Primas da Barbie

A família da Barbie vai muito além de seus irmãos. Suas primas também já foram lançadas em muitas versões. Entre elas a mais famosa é Francie, lançada na linha Collector em versões feitas em vinil e Silkstone, a exemplo lançamentos recentes como são os casos da Fuchsia ‘N Fur e Kitty Corner.

Crédito das imagens: Divulgação Barbie Collector/Mattel

Francie surgiu em 1966 (permaneceu na linha Playline até 1977) como uma alternativa de modernizar o guarda-roupas da Barbie. Inclusive já falamos deste assunto antes. Confira a seguir algumas das versões mais importantes de Francie:

Francie Sportin’ Giftset (1966):

Crédito da imagem: dollreference.com

Twist’n Turn Francie (1967):

Crédito da imagem: streetwaves/Flickr

Straight Leg Francie (1968):

Crédito da imagem: dollreference.com

Twist’n Turn Black Francie (1968):

Crédito da imagem: http://www.dustcatchers.com

30th Anniversary Francie (1996):

Crédito da imagem: ioffer.com

The Wild Bunch Francie (1997):

Crédito da imagem: thriftstoredolls.blogspot.com

Smashin’ Satin Francie (2005):

Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel

Check, Please Francie (2011):

Crédito da imagem: carmsadoll/eBay

Nighty Brights Francie (2011):

Crédito da imagem: Greynape08/ioffer.com

P.J.

P.J. surgiu em 1969 e permaneceu regularmente em linha até 1984. Se tornou a mais controversa entre as primas de Barbie já que na embalagem da sua versão Dream Date consta que ela é prima de Barbie, sendo que em nenhum outro lugar este parentesco foi citado e nas caixas de outras bonecas consta a informação “Amiga da Barbie”. Acredita-se que à época muitos consumidores entraram em contato com a fabricante pois queriam saber o que significa P.J. No entanto, não há um significado específico, sendo apenas o nome da personagem. Alguns dos modelos lançados da boneca foram:

Talking P.J. (1969):

Crédito da imagem: Sandi Holder/dollattic.com

The Sun Malibu P.J. (1970):

Crédito da imagem: barbie_paradise77/Flickr

Fashion Photo P.J. (1978):

Crédito da imagem: barbie_paradise77/Flickr

Sweet Roses P.J. (1982):

Crédito da imagem: giovannimadonia/Flickr

Dream Date P.J. (1983):

Crédito da imagem: Rina4ever/Flickr

Barbie & Friends Giftset (1984):

Crédito da imagem: Bueno Toys/Amazon

Jazzie

Jazzie foi a mais recente das primas de Barbie a ser lançada. A boneca apareceu em 1988 e permaneceu até 1992. Ela apresenta um estilo pré-adolescente comparado com o de Skipper. Algumas bonecas lançadas retratando a personagem foram:

High School Jazzie & Friends (1988):

Primeira da esquerda para a direita | Crédito da imagem: Teekeek/Flickr

Workout Jazzie Teen Looks (1989):

Crédito da imagem: FolkloreLLC/Flickr | http://www.millenniummall.net

Cheerleader Jazzie Teen Looks (1989):

Crédito da imagem: PeterBang/Flickr

Hawaiian Fun Jazzie (1990):

Crédito da imagem: Barbie fan at 50/Flickr

Sun Sensation Jazzie (1991):

Crédito da imagem: Barbie fan at 50/Flickr

Glitter Beach Jazzie (1992):

Crédito da imagem: orangelikesmolly /eBay

Como muitas coisas são mutáveis no mundo de Barbie, é possível que estas primas ou até outros parentes da boneca possam ser lançados. Qual o parente da Barbie que você gostaria que fosse criado pela Mattel?

***

Com colaboração de André Santiago. Os créditos das imagens estão nas legendas de cada uma; ao clicar, as imagens redirecionam para suas páginas de origem.

Anúncios

16 comentários sobre “Primas da Barbie

  1. Sam!!!!

    Vi vendendo 4 Francies, na verdade não sei se são Francies,… porém tem a marca MATTEL no quadril de 1964.

    10 reais cada uma!! O.o

    Uma delas tinha o molde Steffie, e as outras três tinha esse molde da Francie…

    Será que valia a pena?
    Não curti muito, achei a pintura feia porém os cabelos estavam perfeitos e o corpo também!

    Adorei o post das “prima”…rs

    Beijos!!!

      1. Oi Rapha!
        Olha, minha opinião, ok? Muito estranho caso sejam bonecas vintage, por esse preço. E se forem, quem as vende não deve ter noção da raridade que possui. Mas há que ressaltar um ponto: geralmente a data dos moldes de cabeça está presente na nuca das bonecas. Essa data no quadril deve se referir ao molde do corpo. Todo cuidado é pouco na questão das datas, isso porque uma reprodução carregará a data do molde que representa, entende? Ou seja, podem ser bonecas antigas, mas não tanto quanto se pensa.
        Se quiser, me envie o link para dar uma olhada e ver do que se trata. Não sou especialista de nada, claro, mas como a gente anda muito de olho na história da boneca, nos moldes e etc., talvez possa lhe ajudar a identificar alguma coisa.
        Como a pintura está gasta, pode ser devido ao tempo ou apenas por mau uso, ou ambos. Enfim, só vendo pra ter noção. Se não quiser enviar o link, mande a foto ao menos. Espero poder lhe ajudar 🙂
        Bj

      2. Ah, Rapha, 1966 é o ano de criação de um dos moldes de corpo, ok? (data de registro do copyright, direitos autorais da Mattel/registro de patente do modelo feito). Ou seja, isso não significa que ela tenha sido feita esse ano, como tinha te dito antes. Só pra frisar. Mas só vendo a boneca para ter certeza.
        Bj

  2. Então, eu gostei de saber, também tem a queestão badalada do momento, Kelly=Chelsea, sumiço de amigas misteriosas, como (Shannen,Midge,Kira,Gillian, e outras que a gente sabe que tem) eles mudam o nome a cada lançamento, tem quem diga que estas são as mesmas, (Lea, Kayla, Kira), (Christie, Nikki, Desirée), enfim, mistérios da Mattel, só eles sabem e nós mortais ficamos chupando dedo. u.u

  3. Verdade Viktor, a Teresa acho que é a unica invicta…

    Pois desde o lançamento da Barbie, a unica (que aaaaaacho!) hispanica é a Teresa.

    Midge tb pode ser uma opção, e até outro dia, Christie, que “virou” Nikki…

    Acho que a questão da Desireé é mais de coleção mesmo, assim como a Nichelle da Generation…

  4. Adorei o post, e sobre a prima da Barbie a mais que eu gostei é a Francie (uma das razões é porque ela foi a primeira prima da Barbie, e por ser a primeira ficou bastante marcado) e a Jazzie super fofinha!!! Beijos.

  5. Hello from Spain: I love this post because I see different versions of Mattel. In the end I guess all will be friends of the classic Barbie. I did not know what the initials J.P.. Samira always do a great job information. You’re a great journalist! Keep in touch

  6. Surgiu, aí a questão das amigas da Barbie, a Mattel acha que o público em geral tem memória curta e ainda subestima nós, colecionadores. É uma polêmica, sim, se, de fato, a Crhistie e Nikik são a mesma boneca ou duas bonecas diferentes assim como no caso das orientais. Já dei minha opinião sobre isso anteriormente, acho erradíssimo a Mattel subistituir amigas, como a Barbie troca de roupinhas. A Christie é antiquada? Não representa fielmente as características das pessoas afro-americana? Então modifique, só não vale subistuir a coitada por uma nova amiga negra, a Nikiki.E isso vale pra Raquelle – gente, nem oriental a Raquelle é!!! – e comcordo com o Raphael, a Teresa é a única invicta, vc reconhece logo, Teresa é Teresa e ponto.

  7. Sam!!!

    Tentei responder lá em cima, mas não consegui!

    Todo final de semana, tem 2 feirinhas aqui proximo da minha casa, onde se vendem artigos antigos, usados e raros.

    Lembra que te falei das Barbies que comprei?

    &

    Baratesimas? Não lembro, mas acho que paguei 30 pelas 2.

    Pois é, nesse mesmo local as vezes tenho umas surpresas, ja vi Midge, Summer morena, outro dia comprei a Nikki praia
    (http://www.flickr.com/photos/47392708@N04/6858331810/ a de vermelho)
    por 12 reais…

    Então,… aí vem minha duvida, eu procurei a marca na nuca, porém não encontrei, maaaaaaaaas, tinha a marca no quadril… e agora eu fiquei encucado… será que fizeram rebody?

    Bem, acho que não,… mas é isso Sam!

    Outro dia vi uma Kayla loira pelada careca vendendo por UM REAL. Só não comprei pq não sei fazer re-root… =(

    Quando elas vem com algum defeito no corpo, ou algo do tipo, eu faço rebody e aproveito o que da, transformando numa boneca totalmente nova.
    O mesmo vale para a Make, quando são PONTINHOS, OU POUCOS GASTOS, nos quais eu retoco com tinta, glitter e etc. e Fica ótimo, e acaba por ser uma doll customizada =)

  8. A Francie é uma fofa.Ainda nao possuo nenhuma em minha colecao,mas pretendo muito em breve adquirir uma,pois a acho lindinha.Parabêns Samira pelo maravilhoso post.Beijinhos! 🙂

    1. Obrigada Jhonny, Raphael, Viktor, Fashion Doll, Katia, Marta, Barbiera, Kate e Bia pelos comentários. Rapha, lembro sim dessa compra, você até me enviou fotos. Bem, se está tão barato assim e dá para restaurar, não vejo porque não comprar. A não ser que não tenha gostado da boneca. Se for comprar, depois apresenta a foto dela para vermos como é. Kate, como André cita no post, não há informações sobre o significado da sigla P.J. Bia e Marta, agradeço os elogios, que também são para o André, responsável pela pesquisa das informações, fotos e texto.
      Beijo a todos!

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s