena q eu tirei a touca o penteado e um coque super bagunçado não tem nada demais, nossa ainda me lembro dessa revista tenho 3 que comprei no eBay

  2. Hello from Spain: congratulations on having this Barbie in your collection. The dress and hat are gorgeous. She is very attractive and elegant. I really liked the movie. Keep in touch

  3. Que bom ver essa bela boneca em detalhes! Adoro o head mold dela, transmite a meiguice e a serenidade da Audrey Hepburn. Se um dia tiver uma das bonecas dessa série, será a Embassy Ball, porque a atriz estava linda de morrer nessa cena!

    1. Obrigada Naidia, Marta, Gabi, Katia, Lady Lolo e Fashion Doll pelos comentários. Obrigada Naidia pela dica, então. Suspeitei que de fato não valeria a pena tirar a touca para ver o penteado. E Lady Lolo, também gostaria de ver Audrey sendo refeita, até em Silkstone, ou como você disse, com um corpo novo e novo molde (ou valeria a pena até relançarem o molde feito para as bonecas da série Bonequinha de Luxo; o rosto até que lembra a atriz).
      Beijo!

  4. Este vestido é fabuloso, pude vê-la ao vivo na exposição Barbie e Ken, de Carlos Keffer, que ficou o mês de junho na minha cidade. Inesquecível!

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s